Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Não achei estes anúncios no link citado..

-> Sandisk extreme 120GB !

.

O link para os produtos estão aqui:

http://www.boadica.com.br/pesquisa/arm_hd/precos?ClasseProdutoX=15&CodCategoriaX=6&XT=0&modelo=&regiao=&em_box=&cl=&preco_min=300&preco_max=350

A matéria sobre os SSD's, foi apenas utilizada como referencia para a compra de um destes produtos, estou tendendo a comprar um SSD de 120 ou 128 GB, o problema é que ainda não decidi qual, por isso solicito o auxilio de vocês.

Um abraço e no aguardo.

Postado

A matéria sobre os SSD's, foi apenas utilizada como referencia para a compra de um destes produtos, estou tendendo a comprar um SSD de 120 ou 128 GB, o problema é que ainda não decidi qual, por isso solicito o auxilio de vocês.

Um abraço e no aguardo.

Em minha opinião, desses listados eu iria de Samsung 840, pois está apenas com uma diferença de 5 reais.

Só pegaria o Sandisk se fosse o Sandisk Extreme II, que se não me engano tem código SDSSDXP-120G ou então o Sandisk Ultra Plus.

Porém em minha opinião se eu fosse você, eu tentaria achar pelo mesmo preço ou quase o mesmo preço o Corsair Neutron, o Sandisk Ultra Plus, o Plextor M5S, ou o OCZ vector. Todos de 120-128Gb.

Se não achar por um preço agradável eu iria de Samsung 840 mesmo.

Abraço

• Curtir 2
Postado

Ultra Plus se saiu abiaxo do Extreme. O desempenho em "workstation" (Passmark Adv., RW LAbs) que reflete o uso doméstico no Extreme ainda é superior ao SM 840 (non-Pro). Também "app loading" e "gaming" no PCMark.

Agora, o Extreme II é excelente, pau-a-pau com M5Pro, SM 840 Pro e Neutro GTX.

Mas, das 3 opções que ele citou, ainda fico o Extreme.

.

Postado

Pelo que sei, devido à grende velocidade e não ter diferença de velocidade em razão de uma localização em disco (no caso dos HDs normais) a desfragmentação em SSDs é inútil... além de ser prejudicial...

Exceto em caso de um servidor muito acessado assim... :P

Duvido que isso dê qualquer diferença num PC normal ou sequer um pra jogos top de linha...

Postado
Tá, muito se fala que nunca se deve desfragmentar SSD, pois isso reduzirá sua vida útil. Será ?

http://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-do-ssd-no-baboo/

A questão é, em quanto tempo? Se o SSD ficar naturalmente obsoleto antes do seu fim "antecipado", desfragmentá-lo nesses casos extremos não compensaria ?

:confused:

O problema da desfragmentação em SSD não está na desfragmentação em si mas sim no tempo de vida útil do SSD. Pois a desfragmentação ajudaria sim a melhorar o desempenho do disco, pois ela organizaria os dados para que o acesso se tornasse mais rápido.

Mas é justamente nessa organização dos dados que "está o problema", pois para eles serem organizados teriam que ser realocados e consequentemente reescritos digamos assim. O SSD por sua vez tem um limite de escrita, então toda vez que você fizesse a desfragmentação você estaria diminuindo esse limite de escrita do SSD e consequentemente diminuindo sua vida útil.

Acontece que como o SSD não usa de meios mecânicos para ler os dados, o acesso as informações acaba sendo muito mais rápidas do que em HD's do tipo mecânico. Tornando o ato de desfragmentar desprezível.

Em contra partida a desfragmentação em discos mecânicos se torna indispensável para um melhor desempenho, pois o mesmo tem limitações digamos assim voltadas as partes mecânicas e não de leitura e escrita

O tempo de vida útil do SSD é hipotético, digamos que ele não é "real". O que os fabricantes dão como vida útil é o tempo médio em que o SSD irá funcionar adequadamente, mas esse tempo pode variar além do especificado indo de 5 a 7,8 ou mais anos com ou sem perda de desempenho.

Postado
Tá, muito se fala que nunca se deve desfragmentar SSD, pois isso reduzirá sua vida útil. Será ?

http://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-do-ssd-no-baboo/

A questão é, em quanto tempo? Se o SSD ficar naturalmente obsoleto antes do seu fim "antecipado", desfragmentá-lo nesses casos extremos não compensaria ?

