Ir ao conteúdo

Disjuntor 50A no relógio com dois chuveiros cai?

williammurador

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, a minha dúvida é o seguinte, estou fazendo uma construção no interior, e pedi para puxar a eletricidade para a casa, quando cheguei lá para ver, já tinha o relógio e junto do relógio um disjuntor tripolar de 50A. Caso eu queira colocar dois chuveiros de 6600W de 220V, esse disjuntor irá aguentar? Pois a entrada é trifásica, e um bom eletricista irá separar os circuitos dos chuveiros, mas para fazer o 220V eu preciso de 2 fases, sendo que só tenho 3 fases, teria que usar uma fase em comum para os dois circuitos, e como cada chuveiro estaria puxando 30A, uma fase estaria sobrecarregada com 60A desligando o disjuntor, isto que eu disse está correto? Ou estou falando besteiras?

Postado

Cada circuito bifásico terá 30A, no disjuntor geral sim, terá uma fase com mais corrente, os 60A, o correto é trocar o disjuntor, colocar um valor um pouco maior, ou não sobrecarregar o circuito com os dois chuveiros ao mesmo tempo....

Postado

Eu recomendo cabo flex 16mm considerando algumas perdas e distância não superior a 57m em função da queda de tensão. Sendo assim em um circuito doméstico com está bitola pode oferecer tranquilamente 68A por fase. Para tomadas pode ser usado fio 2,5mm e para iluminação sendo esta comum de interior do ambiente 1,5mm. Lembrando também de ser feito um bom sistema de aterramento. No QGBT (quadro geral de baixa tensão) use um Disjuntor de 80A com regulagem, já no quadro de distribuição da residência dimensione cada circuito com seu respectivo dispositivo de proteção de acordo com a demanda. O uso de DR para iluminação e tomadas é recomendado.

Postado
Eu recomendo cabo flex 16mm considerando algumas perdas e distância não superior a 57m em função da queda de tensão. Sendo assim em um circuito doméstico com está bitola pode oferecer tranquilamente 68A por fase. Para tomadas pode ser usado fio 2,5mm e para iluminação sendo esta comum de interior do ambiente 1,5mm. Lembrando também de ser feito um bom sistema de aterramento. No QGBT (quadro geral de baixa tensão) use um Disjuntor de 80A com regulagem, já no quadro de distribuição da residência dimensione cada circuito com seu respectivo dispositivo de proteção de acordo com a demanda. O uso de DR para iluminação e tomadas é recomendado.

Como é?

- Capacidade de condução = 68A.

- Proteção do circuito = 80A.

Não tem algo errado aí?

.

• 3 semanas depois...
Postado
Olá amigos, a minha dúvida é o seguinte, estou fazendo uma construção no interior, e pedi para puxar a eletricidade para a casa, quando cheguei lá para ver, já tinha o relógio e junto do relógio um disjuntor tripolar de 50A. Caso eu queira colocar dois chuveiros de 6600W de 220V, esse disjuntor irá aguentar? Pois a entrada é trifásica, e um bom eletricista irá separar os circuitos dos chuveiros, mas para fazer o 220V eu preciso de 2 fases, sendo que só tenho 3 fases, teria que usar uma fase em comum para os dois circuitos, e como cada chuveiro estaria puxando 30A, uma fase estaria sobrecarregada com 60A desligando o disjuntor, isto que eu disse está correto? Ou estou falando besteiras?

Amigo a utilização de duas fases em chuveiros, geladeiras e ou equipamentos

com contato humano é extremamente perigoso e altamente desaconselhável.

A utilização do DR não é aconselhável é obrigatória (NBR5410) sob pena

crime contra o projetista ou montador (eletricista).

O aterramento (NTS aconselhável) também é obrigatório em residências.

A utilização de mais de um chuveiro ligado ao mesmo tempo mesmo num disjuntor de 50A (70% são de 50A trifásico ou monofásico mesmo em residências com 4 aquecedores) e com corrente somada superior a 30% não vai desarmar o disjuntor geral (isto é observado na pratica), pois seu térmico vai aquecer

lentamente (aproximadamente 20 a 30 minutos para desarmar).

Tempo confortavel para um banho CARO.:D

Boa sorte.

Postado
Como é?

- Capacidade de condução = 68A.

- Proteção do circuito = 80A.

Não tem algo errado aí?

Me aponte o erro! Lembrando que o Disjuntor de 80A é com regulagem, e é para o fornecimento geral.

A utilização do DR não é aconselhável é obrigatória (NBR5410) sob pena

crime contra o projetista ou montador (eletricista).

O aterramento (NTS aconselhável) também é obrigatório em residências.

Concordo plenamente.

Mas ainda reforço sobre o aterramento a pelomenus uma distância de 20m do poste da concessionária de energia.

Isso é mais uma seguração para o morador, levando em consideração que cada concessionária adota seu proprio padrão de aterramento. Por exemplo, em minha cidade o neutro não éra aterrado, aqui no paraná a copel aterra ele em cada poste. Em outros lugares os pára-raios são aterrados no neutro! Vejam os riscos levando em consideração descargas atmosféricas!

• mês depois...
Postado

Ola eu to com um problema que nao consigo resolver,

eu tenho uma casa e nessa casa eu o meu dinjuntor está caindo,

tipo eu nao tenho nada plugado em nenhuma das tomadas,

a unica coisa que é ligada na energia sao as lampadas,

quando chega a noite cai o dijuntor!

o que poderia ser que está acontecendo ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...