Ir ao conteúdo

Dúvida sobre a MSI K9N6SGM-V

HPacini

Posts recomendados

Postado

Para facilitar vou reformular todas as perguntas em um post só.

Porque eu quero muito comprar esse processador, estou com o dinheiro em mãos e devo comprar sábado agora, no dia 12, então preciso de ajuda o mas rápido possivel.

Vamos lá.

Placa Mãe MSI K9N6SGM-V

De acordo com o site ela suporta os seguintes processadores da série 5200+

Processor / Core Name / CPU Code / CPU No / FSB / CPU Speed / L2 / L3 / Stepping / Wattage

Athlon X2 Windsor ADA5200IAA6CS 5200+ 200 2.60 2M N/A F2 89

Athlon X2 Windsor ADA5200IAA6CZ 5200+ 200 2.60 2M N/A F3 89

Athlon X2 Windsor ADO5200IAA6CZ 5200+ 200 2.60 2M N/A F3 65

Athlon X2 Brisbane ADO5200IAA5DD 5200+ 200 2.70 1M N/A G1 65

Athlon X2 Brisbane ADO5200IAA5DO 5200+ 200 2.70 1M N/A G2 65

Vamos as perguntas:

1) O que significa G1 e G2, e quais as suas diferenças de um para o outro?

2) Irei comprar um desses Athlon X2 5200+ de 2.7Ghz, pelo que pude ver o System Bus dele é de 2000Mhz (2Ghz), visto que minha placa só trabalha com FSB 1000Mhz (1Ghz), sendo assim ao invés de ele trabalhar com FSB 2Ghz (potência total do processador), ele só ira trabalhar com FSB 1Ghz? Isso é bom ou ruim? E o que isso pode influenciar?

3) Pretendo fazer um Upgrade na memória ram também, mas ouvi dizer que o Windows Xp 32bits trabalha somente com 3Gb no máximo, mesmo que seja com 4Gb a minha dúvida é a seguinte:

Vamos dizer que o Windows XP 32bits trabalhe somente com até 3Gb. Esses 3Gb de memória incluem a RAM e a de VÍDEO OFFBOARD?

Exemplo: Com 2 Gb de Ram + Placa de Vídeo offboard de 512Mb, totalizando 2.5Gb, O Xp ainda tem espaço para mais 0.5Gb de memória para trabalhar.

Exemplo 2: Com 3 Gb de Ram + Placa de Vídeo Offboard de 512Mb, totalizando 3.5Gb, o XP irá trabalhar somente com 3Gb de memória, e não irá enxergar os 512Mb de vídeo offboard.

Isso está correto?

4) Windows Xp 32bits na verdade trabalha com quanto de memória total? 3 ou 4 Gb?

Obrigado

• Moderador
Postado
Para facilitar vou reformular todas as perguntas em um post só.

Porque eu quero muito comprar esse processador, estou com o dinheiro em mãos e devo comprar sábado agora, no dia 12, então preciso de ajuda o mas rápido possivel.

Vamos lá.

Placa Mãe MSI K9N6SGM-V

De acordo com o site ela suporta os seguintes processadores da série 5200+

Processor / Core Name / CPU Code / CPU No / FSB / CPU Speed / L2 / L3 / Stepping / Wattage

Athlon X2 Windsor ADA5200IAA6CS 5200+ 200 2.60 2M N/A F2 89

Athlon X2 Windsor ADA5200IAA6CZ 5200+ 200 2.60 2M N/A F3 89

Athlon X2 Windsor ADO5200IAA6CZ 5200+ 200 2.60 2M N/A F3 65

Athlon X2 Brisbane ADO5200IAA5DD 5200+ 200 2.70 1M N/A G1 65

Athlon X2 Brisbane ADO5200IAA5DO 5200+ 200 2.70 1M N/A G2 65

Vamos as perguntas:

1) O que significa G1 e G2, e quais as suas diferenças de um para o outro?

2) Irei comprar um desses Athlon X2 5200+ de 2.7Ghz, pelo que pude ver o System Bus dele é de 2000Mhz (2Ghz), visto que minha placa só trabalha com FSB 1000Mhz (1Ghz), sendo assim ao invés de ele trabalhar com FSB 2Ghz (potência total do processador), ele só ira trabalhar com FSB 1Ghz? Isso é bom ou ruim? E o que isso pode influenciar?

3) Pretendo fazer um Upgrade na memória ram também, mas ouvi dizer que o Windows Xp 32bits trabalha somente com 3Gb no máximo, mesmo que seja com 4Gb a minha dúvida é a seguinte:

Vamos dizer que o Windows XP 32bits trabalhe somente com até 3Gb. Esses 3Gb de memória incluem a RAM e a de VÍDEO OFFBOARD?

