Ir ao conteúdo

7805 pelo 78L05

LuizFabri

Posts recomendados

Postado

Pessoal, to fazendo o esquema de uma fonte DC-DC basica...

To usando um esquemas e depois posto, mas queria fazer algo menor ainda, a placa ficou já com menos de 2x5...

O 7805 to usando para dizer a tensão e o Transistor para mandar mais corrente...preciso de pelo menos 5v@3Amp...

Consegui a principio fazendo o metodo aranha... mas ficou mmmuuuiiito porco....

Fiz o pcb através do expresspcb, ficou beem bunitinho... vi a posição dos componentes depois de impresso e coube, quer dizer, não soldei ainda...mas a principio funcionou...

Depois posto o layout...vou fazer mais tarde para 12v se o de 5 der certo tambem... só que acho que vou precisar de ajuda, no metodo aranha queimou o resistor primario....

Bom... a duvida é a seguinte...

Posso substituir o 7805 pelo 78L05 já que a corrente será suprida pelo tip??

Abração

Postado

Sim, o L05 fornece 100mA, o 05 chega a 1, porém como o TIP vai conduzir a corrente, queria saber se substituido um pelo outro funcionaria igual...

Postado
Desculpa não ter postado o esquema... tava no trampo e lá não tinha acesso a nada...

123.th.png

Substituindo o 05 leo l05...

veja o esquema pois esta errado

o tip42 e PNP

alem disso essa montagem nao me parece ir funcionar quer pelo esquema que esta porque o transistor mesmo que colocado correctamente nao tem ganho para os 3A que deseja se usar

o 78L05

Postado
veja o esquema pois esta errado

o tip42 e PNP

alem disso essa montagem nao me parece ir funcionar quer pelo esquema que esta porque o transistor mesmo que colocado correctamente nao tem ganho para os 3A que deseja se usar

o 78L05

tem alguma dica?

Postado

Bom observando o circuito, percebi que tem alguns equivocos ai,

- o TIP42 como o amigo oceano disse é PNP logo o simbolo dele ai no esquema está errado, se quer usar um NPN use um TIP41 ou um TIP3055;

- A polarização da base do transistor deve vir da saida do 7805, juntamente com o resistor de base provendo um ganho suficiente para que ele te forneca os 3A a partir da corrente de saida do teu 7805.

De resto creio que o esquema está correto.

abs.

Postado
Bom observando o circuito, percebi que tem alguns equivocos ai,

- o TIP42 como o amigo oceano disse é PNP logo o simbolo dele ai no esquema está errado, se quer usar um NPN use um TIP41 ou um TIP3055;

- A polarização da base do transistor deve vir da saida do 7805, juntamente com o resistor de base provendo um ganho suficiente para que ele te forneca os 3A a partir da corrente de saida do teu 7805.

De resto creio que o esquema está correto.

abs.

Grande Felipe, tenho somente comigo os tips42 e mje2955....

Teria como usar eles??

Não entendi muito o quis dizer na segunda parte...

É.. assim.... teria como desenhar?

Postado

Use Darlingtons, já que essa série (42) pode não ter ganho suficiente. você pode usar as séries 125, 126 e 127. E veja no manual do 78L05 a maneira correta de amplificar essa corrente.

você tb pode usar dois TIP42 na configuração de Darlington. Mas, mesmo assim, o ganho do TIP42 pode ser insuficiente para a sua aplicação.

Vá de Darlington puro, mesmo!

[]'s

Postado
Use Darlingtons, já que essa série (42) pode não ter ganho suficiente. você pode usar as séries 125, 126 e 127. E veja no manual do 78L05 a maneira correta de amplificar essa corrente.

você tb pode usar dois TIP42 na configuração de Darlington.

[]'s

Puts.. Seu Mauricio... aí complica tudo... não faço a minima ideia do que é darlingtons....!!!!!!

Basicamente o que eu quero é diminuir 14v/>10Amp para 5v/3~5amp....

Edit:

Percebi agora que coloquei um Transistor errado no esquema.... coloquei a setinha saindo, e era entrando...... droga....!

Mas colocando corretamente agora o tip42, ou o mje irão funcionar?

Postado
Basicamente o que eu quero é diminuir 14v/>10Amp para 5v/3~5amp...

Veja bem o que você diz amigo, você está querendo destruir energia? pois a potência de entrada está muitodiferente da de saida o que soa um tanto quanto estranho.

