Ir ao conteúdo

Gravador DVD R170: como trocar o leitor?

Fabricio_S

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos.

Tenho um gravador de DVD Samsung R170 que, como o de muita gente, apresenta problemas. Antes ele indicava erros ao ler o disco. Agora nem aceita o disco: fecho a gaveta, ele abre, e assim se repete muitas vezes.

Ainda não levei na assistência. Ouvi dizer que posso trocar o leitor ótico por um de gravador para computador. Alguém pode me ajudar? Como posso fazer isso? Ou existe alguma limpeza ou ajuste que posso tentar antes de trocar?

Obrigado!

Postado

Fabricio

Em minha opinião, devido a falta de Gravadores de Mesa para venda no mercado, e a deficiência tanto de peças para reposição por parte dos fabricantes quanto do "Atendimento" das Assistenhcias Tecnicas, vale a pena tentar substituir o Drive do seu Gravador de Mesa.

É necessario ter conhecimentos tecnicos e criatividade para fazer o procedimento, porque a substituição pode necessitar de uma adaptação, devido ao drive de pc ter diferenças de tamanho e encaixes do drive original.

Tenho dois gravadores de mesa, um PHILIPS DVDR615BK desde 2006 gravando normalmente, e a dois meses "ganhei" um LG DR175 de um amigo com um ano e meio de uso, cujo defeito era o drive original que foi substiuido e adaptado por um de pc LG GH22NP20.

Caso desejar fazer o procedimento, não esqueça de Jumpear o novo drive como Master para ser reconhecido pelo Gravador de Mesa.

Abraços

Em Tempo:

As duas primeiras fotos são do drive original.

As outras fotos mostram o procedimento feito com dois suportes de metal para fixação do novo drive de pc, e o uso de tres camadas de fita dupla face para fixar a tampa frontal com a gaveta para manter alinhado com o painel do gravador.

61856431.th.jpg

73301635.th.jpg

93357830.th.jpg

82804139.th.jpg

33493662.th.jpg

24695320.th.jpg

96007900.th.jpg

27763643.th.jpg

86471938.th.jpg

Postado

Bacalhau,

Obrigado pela dica. Você sabe se é necessário usar um leitor da mesma marca, no caso Samsung? Vi que no seu caso usou LG em gravador também LG.

Você mesmo fez a troca? Pensei em mandar numa eletrônica e pedir. Tem ideia de custo?

Abraço,

Fabrício

Postado

Fabricio

Acredito, que não é necessario que o drive seja da mesma marca do gravador, bastando apenas ser ide e jumpeado como master.

Fiz testes em meus gravadores de mesa LG/PHILIPS e GRADIENTE DR660 (Amigo) com drives da BENQ/LG/PIONEER/SAMSUNG, e todos funcionaram perfeitamente na gravação/reprodução.

Todo o processo de instalação e adaptação foi feito por mim, e o gasto que tive foi de R$ 110,00 do novo drive.

Eletrônica, Autorizada e Assistência Tecnica...Sei Não!!!

Acho que não gostam de fazer trabalhos de adaptação!!!

O ideal é procurar um Tecnico de sua Amizade/Confiança.

Abraços

• 7 meses depois...
Postado

Prezado Bacalhau Cruzmaltino, você acha que seria possível eu fazer a mesma adaptação que você fez em seus gravadores de mesa (colocar gravador de pc), em um Samsung DVD-R170 ?... é que tenho um com os mesmos problemas que todo mundo fala. Não sei se a conexão dele com a placa é IDE. De acordo com esse link:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/78962-Algu%C3%A9m-j%C3%A1-comprou-o-gravador-DVD-R170-Samsung/page6

o modelo que vem dentro desse gravador da Samsung é um Toshiba Samsung, modelo TS-P632. Até achei na net, mas só em sites de fora do Brasil. Por outro lado, penso que não vale a pena tirar uma porcaria e colocar outra exatamente igual. O que acha ?!...

Postado
abra o pc e troque...

mas no youtube tem varios tutorias.

de uma olhada la tb

Cara, valeu pelo toque, mas não é o gravdor do PC. É meu gravador de mesa (daqueles que fazem o mesmo serviço que os antigos vídeo-cassetes faziam: gravar da tv) que deu o pau. E o Bacalhau Cruzmaltino fez essa adaptação no gravador de mesa da LG, dele. Só que o meu é Samsung. Ele colocou um gravador de PC dentro do gravador de mesa. Eu quero saber se é possível fazer o mesmo com o meu... De qualquer forma, valeu !!

• 4 meses depois...
Postado

Eu tenho um LG DR175 encostado aqui e não tinha coragem de gastar em um drive sem saber se era compatível. Por sorte achei tanto essa dica do Bacalhau quanto o drive mencionado.

Só tenho uma dúvida: muitos reclamam que o aparelho perde a capacidade de gravar programado quando trocam o drive, isso aconteceu contigo? Eunão vejo muita ligação entre uma coisa e outra...

Postado

O que houve com os gravadores de mesa? Posso encontrar na Europa ou EUA algum compatível? La ja existe gravadores HDTV mas o padrão brasileiro é "muito incompatível".

Postado

StepSapiens

Essa informação, de que a troca do drive desconfigura a programação, não é verdade e o gravador está gravando melhor agora com o novo drive do que com o drive original.

O problema que este gravador tem, que acredito que já deva saber, que quando falta a energia publica, é perdida toda a programação de gravação.

GilKid

NÃO entre nessa de importar um gravador da Europa/Eua.

É perda de tempo e DINHEIRO, porque voce compraria apenas um ENFEITE para sua estante.

