Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom meus amigos, é o seguinte. Tenho um computador com um pente de memoria de 2GB ddr 800.

Gosto bastante de jogos, então caso eu decida colocar mais um pente de memoria de 2GB ou seja, iria ficar com 4Gb de memoria RAM, o desemprenho do PC nos jogos (principalmente online) vai melhorar ou apenas ele ficará mais rápido para abrir os aplicativos e tal?

Ou seja a memoria influencia para a melhora do meu FPS (frames per second) durante os jogos?

• 2 semanas depois...
Postado
Não, quem aumenta é o upgrade de placa de video ( e , dependendo da situação, o processador).

Memória pode não ajudar muito a subir o FPS como ocorre com a troca da VGA e da CPU, mas ela ajuda ao game a carregar mais rápido e permite ao jogador ativar mais opções de qualidade, sem comprometer a jogabilidade durante o jogo, devido à leitura incessante do HD (memória swap).

No Modern Warfare 2, por exemplo, quando eu jogava ele no meu antigo X2 3800+ @ 2.5GHz com 2GB DDR500, se eu ativasse todas as opções de textura no modo Extra, o jogo fica impossível de ser jogado, em virtude da constante lida da memória swap do HD, pelo jogo ter extrapolado o limite de memória RAM do mesmo sistema.

Com essa nova máquina, que possui 4GB, pude configurar o jogo no talo e ele sequer pestanejou. Percebi que ele, no talo, estava consumindo 1.5GB de memória RAM e esse era o motivo pelo qual o game ficava tão lento no meu X2 e eu era obrigado a reduzir as opções de qualidade da imagem para poder jogar com fluidez.

Falouws :cool:

• Membro VIP
Postado
Memória pode não ajudar muito a subir o FPS como ocorre com a troca da VGA e da CPU, mas ela ajuda ao game a carregar mais rápido e permite ao jogador ativar mais opções de qualidade, sem comprometer a jogabilidade durante o jogo, devido à leitura incessante do HD (memória swap).

No Modern Warfare 2, por exemplo, quando eu jogava ele no meu antigo X2 3800+ @ 2.5GHz com 2GB DDR500, se eu ativasse todas as opções de textura no modo Extra, o jogo fica impossível de ser jogado, em virtude da constante lida da memória swap do HD, pelo jogo ter extrapolado o limite de memória RAM do mesmo sistema.

Com essa nova máquina, que possui 4GB, pude configurar o jogo no talo e ele sequer pestanejou. Percebi que ele, no talo, estava consumindo 1.5GB de memória RAM e esse era o motivo pelo qual o game ficava tão lento no meu X2 e eu era obrigado a reduzir as opções de qualidade da imagem para poder jogar com fluidez.

Aí que você se engana. A memória da placa de video é que se encarrega de tudo isso. Com já dito, o windows xp, por exemplo só disponibiliza no máximo 2 GB por processo. Como 4 GB iria fazer diferença ? Todo a renderização, efeitos ficam a cargo da placa de video e armazenado na sua memória GDDR, pois é dessa maneira que ela ganha mais desempenho.

NO entanto, é óbvio que se tu não tiver seguindo as recomendações do jogo, você terá um problema de desempenho. Muitas instruções, informações do game ficam na memória RAM, mas dentro do especificado. Já os efeitos de video, é tudo a cargo da placa de video. E não se esqueça, tudo que a placa de video não conseguir armazenar, ou vai para a memória principal ( RAM ) ou para o HD ( caso tu não tenha espaço - Memória Virtual).

Postado
Aí que você se engana. A memória da placa de video é que se encarrega de tudo isso. Com já dito, o windows xp, por exemplo só disponibiliza no máximo 2 GB por processo. Como 4 GB iria fazer diferença ? Todo a renderização, efeitos ficam a cargo da placa de video e armazenado na sua memória GDDR, pois é dessa maneira que ela ganha mais desempenho.

