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Carro RC parou de funcionar após inverter fios da bateria, será que queimou???


Marlon Santos

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Bom dia pessoal. Estou com um problemão aqui. Sempre consegui resolver meus problemas aqui pelo fórum com as dúvidas dos amigos que postam tópicos específicos desde computadores a aparelhos celulares. Mas desta vez não consegui achar um problema semelhante e me registrei para pedir ajuda. rs

Comprei um carrinho de rádio frequência da Maisto modelo Mercedes SLR McLaren escala 1:10 na frequência 49MHz.

O carrinho funcionava perfeitamente, sendo que não me contentei com a duração da carga da bateria e decidi colocar a batería de um helicóptero RC.

A bateria do carro é de 9,6v e a do helicóptero é de 7,2v.

A troca de bateria foi bem sucedida. Após "pilotar" muito minha máquina coloquei a bateria para carregar e tudo estava funcionando perfeitamente.

Quando fui colocar a bateria do helicóptero novamente no carro tive problemas, como o conector das baterias é diferente, tive que fazer uma gambiarra com dois fios para conectar os plugs entre si.

Na primeira vez eu conectei corretamente os fios "positivo com positivo e negativo com negativo". Já na segunda, o ambiente tinha pouca luz e o conector estava meio enrolado, aí eu pensei que estivesse conectando os fios corretamente. Quando o carro não saiu do lugar decidi conferir se estava tudo ligado. Os botões estavam, tanto do carro quanto do helicóptero, os canais no controle eram os mesmos do carro, tava tudo certinho. Aí fui verificar os fios, e para minha surpresa os fios estavam invertidos, tava vermelho no preto, positivo no negativo. Depois disso o carro não funcionou mais.

Já abri e não tem nenhum sinal de queimado na placa ou em qualquer componente. Será que queimou algum internamente? Resistor ou Transistor? Como posso consertar o carrinho?

Desconsiderem a burrice de ter invertido os fios. Não cometo mais este erro bobo por falta de atenção. :wacko:

Olha só a máquina que eu inverti a bateria...

pict0829.th.jpg

Peço desculpas adiantadas por este tópico já que cometi uma "burrada", mas preciso muito da ajuda de vocês. Qualquer dica é válida.

Obrigado a todos. Agradeço desde já.

  • Coordenador
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Colega Marlon, certamente queimou algo, primeiro verifique se a bateria ainda continua com carga, depois desmonte o carrinho e siga os fios da bateria até a placa de controle dele, com um multiteste, teste os primeiros componentes da linha do positivo, talvez você tenha um pouco de sorte e na placa possui pequenos resistores como fusiveis ou até um diodo na entrada da alimentação como forma de proteção do circuito...

Boa sorte!.

Postado
Colega Marlon, certamente queimou algo, primeiro verifique se a bateria ainda continua com carga, depois desmonte o carrinho e siga os fios da bateria até a placa de controle dele, com um multiteste, teste os primeiros componentes da linha do positivo, talvez você tenha um pouco de sorte e na placa possui pequenos resistores como fusiveis ou até um diodo na entrada da alimentação como forma de proteção do circuito...

Boa sorte!.

Muito obrigado pela resposta incrivelmente rápida. A bateria continua com carga sim, vou verificar os componentes que me iformou, mas se não me engano tem alguns pequenos resistores sim, vi um diodo mas não percebi se estava na linha do positivo.

Assim que fizer os testes eu posto o resultado.

Muito obrigado pela ajuda.

Fique com Deus.

Postado

Marlon se a placa da maquina tiver diodo de proteção contra inversão beleza, se não provavelmente danificou algum transistor drive do motor....geralmente são um par de transistor, um deles com problema não funciona.....qualquer duvida poste fotos da placa ai....