Exemplo: Com 2 Gb de Ram + Placa de Vídeo offboard de 512Mb, totalizando 2.5Gb, O Xp ainda tem espaço para mais 0.5Gb de memória para trabalhar.

Exemplo 2: Com 3 Gb de Ram + Placa de Vídeo Offboard de 512Mb, totalizando 3.5Gb, o XP irá trabalhar somente com 3Gb de memória, e não irá enxergar os 512Mb de vídeo offboard.

Isso está correto?

4) Windows Xp 32bits na verdade trabalha com quanto de memória total? 3 ou 4 Gb?

Obrigado

Posso te ajudar em algumas coisas, principalmente com algumas confusões que está fazendo:

2) O clock do processador não tem a ver o HT. Qualquer processador rodará em seu clock normal.

Essa é a lista dos processadores compatíveis com sua Placa: http://www.cpu-upgrade.com/mb-MSI/K9N6SGM-V___K9N6PGM-FI___K9N6PGM-F_%28MS-7309%29.html

3)Realmente o XP 32bits detecta 3,5GB, mas a memória da VGA não tem nada a ver com isso. Elas não se relacionam.

Se pretende usar 4GB, use um SO de 64bits.

Uma dica. Quanto vai gastar com o processador? Invista em um mais atual.

Postado

Obrigado por ter me ajudado no que você sabe, o 5200+ funciona aqui sim, eu tinha lido no site da MSI, a minha dúvida era o fsb mesmo também, por causa que era maior.

Vou gastar R$150,00 nele.

Eu estou atualizando a máquina aos poucos, eu gostaria de saber se a MSI K9N6SGM-V realmente trabalha com o seu PCI-E 16x em 8x, porque se for o caso, mais pra frente devo trocar então.

E se ela realmente trabalhar em 8x, gostaria de saber também se a ASUS M2N68-AM SE2 é boa e se trabalha com o PCI-E 16x em 16x.

E pode ter alguma diferença de ao invés do clock externo dele (FSB) trabalhar com a potencia total que é os 2000Mhz, trabalhar com 1000Mhz, é bom, é ruim ou tanto faz? Que vai funcionar numa boa.

Grato

Postado

G1, G2 são as revisões do processador.

Para os de Núcleo Brisbane, os G2 são melhores de Overclock, sobem mais fácil e esquentam ligeiramente menos que os G1.

Assim como nos de núcleo Windsor, o melhor é o F3, e assim por diante.

A KN9 aceita qualquer processador AM2, seja ele Athlon X2 Windsor ou Brisbane, Phenon X3, ou Phenon X4.

ela usa o HT 1.0 se não me engano, com o chipset MCP61 S, pci express capado em X8, máximo de 4 Gb de ram, e afins.

Agora, quanto a processadores AM2+, ela não suporta.

O XP, assim como qualquer SO 32 bits só pode endereçar até 3.25 Gb de memória.

Apenas SO 64 bits endereçam 4 gb ou mais(limite de 100 teras de ram).

Abraço!

Postado

Até agora eu ja entendi mt coisa, mas Kronos, tipo, no caso do H.T

O 5200+ tem 2Ghz de FSB, mas a placa só aguenta 1Ghz, então ele vai trabalhar só com 1Ghz de FSB né?

Isso é bom ou ruim? E em que pode influenciar? E q q é fsb afinal e o que ele faz? :x

e tipo, a ASUS M2N68-AM SE2 é boa? trabalha com o PCI-E 16x em 16x.?

Postado

Fsb é Fsb, HT funciona de outro modo.

não é 2 Ghz, nesse caso, no HT 1.0, a transferencia é em 2000 MT/s, ou seja, 1 Ghz, apesar de esse não ser o modo correto de se comparar eles.

Logo, o HT funcionaria normalmente.

Só em processadores com HT 2.0 ou HT 3.0, isso se sua mobo aceitasse-os, ele ficaria capado; mesmo assim, a diferença entre os HT é quase nula em aplicativos e jogos.

Até mesmo pros processadores mais tops, 2000 MT/s é o bastante, acredito eu.

A M2N é muito melhor que a KN9, por ter mais portas satas, e usar o nforce 630, que tem pci express em x16, e ter opções de overclock, coisa que a KN9 não tem nenhuma opção.

O único contra dela, é ter apenas um Slot pci, mas se você não usa tanto os slots, nem vai sentir falta.

Abraço!

A, e HT, Hyper Transport(não confunda com HT, hyper Theading) é o Barramento usado a partir dos Athlon 64 soquete 754 pra fazer a ligação de canais entre mobo(chipset), processador...Não com memórias, já que o Controlador de memória é embutido no processador a partir de tais Athlon 64

Fsb também basicamente é isso, mas funcionam de modos distintos.

