Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Sandy Bridge / Ivy Bridge - Tópico oficial


Evandro

Posts recomendados

Não vi os reviews ainda, mas li a chamada e ri com um "putz, ká vem o Charlie".

Sandy Bridge is the biggest disapointment of the year: A Rant.

http://www.semiaccurate.com/2011/01/02/sandy-bridge-biggest-disapointment-year/

Na verdade ele reclama do suporte (zero) para Linux no lançamento.

Também tem o review

http://www.semiaccurate.com/2011/01/02/intel-core-i7-2500k-review/

e uma introdução

http://www.semiaccurate.com/2011/01/02/introduction-sandy-bridge/

teste do tech report:

http://techreport.com/articles.x/20188

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li um review e passei o olho em outro, estou achando bem impressionante o cpu do Sandy Bridge. Como esperado o video melhorou bastante, mas não está diferente do que esperávamos, tirando a "surpresa" do transcode de video (a performance nisso foi soberba, saca o review do anand). Mas isso nunca foi um ponto tão grande para mim, então, meh!

A performance por watt cresceu a LARGOS passos no sandy bridge, o consumo em idle não está TÃO bom como eu achava que poderia ser com aquela história de controle de clock independente do cpu/gpu e "triplo controle de tensão" (cpu/gpu/resto) mas está muito bom (e o idle nos i3/5/7 está bem semelhante, o que pode ser indício de que talvez só com uma litografia menor ele diminua).

Diabos, eu já comecei lendo achando que eles iam matar o gpu, matar 3 cores do cpu e baixar o clock do outro para 100MHz. xD

---

Sobre o Cache L0, dá uma olhada no preview do xbit, fala direitin lá: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/sandy-bridge-microarchitecture_3.html

Nessa imagem eles posicionam o chace L0

arch-01.png

Se eu entendi bem, se a unidade de previsão errar não é necessário decodificar e prever tudo desde o início, puxa do cache.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a performance por watt esta incrível. Você tem uma CPU quad-core muito boa, que consegui correr colada no i7 980X e com um consumo bem honesto.

Ótimo para notebooks. Acho que vai levar um tempo para os programas tirarem proveito do AVX, programas como HandBrake e outros conversores de vídeos.

ps: continuo sem entender o cache l0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci doutra coisa, o cache também ajuda não apenas a unidade de previsão, mas também o próprio decodificador. Se uma instrução já foi decodificada antes e já estiver no cache (o que segundo a intel é comum), o decodificador simplesmente copia do que tá no cache. Deve ajudar no throughtput, o processador vai esperar menos pela chegada das instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As instruções AVX só seriam úteis como estão para encode de vídeo se fossem de 512 bits e não de 256. As atuais instuções SSE tem latência menor e continuarão sendo mais eficientes. Pois no momento é impossível fazer algo como uma função AVX que use 16x16 SAD com entrada de ponto flutuante e seja executada em menos de 35 ciclos de clock (a velocidade da execução SSE em um Core i7).

Bem, é por isso dentre outras coisas que o codec x264 só começou a usar SSE 4 na geração Nehalem, pois no Penryn não traria beneficios devido a latência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É impressão minha ou o clock+Turbo II foi mais decisivo para determinar ganho de performance?

Claro, a performance por Watt não tem nem o que contestar.

Notícia no mínimo esquisita acabo de ler:

Intel pretende contratar a TSMC para fabricar os chipsets da família 7 [Panther Point], os que serão usados para a plataforma Ivy Bridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É impressão minha ou o clock+Turbo II foi mais decisivo para determinar ganho de performance?

Claro, a performance por Watt não tem nem o que contestar.

Também fiquei com esta impressão, mas dependendo da workload dá pra ver que vai além.

Excelente processador e excelente price/perfomance, e de uma coisa a gente já sabe: o mercado mobile vai ser uma briga de foice quando chegarem as APU's da AMD.

No desktop... bom, é difícil estimar qualquer coisa do BDZ, mas ele vai ter que ser muito muito superior à turminha Deneb/Thuban pro SNB não passar o rolo compressor, pelos modelos "K" dá pra ver que os chips estão clockados longe do seu limite e não estão com preço ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tive tempo dde olhar esses gráficos acima... E, pelo menos partindo do pressuposto que o far cry é um jogo normal, ou seja, dependente mais da performance de vídeo que da cpu... wow, putz grila! :P

Resumo da opera.

Falando sobre o i7 2600k

Desempenho por watt muito bom.

Um quad core que consome 95W consegui ter um desempenho semelhante (as vezes perde, as vezes ganha) de um six core que consome 130W.

Vídeo on-board finalmente consegui lidar com vídeos de forma convincente.

35052.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
As instruções AVX só seriam úteis como estão para encode de vídeo se fossem de 512 bits e não de 256. As atuais instuções SSE tem latência menor e continuarão sendo mais eficientes. Pois no momento é impossível fazer algo como uma função AVX que use 16x16 SAD com entrada de ponto flutuante e seja executada em menos de 35 ciclos de clock (a velocidade da execução SSE em um Core i7).

Li o post do desenvolvedor sobre o assunto e... Não...

O problema das AVX é que as instruções de inteiros não foram extendidas para 256 bits, se eles quisessem usar teriam que converter para ponto flutuante, mas ai só valeria a pena se fosse 512 bits ou mais (na verdade mais porque ponto flutuante tem mais latência), quer dizer... Se a Intel tivesse ajudado valeria a pena.

Notando que:

1) Eles ainda podem se beneficiar da nova codificação não destrutiva da AVX;

2) Não houve alteração de latência com a nova codificação ou para as instruções que foram extendidas.

3) Mesmo que a Intel fizesse direito os reviews foram feitos no Windows e ele só terá suporte a AVX no SP1 do 7...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!