Ir ao conteúdo

Qual a diferença de um hd com ultra dma?

Sabenada

Posts recomendados

Postado

Bah, um monte de perguntas iniciante mas o meu nick me permite isso hehehe

Seguinte, to usando meu Hd(vide assinatura) na IDE ao invés de ligar na Ultra DMA, um amigo meu disse que o desempenho ao ligar na Ultra DMA aumenta um monte, eu queria saber se é verdade mesmo e se para fazer isso basta eu conectar na entrada ultra DMA ou precisa configurar alguma coisa?

Outra duvida, como funciona esse Raid 0(minha placa tem pelo que entendi), como utilizo? Quais as vantagens? Alguma desvantagem?

Obrigado pela atenção.

Postado

:) Não é bem ligar na UltraDMA e sim ativar a UltraDMA, seu hd está conectado numa ide que permite o uso do UltraDMA, para ativa-lô é preciso instalar os drivers da VIA, clique aqui para ir direto ao link e fazer o download, depois de terminado o download instale os drivers. Quanto ao Raid 0 ele é um Raid de distribuição ou seja é um raid de performance, para usar ele é preciso ter pelo menos dois hds de preferência com tamanho igual, a vantagem é que vai haver um bom aumento de performance como também a soma de tamanhos do hd como se fosse um, a desvantagem é que esse tipo de Raid põe em risco a segurança dos dados, quando você instala um programa em hds ligados em Raid 0 ele vai distribuir os dados em ambos os hds ou seja cada pedaço de dado do programa pode estar em cada hd, o problema é que se acontecer algo com um dos hds como falhas de funcionamento, você vai perder todos os dados, já que hds ligados em Raid 0 serão tratados como se fosse um pelo sistema operacional e ficarão interligados.

Postado

Pra ativar o UDMA não é necessário usar o driver Via 4in1 . Pra ativar você tem que entrar no gerenciador de dispositivos >unidades de disco > e lá procurar onde habilita o DMA (eu não me lembro de cabeça todos os passos porque to usando xp ) e depois reiniciar o micro .

Postado

:) Exato, mas parece que ele não tem esses drivers instalados, então vai ser mais fácil para ele ativar o UltraDMA já que na hora da instalação ele pede se você não quer ativa-lô e não vai precisar fazer todo o processo manual.

Postado

Valeu pela explicação mas eu já tenho instalado esses drives sim, vieram no cd de instalação da placa mãe, até atualizei eles faz um tempo mas não me lembro de perguntar isso de ativar Ultra DMA, outra duvida, o q é o HDD S.M.A.R.T que eu vi no setup? tem algo a ver? melhora o desempenho?

Postado

:) O H.D.D S.M.A.R.T. é um parâmetro que serve para analisar o estado do hd, ele monitora o hd a procura de erros que impedem o seu funcionamento. Ele provoca na verdade uma ligeira queda de desempenho mas nada que possa ser levado a sério acredite, é bom deixa-lô habilitado, e com um software adequado instalado no Windows você pode monitora-lô também através do sistema operacional. No caso dos drivers, se você tem eles instalados então o UltraDMA está ativado, eu citei isso porque seria mais fácil para você ativa-lô, a pergunta de ativar o DMA aparece na instalação desses drivers.

Postado

:)

Olá "nexus"!

na minha placa-mãe Pcchips M598 está habilitado o ultraDMA pelo setup! Uma vez vi no site Baboo.com.br como habilitar pelo windows, segui os passos q nem "madmax" tentou explicar, só q quando reiniciei o windows ele travou, sei lá não entrou mais, aí tive q desfazer pelo modo de segurança!

O q pode ter acontecido?

Postado

entendi, valeu, o meu ta desativado, vou ver se ativo

Quanto ao Ultra DMA, onde posso verificar se esta ativado então? Eu fui no Gerenciador de dispositivos mas não soube onde ir para verificar.

