Ir ao conteúdo

Desligar o PC da tomada após o uso, ou não?

supera

Posts recomendados

Postado

Eu sempre desligo da tomada. Afinal se cair um raio na rede de sua casa ou mesmo próximo, ele pode sair sapecando tudo que estiver ligado na tomada, independente, se nesse exato momento, os aparelhos estarem ligados ou não.

uma dica, se for usar uma proteção, use um bom filtro de linha, que é melhor que estabilizador. Aqui no fórum há tópicos sobre esse asssunto.

Postado

Putz, a não ser que você more perto de um berço de raios é uma enorme e injustificada paranóia desligar qualquer coisa da tomada.

Quer dizer então que o horta desliga TUDO da tomada também depois de usar né? TV, DVD, geladeira, fogão, microondas? Não? Então pra que tirar o PC?

Postado
Putz, a não ser que você more perto de um berço de raios é uma enorme e injustificada paranóia desligar qualquer coisa da tomada.

Quer dizer então que o horta desliga TUDO da tomada também depois de usar né? TV, DVD, geladeira, fogão, microondas? Não? Então pra que tirar o PC?

Jacypr, no meu caso moro perto de um Aeroporto, infelizmente já aconteceu que o para-raio não segurou a onda, e o raio deu um baita prejuízo na vizinhança. Queimando os aparelhos. Como também já aconteceu em dia de chuva forte, queimar fonte de PC aqui em casa.

Não tem como você comparar a sensibilidade dos componentes eletrônicos de um PC com uma geladeira... Como não sei quando pode acontecer de novo, eu prefiro desligar o PC...

Postado

Olá supera,

É bom sim tirar qualquer aparelho que depende da eletricidade da tomada enquanto o mesmo se encontra fora do uso para impedir certos azares como raios (dependendo da proximidade um raio pode, por meio de indução eletromagnética, induzir um pico de energia nos cabos de transmissão. Pico de energia este que chegará nas casas e poderá queimar os aparelhos) e picos de energia como o que aconteceu nestes últimos dias atrás quando muitas localidades do Brasil e Paraguai ficaram as escuras durante várias horas. Quando a energia volta ela vem desestabilizada, ou seja, com grandes picos positivos e negativos, o que pode exceder a especificação do aparelho eletrônico e queimá-lo naquele momento.

As vezes isso acontece rapidamente, ou seja, a luz dá somente uma piscada mas, é o bastante para queimar certos circuitos, principalmente, da fonte do equipamento. Outras vezes nem se percebe pois, a energia não desliga totalmente mas, aumenta e diminui de intensidade (as vezes, se tu reparares na lâmpada de casa, pode observar que a intensidade luminosa aumenta e diminui continuamente indicando uma variação de energia) continuamente indicando uma energia de má qualidade por parte da empresa energética.

Além de tudo isso, há também o fator de gasto desnecessário de energia pois, quando se deixa um aparelho em stand by ele gasta cerca de 15% de quando está em trabalho efetivo. Isso acontece com um PC que possui um estabilizador pois você desliga o PC mas, o estabilizador continua funcionando e gastando energia.

Enfim, é necessário haver um filtro de linha ou um estabilizador, ou então, uma fonte com eficiência superior a 80% para os PCs (de preferência a fonte de 80% de eficiência com um bom filtro de linha) para que no momento em que estiverem sendo utilizados possam ser preservados em sua integridade seguramente e quando não utilizados é melhor desligar o aparelho na tomada para evitar desperdício de energia e possíveis azares como já dito.

OBS: NÃO PODE-SE ESQUECER DO CABINHO DE TELEFONE. QUANDO NÃO SE ESTÁ USANDO A INTERNET OU QUANDO HÁ UMA TEMPESTADE COM RAIOS DEVE-SE DESCONECTÁ-LO DE SUA TOMADA PARA EVITAR A QUEIMA DO MODEM OU DO PC POR CAUSA DE PICOS DE ENERGIA GERADOS POR RAIOS QUE SÃO TRANSMITIDOS PELA LINHA TELEFÔNICA. É MAIS PERIGOSO QUE OS PICOS DE ENERGIA VINDOS PELA REDE ELÉTRICA.

Espero ter ajudado um pouco. :D

• Membro VIP
Postado

Se você não estiver usando seu PC e o mesmo não estiver em alguma operação na qual ele é "acordado" pela rede, por exemplo, não existe a menor necessidade de deixá-lo conectado a energia.

As fontes ATX só se desligam completamente se você as desligar em suas chaves que vão estar na traseira do gabinete ou se você as tirar da alimentação.

Ambas operações desconfortáveis, tanto tirar da tomada de alimentação quanto desligar atrás do gabinete.

Uma solução decente é se ter uma chave geral para desalimentar tudo, por exemplo no dispositivo de proteção ou no estabilizador para aqueles que ainda acreditam ser esse um elemento necessário para tocar seu PC.