:confused:

Azarack a questão ai seria estão quanto importante "porque defragmentar um SSD" quanto a própria questão que você levantou.

Defragmentar o SSD resulta em perda de vida útil pela regravação das células, cada gravação resulta em uma gravação a menos na quantidade de gravações que a célula pode ter, ou seja, consequentemente a vida útil vai se degradar.

Agora porque defragmentar o SSD?

Não não se necessita defragmentar o SSD e porque não se necessita?

Porque diferente do HD todas as células são acessadas na mesma velocidade, ou seja, se a informação esta ou não defragmentada o acesso sera exatamente o mesmo, ou a diferença sera estão pequena que sera infintamente impossível de se perceber.

Difere entanto da limpeza dos arquivos desnecessários que o Windows cria, e para isso temos ferramentas automáticas que trabalhao para isso o Colection Garbage que estão diretamente instalados nos SSD e o TRIM do próprios Windows.

Outras ferramentas de limpeza e otimização como o CClear podem sim serem usados sem problemas.

Espero ter esclarecido as suas duvidas e boa sorte.

Postado

eu particularmente nao desfragmento e nao vejo a necessidade disso hj, apenas com uso do hd você ate se acostuma com a rotina de desfragmentar semanalmente ou mensalmente mas com ssd isso some! o meu mesmo está aqui firme e forte desde janeiro, sem qualquer perda de desempenho, mais de 2mil horas de uso e 1,5TB de escritas, o negocio ainda é deixar bom espaco para o garbage collection e assim deixar o ssd sempre otimizado.

• Membro VIP
Postado

Ja desfragmentei sem querer um SSD de 60GB... nao teve melhora alguma, pois a latência, tempo de acesso e tudo mais do SSD ja são ótimos e tornam praticamente desnecessário a desfragmentação.

Mas tendo em vista o artigo ai do Baboo, quem sabe num SSD grande e que esteja muito fragmentado, seja interessante fazer.

Postado

beleza, melão?!

Os de capacidade xx0 GB já têm aí 8 GB para isso - over provisioning. Mas, pelos testes de armazenamento, é boa prática deixar 20/25% livre.

Ninguérm vai obter os resultados de 0%, o que vale é o desempenho entre 25%-75% cheio. Nos testes, o bom SSD tem os valores bem próximos para 25, 50 e 75% cheios. Então, não precisas te preocupar em deixar espaço não-alocado para isso. Atenha-se a não encher o SSD.

Pude verificar este efeito na prática. O SD Extreme 120GB do servidor não passava de 55% de uso na partição do sistema (o energúmeno da Oracle deixou 16GB - 2xRAM - de SWAP. Regra ultrapassada). Um belo dia, o sistema - Oracle 11g + ERP - ficou "lento" (ou, não tão rápido). Fui verificar o monitoramento de recursos e percebi que o espaço usado subiu para ~85%, devido a um tablespace TEMP que saiu de 1GB para para 25GB - o Oracle faz alocação pela demanda, mas, não libera quando volta a ocioso.

Como a TEMP estava 0% em uso, redefini pra 1GB, voltando a partição a ficar com ~55% de uso e tudo voltou ao normal.

Abraço!

.

(útil?)

• Curtir 1
Postado

é, no meu caso, tenho esse de 128gb mas a minha instalacao com tudo q é de meu interesse ainda deixam livres mais de 75gb.. então, ele além de nao ter sido nem metade ocupado, tem espaco de sobra pra fazer o garbage collection.. e é por isso q eu nao vejo nenhuma perda de desempenho, parece sempre q instalei o S.O hj.. hehe

• 2 semanas depois...
Postado
Olá, compensa comprar o SSD Memoright Maximum GS1 120GB a R$ 346,37 ou há opções melhores na mesma faixa de preço?

http://www.allnations.com.br/ProdutosDetalhes.aspx?CodProd=YTD6UPROD_0032595-01

sim, ai seria poucas diferencas quase nao perceptiveis entre um e outro modelo.. mas o que vemos as pessoas comprarem com maior frequencia e terem muita satisfacao sao tb com os da corsair, samsung, plextor, ocz, etc.. se você voltar umas 10 paginas daki do forum ou mais verá discussoes recentes sobre varios modelos e marcas!

