Ir ao conteúdo

A luz negra é perigosa?

banze two

Posts recomendados

Postado

Olá, eu sei que foge um pouco do assunto do fórum, mas esses dias atras comprei uma dessas lampadas, que chamam de luz negra, como essa do link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110410905-lampada-eletronica-luz-negra-28-w-economica-neon-soquete-_JM

Eu gostaria de saber pra que elas servem, pois vi no google que elas emitem Ultra Violeta e podem causar câncer de pele.

Agradeço a atenção.

Postado

A resposta propriamente dita, não saberei te dar, mais começando com o funcionamento das luzes negras, podemos chegar a uma conclusão certo?

As luzes negras são basicamente uma luz fluorescente comun, so que são revestidas com um fosforo, que transforma as ondas ultravioletas curtas, que são UV-B e UV-C, em ondas maiores,UV-A, que não são nocivas, porém uma pequena parte das ondas UV-B e UV-C atravessam o revestimento interno de fosforo do tubo, agora, se esta quantidade que atravessa é nociva ou não, eu não sei, seria interessante voce perguntar para um medico.

Por que a luz negra faz o branco brilhar?

Do mesmo modo que o fosforo da lampada brilha ao receber ondas UV-B e UV-C e brilha, emitindo a UV-A, os fosforos que temos em diversos objetos, como canetas marca texto, brilham quando em contato a luz negra UV-A, temos o exemplo de sabão em pó, que usam alguns fosforos, que ficam na roupa branca, e ao entrarem em contato com a luz ultravioleta do Sol, fazem o branco ficar mais branco.

• Coordenador
Postado

Sim!, você pode coloca-la em série com uma chava liga/desliga, para proporcionar efeitos luminosos em quem estiver usando uma roupa branca em local escuro!!!..., pelo que eu saiba! não serve para mais nada!...

Postado

Certa vez eu fiquei brincando com uma lâmpada destas, iluminando tudo que imaginava, olhando para a lâmpada, inclusive.

Resultado: Meus olhos ficaram irritados.

Melhor não olhar diretamente para esta lâmpada por muito tempo.

Postado

Lembre-se de que há mais de um tipo de luz negra, acredito que essas para iluminação comun não tem perigo, porém existem luzes negras que NÂO barram parte das ondas ultravioletas nocivas, e justamente são usadas no intuito de matar, isso mesmo, matar as bacterias, são usadas para Esterilização de objetos como facas de açougues(como tem aqui perto de casa), utensilios que possam transmitir doenças etc... mais mesmo assim, quando eu for no medico vou perguntar, pois as ''opiniões'' na internet são divididas, então, não se pode ter certeza!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...