Ir ao conteúdo

tamanho do vetor definido pelo usuario

pablo_spfc

Posts recomendados

Postado

Ola pessal, eu queria saber o usuário pode definir um tamanho para o vetor como fiz nesse programa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int calcular(int vetor[5], int vetora[5],int tam)
{
int some=0;
int s=0;
int f=0;
while (s<tam &&f<tam)
{
some=(vetor[s]*vetora[f])+some;
s++;
f++;
}
return some;

}

int main(int argc, char *argv[])
{
int i,j,soma=0,tamanho;

printf("Digite o tamanho:");
scanf("%i",&tamanho);

int v[tamanho],p[tamanho];

for (i=0; i<tamanho; i++)
{
scanf("%i",&v[i]);
}
printf("\n\n");
for (i=0; i<tamanho; i++)
{
scanf("%i",&p[i]);
}
printf("Resultado:%i",calcular(v,p,tamanho));

system("PAUSE");
return 0;
}

Sei que na linguagem C, podemos declarar uma variavel em qualquer lugar, mas o que vocês acham dessa incialização desses vetores, posso fazer assim? É comum os programadores usarem esse método para o usuario definir o tamanho do vetor?

Postado

Sim, perfeitamente normal, embora em grandes programas os programadores usem as funções malloc e free para alocação e desalocação de memória, pois nesses casos a desalocação implícita do vetor ao fim do escopo em que foi declarada não é desejada.

Mas não entendi porque, se o usuário define o tamanho do vetor, você especificou um tamanho (5) para o vetor no protótipo da função.

Postado

aa é mesmo!! eu modifiquei, no prototipo da função deixei os dois colchetes vazios e funcionou corretamente. Posso deixar os colchetes vazios tambem? Implicaria em alguma coisa?

int calcular(int vetor[], int vetora[],int tam)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...