Ir ao conteúdo

ERRO: c:\WINDOWS\System32\Drivers\PCI.sys corrompido

ricardopneves

Posts recomendados

Postado

Peço ajuda para tentar resolver sem formatar. Meu PC passou a mostrar o erro, tela preta: "Não é possível inicializar o Windows devido ao arquivo WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\PCI.SYS estar corrompido ou ausente. Use o console de recuperação do disco de instalação ..... utilize a opção r ......"

Tentei o CD do WIN XP, alterando o boot para CD, mas o erro persiste (acho que meu teclado wireless não funciona neste momento, então quando aparece a frase "Qualquer tecla para iniciar do CD" eu teclo e o sistema não acusa).

Peguei o HD e coloquei num case, adicionando ao meu notebook pela USB, como externo. Tive acesso a pasta Windows\system32, e notei que a pasta drivers não aparecia (estou com opção mostrar arquivos de sistema habilitado). Tentei copiar do notebook para o HD defeituoso, mas dá erro que ela existe e está corrompida e protegida, impedindo cópia por cima.

Acionei o CD de instalação no notebook, acessei o console de recuperação, que só detecta o windows do notebook. Acessei-o assim mesmo, para ter acesso ao DOS. O HD aparece como D:, mas não permite entrar no D:\WINDOWS.

Dúvidas:

1) Reinstalar o HD no PC e colocar um teclado comum permitirá acesso ao boot pelo CD do Windows e facilitará a recuperação;

2) Como é toda a pasta drivers que está corrompida e ilegível, haverá solução simples ou a formatação é inevitável?

3)Existe alguma maneira de recuperar o windows de um HD externo?

4)Este erro pode ter sido provocado por algum virus? Durante o carnaval várias pessoas de fora estiveram aqui e acessaram o micro, podem tê-lo infectado abrindo algum anexo ou baixando algum arquivo suspeito, coisas que eu não costumo fazer (apesar do NOD32 permanentemente atualizado)?

5) Mas alguma sugestão?

Aguardo ansiosamente ajuda. Pesquisei previamente o forum, mas não achei nenhum tópico com assunto parecido. Caso haja e eu não tenha visto, por favor, antecipadamente me desculpo e peço o link exato. Obrigado.

Postado

Tirei e limpei os dois pentes de memória, 1Gb cada. Instalei um de cada vez. O erro persiste. Minha filha me viu agora e disse que já aconteceu outras vezes, e depois funcionou. Continuo com as seguintes dúvidas:

- Seria virus ou algum componente prestes a "morrer"? E qual seria este componente (placa de video onboard)?

- Por que não consigo acessar o disco do windows para tentar recuperar? Será por causa do teclado wireless? Mas eu entro no setup para alterar o boot, antes disso, e o teclado funciona...

- Porque não vejo a pasta windows/system32/drivers quando instalei o HD no notebook, mas não consigo copiar nada nele?

Mais uma vez, obrigado!!

Postado

Ricardo,

Você tem um CD de instalação do Windows XP? Se você tem, você pode iniciar o Console de recuperação dele usando a opção R entrando na primeira oportunidade. Assim que chegar ao prompt de comando, digite

chkdsk c: / r

Deixe correr até a conclusão. Isso pode demorar um pouco dependendo de quão grande é o disco rígido. Reinicie e veja se isso resolveu o problema.

Se não, iniciar o Console de recuperação novamente e digite

expand d: \ i386 \ pci.sy_ C: \ WINDOWS \ system32 \ drivers \ pci.sys

d: seria o seu CD / DVD letra da unidade

C: seria a unidade de arranque

Informação sobre o comando de expansão aqui: http://pcsupport.about.com/od/termse/p/expand.htm

Postado
Ricardo,

Você tem um CD de instalação do Windows XP? Se você tem, você pode iniciar o Console de recuperação dele usando a opção R entrando na primeira oportunidade. Assim que chegar ao prompt de comando, digite

chkdsk c: / r

Deixe correr até a conclusão. Isso pode demorar um pouco dependendo de quão grande é o disco rígido. Reinicie e veja se isso resolveu o problema.

Se não, iniciar o Console de recuperação novamente e digite

expand d: \ i386 \ pci.sy_ C: \ WINDOWS \ system32 \ drivers \ pci.sys

d: seria o seu CD / DVD letra da unidade

C: seria a unidade de arranque

Informação sobre o comando de expansão aqui: http://pcsupport.about.com/od/termse/p/expand.htm

Amigo Francisco,

Tenho o CD do Win XP, mas o console de recuperação não entra, acho que o teclado microsoft wireless não está ativo na hora de "teclar qualquer tecla para iniciar do CD". Estou certo ou estou falando besteira? Porque no boot eu consigo teclar F8 ou Delete para acessar o menu de boot e o SETUP, como não consigo teclar qualquer tecla para acionar o boot pelo CD do Windows? O CD funciona perfeitamente no notebook!!!

Postado

Ricardo,

Consiga com algum amigo um teclado normal (com cabo) e tente o processo acima. Acredito que você irá resolver o seu problema.

Nunca usei teclados wireless, só mouse. Mas já ouvi algumas pessoas falando que ele só começa a funcionar depois da carga do sistema. Portanto, não acredito que tatas pessoas falariam a mesma coisa e só você estaria falando besteira, certo?

Abraços.

Postado

Francisco,

Me precipitei e formatei. Ainda bem que é particionado, não perdi dados. Antes disso, criei um DVD do winXP SP3, atualizado, com o nlite, para encurtar um pouco o trabalho. O pior: continuo precisando de um teclado para começar a instalação, já que não parteautomaticamente do DVD!!! Oh vida!!! Obrigado pela ajuda!!!

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...