Postado

A ta entendi, mas tipo, no caso FSB é o System Bus pelo que eu vi, então a ultima duvida seria essa:

FSB suportador pela placa é 1000MHZ (1GHZ)

FSB fornecido pelo processador é 2000MHZ (2GHZ)

Então eu gostaria de saber se vai ter muita diferença, porque ele n vai trabalhar com o total de "clock externo" q é 2000MHZ mas sim com a metade.

E isso pode afetar muito? E resumindo em poucas palavras o que ele faz?

Desculpe ae o encomodo :S

Edit:

Se eu procuro no google por AMD ATLHON 64 X2 5200+ 2.7GHZ FSB, eu acho FSB 1000MHZ

Mas se procuro por AMD ATLHON 64 X2 5200+ 2.7GHZ SYSTEM BUS, eu acho SYSTEM BUS (MHZ) 2000

E agora? System bus é a mesma coisa que fsb ou n?

E também acho Hyper Transport 2000MHz

Postado

HyperTransport

Versão Ano Max. HT Frequência Max. Link Width Max. Aggregate Bandwidth

(bi-directional)

1.0 2001 800 MHz 32 Bit 12.8 GB/s

1.1 2002 800 MHz 32 Bit 12.8 GB/s

2.0 2004 1.4 GHz 32 Bit 22.4 GB/s

3.0 2006 2.6 GHz 32 Bit 41.6 GB/s

3.1 2008 3.2 GHz 32 Bit 51.2 GB/s

essas são as frequencias de operação de cada versão de HT.

é o que eu disse, não vai ocorrer limitação de desempenho pelo HT, porque até mesmo no mais lento deles, a velocidade é suficiente pra suprir os processadores mais potentes

Postado

Cara, quanto você tem pra gastar?

Se tiver pelo menos uns 350~400, dá pra pegar um X2 Kuma, ou um rana, e uma mobo AM2+, e esquecer essas preocupações todas que rondam sua cabeça.

E não, o HT não vai limitar seu desempenho, como respondi nos posts acima.

Postado

Tenho sómente o dinheiro do processador.

1) Se eu pegar o processador e continuar com essa placa que estou, seria bom também?

2) Se eu pegar o processador, vender o meu antigo + a placa mãe e pegar a Asus que citei acima, seria bom também?

3) Skt AM2+ também aceita processadores AM2 normais?

É o que falta pra acabar a minha confusão :D

Gostaria de uma respostas para ambas as perguntas se possivel. valeu ae

PS: A unica coisa que vou usar em um slot pci normal será o hardware de rede wireless mesmo

Postado

A, se vai usar só isso de pc tá tranquilo.

Você vai estar bem oferecido com ambas placas, mas as diferenças entre as duas já citei lá em cima

Quanto ao PCI capado, você só notaria, isso SE notasse com uma vga mais parruda, acredito eu de 96 GT pra cima, ou de 4670 pra cima.

Usei por bastante tempo um Pci x8 com várias vga, e a diferença entre o x16, com algumas delas, era imperceptível. Portanto, fique tranquilo

Se quiser, faça o up, e quando puder, se precisar, upe de novo.

Abraço!

Postado

Pow valeu mesmo Kronos pela ajuda ae, só mais uma pergunta

Skt AM2+ aceita AM2 normal?

Vou indo dormir, e desde já. MUITO OBRIGADO =]

Postado

Aceitar aceita.

O negócio é fazer o processador rodar.

Dependendo do chipset, a mobo pode aceitar os processadores AM2+, com alguma atualização de BIOS.

Mas alguns chipsets simplesmente não aceitam.

Por exemplo, a própria M2N que você citou.

Usando o Nforce 630n, ela não aceita processadores AM2+ Nativamente, mas tem maluco que consegue rodar X2 Kuma, nela, tranquilo.

Isso não acontece em outras mobos com o N630; Varia de acordo com o fabricante, atualizações de bios cedidas por ele e outros fatores.

Abraço!

Postado

Pow, mas no site eu procurei por placa mãe para AM2+ e tem la essa asus ae

dizendo que aceita processadores AM2+ / AM2 =o

Da uma olhada ae

http://br.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=149&l3=642

Caso contrario, essa mb aqui é boa?

http://www.asus.com/Product.aspx?P_ID=JIXoojzzFcIuIjdl&content=specifications

E quais são as 3 primeiras marcas de placa mães boas para AMD?

E se n for pedir muito, você poderia checar uma mb boa pra min de até uns 200 reais por ae no site www.boadica.com.br na região de rj centro?

Acho que é só :P

Grato

• Administrador
Postado

A M4N78 SE é uma boa placa mãe sim, no quesito marcas, não tem marcas melhor para AMD e sim, modelos de placas mães, mas no quesito custo benefício, sugiro você optar pela M3A78, que é uma placa muito boa...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...