Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu faço assim: pego um pedaço de papel de pão, enrolo e depois envolvo ele com papel toalha pra pegar mais solda. Depois eu dou uma molhada nele só pra ele ficar levemente umedecido, não precisa fazer uma lama. Aí pronto, esquenta o ferro e depois passa nessa bola antes de soldar os componentes, pois uma ponta de ferro de solda suja dificulta pra caramba conseguir um resultado bom com as soldagens.

• Curtir 1
Postado
eu passo bombriu na pasta de solda e depois passo rápido na ponta do ferro de solda(como se você fosse puxar a ponta dele com o bombrio)fica limpinho.
Ola amigo, não recomendo usar bombril, pois por causa do atrito você pode remover a camada protetora do ferro de solda e assim o estanho so vai aderir na ponta e não na ilha ou terminal.

Para limpeza definitiva uso uma esponja vegetal embebida de um pouco de agua, não prejudica a ponta e deixa ela brilhando :D

abs.

Postado

Reforço mais ainda. Bombril como disse o amigo estraga o ferro. Esponja vegetal com agua é o correto. ;]

Postado

Fala pessoal tudo bom .....

Só pra aproveitar o gancho.. coincidentemente estava dando uma geral na minha mala de ferramentas aqui em casa e vi meu ferro de solda todo ruizinho coitado.. não tive duvida.. esponja com agua nele...

Reforçando a opnião dos amigos.. Esponja Vegetal e Agua é a melhor opção e digo confivavelmente a unica..... é bem baratinho e conserva o ferrdo de solda... Só para termos uma ideia.. tenho meu ferro de solda 60W aproximadamente 7 anos, tenho um outro que é mais novo 30W..

Postado

Então sou o único grosso que limpa na escova rotativa do meu moto esmeril, mas só quando está detestável, minhas pontas são de cobre, de fio rígido feitas em casa, bem melhores, mas gosto é gosto.

Postado

Trabalho com ferro de solda a anos,concordo com a opção da esponja vegetal mas bombril não chega a ser absurdo as pontas devem ser trocadas com o tempo então uso a que for mais fácil na hora dos trabalhos!!!!

Postado

Quando digo que limpar com Bom Bril não é bom, estou falando de pontas industrializadas. Essas pontas não são de cobre. Elas possuem apenas um banho, bem na ponta delas, que será danificado se você utilizar qualquer material abrasivo.

Se a ponta do ferro for toda de cobre, pode limpar com Bom Bril, lixa, lima, esmeril... O pior que pode acontecer é a ponta ficar cada vez menor, até chegar um momento em que ela vai ter que ser substituida.

Postado

desculpem a pergunta *****, mas é q eu sou novato nisso, mas eu devo usar a esponja vegetal pra limpar a ponta do ferro de solda com ele desligado ou ligado(quando esta começando a aquecer)?

• 2 semanas depois...
Postado

Para limpeza utilize essas esponjas vegetais para ferro de solda. A limpeza deve ser feita com o ferro quente e a esponja umidecida (não encharcada) em agua.

Para melhorar a durabilidade da ponta, estanhe ela assim que desligar o ferro de solda.

Postado

olá, caramba até estilete usam pra limpar a ponta do ferro :eek:.

Pra limpar a ponta do meu ferro, pego um papel toalha, umideço ele e pronto ai é so limpar. É bom e barato.

abs.

• 7 anos depois...
  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...