Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

É que Bulldozer não é um Valmetinho, é um trator feito pra empurrar e destruir as coisas..

--

Bulldozer é a arquitetura.

Piledriver é o nome do módulo, que equipará o Trinity e supostamente o "bulldozer melhorado".

Zambezi/Orochi é o nome do chip.

Assim como o Llano é o nome do chip e os núcleos são Husky.

E sim, É UMA SALADA.

Zambezi é o nome do Die (desktop) assim como Llano, Trinity, Interlagos e Valência...

Orochi, husky, Zacate... seriam os nomes dos núcleo.

Poledriver tenho pra mim que será nome de arquitetura, como Bulldozer.

e para temperar mais a salada....

Mais um rio dará nome a die de APUs, agora é a vez do 'Kaveri', se bem que não sei se a AMD continuará chamando este chips de APUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É "tecnicamente" uma "nova microarquitetura", baseada no Bulldozer.

Assim como, "tecnicamente" o Ivy Bridge TEM uma nova microarquitetura (mudaram alguns componentes aqui e ali, principalmente na GPU).

Pois é, pra mim isso parece mais um refinamento da arquitetura, não precisava mudar o nome dela, poderia mudar só o codinome do processador. :goff:

É que Bulldozer não é um Valmetinho, é um trator feito pra empurrar e destruir as coisas..

--

Bulldozer é a arquitetura.

Piledriver é o nome do módulo, que equipará o Trinity e supostamente o "bulldozer melhorado".

Zambezi/Orochi é o nome do chip.

Assim como o Llano é o nome do chip e os núcleos são Husky.

E sim, É UMA SALADA.

Zambezi é o nome do Die (desktop) assim como Llano, Trinity, Interlagos e Valência...

Orochi, husky, Zacate... seriam os nomes dos núcleo.

Poledriver tenho pra mim que será nome de arquitetura, como Bulldozer.

e para temperar mais a salada....

Mais um rio dará nome a die de APUs, agora é a vez do 'Kaveri', se bem que não sei se a AMD continuará chamando este chips de APUs.

No site da INTEL os i3, i5 e i7 baseados na arquitetura SB são listados com codinome SB, então achei que a AMD seguia uma nomenclatura parecida.

Faz pouco tempo que me interessei por esses detalhes, então resolvi pesquisar um pouco sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

/magic !

--

Esta foi fortemente negativa, até o Charlie tremeu na base.

Ruim não é só ele sair e sim muitos outros saírem por causa disso, a AMD pode ter sérios problemas.

Vamos ver se o Charlie descobre porque ele saiu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe importante: CHARLIE PESSIMISTA COM A NOTÍCIA!

Johannes. Isso porque você n tá aqui para ver a MINHA reação quando vi isso (e eu nem estou na indústria para "ver" a gravidade dessa notícia)

Sério! Essa foi forte mesmo! PUTZ! (só li a notícia do charlie depois de postar, por sinal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Johannes. Isso porque você n tá aqui para ver a MINHA reação quando vi isso (e eu nem estou na indústria para "ver" a gravidade dessa notícia)

Sério! Essa foi forte mesmo! PUTZ! (só li a notícia do charlie depois de postar, por sinal)

Desculpem a loirisse, mas o que ele "tinha de tão importante" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês continuem acreditando no que quiserem, mas a realidade, apesar de cruel, está aí pra todo mundo ver. E faz tempo.

Não é que existem gurus nem futurologistas, mas pessoas simples que observam e interpretam atentamente os fatos.

Tem alguém aí ainda acreditando em Bulldozer e Fusion (edit: Fusion não, quis dizer Llano) ? Se tem, tudo bem, vamos que vamos, mas continuo na minha silenciosamente esperando o tempo passar pra todo mundo ver com os próprios olhos.

E esse Charlie é um ******* ridículo. Nem percam tempo com ele.

A AMD não vai acabar, mas mudar a estratégia radicalmente. E foi por isso que o Bergman saiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas cebola, a saida do Bergman foi... XXX! Acho que n ficou mais nenhum executivo da ATI na AMD!

Quem não concordar com a nova estratégia vai sair.

E sinceramente, apoio 100% o novo CEO. Quem não quer embarcar, pegue seu chapéu e vaze. Estão na empresa a anos e não conseguiram resolver nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguém aí ainda acreditando em Bulldozer e Fusion (edit: Fusion não, quis dizer Llano) ? Se tem, tudo bem, vamos que vamos, mas continuo na minha silenciosamente esperando o tempo passar pra todo mundo ver com os próprios olhos.

O Bulldozer nem nasceu. O que não dá é para continuar na arquitetura dos Phenom, que já vem de quase década atrás (são Athlon melhorados, apenas isto).