Idealmente nessas horas é bom que se tenha uma tomada na parede desse tipo ai (NEMA):

TomadadeembutirNEMA.jpg

Mesmo que não se disponha do aterramento. Essa providência fará com que todo o seu sistema de energia do PC e diversos no entorno estejam corretamente polarizados, no tocante às posições do fio fase e do fio neutro, que na tomada devem aparecer, se vistos pela frente da tomada, desse modo.

NEMA5-15.jpg

Isso vai garantir que no desligamento, quer da proteção, quer do estabilizador (repito, para aqueles que ainda acham que ele é necessário) ou do que seja, sempre se dará no fio fase, aquele que não tem nenhum vínculo com o neutro...

Se isso não for garantido, ao desligar numa dessas chaves, bem se pode estar desligando o fio neutro e deixando o fase ativo. Se sabe que o fio neutro é aquele que mais segurança oferece ao seus equipamentos após o fio terra, ou na ausência deste. Por isso é bom mantê-lo ligado aos equipamentos. Isso não é verdadeiro para o fio fase...

Abraço...

Postado

obrigado pelas respostas

vi uma vez, que enquanto ligado a fonte mantem a placa-mãe alimentada e isso é bom para algums componentes, isso é verdade?

Postado
obrigado pelas respostas

vi uma vez, que enquanto ligado a fonte mantem a placa-mãe alimentada e isso é bom para algums componentes, isso é verdade?

bom em que sentido? parou de usar, desliga... vai dar sorte para o azar? hehe

Deixar ligado de bobeira e gastanto energia?

Postado

Eu transformei meu estabilizador em uma extensão de tomadas com uma chave liga/desliga. Assim, quando desligo o PC não preciso ter a incômoda tarefa de retirá-lo da tomada, basta desligar o interruptor do estabilizador que transformei em extensão.

Postado
boa ideia é chato mesmo tirar da tomada

Além de chato me parece o cúmulo da frescura. Ligar ou desligar o interruptor do filtro, a fim de desligar simultaneamente todos os aparelhos a ele ligados, vá lá. É coisa que nunca faço, porque meu roteador precisa estar sempre ligado. Meu próprio micro raramente é desligado.

Postado

Não creio ser o cúmulo da frescura porque as fontes ATX estão em stand-by consumindo energia, e quem prefere desligar totalmente pra economizar essa energia, é uma boa ideia desligar no botão do filtro. Além do que as fontes ATX sempre em stand-by estando de fato "ligadas", há um pequeno desgaste pelo uso, bem pequeno, mas há. Com relação a proteção supostamente maior ao tirar da tomada, tudo depende de como são os protetores dos filtros ou qualquer outro protetor elétrico instalado e a intensidade de uma descarga atmosférica. Óntem aqui no DF passou no jornal que uma casa foi atingida em cheio por um raio, dava pra ver as marcas do raio nas paredes, estourou o teto, arrancou tijolos da parede e queimou praticamente tudo dentro de casa. Num caso extremo desses não vai adiantar protetor nenhum nem manter nada fora da tomada porque queimaria do mesmo jeito!

• Membro VIP
Postado

No dispositivo de proteção que fiz, baseado na carcaça de um estabilizador, um Mini-disjuntor no painel traseiro desliga todas as alimentações. A chave no painel dianteiro desliga somente três das cinco tomadas traseiras. Desse modo nessas duas tomadas traseiras ficam ligados o cable modem e o roteador, que sempre mantenho protegidos filtrados e alimentados. Nas 3 restantes tomadas do painel traseiro, chaveadas pela frente, ligo a fonte do PC, o monitor e a impressora.

Eis o cara ai:

Desalimentado

Alimentadas, protegidas e filtradas somente duas tomadas

Alimentadas, protegidas e filtradas todas as 5 tomadas

Mini-disjuntor desligado

Mini-disjuntor ligado

Abraço...

Postado

Eu uso o computer protector pro da clamper, e programei a bios do sistema para iniciar assim que o sistema reber energia da fonte, ou seja assim que eu coloco o cabo do filtro na tomada, ele liga automáticamente, assim não preciso ligar no botão do gabinete, por isso eu retiro ele da tomada quando o desligo a noite.

Abraço.

Postado
Eu uso o computer protector pro da clamper, e programei a bios do sistema para iniciar assim que o sistema reber energia da fonte, ou seja assim que eu coloco o cabo do filtro na tomada, ele liga automáticamente, assim não preciso ligar no botão do gabinete, por isso eu retiro ele da tomada quando o desligo a noite.

Abraço.

Desligar/ligar o interruptor da fonte não daria o mesmo resultado? Pergunto porque nunca fiz nenhum teste quanto a isso. Aqui prefiro ligar o meu pelo teclado, através de senha (meu teclado não usa botão power). E tem gente tão bobinha que pensa que é mágica ou alguma tecnologia especial.

• Membro VIP
Postado
faller você usa filtro de linha

e o que usa para proteçao?