Postado

Olá pessoal, estive testando os componentes da placa como me foi recomendado, mas como meu conhecimento maior é em hardware eu ainda não consegui testar todos os componentes, tirei fotos da placa e marquei nela o valor aferido pelo multímetro digital. Somente testei os resistores por enquanto e tive dúvida no valor de 2 que foge da tolerância dos 5%, ambos são verdes com duas listras vermelhas e duas douradas, o que deveria ser 2.2R, acho que a tolerância o permite variar entre 3.3R e 1.1R, certo? Mas um ficou com 0.7R e o outro com 0.8R, não sei se é normal. E teve um resistor de 2.2M cinza com listras vermelha, vermelha, verde, ouro, que não consegui testar com o multímetro digital, a escala do meu só vai até 2000K. Este resistor está marcado na foto mas acabei colocando sua legenda de cores em outro.

pict0941f.th.jpg

pict0944x.th.jpg

pict0956x.th.jpg

Gostaría de saber se somente com o multitester analógico que eu posso terminar os meus testes, eu tenho um, mas não funciona provavelmente porque a pilha original do Paraguai, rs, deve ter acabado. Vou verificar para fazer o teste nos outros componentes.

Obrigado pelas respostas. Abraço!

  • Coordenador
Postado

Colega Marlon, em um multimetro analógico, a variação da resistência contuma ser grande mesmo, pois você mediu ele no local e isso provoca uma certa diferença, teste os transistores (que estão nos dissipadores), se possível com os motores desligados da placa, e um outro componente que me chamou atenção, é o que sinalizei em vermelho na primeira foto (abaixo), esta parecendo um fusivel emcapado...(canto esquerdo da foto perto do conector)..., verifique ele também...

post-359338-13884952519172_thumb.jpg

  • Coordenador
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Hehehe!, Não Jorge!, o que ele sinalizou com o simbolo de uma bobina, na realidade são as resistências que ele mediu!..., não são bobinas!...;)

  • Coordenador
Postado

Hummm! conferi grande Jorge!, mas pelas medidas dele (autor), ela está dando continuidade, então deve estar boa!, eu chamei a atenção foi para um componente encapado no lado esquerdo da primeira foto (canto superior), que parece com um fisivel...

Observe o anexo no meu post #6....

Postado

realmente parece ser um fusivel,acho q ele deveria ligar a placa na bateria porém dessa vez polariza la corretamente kkkkkkk, e testar se esta entrando tensão na mesma,e ir seguindo a te achar onde a mesma pare de fluir nao acha?

Postado

Amigos, eu acho que o componente está um tanto (curto) pra ser um fusível, esse sim acho que seja um indutor!

não sei se é o caso mas ele é usado no estágio da fonte pra separar fonte analógica da digital (apesar de não ter visto nada do genero ai, so aquela plaquinha na vertical, seria aquilo um modulo de rf 433?)

abs.

  • Coordenador
Postado

Última Vez Ativo: 04/08/2009 22:48 H , ou seja, desde o post #5 o autor não voltou no fórum!..., vamos aguardar a manifestação dele!...

  • 2 semanas depois...
Postado

Olá pessoal! Agradeço a todos pelas respostas e interesse em ajudar.

Peço desculpas por não ter respondido antes, mas é que andei meio afastado, rs.

Realmente o defeito era em um dos transistores, mas não troquei o componente, aproveitei que o carrinho estava novo e ainda na garantia e optei pela troca, não por isto mas porque o mesmo veio com vários arranhões e ao abrir percebi que haviam fios presos no parafuso da carcaça devido a falhas na linha de montagem ou possível conserto por troca anterior.

Agradeço muito a todos.

Quanto ao ítem sinalizado por Bcpetronzio, não é um fusível encapado, é uma bobina de núcleo ajustável com uma cola para evitar alterações. Já a plaquinha não sei se é um módulo de RF 433, somente haviam resistores soldados nela. Não tinha nenhum cristal de RF.

Estou me interessando por rádio frequência e vou estudar mais a respeito. Caso tenham algum conhecimento de sites com apostilas específicas ou mesmo sobre como alterar freuências com troca de cristais ou ajustes em bobinas agradeço.

Um grande abraço.

  • Coordenador
Postado

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