Postado
Postado Originalmente por ELC@03 Nov. 2002,22:32

Olá "nexus"!

na minha placa-mãe Pcchips M598 está habilitado o ultraDMA pelo setup! Uma vez vi no site Baboo.com.br como habilitar pelo windows, segui os passos q nem "madmax" tentou explicar, só q quando reiniciei o windows ele travou, sei lá não entrou mais, aí tive q desfazer pelo modo de segurança!

O q pode ter acontecido?

Cara, posso estar equivocado mas acho que seu HD precisa suportar o Ultra DMA, se não for isso sei la então.

Postado
Postado Originalmente por Sabenada+04 Nov. 2002,01:35-->
ELC@03 Nov. 2002,22:32

Olá "nexus"!

O q pode ter acontecido?

Cara, posso estar equivocado mas acho que seu HD precisa suportar o Ultra DMA, se não for isso sei la então.

???

pode até ser q meu Hd não tenha suporte, mas acho difícil!

quanto ao caminho p ativar o DMA aí está:

G. de dispositivos / unidades de disco / GENERIC IDE DISK TYPE47 / Configurações / ativa a caixa DMA . Pronto!

obs: este caminho é no meu comptador, algumas coisas podem mudar!

Postado
Postado Originalmente por ELC+03 Nov. 2002,22:49-->
Postado Originalmente por Sabenada@04 Nov. 2002,01:35

ELC@03 Nov. 2002,22:32

Olá "nexus"!

O q pode ter acontecido?

???

pode até ser q meu Hd não tenha suporte, mas acho difícil!

quanto ao caminho p ativar o DMA aí está:

G. de dispositivos / unidades de disco / GENERIC IDE DISK TYPE47 / Configurações / ativa a caixa DMA . Pronto!

obs: este caminho é no meu comptador, algumas coisas podem mudar!

Valeu, já conferi, to com DMA ativado sim, tem DMA de modo 2 e de modo 5? o que é isso?

Postado

:) Essa descrição que o ELC descreveu para ativar o DMA está correto ele é para sistemas operacionais como Windows 95,98 e Me, agora se você tem um sistema operacional como Windows 2000 ou XP, a ativação é também pelo gerenciador de dispositivos mas na parte Controladores IDE ATA/ATAPI na seção IDE Controller, estará escrito algo antes de IDE Controller como VIA IDE Controller ou SiS IDE Controller, lá você terá uma descrição mais completa de quais periféricos estarão com DMA ativados.

Postado

:) O que acontece é que ambos possuem versões de Windows diferentes, por exemplo nos Windows 95,98 e Me ele só mostra DMA, basta assinalar a opção que o UltraDMA ou DMA, dependendo do periférico, estará ativado. Agora em sistemas operacionais como Windows 2000 e XP, eles são mais completos e mostram com quais modos de DMA os periféricos estão rodando, por exemplo no seu caso deve ter um hd que é o UltraDMA 5 e um drive de cdrom, cdrw, dvdrom ou qualquer outro tipo de leitor com DMA2 ou UltraDMA2 dependendo do periférico. Eles determinam a taxa de transferência sendo UltraDMA 6 igual a 133 MB/s, UltraDMA5 igual a 100MB/s, UltraDMA4 igual a 66MB/s e UltraDMA2 igual a 33MB/s, o DMA é uma interface mais antiga com taxa de transferência menor mas ainda sim muito boa e usada por alguns leitores de cdrom e cdrw.

Postado
Postado Originalmente por nexus-4x68t40@03 Nov. 2002,23:13

:) Essa descrição que o ELC descreveu para ativar o DMA está correto ele é para sistemas operacionais como Windows 95,98 e Me, agora se você tem um sistema operacional como Windows 2000 ou XP, a ativação é também pelo gerenciador de dispositivos mas na parte Controladores IDE ATA/ATAPI na seção IDE Controller, estará escrito algo antes de IDE Controller como VIA IDE Controller ou SiS IDE Controller, lá você terá uma descrição mais completa de quais periféricos estarão com DMA ativados.

Pois é, quando ele falou isso eu procurei e não achei dai deduzi que poderia ser nesse local que você apontou pois eu uso o Win XP.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...