Ir ao conteúdo

Disjuntor DIN curva B ou C ?

Andersong

Posts recomendados

Postado

Poder até pode, mas a questão é que talvez não funcione, principalmente se a bomba em questão for de grande porte. Entenda que a bomba é um motor puxando água certo? toda vez que um motor parte ele gera um pico de corrente, que é necessário para romper a inércia do sistema, este pico de corrente deve durar um tempo menor que o tempo de ação do disjuntor, os componentes com curva C possuem tempo de ação mais longo justamente para que o sistema não caia toda vez que um motor partir (pico de corrente lembra?) Mas se esse curva B tiver um tempo de ação mais longo que o tempo do pico de corrente da bomba ele não vai desarmar.

Talvez tenha ficado um pouco confuso, mas a resposta mais direta seria, pode ser que funcione, mas o recomendado seria utilizar um disjuntor curva C.

Postado

Entendo, eu sei que o disjuntor de curva B seria para cargas resistivas (chuveiro, lampadas incandescentes e elêtronicos em geral) e o de curva C seria para Motores, AC, microondas e etc...)

É que eu não encontrei disjuntores de curva C, e uma pessoa me disse que usa os de curva B em casa, no ac, motor do portão, e etc... e que nunca desarmaram.

Os de curva B tem a vantagem de protegerem mais a fiação, pois entendo eu que mesmo com um pequeno curto-circuito ou sobrecarga ele desarma, enquanto que os de curva C precisam de um pouco mais de intensidade, digamos assim....

Se for para usar os de curva C eu acho que vou manter o disjuntores NEMA que já existem, apesar de serem um pouco antigos.

Eu áté já comprei os disjuntores, o unico de curva C é o disjuntor geral que vai na caixa do relógio, mas também não quero colocar disjuntor B e ficar levando susto com disjuntor desarmando...

Mas eu queria mesmo é partilhar de experiências, saber se alguem aqui usa na prática os disjuntores de curva B em casa, em geladeira, ar condicionado, microondas e etc...

Se o B é mais sensivel e não desarmar, não vejo o porque não usar o de curva B ao invés do de curva C, já que a proteção é maior...

Um abraço a todos e obrigado.

De qualquer forma eu vou fazer a instalação onde vai ficar o motor, maquina de lavar roupa e mais algumas lampadas, com um disjuntor B, se não desarmar eu vou experimentar trocar o resto dos NEMA pelos DIN de curva B.

Depois que eu fizer a instalação eu posto aqui para dizer se desarmou ou não...

Postado

Cara é instalação residencial isso? se for não vai ter muita diferença entre curva B e curva C, a diferença maior seria mesmo se tu fosse ligar um motor mais potente, pra uso domestico com maquinas de lavar, chuveiros e eletronicos vai de curva B mesmo.

Se optar por curva C não vai ter problemas tb, se for instalação residencial eu sugiro que você instale também DRs (ou IDRs).

Postado
Cara é instalação residencial isso? se for não vai ter muita diferença entre curva B e curva C, a diferença maior seria mesmo se tu fosse ligar um motor mais potente, pra uso domestico com maquinas de lavar, chuveiros e eletronicos vai de curva B mesmo.

Se optar por curva C não vai ter problemas tb, se for instalação residencial eu sugiro que você instale também DRs (ou IDRs).

Exato, instalação residencial. Eu estava vendo e o motor de bombear agua é fraco 1/3 CV. Parece ser mais fraco que o cortador de grama que tem 1HP.

Mesmo ligando o cortador de grama não deve desarmar né? Cortador de grama as vezes da aquela "trancada". De qualquer forma eu vou tentar pois já comprei todos os disjuntores de curva B.

Será que é interessante instalar um disjuntor de curva B na geral? ou deixo o C mesmo?

Obrigado.

• 2 meses depois...
Postado

boa noite!eu faço curso de eletricidade predial aqui pelo senai e o professor passou uma pesquisa , sobre disjuntores cuva b pra apresentar um trabalho,então eu estava pesquisando e cheguei a esta site me cadastrei e queria saber se você pode me ajudar,se puder,me mande todas as informações q você tiver ai sobre disjuntores curva b valeu muito obrigado!!!