Quanto aos darlingtons nada mais são do que isso aqui:

http://www.zen22142.zen.co.uk/Design/darlington.gif

como o Mauricio disse, o ganho de um tip42 pode não ser o bastante por ele ser um POWER TJB (ou simplesmente transistor de potência) esses por sua vez possuem um ganho muito baixo.

usando uma ligação darlington voce tem dois transistores como a figura mostra, consequentemente o ganho total desse arranjo vai ser o produto dos ganhos individuais de cada transistor

Por exemplo se cada transistor tiver um ganho 50, teremos 50x50 = 2500!

o que seria o suficiente para amplificar a corrente da base elevando a até a corrente que você deseja.

ou voce pode comprar darlingtons prontos que é o caso do TIP141, 122, 125:

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/5764/MOTOROLA/TIP141.html

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/5764/MOTOROLA/TIP122.html

abs.

Postado

Entendi... na verdade, o que quero é pegar a energia fornecida pela bateria do carro e converter em 5v, o aparelho funciona somente com um 7805, mas esquenta pra caramba mesmo com dissipador... fiz o teste já... queria que ele esquentasse menos inserindo um transistor....

mais ou menos isso

http://www.ibytes.com.br/imagens/reguladordepotencia.png

ou

http://www.instructables.com/files/deriv/FQZ/RPZ3/1O4EP27U4IC/FQZRPZ31O4EP27U4IC.MEDIUM.jpg

Postado

Ops! Falei besteira! eheheheheh

Depois de calcular aqui, dois TIP42 em configuração Darlington dão ganho suficiente pro que você quer!

É só seguir o esquema que o Felipe postou. Sem esquecer dissipadores bem grandes, porque a potência consumida por esse conjunto vai ser bastante alta.

[]'s

Postado
tem alguma dica?

o circuito original deveria ser este , vem no datasheet

note que o transistor e PNP e nao NPN

agora se mudar para o 78L06 e usar por exemplo um TIP105 so tem de fazer as contas

Postado

Ops falei caca também, os circuitos que você postou funcionam, tanto no proteus quanto na prática, so deve observar o valor do resistor de polarização, do seu transistor, como a corrente de base vai ser os 3A dividido pelo ganho do transistor voce so precisa saber quanto é essa corrente de base e se o 78l05 pode fornecer, mas creio eu que ele ira fornecer e com folga.

abs.

Postado

E essa config que fiz agora???

newkb.th.png

Esses darlingtons seria os tips em paralelo, basicamente?

Quando você diz resistor de polarização, o que quer dizer? o unico resistor que tem no esquema?

Testei trocando o 7805 por um 12 e o resistor fritou....

mas depois vejo o 12... quero antes terminar o l05..

Postado

Oceano...coloco então 2 tips, aquela resistencia que tem unica ali, não sei calcular devido ao Beta...

Havia posto dissipadores nos 2 circuitos, tanto o de 5 como no de 12, mas o de 12 o resistor estourou assim que pluguei no acendedor de cigarro do carro...

Fiz o esquema abaixo.... funciona?

Não segui a risca o que passaram pois já gastei mais do que poderia e ainda por cima perdi 20 pila

semttulots.th.png

Postado

no seu desenho nao tem o valor dos componentes , como compreende nao sou adivinho

o esquema e esse mas sem os valores da resistencia e qual o transistor ?

sem essa informaçao isso nao lhe sei dizer.

se colocar os valores posso responder

num esquema correcto ou aparecem os valores ou então coloca uma lista dos componentes

---------------------

outra questao, que indiquei antes , tem de usar dissipador no transistor

sem iso nao vai funcionar pois esta a querer 3A na saida e o transistor vai dissipar cerca de 20W

O transistor deve estar mais afastado dos outros componentes quer pelo calor que gera quer para ter espaço para o dissipador

--------------------------

o pcb que desenhou tem as linhas demasiado estreitas para 3A aumente a largura das mesmas para o maximo possivel

Na figura a vermelho tem as linhas que deveriam ser alargadas

a verde tem a disposiçao que deveria por nas peças para que torne os comprimentos mais curtos sobretudo onde circula maior corrente

ainda os condensadores devem estar o mais perto posivel dos pontos a filtrar

isto e se mudar a disposicao dos componentes as linhas ficam mais curtas e o circuito mais correcto

note que um correcto desenho dos pcbs e estão importante ou mais que o resto do circuito

Essa e uma das razao porque muitos circuitos funcionam bem no papel ou simulador e depois na realidade falham

Postado
no seu desenho nao tem o valor dos componentes , como compreende nao sou adivinho

o esquema e esse mas sem os valores da resistencia e qual o transistor ?

sem essa informaçao isso nao lhe sei dizer.

se colocar os valores posso responder

num esquema correcto ou aparecem os valores ou então coloca uma lista dos componentes

Depende do projeto que vi.... como vi 2, pensei em usar o melhor dos 2.