Postado
sim, ai seria poucas diferencas quase nao perceptiveis entre um e outro modelo.. mas o que vemos as pessoas comprarem com maior frequencia e terem muita satisfacao sao tb com os da corsair, samsung, plextor, ocz, etc.. se você voltar umas 10 paginas daki do forum ou mais verá discussoes recentes sobre varios modelos e marcas!

Olá, diz a lenda que Plextor é a melhor marca de SSD atualmente, então qual dos 2 compensa comprar? Ou outro?

SSD Memoright Maximum GS1 120GB...............R$ 346,37

SSD Plextor M5S 128GB................................R$ 375,93

Postado
Olá, diz a lenda que Plextor é a melhor marca de SSD atualmente, então qual dos 2 compensa comprar? Ou outro?

SSD Memoright Maximum GS1 120GB...............R$ 346,37

SSD Plextor M5S 128GB................................R$ 375,93

se você achou o plextor por esse preco, pode comprar q está magnifico

Postado
se você achou o plextor por esse preco, pode comprar q está magnifico

Valeu pelas dicas :)

Postado
Tenho um Samsung 840 instalado no notebook da assinatura, ele é Sata II:

http://i.imgur.com/jF815Qh.jpg

http://i.imgur.com/RycIKrT.png

Está boa a pontuação?

A escrita está baixa. Leitura está ok. Ambos considerando a SATA II.

vai no tópico de otimização e vê se está como recomendado. Checa o básico do guia.

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-instalacao-otimizacao/1070510

Sucesso!

.

(útil?)

Postado

Fiz novos testes, deixando o notebook em alto desempenho e usando o Anvil:

bench.jpg

Samsung_SSD_840_Series_120_GB_1_GB_20130824_1629.jpg

Parece que os números melhoraram um pouco... qual valor seria o ideal para escrita?

Postado
Fiz novos testes, deixando o notebook em alto desempenho e usando o Anvil:

bench.jpg

Samsung_SSD_840_Series_120_GB_1_GB_20130824_1629.jpg

Parece que os números melhoraram um pouco... qual valor seria o ideal para escrita?

Segundo os dados da própria Samsung, que você pode conferir no link ao lado; 120GB 2.5-inch SSD 840 Series, Esse seu SSD consegue trabalhar em leitura sequencial com uma taxa de 530MB/s e taxa de escrita de 130MB/s.

Como você pode perceber analisando os dados da Samsung, o que está errado nesse seu SSD é a taxa de leitura, que deveria estar em 530MB/s porém está em 254 MB/s.

Esse problema está ocorrendo porque você está usando uma Entrada Sata II, pois a mesma limita o desempenho do seu disco rígido. Para corrigir e verificar o real poder desse seu SSD só trocando/testando em uma porta do tipo Sata III.

Então esses dados que você está obtendo com seu SSD pode ser considerado normal/ideal considerando o fato de que ele está conectado em uma entrada Sata II.

Abraço

Postado

Desculpem pessoal.. eu tinha em mente que a escrita do SM 840 era de 230MB/s. Então, Drax, fica sossegado... o desempenho em SATA II é isso mesmo.

Só uma correção: isso não é um "problema", Neon. Como você mesmo explicou, é uma uma limitação física. Seria o correto a dizer.

Drax, roda o Índice de Experiência do Windows. Isto faz com que o Win "reconheça melhor" e faça otimizações. Depois confere se alterou algo.

Mais importante do desempenho sequencial é essa "leitura 4k", muito usada pelo SO e a maioria dos aplicativos na hora de serem abertos. Este valor, achei baixo. Esperava acima de 20.

Há um atenuante, um detalhe que não havia percebido antes: você está com 82% de uso. Você jamais vai ter o mesmo resultado dos bench's. Exceto, aqueles que fazem testes tipo "fill data", com 0, 25, 50, 75%, TRIM - . Consulte o review deste SSD no RW Labs e compare. Procure mantê-lo até 80%. Após ler os reviews, entenderás o porquê.

Sucesso!

.

(útil? Qualifica!)

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!