Ir ao conteúdo

Memory Channel Interleaving?

Nefist0

Posts recomendados

Postado

alguém sabe de que forma funciona o channel interleaving, e qual a melhor configuração para o mesmo? na minha BIOS está setada default para XOR of Address bits (20:16,6), mas não sei se é a melhor opção... e não existe configuração automatica..., tem também outros 3 valores que acho que são Adress of bit 6 e 12 e XOR Oof Address 20:16:9.... não existe conteudo nenhum no google falando sobre isto, inclusive tem um tópico no fórum da ASUS que um cara pergunta exatamente isso e simplesmente ninguém sabe...só respondem que estão procurando... alguém ai por favor?

• Membro VIP
Postado

Interleaving = intercalado

O channel ( canal ), nesse caso, funciona com uma memória no banco 1 e no banco 3. ( seguir as cores do banco de memória na placa mãe ). Ou sela, o canal A ou 1, é o banco 1 e 3. Já o B é o 2 e 4. Isso é para ativar o dual channel.

A melhor configuração é aquela especificada na memória ( no site dela ) ou o automático da placa mãe ( que deve ter sim na BIOS).

Essas opções tu não deve mexer, senão tu terás problemas no sistema operacional.

Postado
Interleaving = intercalado

O channel ( canal ), nesse caso, funciona com uma memória no banco 1 e no banco 3. ( seguir as cores do banco de memória na placa mãe ). Ou sela, o canal A ou 1, é o banco 1 e 3. Já o B é o 2 e 4. Isso é para ativar o dual channel.

A melhor configuração é aquela especificada na memória ( no site dela ) ou o automático da placa mãe ( que deve ter sim na BIOS).

Essas opções tu não deve mexer, senão tu terás problemas no sistema operacional.

Obrigado pelo reply anjoed... mas Ressalto Não tem AUTO.... não sou leigo apenas sou mortal e querendo saber sobre isso, a explicação que você deu creio que não me ajudou muito, no site da kingston nao fala nada... nem no suporte da foxconn (no qual estou sempre puxando assuntos.. inclusive ja me mandaram uma BIOS "Personalizada", gostaria de saber qual o melhor uso das opções que citei acima baseados no meu pc (Assinatura) abraços.. OBS: Não sou leigo.

a opção AUTO não tem mas dando um load optimal defaults ela cai pra 20 16 6... eu não sou de usar "Optimal Defaults" gosto de tudo bem certinho e saber de tudo, e porque aquilo funciona do tal jeito, como qualquer pessoa interessada sabe, andei estudando e sei que isso influencia mais na estabilidade do sistema do que na performance.

• Membro VIP
Postado

E como fica no default ? O optimal é uma opção bem complicada quando a memória não está descrita como "testada" pelo fabricante da placa mãe.

O que você quer é overclock, logo, não posso te ajudar na sua dúvida. Nesse caso, deves visitar a seção overclock do fórum.

Devo ressaltar, as únicas opções que deve mexer é na tensão, frequência e as opções para mexer no Timing, nada mais do que isso.

Postado
E como fica no default ? O optimal é uma opção bem complicada quando a memória não está descrita como "testada" pelo fabricante da placa mãe.

O que você quer é overclock, logo, não posso te ajudar na sua dúvida. Nesse caso, deves visitar a seção overclock do fórum.

Devo ressaltar, as únicas opções que deve mexer é na tensão, frequência e as opções para mexer no Timing, nada mais do que isso.

Po cara, eu disse ali emcima que no default cai pra xor of adress 20:16:6....e não é exatamente overclock que eu queria... gostaria de saber qual é o mais estável só isso =´(

Eu aqui não mexi em absolutamente nada do que citou... porque minhas memórias são 1.9v stock, e 6-6-6-18 também em stock, apenas subi meu FSB, apenas isso, estou rodando em modo unganged como qualquer mortal, simplesmente gostaria de saber isso mesmo, boa ideia vou no site da foxconn ver se ela ta na lista de compatibilidade mas creio eu que não esteja, a última vez que visistei eram pouquissimas os hardwares testados... mas de qualquer forma valeu ae anjoed... só acho muito estranho não ter conteúdo na internet sobre isto... ja mandei 2 replys para foxconn e até agora nenhuma resposta... estou ficando muito chateado... visto que não é só eu que tenho essa dúvida... vários fórums como os da ASUS, entre outros fabricantes essa questão é discutida mas apenas dizem "eu também estou procurando uma resposta"... muito chato isso... querer aprender e não ter conteúdo.

