Ir ao conteúdo

Circuito pwm com LM324

jorgeletronico

Posts recomendados

Postado

Galera montei este circuito q quero adaptar no carro da mamae:D de forma que ele ligue automaticamente os farois do carro,e q ao sentir a luz de um outro veiculo ele diminua a intensidade do brilho dos farois,no caso irei usar o farol alto.A a pergunta e: troquei o ci em questao por um lm324,tava vendo um esquema de um pwm com o mesmo ci lm324 e diz de um terra virtual,e analizando este aqui parece q tem ali nao e ou estou enganado.ou teria q alimentar este circuito com fonte simetrica?Grato.

Postado

duvidas sim,qtos hz terei nesse circuito,e para um farol de carro de 12v,90w qtos seria ideal,eu testei no carro hje e ficou bom,usei um irfz44n.mais o danado ficou zumbindo e esquentou bastante,e normal isso?

Eis o trecho de um artigo ao qual me referi:

"U1c é usado para gerar uma referência de 6 volts, a qual é usada como um terra virtual para o oscilador. Isto é necessário para que o oscilador opere com uma única fonte ao invés de uma fonte de tensão simétrica, como é de praxe"

Postado

A frequência deste circuito sera dada pelo capacitor de 100nF e o resistor de 10K ligado nele!

Ja o fato de ter esquentado, tenho duas hipoteses:

- Primeiro a RDSon do teu MOSFET deve ser muito alta para aplicação ou seja ele esta tendo muita perda de condução e por isso esquenta.

- Segundo, polarização do MOSFET, talvez o circuito esteja deixando ele na região ativa, fazendo - o dissipar calor na junção Dreno e Fonte.

Tente utilizar um MOSFET com uma baixa RDSon (que suporte uma maior corrente de dreno) ou tente acertar a polarização do mesmo.

(ja pensou em usar um irLz44N?)

abs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!