Ir ao conteúdo

Emulando o Nintendo DS - Tópico Oficial

soliDForger

Posts recomendados

Postado

Beleza pessoal? Neste topico vou mostrar passo a passo como emular o Nintendo Ds no seu PC. Quem tiver interesse da um lida:

Bem, pra quem curte games emulados, e se enjoou do tradicional project 64 (emulador de N64) temos o Nintendo DS que tem os basicamente os mesmos graficos (mas no maximo a 24bits) e uma penca de jogos inovadores...ja temos tutoriais de como rodar o PCSX2, Game Cube etc, mas notei que ninguem postou nada a respeito do nintendo DS, sendo que a maioria dos emuladores de Ds ainda nao estão finalizados...mas existem ótimos emuladores no momento, muitos games já sao compativeis, o que vou fazer é dar uma dicas de quais os melhores e como rodar.

Ok, a parte grafica, velocidade e som foi muito otimizada pela equipe do Desmume, que recentemente lançou a versao 9.4...Ja o no$GBA que esta na versao 2.6a é melhor pra rodar fluentemente os cutscenes dos jogos, mas tem uma menor compatibilidade, e nao consegue emular graficos muito bem, sua vantagem é poder rodar ROMs GBA, o Desmume tambem ta sendo configurado pra fazer o mesmo. Ambos tem a opção de utilizar o mouse na telinha, emulando a caneta com sensor de toque. Os jogos para DS estão no formato nds...e sao geralmente um pouco maiores que os roms de nintendo 64.

Nao existem requerimentos especificos pra rodar os emuladores mas eu recomendo um PC mediano:

Athlon X2 ou Core 2 Duo (no caso de emuladores, quanto maior a frequncia melhor), video on board de 64 bits ou off de 128, 1 GB de Ram, Windows XP ou Vista, tambem vale Windows 7.

primeiramente, irao precisar do emulador:

Desmume 9.4 (baixem o link binario)>

http://desmume.org/download/

No$GBA 2.6a>

http://superdownloads.com.br/download/34/nogba-4c/

Por ser o melhor e mais jogavel, vou utilizar, o Desmume 9.4

> Pra começar, depois de ter baixado o emulador, e tiver um arquivo .NDS pra testar:

1.> abra o desmume, voce vai ver um painel com 6 opções:

File:

filei.th.jpg

aqui você carrega os arquivos NDS, salva e carrega o os saves, grava video, audio, tira screens etc...

Emulation:

emuz.th.jpg

aqui você pausa, reseta e adiciona cheats ao jogo.

View:

viewc.th.jpg

aqui você mexe na rotaçao e dimensao da tela, apesar de que se mexer no tamanho da tela, games 3d vão ficar super pixelados e vai parecer um game pra snes então eu recomendo deixar no default (acredite, foi difícil me acustumar com a telinha).

Tem mais umas coisinhas como se quiser ver como estão os frames, etc...

Config:

configx.th.jpg

bem aqui você configura os graficos, som, controles, hotkeys, frame skip e linguagem.

Tools:

toolss.th.jpg

para experts, pra quem quiser ver os bancos de dados do emulador...deve ser coisa de coder, nao é meu caso.

Help:

helpy.th.jpg

bem se tiver um bug com certo game você pode sempre informar os desenvolvedores ou dar uma olhado no forum, ou visitar o website pra atualizar...e ver quem fez tudo isso possivel nos creditos!

O resto é ficha:

Abra um arquivo nds no file open ROM:

openua.th.jpg

tambem pode se abrir Rom abertos recentemente no "recent ROM" logo abaixo.

Antes de jogar, vamos configurar umas coisinhas basicas, vou começar pelos graficos. É simples, clique em config, 3D settings e vai ver essa janela:

graphicsg.th.jpg

deixe rodar com Opengl renderer para um bom desempenho no geral, alguns jogos podem apresentar flickering, (tela piscando) então pode deixar a ultima caixa habilitada...a opção de cima so funciona com o Softrasterizer renderer então, a nao ser que prefira usa-lo, pode selecionar esta caixa.

Se tiver meio lerdo, tambem no config, habilite o frame skip desabilitando o limit frame skip e selecinando o valor da velocidade, auto vai ajustar automaticamente a velocidade do computador e o valor 0 ja da uma acelerada mas lembre que isso interfere na qualidade do som.

frameskip.th.jpg

Agora o vamos configurar o som...o som nao adianta mexer muito, nao esta perfeito e pula muito em alguns jogos, mais eis a melhor config:

soundu.th.jpg

Va em config e clique em sound settings, selecione Direct Sound Interface, ou none se nao quiser som. Na caixa de baixo, Interpolation, tera três opções, none (rapida, mas ruim),linear (tipica, boa), cosine (lenta, mas a melhor), eu deixo em linear para nao afetar a velocidade da emulação.

Mexer no valor do buffer nao faz muita diferença, se é que faz alguma...depois tem o volume e o ADPCM cashing, que ajuda a acelerar o som mas em alguns casos pode causas repetiçao do som...fica a seu criterio.