• 6 meses depois...
Postado

Claro q pode em motores de pequeno porte, eu uso curva C só em caso de pico de corrente, na ligação de um motor que exige muita força na arrancada, quando há esse pico de corrente sobe para mais de 25% da corrente nominal o B pode desarmar, e o C é feito para esses casos.

Mas lembrando que sua instalação deve ser feita por um eletrecista profissional.

aqui em casa a CD (Caixa de Disjuntor) tem um disjuntor geral DR tripolar (trifásico)40A só tem de curva C, para as tomadas em geral fio de 2,5 mm² disjuntor de 16A curva B, tomadas da cozinha fio 4 mm² disjuntor de 20A curva B, iluminação fio de 1.5 mm² disjuntor de 10A curva B, chuveiro fio 6 mm² disjuntor de 32A curva B

e para o galpão tenho fio 6 mm² disjuntor tripolar de 32A curva B onde eu tenho uma serra de cortar madeira com um motor de 3cv para cortar lenha e nunca caiu o disjuntor!

Lembrando:

Capacidade média em 30ºC de corrente nos condutores de:

FIO 1.5 mm² = 17.5A recomenda-se disjuntor de < ou = 10A

FIO 2.5 mm² = 24A recomenda-se disjuntor de < ou = 16A

FIO 4 mm² = 32A recomenda-se disjuntor de < ou = 25A

FIO 6 mm² = 41A recomenda-se disjuntor de < ou = 32A

FIO 10 mm² = 57A recomenda-se disjuntor de < ou = 50A

Postado
Capacidade média em 30ºC de corrente nos condutores de:

FIO 1.5 mm² = 17.5A recomenda-se disjuntor de < ou = 10A

FIO 2.5 mm² = 24A recomenda-se disjuntor de < ou = 16A

FIO 4 mm² = 32A recomenda-se disjuntor de < ou = 25A

FIO 6 mm² = 41A recomenda-se disjuntor de < ou = 32A

FIO 10 mm² = 57A recomenda-se disjuntor de < ou = 50A

Onde conseguiu essa tabela?? qual tensão pra essas bitolas e correntes???

• 4 meses depois...
Postado

Bem tenho um motor eletrico aqui que o consumo dele é em torno de 3A, instalei um dimmer de 8A e ele queimou, fui verificar e na parartida ele consome de pico 41A :o, então aí a razão p/ usar o disjuntor curva em C que é menos sensível, do contrário o curva em B vai ficar desarmando no consumo de pico.

• 3 meses depois...
Postado

disjuntores curva A --> carga resistiva

disjuntores curva B --> carga pouca indutiva

disjuntores curva C --> carga indutiva

no caso de motores utilizar curva C, existem disjuntores-motores tambem

Postado

Boa a discusão.

Acontece que os disjuntores de curva B são para cargas resistivas como já citado e os disjuntores de curva C para cargas indutivas.

Funcionar, funciona, mais não é recomendado uma vez que todo equipamento elétrico sofre inúmeros ensaios, e se eles diferem um do outro não é a toa.

Os disjuntores aplicados a equipamentos onde tem o pico de corrente principalmente motores devem ter sua proteção de curva C.

Não que um seja mais sensível que o outro ou proteja mais ou menos, a única diferença como já citado é que os de curva C, suportam uma Icc (corrente de curto) por um período mais longo que o de curva B (ação rápida).

Amigos estudantes e apreciadores do CDH,

preciso achar em meus documentos um prontuário técnico da Pirelli que além dos cálculos dos condutores, ele nos dá nº de condutores em eletrodutos, condutor terra em relação ao neutro (bitolas), enfim um material muito bom.

Assim que achar posto aqui para vocês,

Valeu

José Antonio

• 3 anos depois...
Postado

Os disjuntores de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes

curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.

D são indicados para cargas com grande corrente de partida, a exemplo de transformadores BT/BT (baixa tensão).

curva B C mais usadas nas residencia , curva  D usado em industrias  não existe curva A  para que não aja confusao com a corrente ,carga corrente OK....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...