• Membro VIP
Postado
Po cara, eu disse ali emcima que no default cai pra xor of adress 20:16:6....e não é exatamente overclock que eu queria... gostaria de saber qual é o mais estável só isso =´(

Eu aqui não mexi em absolutamente nada do que citou... porque minhas memórias são 1.9v stock, e 6-6-6-18 também em stock, apenas subi meu FSB, apenas isso, estou rodando em modo unganged como qualquer mortal, simplesmente gostaria de saber isso mesmo, boa ideia vou no site da foxconn ver se ela ta na lista de compatibilidade mas creio eu que não esteja, a última vez que visistei eram pouquissimas os hardwares testados... mas de qualquer forma valeu ae anjoed... só acho muito estranho não ter conteúdo na internet sobre isto... ja mandei 2 replys para foxconn e até agora nenhuma resposta... estou ficando muito chateado... visto que não é só eu que tenho essa dúvida... vários fórums como os da ASUS, entre outros fabricantes essa questão é discutida mas apenas dizem "eu também estou procurando uma resposta"... muito chato isso... querer aprender e não ter conteúdo.

Olá,

Amigo já que você não é leigo no assunto, você deveria saber que fazer teste em abas as opções disponíveis é que dizer qual configuração é mais estável, sendo assim, não há necessidade de passar alguma.

Você como sabedor sabe muito bem que cada conjunto de hardware, mesmo que igual, tem suas particularidades que diferenciam um do outro e só o teste é que vai dizer qual é a melhor opção/configuração.

Faça os mais variados testes, nas mais variadas configurações que você vai achar o que deseja.

Creio que a parte técnica você dará conta.

Boa sorte.

Postado
Olá,

Amigo já que você não é leigo no assunto, você deveria saber que fazer teste em abas as opções disponíveis é que dizer qual configuração é mais estável, sendo assim, não há necessidade de passar alguma.

Você como sabedor sabe muito bem que cada conjunto de hardware, mesmo que igual, tem suas particularidades que diferenciam um do outro e só o teste é que vai dizer qual é a melhor opção/configuração.

Faça os mais variados testes, nas mais variadas configurações que você vai achar o que deseja.

Creio que a parte técnica você dará conta.

Boa sorte.

Hehe... e você acha que eu não fiz? huauaha, dexei noites com prime, orthos, etc, já to de saco cheio disso, acho que vou esquecer isso e usar default mesmo... quem sabe um dia esse mistério não é revelado...é que to sentindo que a diferença está além dos testes...

Mas acho que a diferença está no numero de pentes vs a latencia... acho que de 4 opções... 2 sao estáveis para 2 pentes e 2 para 4, to "presumindo" dessa forma pelo que ja andei pesquisando, mas gostaria que uma alma me escrarecesse isso o.o.

• Membro VIP
Postado

Bom, para mim, essa busca em querer a melhor configuração das memórias para ganhar 1 % de desempenho é perda de tempo.

No entanto, como também sou curioso, achei isso:

http://www.motherboards.org/reviews/motherboards/1911_5.html

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?board_id=1&model=M3A32-MVP+DELUXE%2FWIFI-AP&id=20080521120502875&page=1&SLanguage=en-us

Aliás, corrigindo o termo Memory Channel Interleaving, é uma técnica do chipset para acesso a memória. Ele divide a memória em blocos e acessa-os individualmente. Essa técnica é para burlar a lentidão de acesso a memória...

• Membro VIP
Postado

Opa,

Se as diferenças estão alem dos testes e ou configurações, é evidente que essas diferenças e indiferenças, estão no próprio hardware.

Gerenciar vários módulos sempre foi e sempre será mais trabalhoso, isso é imutável e dependendo da forma que os módulos são gerenciados, as configurações disponíveis para o controle, podem não ser suficientes.

Boa sorte.

Postado

Opa, obrigado à vocês galera, resolvi.. vou deixar no 20:16:6 mesmo... visto que eu não tenho 4 pentes, e também não tenho ECC..., deve ser o melhor mesmo, obrigado pode fechar o tópico! hehe..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...