A seguir temos os controles, e hotkeys. Ainda no config selecione "control config" e simplesmente configure os controles de sua preferência ou mentenha a config default:

controlso.th.jpg

O mouse pifou? hotkeys sao simplesmente comandos que escolhendo botões especificos, por exemplo, poderá abrir um rom so apertando um botao, ou salvar o progresso, gravar filmes, tirar screenshots etc. so apertando uma tecla, tem uma barrinha na tela pra configurar cada coisa...então os impacientes estão salvos...

hotkeysm.th.jpg

Saindo do config, vamos aprender a salvar:

savea.th.jpg

Na mesma barra em que se abre um ROM se salva e carrega o progresso...clique em save state pra salvar e load state pra carregar...pode nomer seus saves e carregalos selecionando save state as ou load...tudo isso como mencionei anteriormente pode ser feito configurando os hotkeys.

Para configurar a dimensao da tela e separaçao da borda do DS, clique em view, window size e screen separation.

Tudo bem mastigadinho??? Se seguir esses passos poderá jogar jogos como Kingdom Hearts 358/2 Days, Final Fantasy IV, III (remake), Naruto (muito naruto), Sonic, Mario, Scribblenauts, GTA China Town Wars, Zelda: The Phantom Hourglass, Bleach etc...

Ah! Ja ia me esquecendo...existem muitas versões (regionarias) de ROMS, em em alguns casos a regiao do rom pode interferir na compatbilidade e desempenho do jogo, então lembre-se, existem ROMs:

(E) = Europe (English, Italian, French, Spanish, German, Netherlands)

(U) = USA (English)

(J) = JAPAN (Japan)

(F) = FRN (French)

(K) = KR (Korea)

Dê preferência a Roms (U) e (E), sao gerealmente os mais compativeis! O mesmo com qualquer outro tipo de ROM.

Espero ter ajudado, e quem tiver perguntas nao deixe de postar, vou postar screens, atualizaçoes etc...valeu!

Postado

Jogo no no$gba o Zelda Hour Glassa e tem uns glinch cabulosos, nem dá vontade de jogar. Inclusive dá uns lag cabuloso. Quando tiver tempo vou tentar esse outro emulador e ver se fica melhor.

Parabéns pela iniciativa.

Postado

tive um problema com os links, vou ter de reenviar as imagens mas quanto ao lag no no$gba va nas configuração graficas e muda na barrinha o opengl pra nocash...tente um frameskip também. valeu

Postado

Cara, procurei essa barrinha com opengl para mudar para nocash, mas não tem isso lá não. Nem frame skip.

O desmume não roda o Zelda Hour Glass! Triste.

Achei o opengl, mudei pra nocash mas não mudou muita coisa no no$gba.

Postado

colega...você baixou o desmume 9.4 (link para windows??) eu to rodando o mesmo game so q (U)...quanto ao 3d renderer depois de ter mudado pra nocash você tem que salvar a config, na barra das opções, logo depois de configurar, você tem de selecionar save options... tenta mexer na qualidade do audio tbem pra ver o que acontece.

É a ultima versao do no$gba certo?...erro meu, ele nao da a opção de frame skip, mas ta aqui uma versao patch do no$ 2.6...talvez ajude! valeu!

http://rapidshare.com/files/303398856/no_2.6patched.rar.html

• mês depois...
Postado

Olha, voltei aqui só para dizer que o Desmune 9.5 saiu e eu estou jogando o Scribblenauts nele, é simplesmente DEMAIS. Tudo perfeito, tela, som, sem glinch, sem lag. Perfeição. Recomendo.

• Membro VIP
Postado

Eu comecei a jogar com o No$GBA, estava rodando tudo perfeitamente. Mas no fim das contas acabei comprando o DS. :D

Eu tenho a versão com o Zoomer, mas o ponteiro do mouse para de funcionar no emulador em alguns jogos. Somente fica legal em jogos que não dependem da Styllus.

Postado
Eu comecei a jogar com o No$GBA, estava rodando tudo perfeitamente. Mas no fim das contas acabei comprando o DS. :D

Eu tenho a versão com o Zoomer, mas o ponteiro do mouse para de funcionar no emulador em alguns jogos. Somente fica legal em jogos que não dependem da Styllus.

É Naitomea, esse problema é comum...

• 2 semanas depois...
Postado
Olha, voltei aqui só para dizer que o Desmune 9.5 saiu e eu estou jogando o Scribblenauts nele, é simplesmente DEMAIS. Tudo perfeito, tela, som, sem glinch, sem lag. Perfeição. Recomendo.

isso mesmo...ta rodando tudo na moral, os problemas com o sounds streams da versao anterior sao praticamente inexistentes. e tem as versões pra win 32bit e 64 bits, pra baixar a ultima versao, acesse osite official:

http://desmume.org/

note que alguns jogos precisam vir com patchs pra rodar no emulador...;)

• 4 semanas depois...
Postado

e aí pessoal já existe algum emulador que consiga realizar interação entre emuladores, tipo o cabo link do gba? eu tava afim de testar as novas versões de pokémon, mas sem a troca isso fica meio chato, não é possível ter todos

Postado

Acho que no No$gba, não tenho certeza, há a possibilidade de "game-link".

[Off] Estou muito feliz, porque comprei meu DS Lite. Agora posso jogar todo jogo que eu quiser, onde eu for. E no trabalho só no horário de almoço. :P

Jogar New Super Mario Bros no DS não tem nem comparação com jogar no emulador.

• Membro VIP
Postado

Não me lembro do No$GBA ter este recurso... Aliás, nem sei se os emuladores rodam no background, senão não tem como localizar a rede um do outro. Assim como o emulador de GBA.

Uma opinião... Emular DS não tem a mesma "graça" do que jogar em um físico. Sem contar que o desempenho dos emuladores é lamentável em alguns jogos. :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...