Ir ao conteúdo

Como posso ativar o Cool'n'Quiet no Windows 7?

Brahx

Posts recomendados

Postado

Saudações!

Pessoal, estou com uma pequena dúvida: como posso ativar o Cool'nQuiet no Windows 7? Já habilitei ele na BIOS, mas não tenho certeza se está funcionando direito, porque não instalei nenhum driver para o sistema operacional.

O que vejo aqui, utilizando o CPU-Z, é que os clocks estão sim oscilando constantemente, mas, pelo que li, o clock tem que estar em 800 MHz quando executando uma tarefa na internet, o que não ocorre aqui, o clock sempre fica acima de 1000 MHz.

Isso é motivo pra preocupação? Será que está tudo certo?

Só pra constar: uso um Athlon X2 5600+.

Agradeço pela atenção!

Postado

Até onde sei, não existe a necessidade de se instalar driver para permitir que o Win 7 gerencie o clock do Phenom quando o Cool n' Quiet está ativado. Para isso, basta que a opção esteja devidamente ativada na BIOS (como você mesmo afirma que está) e que as Opções de Energia do Windows esteja configurada para o modo de energia Equilibrado, o que irá permitir que o Windows controle essa variação de clock conforme a necessidade.

Agora, se o clock não está aparecendo em 800MHz quando ocioso, é porque existe algo (algum programa ou serviço) que está rodando naquele momento e demandando poder de processamento. Se você ativar o modo de energia Economia de Energia, verá que o clock da CPU permanecerá fixo em um valor (provavelmente 800MHz) e não se alterará deste, independente do que você esteja rodando (isso, logicamente, se as configurações deste modo de energia estiverem devidamente configuradas em seu modo padrão).

Falouws :cool:

Postado

Obrigado pela resposta, _EagleMan_.

Eu de fato não sei o que está demandando tanto processamento por aqui. Monitoro a variação de clock com o CPU-Z - enquanto ocioso - e às vezes ele atinge picos de 2913 MHz (o máximo, creio), e muito constantemente.

Mas agora você me deu certeza, o CnQ está, de fato, ativado. Achei que ele iria resolver o problema de temperatura de meu processador (que chega a dar slowdown de frames nos jogos), mas pelo visto resolveu só provisoriamente, rs.

De qualquer forma, agradeço.

Falou. :)

• 3 semanas depois...
Postado

Boa tarde Brahx

Teu micro tem uns slowdowns de uns 3 em 3 minutos, algo que se monitorar com um software que marque os fps, ele cairia em fps nos jogos por exemplo a cada 3 minutos por uns 30 segundos?

Abraço

Obrigado pela resposta, _EagleMan_.

Eu de fato não sei o que está demandando tanto processamento por aqui. Monitoro a variação de clock com o CPU-Z - enquanto ocioso - e às vezes ele atinge picos de 2913 MHz (o máximo, creio), e muito constantemente.

Mas agora você me deu certeza, o CnQ está, de fato, ativado. Achei que ele iria resolver o problema de temperatura de meu processador (que chega a dar slowdown de frames nos jogos), mas pelo visto resolveu só provisoriamente, rs.

De qualquer forma, agradeço.

Falou. :)

Postado

Galera como dica para gerenciamento da frequência do processador é a instalação do AMD Fusion. Ele tem vários perfis pré-definidos e também à possíbilidade de customização. Ele configura todo o Windows (inclusive o W7), para operar no máximo do processador (utilizando configurações de OC) ou então na maior economia possível onde o clock do processador não passa de 800 MHz. Tudo isto a pena com um click. Vale a pena conferir no site da AMD.

Outra dica é monitorar o desempenho do processador com os Gadgets do W7.

• 3 semanas depois...
Postado
Boa tarde Brahx

Teu micro tem uns slowdowns de uns 3 em 3 minutos, algo que se monitorar com um software que marque os fps, ele cairia em fps nos jogos por exemplo a cada 3 minutos por uns 30 segundos?

Abraço

Sim, é bem isso. Os slowdown's são constantes e incômodos. A taxa de quadros desce abruptamente para um número muito baixo e após certo período de tempo volta à taxa normal, e o ciclo continua...

