Ir ao conteúdo

Eh possivel substituir o fio neutro pelo terra?

Visitante

Posts recomendados

Postado

É possível substituir o fio neutro pelo terra por exemplo na ligação de um computador? Caso seja, isso fará com que o seu medidor de eletricidade (consumo) pare de girar em decorrencia de não estar utilizando o fio neutro no pc? :-DD

Postado

O neutro da rede de energia, na verdade é um terra, só que ele às vezes fica saturado e deixa de ser eficaz como aterramento. É por isso que temos que ligar um terra exclusivo na tomada tripolar. Agora, se você medir a tensão entre o fase e o terra, ela será igual à tensão entre neutro e terra, ou seja, é possível substituir o neutro pelo terra para se ligar um aparelho eletrônico. Mas, o medidor de energia elétrica vai continuar registrando o consumo, pois, ele está associado ao fio fase. ????

• 3 semanas depois...
Postado

Por favor, não faça isso...

além de ser perigoso para o seu micro, devido a flutuações de tensão, é anti-ético. Vamos moralizar esse País. Valeu?

• 2 anos depois...
Postado
:ahh: Pelo amor de Deus não faça isso, se você usar seu fio terra como neutro, caso haja uma descarga tal como um raio você poderá queimar sua fiação elétrica. O terra foi feito pra descarregar tais correntes e não pra conduzir eletricidade pra consumo . Sempre faça aterramentos independentes do fio neutro!!!! :bandeira::bandeira:
Postado

TERRA , afinal serve pra proteger o usuario contra o vazamento destas fontes safadas que deixa vazar pro gabinte , ou contra variaçoes de corrente

agora posso ta enganado mais o notebook do meu amigo não tem o pino terra ,

pois digo que uso o neutro como terra pois neutro é terra pois vocês podem me chamar de doido mais não terao coragem de chamar os engenheiros que inventaram o terra eletrônico que na minha opinião deve fazer o desvio da corrtente para o neutro da tomada, e quanto a raios ###### nunca vi raios cair em casa de ninguém

###### pra controlar a flutuacao de corrente deve ser funcao do estabilizadr

• Membro VIP
Postado

Amigo

Eliminar o fio neutro de um circuito não tem nada de anti-ético! Funciona tranquilamente se for feito por quem entende do assunto e não é ilegal!

Digamos que não seja indicado para algumas instalações, mas é perfeitamente funcional!

E para quem acredita que usando um circuito aterrado, estará "completamente" protegido(o equipamento), acho bom estudar mais um pouco!

O aterramento auxilia, aumentando a segurança e proteção dos circuitos, mas não garante imunidade contra as intempéries!

• 2 semanas depois...
Postado

Se é tico ou não eu não sei... só sei q depois q u lvei um put* choque na tela do meu monitor (é no vidro mesmo!!! :tantan: ), eu tive q apelar pra esse recurso pois moro em apartamento!

Funciona perfeitamente, nunca me encomodei e nunca mais levei choque pelo menos... :palmas:

• Membro VIP
Postado

Amigo

Já discutimos isso muitas vezes!

Funciona, mas não apresenta a mesma funcionalidade e em casos de fuga de corrente, o comportamento do circuito será diferente!

O neutro é um condutor que "deveria" ter potencial nulo(igual a um terra ideal), mas isso, na prática não se verifica! O que se vê é uma DDP entre neutro e terra e que poderá variar em pontos diferentes do mesmo circuito. Isso já foi e pode ser explicado simplesmente, levando-se em conta o desbalanceamento das cargas trifásicas em residências, prédios, etc. Por exemplo, na ligação de um motor trifásico, o neutro não é necessário exatamente devido ao fato da carga ser bem equilibrada!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...