NO entanto, é óbvio que se tu não tiver seguindo as recomendações do jogo, você terá um problema de desempenho. Muitas instruções, informações do game ficam na memória RAM, mas dentro do especificado. Já os efeitos de video, é tudo a cargo da placa de video. E não se esqueça, tudo que a placa de video não conseguir armazenar, ou vai para a memória principal ( RAM ) ou para o HD ( caso tu não tenha espaço - Memória Virtual).

Eu sei que a memória VRAM é a responsável pelo armazenamento das texturas e tudo mais, mas não creio que o MW2 precise de mais do que 512MB, mesmo em sua configuração máxima de qualidade, caso contrário ele iria fazer quem nem GTA4: para placas até 512MB, você pode ativar tantas opções de texturização, para placas de 896MB ou mais, o jogo automaticamente libera todas as opções de texturização disponíveis...

Além do mais, meu antigo PC atendia as especificações mínimas para rodar o game sobre o Windows 7, só que pelo visto não eram as especificações mínimas para se rodar no talo...

Com 4GB talvez não faça diferença dentro do XP, mas no 7 fez pra mim... Até porque aqui eu não só estou considerando o jogo em si, mas o restante do sistema que também estava online e consumindo recursos no momento em que eu estava executando o jogo. Com mais memória RAM, eu evitei que os dados do jogo fossem transferidos para a memória de troca do HD e, desta forma, evitei os engasgos que sofri quando tentei jogar o game no talo, no meu X2. Um amigo que possui um Phenom 955, com apenas 2GB de RAM, mesma placa de vídeo que a minha e Windows 7 está passando pela mesma situação...

Eu creio que se minha 4770 tivesse 1GB de VRAM e minha máquina possuísse apenas 2GB de memória, eu iria sofrer com o mesmo problema dos engasgos ao tentar jogar o game no talo.

• Membro VIP
Postado

No windows 7, a recomendação é 3 GB, por isso, ele sofre.

O jogo, quando tu instala, verifica qual é o kernel do sistema. Se ele identifica que é um windows XP, ele automaticamente ajusta para DX9.0c. Ou seja, tu não irá usar o máximo de recursos. Agora, se ele identifica que é um windows 7, ele poderá usar o dx10, usufruindo de todos os recursos. E para isso, ele precisa de mais espaço em RAM para guardar informações secundárias, que apoiam a placa de video.

A questão é que a memória não irá te ajudar a ganhar mais FPS, se tu tiver dentro das especificações do jogo. O que vai te render mais FPS é a placa de video e o processador, caso este último for o gargalo. A memória só te ajuda a ter mais espaço para trabalhar com mais programas abertos, não FPS. No quadro a qual você está se referindo é diferente. Você fala de um jogo que , no vista/Seven, precisa de 3 GB para trabalhar no máximo dos gráficos e, por exigências do fabricante, é necessário ter essa quantidade para não prejudicar. E, obviamente, você vai perder FPS por que o windows está fazendo swap com as informações do jogo...

Agora, se tu tem 3 GB e aumentar para 6 GB, tu não vai ganhar FPS por isso...Tu ganha a possibilidade deixar mais programas abertos ou até 2 jogos ( já fiz isso :D )

Postado

Aumentar FPS? Talvez não, mas você não consegue rodar nenhum jogo atual em alta qualidade com apenas 2GB de ram sem constantes travamentos e uso da SWAP do Windows devido à quantidade de memória utilizada.

Autor do tópico não especificou com precisão o que ele quer, se tratarmos de puro FPS em um jogo que use até 1GB de ram dentro do Windows visto que o Windows, Anti Virus e outros eventuais programas que rodam em background ocupam o outro 1GB, se o jogo estiver funcionando bem, adicionando um pouco mais de memória vai fornecer o mínimo de conforto e espaço para rodar mais aplicativos, usar alt+tab com frequência entre outros.