Só não sei qual resistor usar...

No primeiro é utilizado o TIP 2955, o resistor é o 3r3/1watt, o C=2200uF, C1=10uF, C2=100nF (tenho o MJE2955)

No segundo é utilizado o TIP42, o resistor é 3,3R, o C=1500uF, C1=22uF, C2=220nF

Tenho em casa os tips, resistor, que agora não to lembrado qual, mas serve pro sistema, os capacitores, tenho o de 1500, 2 de 4700, 1 de 22uf, 2 de 33uf...

E os 78l05

---------------------

outra questao, que indiquei antes , tem de usar dissipador no transistor

sem iso nao vai funcionar pois esta a querer 3A na saida e o transistor vai dissipar cerca de 20W

O transistor deve estar mais afastado dos outros componentes quer pelo calor que gera quer para ter espaço para o dissipador

Vou usar dissipador sim.... aqueles de fonte atx vagabundas.. pretendo por ventilação forcada tambem

Como o dissipador é alto, e o parafuso fica quase na extremidade pensei em colocar os componentes mais perto...

Vou repensar na posição dele, na verdade fiz esse esquema hoje meio nas pressas, o que eu tinha feito o TIP ficou distante dos demais.

--------------------------

o pcb que desenhou tem as linhas demasiado estreitas para 3A aumente a largura das mesmas para o maximo possivel

Na figura a vermelho tem as linhas que deveriam ser alargadas

a verde tem a disposiçao que deveria por nas peças para que torne os comprimentos mais curtos sobretudo onde circula maior corrente

ainda os condensadores devem estar o mais perto posivel dos pontos a filtrar

isto e se mudar a disposicao dos componentes as linhas ficam mais curtas e o circuito mais correcto

note que um correcto desenho dos pcbs e estão importante ou mais que o resto do circuito

Essa e uma das razao porque muitos circuitos funcionam bem no papel ou simulador e depois na realidade falham

As linhas no outro projeto fiz grossas, mas como fiz rápido hoje de manha para postar e tentar não fiz mais grossas, exatamente as que você disse....

Postado

ok

mas a questão do ganho do transistor 2955

os transistors que tem nao tem ganho para serem usados com o 78L05

os esquemas que viu devem ser para o 7805 e nao para o 78L05

ou usa o outro transistor ou usa a montagem com os 2 transistores em montagem darlington como o desenho que coloquei

Postado

Ou uso o 7805 ou os darlingtons?

não entendi muito essa parte: "mas a questão do ganho do transistor 2955

os transistors que tem nao tem ganho para serem usados com o 78L05"

Puxa... é duro ser iniciante em eletronica

Guri... teria assim, se não for abusar da sua imensa boa vontade comigo, pedir para você desenhar um circuito...só o circuito base, com os componentes e valores, depois me viro por aqui.... se tiver como claro...

Postado
Ou uso o 7805 ou os darlingtons?

não entendi muito essa parte: "mas a questão do ganho do transistor 2955

os transistors que tem nao tem ganho para serem usados com o 78L05"

Puxa... é duro ser iniciante em eletronica

vamos a ver de forma simples

o que quer e amplificar a corrente que o regulador fornece, certo?

e quer ter 3A na saida

note que o que esta abaixo e apenas para que perceba

a vernelho tem os problemas, a verde o que pode funcionar

o 78L05 pode fornecer 100mA max

se o transistor tiver um ganho de corrente de 15

vamos ter no max 100mA x 15 = 1500mA = 1,5A menor que 3A

agora com o 7805

o 7805 pode fornecer 1000mA max

se o transistor tiver um ganho de corrente de 15

vamos ter no max 1000mA x 15 = 15000mA = 15A maior que 3A

agora com o 78L05 e transistor darlington

o 78L05 pode fornecer 100mA max

se o transistor darlingyon tiver um ganho de corrente de 1000

vamos ter no max 100mA x 100 = 1500mA = 100A menor que 3A

Postado

Ahh.. agora entendi....

Agora vem mais uma questão... como eu sei o ganho? pelo datasheet? em DC current gain

100amp é muito a bateria fornece 50ah

Acho que um 78l05 seria suficiente+dar.. seria bão...!!!!

vou ver se consigo... a unica coisa a se fazer é trocar os tips?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...