Ir ao conteúdo

Posso deixar o C1E ativado?

WilliamWRP

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do CDH.

Tenho uma placa mãe P5QL-E da Asus, ela tem aquele EPU-6 pra economizar energia, onde dando uma olhada na BIOS achei esse C1E que reduz o clock e o multiplicador do processador quanto ele esta em baixo uso, mais agora vem a questão posso deixalo ativado usando o EPU-6?

No everest com o C1E ativado quanto ele diminuia o clock e o multiplicador mostrava que a vida util abaixava.

E também com o C1E ativado o Vcore fica 1.18 no max e sem o C1E ativado 1.20.

Esse Vcore é aceitavel para meu processador em stock?

Valeu.

PS: não sei se criei o topico no lugar correto.

• Administrador
Postado

Na realidade, não vejo motivo, para deixar o C1E ativado... se não faz over na máquina, o EPU, já faz um gerenciamento de serviço automaticamente, a máquina não sendo requisitada o processamento...

Se fizesse over na máquina, nesse caso já aconselharia, porque com over, quando seu PC, estivesse ligado mas sem nada que necessitasse de processamento, o clock, baixaria, fazendo com que sua máquina não ficasse com um processamento overclocado o tempo todo...

Postado

O C1E só controla a tensão da CPU, não a variação do clock. O Speed Step é quem faz ambas as coisas (altera tensão e frequência).

Independente se você está ou não fazendo over ou se está ou não usando o EPU, recomendo deixar o C1E, Speed Step e C-STATE ativados, caso você queira economizar o máximo de energia possível (para min, o EPU é um adicional. Usando ele e deixando ativadas as opções citadas, eu consigo reduzir ainda mais o vcore e o consumo da CPU quando ociosa). Às vezes quando o over é muito agressivo, ativar tais opções pode deixar o sistema instável, por isso os overclockers de plantão tendem a desativá-las; entretanto, fazendo isso a CPU vai consumir energia desnecessariamente num estado de ociosidade.

Falouws :cool:

• Administrador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...