Ir ao conteúdo

Projeto de inversor de tensão senoidal pura e bem simples


albert_emule

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

venho atraves deste, perdir uma ajudinha a vocês.

quero costruir um inversor senoidal de 12VCC para 120VAC e que seja bem simples, daí andei procurando na nete e encontrei estes circuito:

http://img371.imageshack.us/img371/8734/invertersine500wcc.jpg

Notas do circuito

Notas do circuito

Esta fonte de alimentação ininterrupta é basicamente um inversor de tensão alternada, que funciona em 12 v de uma bateria chumbo – acido automotiva. Durante falhas elétricas da concessionária de energia, pode fornecer vários minutos de alimentação para um computador pessoal médio. Incorpora um cristal controlando a base de tempo de 60 hertz, de modo que um computador com um pulso de disparo tempo real possa manter sua exatidão. Isola a linha da C.A. do computador, assim pode ser usado para operar o equipamento eletrônico sensível em fontes de energia ruidosas. Dois FETs de potência MTM60N06 (Q1 e Q2) comutam alternadamente a corrente através do primário do transformador isolado em push pull , transformando 12VCC, em 120VAC com seu secundário invertidos.

A saída 120v é comparada com uma referência de 60 hertz em uma configuração de laço fechado para manter uma saída constante, de melhor eficiência.

Um cristal barato de 3.58 megahertz fornece a base de tempo que pode ser precisamente ajustada pelo C1. Os 60 hertz de saída de U1 são aplicados a exclusiva porta OU, U2, e então ao gerador de função XR-2206 (U3) esse converte os sinais de onda quadrada em uma onda senoidal. U2 e U3 dão forma a um laço fechado da fase que sincronize a saída da onda senoidal de U3 com a referência da onda quadrada de 60 hertz de U1. A onda senoidal é invertida então pelo amplificador operacional U4a, de modo que dois sinais 180 da fase possam ser aplicados a U4b e a U4c que conduzem Q1 e Q2. Devido à configuração de laço fechado dos circuitos de controle, Q1 e Q2 conduzem somente durante a parte superior - metade da onda senoidal. Conseqüentemente, condutas de um dispositivo de TMOS durante a primeira metade da onda de seno e as outras condutas durante a segunda metade.

http://personal.inet.fi/surf/rushi/555d.html já este circuito aqui, é de um amplificador em classe D, com LM555, que eu pensei em utilizar um oscilador em ponte de Wien na sua entrada, de 60HZ, para faze-lo gerar onda senoidal pura de 60Hz na saída.

o primeiro, os transistores trabalham na faixa linear, e perde muita potência em calor,

já o segundo, é PWM, contudo gastaria de saber, se a minha ideia funcionaria, já que eu achei este circuito muito simples.

abraços

queria uma ajuda também com o circuito oscilador em ponte de Wien,

pois ele é senoidal e servirá de referencia para a senoide de saída.

também serve outros osciladores desde que seja senoidal

Postado

Vamos pensar, se fosse usar a segunda opção ela atenderia bem, ao seu proposisto, pois gerador de sinal PWM é o proprio 555, em particular eu so modificaria o estagio de saida por MOSFETs tipo - E que são ideais para circuito de comutação e em seguida aplicaria o filtro LC de 2ª ordem do circuito, a unica modificação importante para se usar mosfets seria gerar dois PWMs de fase invertida em relação ao outro.

Alem do mais daria pra usar a serie IRLZ que podem ser comutados com um VGS de 5V ou seja ideal se alimentar a fonte do PWM por TTL.

mais duvidas pergunte.

veja aqui:

www.eletronicworld.com.br

oscilador com ponte de wien.

EDIT: cuidado veja que no esquema ele diz que os transistores PNP estão ligados errado, seus coletores estão invertidos com os emissores.

abs.

Postado

daria por exemplo, para configurar o estágio de saída em Push-Pull, e utilizar algum circuito integrado Flip-flop, para encaminhar, hora um pulso para o mosfet do semi ciclo negativo, hora um pulso para o semi ciclo positivo.

lembro de ter visto essa técnica em uma fonte chaveada, mas não lembro onde

Postado

SIm, voce pode usar um flip-flop tipo JK para complementar a saida a cada pulso de clock, para isso ligue J e K em Vdd e a saida do PWM no clock com isso cada transistor é ligado em uma das saidas, com isso voce poderá ter um sinal complementar ao outro a cada ciclo.

abs.

Postado

podemos usar CI flip flop jk 4027, esse é dual, seria bom um só.

E não para por aí, os mosfets neste regime de trabalho (pulsos de alta frequencia) nececitam de um pulso positivo no gat, para faze-lo conduzir, e um pulso negativo, para deixar de conduzir, ou pelo menos que aterre, o drive IR2110, faz esse trabalho muito bem.

  • 2 meses depois...
Postado

Caro amigo, voce obteve sucesso com a fonte? Estou querendo construir uma mas com somente 9 Vac na saida. Gostaria de saber qual a melhor opção.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...