Ir ao conteúdo

Comportamento do Capacitor

Waliston Silva

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, tudo bem?

Eu estou com um capacitor eletrolítico de 2200uF e 15V. Quando fui ver se estava fechado, coloquei o positivo da ponta de prova do multímetro com o positivo do capacitor e o negativo do negativo.

Estava no modo teste de continuidade. Os números foram crescendo até ficar 1 - que no meu multímetro (Minipa ET-1002) significa grande resistência na escala.

Depois troquei as pontas de prova - negativa no positivo do capacitor e positiva no negativo do capacitor. Quando fiz isso, deu continuidade por um momento e o multímetro voltou a encher, como no caso anterior.

Depois, troquei a ponta de prova, novamente, e aconteceu amesma coisa, continuidade e depois o multímetro começou a encher. E assim por diante.

Bom, isso é normal para um capacitor? Será que eu posso ter estragado o capacitor (eletrolítico) ao testar com sinais de cargas trocados nas pontas de provas?

Valeu pessoal

• Coordenador
Postado
Bom, isso é normal para um capacitor? Será que eu posso ter estragado o capacitor (eletrolítico) ao testar com sinais de cargas trocados nas pontas de provas?
Sim! para a primeira... e Não! para a segunda...
Postado

Mas eu estranhei porque ele é eletrolítico e portanto - se eu entendi ehehehh - ele deveria descarregar somente quando eu carregar de um lado. Mas se eu carregar com os sinais trocados, então ele na verdade, não deveria carregar.

É isso mesmo? Ou seja, se eu botar uma bateria no eletrolítico, ele carrega, independente da polaridade entre a bateria e o eletrolítico?

Postado

Calma ai mestre jorge,

no momento em que conectamos a ponta de prova no capacitor iremos fazer com que ele se carregue com a tensã ode prova multimetro, porém no momento que o tiramos do circuito idealmente (idealmente u disse) ele não deveria descarregar pois não ha carga em paralelo com ocapacitor, logo nao ha corrente de descarga , em termos reais ha uma pequena fuga que faz com que ele se descarregue, mas lentamente não a ponto de ficar totalmente descarregado no tempo trocar a posição das pontas de prova, logo ele aprensentar continuidade na primeira medida é normal, na segunda medida feita imediatamente apos a primeira não! so iria dar continuidade apos um bom tempo dependendo da capacitancia do componente e das fugas envolvidas.

abs.

Postado

Neste ponto é que temos uma das desvantagens dos multímetros digitais... Como eu sou do tempo dos multímetros analógicos, ainda consigo entender um pouco o que acontece.

no momento em que conectamos a ponta de prova no capacitor iremos fazer com que ele se carregue com a tensã ode prova multimetro, porém no momento que o tiramos do circuito idealmente (idealmente u disse) ele não deveria descarregar pois não ha carga em paralelo com ocapacitor, logo nao ha corrente de descarga , em termos reais ha uma pequena fuga que faz com que ele se descarregue, mas lentamente não a ponto de ficar totalmente descarregado no tempo trocar a posição das pontas de prova

Até aqui a explicação do Felipe está perfeita.

Se o mesmo teste fosse executado num multímetro analógico, você poderia ver o ponteiro indo até o zero (como se fosse um curto circuito) e depois subir até o infinito.

Isso corresponde ao momento inicial, onde o capacitor está totalmente descarregado - neste instante ele se comporta como se fosse um curto.

O segundo momento, quando o ponteiro vai subindo, corresponde ao capacitor sendo carregado pela tensão que o multímetro manda em seus terminais.

Acontece que quando você inverte as ponteiras, você faz a imediata descarga do capacitor, pois você está colocando tensões de polaridades inversas em contato uma com a outra. O positivo do capacitor fica em contato com o negativo do multímetro. Logo após esse momento inicial, o capacitor se carrega novamente com a tensão do multímetro, mas dessa vez com a polaridade invertida (notem que a tensão enviada pelo multímetro é baixa e não provoca danos ao capacitor, mesmo ligando-o invertido). Nos multímetros analógicos, você chegava a ver o ponteirinho dar um "quique" para um lado e depois correr para o outro!

Observem também que tudo isso vai depender, também, do valor do capacitor: valores pequenos produzem leituras diferentes de valores maiores (num multímetro analógico!).

Postado

Amigo Waliston, você não pode carregar ele com qualquer polaridade!

Se você inverter ele, ele irá explodir!

O que acontece é que a tensão que o multimetro fornece é muito baixa e acaba não causando danos ao capacitor.

Postado

O amigo Dani Piresk esta certo... por exemplo, se voce ligar um capacitor e 10V em 9V invertido, ele ira se aquecer rapidamente e se danificar, dependendo da tensão eles não chegam a explodir... Mas se for mais alta... como por exemplo aqui em casa liguei alguns em paralelo, cada Cap era de 10V, liguei invertido e com 12V, ai sim, eles realmente explodiram, sai bastante fumaça, e fica muito quente em pouco segundos... tome bastante cuidado com isso!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...