Ir ao conteúdo

Rede Externa Precisa De Cabo Blindado?

by night

Posts recomendados

Postado

quero fazer uma rede com meu vizinho mas o cabo passará pelos postes então pegará chuva e sol sepre, então quero saber ser precisa do cabo blindado ou não???

Postado

1 - Não é necessário o uso do cabo blindado... Cabo blindado, no caso de UTP, só começa a apresentar maior isolamento a ruidos e EMI externos quando é parte de um sistema completamente blindado, ou seja, cabos, conectores, etc... Vale dizer também que a blindagem precisa estar perfeitamente aterrada, em ambas as pontas...

2- Cabos em ambientes externos devem ser protegidos contra descargas elétricas / atmosféricas.

3 - Cabos para ambiente externo devem possuir capa protetora contra incidência de luz solar direta - UV - e também contra chuva... Não é o caso dos cabos UTP existentes no mercado.

4 - Cabos para uso em postes, ou sistemas similares, devem possuir sistema de auto-sustentação (aço ou kevlar) para poder suportar o peso do cabo no lance livre... Deve possuir igualmente sistema para a ancoragem do sistema de auto-sustentação...

5 - Para uso dos postes nas ruas é necessário autorização e pagamento de taxas referentes à Eletropaulo ou cia de distribuição de elétrica regional. Para atravessar a rua - uso de espaço público - deve haver autorização específica emitida pela secretaria competente da prefeitura.

6 - Aconselho o uso de equipamento wireless.... mais caro, mas muito menos dor de cabeça... pode ser algo assim

Esepero ter ajudado

Ziponi :ph34r:

Postado

A capa de plástico desses cabos não é a mesma dos cabos UTP que você encontra no mercado...

Pra você ter uma ideia do que é essa capa, verifique um cabo de fibra óptica para uso externo... ou mesmo aqueles cabinhos que a telefonica usa para chegar com as linhas na sua casa.... é um plastico bem mais duro que o usado no UTP...

Essa proteção é na verdade um plastico especial, resistente especialmente a radiações UV (luz solar)...

Espero ter ajudado

Ziponi

• 4 anos depois...
Postado

Caros amigos,

Gostaria de abrir novamente esta discussão. Trabalho em uma empresa com poucos recursos e tenha a necessidade de lançar cabos externos para ligar alguns pavilhões. Devido as restrições orçamentárias, minha única opção é utilizar o cabo UTP. Alguém pode passar alguma experiência em lançamento deste tipo de cabo em área externa? Existe realmente a possibilidade de descargas elétricas a ponto de queimar os dispositivos conectados ao cabo? Qual a melhor proteção nesse caso?

Sei perfeitamente que o cabo ideal é a fibra ótica porém, este material é de alto custo de aquisição sem contar os gastos com firmas especializadas para instalação, conversores, soldas, etc. Também podemos apontar a questão de eventuais mudanças de local o que exige nova contratação de serviço.

Toda e qualquer ajuda será bem-vinda.

Obrigado a todos.

Postado

Complementando a mensagem acima, quero ressaltar que este é um problema de muitos e que qualquer solução aplicada com resultados positivos será de grande valia para toda a comunidade.

Abraços a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...