Diversos fatores são cruciais para um "bom FPS" e jogabilidade, dentre deles se destacam Memória Ram, Processador e Placa de Video. Nada adianda ter 8 GB de ram e tentar rodar Prototype em um Pentium 4 antigo de 2.6Ghz.

Qualquer jogo atual que você rode acima de 1280x1024 em alta qualidade vai agradecer você por ter pelo menos 4GB de Ram e uma boa placa de video. (Uma 9600GT ou Radeon 4850 por exemplo) e pelo menos um processador Dual Core.

Grande exemplo disso é um CoD:MW2 aonde 2GB de Ram é pouquíssimo se estiver rodando o Windows 7 e em alta qualidade, o jogo fica impraticável, e caso você tenha anti virus, anti spyware e alguns poucos programas rodando em background, o recomendado atualmente e o ponto "certo ideal" seria pelo menos 4GB de Ram para usufruir do computador em conforto sem travadinhas chatas.

Se você já tem um pente de 2GB de ram em sua máquina vá em frente e coloque outro.

Mas nos diga qual sua placa de video, que jogos você gosta de jogar e seu processador que talvez você conseguirá melhores sugestões de upgrades.

Postado
No windows 7, a recomendação é 3 GB, por isso, ele sofre.

O jogo, quando tu instala, verifica qual é o kernel do sistema. Se ele identifica que é um windows XP, ele automaticamente ajusta para DX9.0c. Ou seja, tu não irá usar o máximo de recursos. Agora, se ele identifica que é um windows 7, ele poderá usar o dx10, usufruindo de todos os recursos. E para isso, ele precisa de mais espaço em RAM para guardar informações secundárias, que apoiam a placa de video.

A questão é que a memória não irá te ajudar a ganhar mais FPS, se tu tiver dentro das especificações do jogo. O que vai te render mais FPS é a placa de video e o processador, caso este último for o gargalo. A memória só te ajuda a ter mais espaço para trabalhar com mais programas abertos, não FPS. No quadro a qual você está se referindo é diferente. Você fala de um jogo que , no vista/Seven, precisa de 3 GB para trabalhar no máximo dos gráficos e, por exigências do fabricante, é necessário ter essa quantidade para não prejudicar. E, obviamente, você vai perder FPS por que o windows está fazendo swap com as informações do jogo...

Agora, se tu tem 3 GB e aumentar para 6 GB, tu não vai ganhar FPS por isso...Tu ganha a possibilidade deixar mais programas abertos ou até 2 jogos ( já fiz isso :D )

SYSTEM REQUIREMENTS

OS: Microsoft Windows XP or Windows Vista (Windows 95/98/ME/2000 are unsupported)

Processor: Intel Pentium 4 3.2 GHz or AMD Athlon 64 3200+ processor or better supported

Memory: 1 GB RAM

O MW2 precisa de 1GB para Windows XP e 2GB para o Vista/7. Infelizmente o site do Steam só indica que são 1GB o mínimo, mas já dá pra deduzir isso.

Quanto à memória em si, eu não falei que a quantidade de RAM aumentava o FPS. Se ela chega a aumentar, o mesmo é irrisório, insignificante. O que eu disse foi que eu consegui jogar o game com FLUIDEZ, uma vez que, no meu X2, com 2GB de RAM e com as configurações do game no talo, eu não dava um passo e o HD já começava a ler freneticamente, ficava literalmente um "quadro a quadro"... Era literalmente impossível jogar nestas condições....

Percebi que tinha que, infelizmente, reduzir a qualidade do jogo para poder impedir que o mesmo fosse armazenado no swap do HD. Foi só reduzir a terceira opção de textura de extra para normal que obtive a minha "fluidez" de volta. Se eu tivesse 4GB de RAM nesse X2, com certeza ele rodaria o MW2 liso, já que a engine dele é baseada no CoD4, que roda lindamente aqui.

• 10 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...