Para melhorar o resfriamento do processador ventile o gabinete, o cool in quiet é para economizar energia quando estiver ocioso.

Já deixo o meu gabiente aberto. Ultimamente, tenho colocado um ventilador frente a ele para melhorar a refrigeração - os slowdown's ficam mais raros, mas ainda ocorrem.

...

No mais, obrigado a todos pelas informações!

• 1 ano depois...
Postado
Estou reativando o tópico porque já segui todos os passos(configurar no Bios e no Win 7) e não funciona o Cool 'n' Quiet aqui. O que pode ser?

Mas como? A função não permanece habilitada no Setup da BIOS? Já verificou no CPU-Z se a frequência oscila para baixo? Se positivo, qual a frequência mínima averiguada em período de ociosidade?

• Moderador
Postado
Mas como? A função não permanece habilitada no Setup da BIOS? Já verificou no CPU-Z se a frequência oscila para baixo? Se positivo, qual a frequência mínima averiguada em período de ociosidade?

Configurado no Bios e no Win 7 corretamente, mas mesmo assim no CPU-Z continua só em 3.4GHz mesmo. Muito estranho isso.

Postado

É interessante observar que o seu processador não se encontra na lista de CPUs suportadas pela sua placa-mãe: http://support.asus.com.tw/cpusupport/cpusupport.aspx

Para consultar a lista, informe na caixa de edição rotulada "CPU SUPPORT" o modelo da sua placa-mãe e dê OK. Modelo: M4A785TD-M EVO.

Isto é um indício de que, embora o seu processador esteja rodando, talvez haja limitações tais como em relação à função "Cool'n'Quiet".

• Moderador
Postado
É interessante observar que o seu processador não se encontra na lista de CPUs suportadas pela sua placa-mãe: http://support.asus.com.tw/cpusupport/cpusupport.aspx

Para consultar a lista, informe na caixa de edição rotulada "CPU SUPPORT" o modelo da sua placa-mãe e dê OK. Modelo: M4A785TD-M EVO.

Isto é um indício de que, embora o seu processador esteja rodando, talvez haja limitações tais como em relação à função "Cool'n'Quiet".

Deve ser por isso mesmo. Engraçado é que é detectado corretamente no Bios e pelos programas de diagnóstico.

Postado

Nascar, quando você diz que tentou configurar o Cool'n'Quiet pelo W7 você quis dizer que instalou o software do Cool'n'Quiet de sua placa-mãe ou foi de outra forma?

Já experimentou instalar o Cool'n'Quiet a partir do suporte da ASUS (em Download, lista de utilidades)?

• mês depois...
Postado
Saudações!

Pessoal, estou com uma pequena dúvida: como posso ativar o Cool'nQuiet no Windows 7? Já habilitei ele na BIOS, mas não tenho certeza se está funcionando direito, porque não instalei nenhum driver para o sistema operacional.

O que vejo aqui, utilizando o CPU-Z, é que os clocks estão sim oscilando constantemente, mas, pelo que li, o clock tem que estar em 800 MHz quando executando uma tarefa na internet, o que não ocorre aqui, o clock sempre fica acima de 1000 MHz.

Isso é motivo pra preocupação? Será que está tudo certo?

Só pra constar: uso um Athlon X2 5600+.

Agradeço pela atenção!

O seu processador está rodando acima de 1000MHz porque ele é mais potente do que os processadores existentes na época do lançamento da tecnologia. Nem todo processador fica a 800 cravado.

O meu Athlon 64 X2 5200+ tem o clock de 2,7GHz, mas com o CnQ ativo, ele cai para 1004,57MHz. Geralmente ele faz uma redução para 35-38% do clock efetivo do processador.

• Moderador
Postado
Nascar, quando você diz que tentou configurar o Cool'n'Quiet pelo W7 você quis dizer que instalou o software do Cool'n'Quiet de sua placa-mãe ou foi de outra forma?

Já experimentou instalar o Cool'n'Quiet a partir do suporte da ASUS (em Download, lista de utilidades)?