Os Gravadores projetados para a Europa/Eua são totalmente IMCOMPATÍVEIS para uso no Brasil.

Se voce precisa de um gravador de mesa, a unica opção hoje é o LG RH397H.

Boa Sorte

Abraços

• 2 meses depois...
Postado

Sou iniciante no Forum. Eu tenho um gravador de DVD Samsung R150 com problema no leitor, quero substituir por um Driver de CP tambem da Samsung, (mudelo; SH-S202).

/home/luciano/Imagens/3.JPG

Já conectei o cabo de alimentação facilmente, mas não sei como conectar o cabo flat (de 80 vias para 39/40 pinos) do driver de PC no cabo Flat ( são 39 fiozinhos) da placa do DVD. Pode me ajudar? Alguém Sabe?

/home/luciano/Imagens/1.JPG

/home/luciano/Imagens/2.JPG

/home/luciano/Imagens/modificar.JPG

/home/luciano/Imagens/original.JPG

• 4 meses depois...
Postado

Estou com um problema parecido, tenho dois gravadores de DVD de mesa LG, um o DR-385 e o outro RH397h, o DR-385 não lê nenhum isco, já o RH397H estava funcionando perfeitamente até que hoje passou a ler somente CD. Gostaria de saber se alguém sabe onde posso encontrar os Drivers Óptico desses gravadores. Obrigado

• Coordenador
Postado

As unidades ópticas deles você encontra em lojas de componentes eletrônicos ou na oficinas autorizadas da marca deles (mais caro!).

• 4 semanas depois...
Postado

Boa Noite Pessoal.

Bacana a ideia de colocar um Gravador de PC em um Gravador de mesa. Bem bolado por vocês, mas só ficou uma dúvida já citada e com licença mas estou usando sua própia frase:

"Já conectei o cabo de alimentação facilmente, mas não sei como conectar o cabo flat (de 80 vias para 39/40 pinos) do driver de PC no cabo Flat ( são 39 fiozinhos) da placa do DVD. "

Como é possivel. Alguém tem este esquema de conexão ( As pinagens ). Como transformar uma IDE ou SATA na conexão de um flat fino daquele?

Mas se conseguiram bacana, passem a dica aí para todos nós.

Abraço

Sou iniciante no Forum. Eu tenho um gravador de DVD Samsung R150 com problema no leitor, quero substituir por um Driver de CP tambem da Samsung, (mudelo; SH-S202).

Já conectei o cabo de alimentação facilmente, mas não sei como conectar o cabo flat (de 80 vias para 39/40 pinos) do driver de PC no cabo Flat ( são 39 fiozinhos) da placa do DVD. Pode me ajudar? Alguém Sabe?

• 3 semanas depois...
Postado

ei Fabrício, mas porque você teve esse problema?

só usou aqueles dvd's de 1 real da feirinha do Paraguai?

eu tenho o R150 da Samsung aquí a 4 anos e nunca deu problema em nada, mas eu só uso os dvd's da Samsung aqueles Pleomax.

• 4 semanas depois...
Postado

Prezado Bacalhau, não entendi como você fez as ligações que orinalmente é em uma fita com trilhas. Tambem tenho um dvd r 170 da samsung e esta parado por que não le e não grava. Gostaria dectrocar o leitor. Tenho um pouco de experiencia mas preciso de mais detalhes das ligações.

Obrigado.

Postado

Prezado Eletrodandi

Não conheço como é internamente o Samsung DVD R170, tipo de cabo flat, conector, drive e etc...

Conheço alguns modelos da Gradiente/Lg/Philips, e nesses os cabos e conectores são similares ao de PC.

Infelizmente, não poderei lhe ajudar.

Boa Sorte

Abraços

• 2 meses depois...
Postado

..........Consegui fazer uma placa para adaptar flat de 40 vias fino para IDE.

Testei no LG dr 7621 e no Samsung DVD-R 121, e funcionou perfeitamente. Qualquer dúvida mande e-mail para [email protected].

• 2 meses depois...
Postado
..........Consegui fazer uma placa para adaptar flat de 40 vias fino para IDE.

Testei no LG dr 7621 e no Samsung DVD-R 121, e funcionou perfeitamente. Qualquer dúvida mande e-mail para [email protected].

Por favor, Márcio, mande para mim o esquema para fazer o adaptador estou precisando muito! Outra coisa, você sabe de alguém que conseguiu adaptar em algum gravador samsung (r170 ou r150) um HD para poder gravar sem ser no DVD? Estou caçando na net, mas nada até agora... Se você souber como ou tiver alguma ideia de como adaptar um HD (IDE, SATA, ou mesmo USB) por favor, ajude-me.

Aguardo contato.

Obrigado!

• 3 semanas depois...
Postado
ei Fabrício, mas porque você teve esse problema?

só usou aqueles dvd's de 1 real da feirinha do Paraguai?

eu tenho o R150 da Samsung aquí a 4 anos e nunca deu problema em nada, mas eu só uso os dvd's da Samsung aqueles Pleomax.

Amigo, sempre usei bons DVDs, como LG, Sony e o Pleomax. Nunca esses baratos sem marca conhecida.

Pelo que vi por aí, o antigo R150 tem melhor qualidade que o R170, que é um lixo descartável (basta procurar pelo nome na internet para ver as reclamações).

Achei este velho post por coincidência. Meu DVD foi encostado e nunca mais usei. Não cheguei a fazer a mudança de drive.

Um técnico me falou para fazer um update de firmware para o R170 voltar a ler e gravar. Pesquisei e não achei nada. Alguém tem uma dica?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!