Mas se alguém tem algo contra o Bulldozer, tem que ter como base benchmarks ou a arquitetura. Benchmarks antes do lançamento não podemos confiar; já quanto à arquitetura alguém deve expor os seus motivos técnicos para esclarecer qual(is) o(s) erro(s) que lhe são inerentes.

Quanto a dizer que o Bulldozer é obrigado a ter um desempenho similar a um i7 2600K para ter sucesso, discordo plenamente. Quer dizer que se você monta um comércio de produtos eletrônicos, ele vai falir porque tem megaempresas no ramo, como Americanas, Casas Bahia etc. como concorrentes? O seu comércio pode ser mais fraco devido ao porte da empresa, mas se você apresenta bons produtos (não necessariamente os mesmos das megalojas), lógico que seu comércio tem chance de permanecer vivo. Uma empresa não tem obrigação nenhuma de superar concorrentes de maior peso; apresentar bons produtos deve ser o suficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mad, só um detalhe que economista e administrador adooora esquecer... Tem sim gente insubstituível. Isso é proporcional à quantidade de pessoas com aquela habilitação no mercado, e engenheiro de computação capaz de bolar arquitetura e microarquitetura, e pior liderar times capazes de fazer isso, NÃO DÁ EM ÁRVORE.

E, se deu, a Intel já comprou a árvore e escondeu faz tempo!

Sob certos aspectos, isso é exatamente o que alertou aquele ex-arquiteto da amd que citaram aqui. Não sei se foi tu que postou. Do ponto de vista de um investidor, parabéns, parece que esse CEO é o máximo. Só que esses porras nunca souberam nada de tecnologia, afinal, dindin é algo de curto prazo mesmo pra esse bando de especulador.

Do meu ponto de vista? Mantenho o que eu disse antes, o arquiteto provavelmente esteja certo na visão dele dos problemas da amd, mas está errando na escala de tempo. Isso quer dizer que, na minha opinião, a amd tem tempo de sobra pra fazer uma guinada na rota e se restaurar. O problema é que na minha opinião, esse cara não tá começando a parecer uma guinada, mas uma acelerada ou aprofundamento na mesma direção. A tua opinião, absolutamente louca na minha opinião mas é apenas a minha opinião, é focar nos laps. Até agora ele me aparentemente cancelou o Momodo, o que na minha opinião é uma baita CAGADA se for confirmado; se ele conseguir produzir um novo êxodo de engenheiros e cérebros, meu amigo, aí é melhor a amd se dedicar a competir com a via por mercado embarcado logo de uma vez, porque outra dessas nem eu, meu ódio por políticas imperialistas e desleais da intel e amor por longas rotas de upgrades vão me fazer me manter na amd. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quem não concordar com a nova estratégia vai sair.

E sinceramente, apoio 100% o novo CEO. Quem não quer embarcar, pegue seu chapéu e vaze. Estão na empresa a anos e não conseguiram resolver nada.

E vai ser o que, tablet, celular, nétibúki, e os desktops e servidores que se explodam ?

Já falaram dessa data antes, não oficialmente, quando a birosca for oficial, a AMD vai colocar um aviso Kid Bengálico em seu site "dia 12 de Outubro introduziremos o processador mais superfucker do mercado, aguardem e babem na nossa vaca de ouro, seus hereges compradores de Sandy".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E vai ser o que, tablet, celular, nétibúki, e os desktops e servidores que se explodam ?

Já falaram dessa data antes, não oficialmente, quando a birosca for oficial, a AMD vai colocar um aviso Kid Bengálico em seu site "dia 12 de Outubro introduziremos o processador mais superfucker do mercado, aguardem e babem na nossa vaca de ouro, seus hereges compradores de Sandy".

É.. estou muito indeciso se mantenho meu planejamento em esperar o BDZ ou pego um SB. Mas muita coisa está pesando pro BDZ, um dos motivos são as mobo pra SB e as pra BDZ, as de BDZ são muito superiores. Não adianta ter um processador top e o resto deixar a desejar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem o poder escolha! Não está satisfeito, escolha outra... Você é livre pra isso! Ficar chorando porque a AMD te frustrou, meu caro, tá tão chato quando o próprio atraso dos BD. Vira o disco! Os SB's tão aí. São excelentes.

O problema é quando podemos apenas ter UMA OUTRA ESCOLHA...

Quanto a dizer que o Bulldozer é obrigado a ter um desempenho similar a um i7 2600K para ter sucesso, discordo plenamente. Quer dizer que se você monta um comércio de produtos eletrônicos, ele vai falir porque tem megaempresas no ramo, como Americanas, Casas Bahia etc. como concorrentes? O seu comércio pode ser mais fraco devido ao porte da empresa, mas se você apresenta bons produtos (não necessariamente os mesmos das megalojas), lógico que seu comércio tem chance de permanecer vivo. Uma empresa não tem obrigação nenhuma de superar concorrentes de maior peso; apresentar bons produtos deve ser o suficiente.