Desculpe a demora, estive fora. Bom, já fiz de tudo e minha conclusão é mesmo que o processador, apesar de funcionar normalmente e ser corretamente reconhecido, por não constar da lista oficial não ativa o C&Q. Mas logo trocarei a MoBo por uma AM3+ e isso não será mais problema.

Obrigado pela ajuda.;)

• 5 meses depois...
Postado

Acrescentando no tópico, se já tem na placa mãe para que instalar um software, se quiser mais controle instala o software, mas que mais controle são esses? Essa não é uma função de economia de energia? Então logicamente se tiver ocioso abaixara para o mínimo e quando estiver muito ativo volta ao normal para poder ser usado o máximo do computador, como exemplo quando ele estiver jogando um game superpesado.

Eu aqui habilitei o cool n quiet e estou usando o Windows 7 com o desempenho máximo sem considerar o consumo de energia, pois quero desempenho e não economizar 1% de energia no final do mês, eu não quero sacrificar o desempenho para economizar energia, mas eu fiz uma alteração e botei no painel de controle e em energia, estado mínimo botei 1% e estado máximo 100%, e meu computador fica em 800MHz e quando abro um vídeo ele volta ao 100%, isso é muito bom gente!!!

Quero saber se tem mas alguma opção que eu possa mudar que possa economizar energia mas sem eu abaixar a potencia do meu processador, pois em repouso (1%)ele fica em 800MHz mas ativo (100%) ele fica bom, ele abre meus vídeos tudo ok, esse é o mais importante para mim, saber economizar mas sem precisar piorar a potencia.

E aí tem mais alguma opção que eu posso diminuir, mas sem perder o desempenho na hora de usar o pc quando ele precisar de alto processamento, e sem precisar reiniciar o computador toda vez que eu alternar de mínimo para máximo de desempenho.

(avaliei o desempenho do processador no programa everest ultimate editionn 5).

• Moderador
Postado
Acrescentando no tópico, se já tem na placa mãe para que instalar um software, se quiser mais controle instala o software, mas que mais controle são esses? Essa não é uma função de economia de energia? Então logicamente se tiver ocioso abaixara para o mínimo e quando estiver muito ativo volta ao normal para poder ser usado o máximo do computador, como exemplo quando ele estiver jogando um game superpesado.

Eu aqui habilitei o cool n quiet e estou usando o Windows 7 com o desempenho máximo sem considerar o consumo de energia, pois quero desempenho e não economizar 1% de energia no final do mês, eu não quero sacrificar o desempenho para economizar energia, mas eu fiz uma alteração e botei no painel de controle e em energia, estado mínimo botei 1% e estado máximo 100%, e meu computador fica em 800MHz e quando abro um vídeo ele volta ao 100%, isso é muito bom gente!!!

Quero saber se tem mas alguma opção que eu possa mudar que possa economizar energia mas sem eu abaixar a potencia do meu processador, pois em repouso (1%)ele fica em 800MHz mas ativo (100%) ele fica bom, ele abre meus vídeos tudo ok, esse é o mais importante para mim, saber economizar mas sem precisar piorar a potencia.

E aí tem mais alguma opção que eu posso diminuir, mas sem perder o desempenho na hora de usar o pc quando ele precisar de alto processamento, e sem precisar reiniciar o computador toda vez que eu alternar de mínimo para máximo de desempenho.

(avaliei o desempenho do processador no programa everest ultimate editionn 5).

No meu caso, com a nova MoBo, além do processador baixar para 800Mhz, a VGA também funciona em modo economia.

Postado
No meu caso, com a nova MoBo, além do processador baixar para 800Mhz, a VGA também funciona em modo economia.

eu dei minha sugestão, qual o seu modo de economizar na placa de video?

Postado

Analisei pelo AIDA 64 extreme edition, e para minha surpresa tanto o processador e placa de vídeo ficam em modo de desempenho mínimo para economizar o máximo de energia quando não estão rodando aplicativos pesados. Fiz o teste de estabilidade e vão ao máximo, depois paro e voltam a economizar! E não uso nenhum software, só o opções de energia do próprio Windows 7.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...