O nome "Filtro de Linha" é um tremendo de um erro de tradução ou de aplicação da verdadeira e principal tarefa dessas réguas de tomadas...

Igual a no-break, que em nenhum outro lugar do mundo existe, só no Brasil, o nome correto é UPS, de Uninterruptible Power Supply, tanto assim que se você chegar nos EUA, ou na Inglaterra, e pedir por um no-break, pensando estar praticando um belo inglês, o cidadão que lhe atender deverá proferir um sonoro What a **** is no-break????

Pois assim é com os filtros de linha, que no resto do mundo são chamados de Surge Supressors ou Surge Protectors, ou seja Supressores de Surto ou Protetores contra Surtos.

Pois eu sim tenho uma proteção, que é essa montada por mim que mostrei ai. Nela tenho tanto a parte de Supressão de Surto, que de longe é a mais importante, bem como também tenho a filtragem da rede, não tão importante assim mas a qual dou uma tratativa toda especial tornando o filtro muito melhor do que esses dai do mercado...

Se queres ver ela, a retratei ai nesse tópico. Esta ativa desde 2007..

Como tornei útil um estabilizador!

Desligar/ligar o interruptor da fonte não daria o mesmo resultado? Pergunto porque nunca fiz nenhum teste quanto a isso. Aqui prefiro ligar o meu pelo teclado, através de senha (meu teclado não usa botão power). E tem gente tão bobinha que pensa que é mágica ou alguma tecnologia especial.

É como citei, o resultado é igual, desligar na régua de proteção ou na fonte, dá no mesmo. Na fonte talvez, para alguns que tenham seus gabinetes ou embutidos ou sob a mesa, dá mais desconforto um pouco. Só isso.

Postado

Realmente kayke, daria no mesmo, eu até pensei em fazer isso, mas o problema é que eu uso um E-terra da Clamper (não que tenha muita ultilidade, mas minha tomada é 2p, então ele serve pelo menos como adaptador para 2P+T) e o bichinho tem o led azul bem irritante a noite, já que quando vou dormi desligo tudo, então tenho que tirar ele da tomada, se não a led fica bem na minha cara.

Quanto as pessoas bobinhas por aqui tem de monte, já veio dois colegas meus perguntando "que programa eu uso pra fazer o PC ligar só colocando a tomada".

Abraço.

Postado

O Clamper E-terra não é inútil, mas poderia ser mais barato na minha opinião. Ele suprime surtos entre Fase-Neutro normalmente, o LED se apaga indicando que a proteção foi danificada. Claro que uma descarga daquelas bem grandes vai detonar o E-terra e talvez ele nao proteja à contento, mas é 100x melhor que ligar direto na rede sem nada. Na verdade o E-terra foi feito pra funcionar em conjunto com o VCL Slim num quadro de força, o VCL toma o baque maior e o E-terra apara o residual.

Postado
O Clamper E-terra não é inútil, mas poderia ser mais barato na minha opinião. Ele suprime surtos entre Fase-Neutro normalmente, o LED se apaga indicando que a proteção foi danificada. Claro que uma descarga daquelas bem grandes vai detonar o E-terra e talvez ele nao proteja à contento, mas é 100x melhor que ligar direto na rede sem nada. Na verdade o E-terra foi feito pra funcionar em conjunto com o VCL Slim num quadro de força, o VCL toma o baque maior e o E-terra apara o residual.

Obrigado pelo esclarecimento _rau_, eu comprei esse E-terra no mesmo pedido quando comprei o Computer protector Pro, eu moro em uma casa alugada no 2° Andar, aqui não tem nada nem que lembre um aterramento, todas as tomadas são 2P, e o cabo do filtro é 2P+T, então decidi comprar a dupla da clamper, o filtro e o E-terra, logicamente que sabia que não iria substituir o aterramento, até porque nada faz isso, mas me pareceu melhor que os que tinha aqui na minha cidade, dessas "marcas nacionais", e como aqui é interior o preço estava quase o mesmo desse da Clamper, então como não subiu praticamente nada no frete eu comprei o conjunto.

Agora uma dúvida, se você ou alguem souber responder eu agradeço; eu desligo ele toda noite como eu já disse por causa do led que é pequeno, mas no escuro é forte, tem algum problema em eu desliga-lo toda noite? Diminui a vida útil dele, ou ele deveria ficar constantemente conectado?

Abraço.

Postado

Pode desligar, não tem problema algum, só o incoveniente.

Somente o Computer Protector PRO te oferecerá a proteção que o E-terra te dá na parte de energia e de forma melhor. Já que não tem aterramento e caso use internet por cabo ou telefone seria bom você usasse tb E-terra Duel com a respectiva proteção telefonica ou coaxial se for o caso, porque surtos vêm pela linha telefonica tb, aqueles causados por raios. Ligar o modem antes em alguma coisa pra proteger já dá uma certa garantia. Já vi caso de raio queimando o modem e levando a placa de rede onboard embora junto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...