Eu vejo de uma forma diferente, pois no seu exemplo, pode haver diversos tipos de públicos-alvo com demandas diferentes, o que favorece ainda mais a possibilidade de vários grupos de estrutura diferente existirem. Mas no caso dos CPUs, só existem 2 fabricantes, e a variação do público-alvo e sua demanda + produtos a oferecer não é assim tão grande quanto no exemplo de lojas de varejo, mercados e similares. O problema da AMD é que, pelo fato dela não apresentar produtos que estejam à altura do concorrente, dependendo da demanda do usuário, pode haver a preferência por um único produtor, deixando a AMD a ver navios. Porém, o apelo dela vem sendo o custo/benefício ultimamente, e isso pode manter ela nos trilhos por um tempo. Mas, até quando?

Mas, acompanhei boa parte do tópico, e só não postei porque vocês entendem anos-luz a mais que eu da parte de informática, embora eu até fosse mais entendido há um tempo atrás, e mantenho um pouco da base. E notei muito a expectativa do pessoal aqui em relação ao lançamento do Bulldozer, que prometia revolucionar. E confesso que fiquei frustrado também com essa grande possibilidade do BDZ vir com seu modelo mais rápido pouca coisa mais fraco que o 2600k. Mas, continua com esse atual cenário da AMD de lançar produtos com o melhor custo/benefício. O problema é quanto ao timing do lançamento, pois lançar um produto 10 meses após o lançamento do SB, e ainda mais fraco? E com lançamentos do SB-E e IB não muito distante? Nessas circunstâncias, poderia fazer algo melhor, senão pro próprio bem da AMD (supondo que lançar um processador muthafuckin good não seja tão necessário assim), pra nós, consumidores, e parece que falharam, infelizmente.

E que história é essa de poderem cancelar o Trinity? Lançariam o que no lugar? E com um baita delay, já que estaria pra sair no Q1, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal seu post, Diego... :joia:

E que história é essa de poderem cancelar o Trinity? Lançariam o que no lugar? E com um baita delay, já que estaria pra sair no Q1, não?

Acho que o Johannes confundiu o Komodo com o Trinity. O Komodo sim, teve rumores de que seria cancelado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal seu post, Diego... :joia:

Acho que o Johannes confundiu o Komodo com o Trinity. O Komodo sim, teve rumores de que seria cancelado.

Essa notícia está brotando em tantos sites que deve ser verdade.

Acho bom mesmo. Seria uma sacanagem muito grande exigir uma atualização de plataforma (AM3->AM3+) para suportar o Bulldozer pra logo depois (mesmo Q4 2012 seria "logo" nesse caso) descontinuar a plataforma...

O Komodo era interessante. A versão server teria PCIe e HT, como no SandyBridge-EP (PCIe e QPI). Para o desktop o interessante é eliminar o northbridge e aproveitar os mesmos southbridges das APUs. Talvez até o mesmo socket (FM1/FM2), mas aí cairia no problema de ter CPUs e APUs na mesma plataforma (confusão quanto a se o vídeo onboard vai funcionar ou não, como no LGA 1156).

Quem sabe no futuro veremos APUs high-end com mais CPU que GPU (4 módulos e uma GPUzinha como a do Ontario/Zacate, por exemplo), aí sim faz sentido unificar a plataforma.

como hoje é sexta, o Aaronage do amdzone preparou uma nova versão do avatar do bulldozer patrolando o i7 e um papel de parede pra galera:

http://www.flickr.com/photos/aaronage/6173084234/in/photostream

http://i1183.photobucket.com/albums/x479/Aaronage/bulldozerwalppaperfx.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu pessoalmente não esperaria que a inclusão de hyper-threading (junto com o ultra-threading já incluído nos bulldozer... :D ) implicaria em mudança de socket... aliás, precisou pros intel?

PCIe talvez precisasse de outro socket, mas, por outro lado... ok, dá uma de intel e scrap nessa parte, transfere pra seguinte mas mantém nos trilhos o planejamento atual. Sumir com um nome inteiro (e o mais legal dos últimos tempos!) que gerou expectativas enormes e com um estardalhaço... NÃO, NÃO É LEGAL!

Agora, pelo que eu ando vendo... talvez fosse uma ideia (quem foi o jerico na ABL que tirou este acento?) interessante a amd começar a deixar uma máquina velha pros seus funcionários começarem a brincar de fazer arm num estilo "DIY at home"... Tô começando a sentir que o chão do x86 tá sendo corroído mais rápido que o esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só para delinear mais uma coisa sobre o Rick Bergman era um nome forte para ser CEO, talvez um dos mais fortes na AMD até recentemente. Inclusive o Fuad confabula que a razão da saída dele foi essa, "não levou, pediu para sair" (http://www.fudzilla.com/home/item/24195-rick-bergman-leaves-amd).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!