Ir ao conteúdo

Portão eletrônico: fecha mas não abre

danielsafreire

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, apesar de ser formado em eletrônica, nunca mexi em portões eletrônicos, aliás nunca trabalhei na área de eletrônica, só informática.

O problema é o seguinte: o motor do portão só gira em um sentido.

Verifiquei os fim-de-curso, que são dois reles reed, estão bons.

Existem 3 fios saindo do motor e entrando na placa: preto, amarelo e vermelho. Medi as tensões nesses fios enquanto o motor estava em funcionamento. Coloquei a ponta de prova negativa no fio preto e medi as duas tensões, 200 e pouco volts em um fio e 300 e pouco volts no outro fio (tensão DC).

Esses valores estão normais? Posso testar o motor sem usar a placa? Ou seja, alimentando esses três fios diretamente.

Dêem dicas aí, pessoal. Se conhecerem algum site que explique detalhadamente o funcionamento de portão eletrônico, passem o link. Obrigado.

Postado

Acho que não. A alimentação que chega na placa é monofásica 220V. Acredito que seja um fio pra rotação em um sentido e outro pra rotação em outro sentido, e o terceiro é o comum.

Postado

amigo basta voce verificar os reles, ou o rele queimou ou o transistor que alimenta o rele esta queimado,

para se fazer o teste retire as fim de cursos, porque as vezes ela ate pode estar boa mais dentro delas as laminas que se escosta com o campo magnetico que o ima rega, elas podem ja esta encostada assim não fazendo o motor girar no outro sentido do motor.

Postado

Ok cpexpert, entendi. Mas posso testar o motor isoladamente? jogando os 220V direto nos fios preto e vermelho e depois nos fios preto e amarelo? Porque se girar nos 2 sentidos dessa forma aí vou ter a certeza que o problema é na placa.

Postado

pode sim mais você tem que usar o capaticitor, ligue o capacitor nos fios preto e vermelho, e depois ligue um dos 110v no fio amarelo e o outro no preto, assim deve girar pra um dos lados e depois desligue do preto e ligue no vermelho assim devera ligua para o sentido contrario.

Postado

Deixa ver se entendi: ligo aquele capacitorzão branco entre o preto e o vermelho e depois ligo os 220V nos fios preto e amarelo pra girar em um sentido. Depois ligo os 220V nos fios vermelho e amarelo pra girar no outro sentido (com o capacitor entre o preto e o vermelho). É isso?

Postado

ísso mesmo.

ligue uma da fase no preto ou vermelho e depois com a outra apenas encoste no fio amarelo, caso estege bom o motor rodara, e não estiver bom ira dar um tipo de curto.

fica esperto ai.

uma coisa eu te digo, se o motor estiver ruim, o que é raro acontercer, os fio que faz o enrolamento dele, fica preto queimado "torado" ou fica vermelhado escura dando a impresao que ja esta nas ultimas,

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...