Ir ao conteúdo

Como deixar proporção DRAM:FSB = 1:1??

pnbjunior

Posts recomendados

Postado

To querendo deixar a proporção DRAM:FSB em 1:1, porque atualmente essa proporção tá em 12:8.

O meu PC é o da assinatura e o multiplicador do E7400 é 10,5... qual seria a frequencia FSB q eu teria q setar na BIOS pra conseguir fazer com q a proporção fique em 12:12, uo seja, 1:1?? Qual seria a formula??

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Olá,

Não há necessidade de mudar o FSB para que a proporção FSB/DRAM fique em 1:1, basta fixar no bios a relação.

Deixar em 1 por 1 e fazer a memória trabalhar na mesma frequência do clock base do processador.

Não vejo vantagem nisso só desvantagem.

Se seu processador está com FSB de 266MHz a memória ficaria com frequência muito baixa, 266MHz (533MHzDDR).

Boa sorte

Postado
Olá,

Não há necessidade de mudar o FSB para que a proporção FSB/DRAM fique em 1:1, basta fixar no bios a relação.

Deixar em 1 por 1 e fazer a memória trabalhar na mesma frequência do clock base do processador.

Não vejo vantagem nisso só desvantagem.

Se seu processador está com FSB de 266MHz a memória ficaria com frequência muito baixa, 266MHz (533MHzDDR).

Boa sorte

Obrigado Ribeirocross, mas eu quero é fazer um over no processador pra deixar a proporção DRAM:FSB em 1:1, entendeu amigo??

Eu não quero baxar a frequencia das memorias e sim aumentar a do processador.

• Membro VIP
Postado

Certo amigo.

Para você overclocar o processador e não deixar a memória abaixo da frequência padrão na configuração 1:1, você vai ter que elevar o clock base do processador até 400MHz (DDR800).

Caso necessite de ajuda no over, leia ESTE MATERIAL e poste as fotos do bios de sua placa mãe pra gente analisar ok.

Não se esqueça de citar sua fonte de alimentação.

Boa sorte.

Postado

Eu fiz o seguinte over na BIOS da minha P5Q: coloquei o FSB em 400 e baxei o mult pra 8, com essa config eu deixei a FSB em 1600MHz e o clock em 3.2GHz... dessa forma a proporção DRAM:FSB ficou em 1:1, mas a tensão do núcleo subiu pra 1.4V, minha duvida é se tem algum problema deixar settado assim com essa tensão alta desse jeito??

Eu também pensei em deixar o FSB na BIOS em 305 e manter o mult original q é 10,5 com isso minha config iria ficar com FSB de 1220MHz e clock de 3.2GHz, mas como não fiz isso, então não sei qto vai ficar a tensão do CPU, a proporção vai ficar em 12:10, mas acho q a tensão não vai subir tanto...

Enfim, se eu aumentar o FSB de 266 (original) pra 400 a tensão sobe automaticamente, certo?? Então se eu subir esse mesmo FSB pra 305 e manter o mult original, a tensão do núcleo vai subir menos??

To tentando arrumar uma maquina pra tirar foto da BIOS da minha placa mãe e postar, pois eu não tenho como tirar foto no momento.

Minha fonte é a da assinatura.

• Membro VIP
Postado

Opa,

A tensão sobe aleatoriamente quando aumenta o FSB, mas isso acontece só quando a opção de mudar o vcore/tensão está em AUTO no bios , não tem nada a ver com o multiplicador.

Você pode fixar manualmente um valor menor para o vcore e testar a estabilidade. Pode ser que seu processador trabalhe com vcore menor que o que foi fixado quando em AUTO, mas para ter certeza da estabilidade é só testando.

Como está a estabilidade na condição atual?

Como estão as temperaturas?

As pontes, NB e SB da placa mãe não estão muito quentes? As pontes não têm sensor, para saber + ou - tem que verificar com um termômetro laser ou apoiar o dedo nos dissipadores.

Boa sorte.

Postado

Eu testei o FSB na BIOS em 305 e manter o mult original q é 10,5 com isso minha config ficou com FSB de 1220MHz e clock de 3.2GHz, a tensão do núcleo da CPU ficou em 1.3V...

Enfim, a tensão original do núcleo da CPU medida pelo Everest v5.01.1700 é de 1.1V e o maximo de tensão q a mobo e a northbridge aceita sem mudar nenhum pino na mobo é de 1.7V, então se eu deixar a tensão do núcleo da CPU em 1.3V ou 1.4V vai danificar meu PC??

As temps estão na casa dos 38ºC em idle, ou seja, subiram uns 5ºC. E meu PC não reinicializou nenhuma vez.

• Membro VIP
Postado

Olá,

Você já tentou usar o sistema em 400 de FSB com 1.3v? Faça teste com FSB de 400 alterando a tensão e procurando estabilidade na menor tensão possível.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...