Ir ao conteúdo

Memórias 1600(O.C) - Reduzindo latência/frequência para obter melhor desempenho

Lord Outland

Posts recomendados

Postado
dar pra peceber que o NB em Stock degrada, consome, enibe a banda de memórias.

Teu processador permite subir o clock do NB vide multiplicador.

Use 1,5V no NBVD e suba o clock pra x12, veja se melhora.

nao nao o nb nao ta em stock n

o stock é 2000mhz

o nb ta em 2600mhz

semttuloyaf.jpg

Postado
nao nao o nb nao ta em stock n

o stock é 2000mhz

o nb ta em 2600mhz

Pelo SS do Everest não dar pra ver, você já pensou em fazer este Over que fez via HTT, antigamente se dizia FSB?

Postado

Nao entendi joony_br o NB ja esta com overclock...

nao aumento o fsb porque a memoria acima de 1340mhz eu nao consigo estabilizar ela e nao quero aumentar mais a tensão...

você fala fazer overclock também no HyperTransport é isso?

e essa ultima SS é do CPU-Z

Postado
Nao entendi joony_br o NB ja esta com overclock...

nao aumento o fsb porque a memoria acima de 1340mhz eu nao consigo estabilizar ela e nao quero aumentar mais a tensão...

você fala fazer overclock também no HyperTransport é isso?

e essa ultima SS é do CPU-Z

O HT não ajuda em over, exceto no IGP

Com uma pequena margem no HTT você já consegue melhores resultados.

Postado
seguinte, primeiro vá na bios e baixe apenas o CL para 9 o restante deixe em auto, use o CPU Tweaker e sete tempos menores, 1 por vez nos campos da primeira tela.

Vou baixar 1 por vez ate chegar em quanto?

Esse tweaker salva tudo e altera na bios ou ele é para teste mesmo?

Postado
Vou baixar 1 por vez ate chegar em quanto?

Esse tweaker salva tudo e altera na bios ou ele é para teste mesmo?

é só pra teste, ele também salva e altera ao entra no windows, porém não indico, todas as alterações permanentes devem ser setadas na bios.

Postado
é só pra teste, ele também salva e altera ao entra no windows, porém não indico, todas as alterações permanentes devem ser setadas na bios.
Deixei elas em 9-9-9-9-24 será que esta bom assim? Não notei diferença nenhuma tb.
Postado
Deixei elas em 9-9-9-9-24 será que esta bom assim? Não notei diferença nenhuma tb.

Os ganhos você não percebe em tarefas simples, porém em tarefas que exigem mais da banda, como editar imagens, ai sim você perecebe que faz diferença.

Tente 8-9-8-24.

Postado
Os ganhos você não percebe em tarefas simples, porém em tarefas que exigem mais da banda, como editar imagens, ai sim você perecebe que faz diferença.

Tente 8-9-8-24.

Vou tentar depois volto para falar como ficou. Tem algum jeito de testar se melhorou?

Postado
Eai !

Sem chances jonny, coloque nas seguintes configurações:

multiplicador 12x

bus 280

ram 1840

nb 2800

ht 1960

vcore 1,42

nb 1,5

vdda 2,87

nb 1,5

dram 1,75

Fui aumentando aos pocos, no começo nem ligava o PC, conforme cheguei nesses valores ai, ligou mais começou dar tela azul antes mesmo de carregar o windows, o processador na bios tá variando entre 31 a 33 graus, sem os 1,42 no processador o PC nem ligava, tá meio quente né !? nem fiz over no processador nessa temperatura não me parece legal, os timmings das memorias eu também testei, coloquei como você disse primeiramente 7-9-7, e depois em auto, nenhum dos 2 jeitos deram certo. o que será que pode tá acontecendo ? será que meu processador não é um daqueles premiados hehe,

E agora jonny como podemos fazer essa belezinha subi? rs

valeuu

Mais fácil ser problema de Bios ou de trilha, veja se não saiu uma atualização pra sua placa.

Postado

olá, excelente tópico!

minha configuração

x4 965 125 w- over 3.7(chega em mais mas ainda nao arrisquei)

Memorias kingston hyper ddr3 1600 2x 2gigas(4gigas)

4890

m4a78-td V EVO

Minha dúvida:

Na memoria aparece somente a informação de 1.7-1.9 acho que seja a tensão.

no everest

as temporizações, somente mostram 400/533/633/668

nao mostra a minha que deveria ser 800.

fui manualmente e coloquei em 800 que seria 1600 creio eu devido a particularidade de ser amd.

so que ao setar assim, as memorias ficam em:

11-11-11-45

ficam altas, devido ao cpuz nao mostrar o barramento 800, será que minhas memorias não são verdadeiramente 1600 mhz?

e qual o melhor timming e configurações pra ela?

pergunto pois tenho ate amanha pra trocar elas!

obrigado quem poder ajudar

Postado

Não se preocupe com isso, tente reduzir os tempos até o mais baixo e estável possível, não há como adivinhar temporização, isso só seu sistema que lhe dirá.

Tente por o Memory clock em 800, DCH 0 e os tempos em 8-9-8-4-24-35-6 a começar de cima pra baixo, o restante deixe-os em auto.

Postado

deixei em

7-8-7-22

cr1

deu 48 ns no everest

ai depois setei em 6-7-6-20 e nao subiu

mas outra duvida que fiquei foi que

no cpuz aparece

max bandwidth

PC3-10700 (667)

assim, fiquei com uma dúvida, minha memoria é barramento 1600

alguma coisa errada ai, podem me ajudar?

• 3 semanas depois...
Postado

poxa, poucas vezes fiquei tão confuso num tópico...mas vamu que vamu pra ver se eu entendí.

Coadjuvantes:

placa mãe: Asus M4A785TD-V EVO

memória: OCZ Fatal1ty http://www.ocztechnology.com/products/memory/ocz_ddr3_pc3_12800_fatal1ty_edition_low_voltage_dual_channel

processador: Phenom II x4 965 3.4 ghz

A questão é que essa mobo só trabalha c/ esse tipo de memória de 1600 mhz se eu fizer alguns ajustes na bios. Então me corrigam se eu estiver errado pra ver se realmente cada passo abaixo está correto. :D

1) o clock da memória depende do clock base HTT (FSB). Se eu deixar o IMC em stock (1333 mhz) não terei tanta performance só fazendo os ajustes nas memórias. Pra isso altero o divisor do cpu ratio pra 8x (1600 mhz) e coloco o fsb em 200 mhz

2) depois altero o dram frequency pra 1600 mhz e manualmente coloco as latências da minha memória, que no meu caso é 7-8-8-26 (CAS-TRCD-TRP-TRAS). Também coloco no dram voltage o valor de 1.65 V. Eu não sei da onde vocês tiraram esses valores pra TRC e TWR, mas posso colocar 40 pra TRC e 6 pra TWR ou deixo eles em Auto??

Pelo que estou lendo no manual, todas essas alterações serão feitas no Advanced Menu > JumperFree Configuration. Tenho só umas dúvidas:

Esse HT Link Frequency (Hyper Transport) seria o tal dram frequency pra botar em 1600 mhz ou não tem nada a ver?? Confesso que não achei no manual onde fica esse dram frequency.

É na parte Memory Over Voltage que altero a tensão da memória pra 1.65 V??

Me desculpem pelo tamanho do texto, é que to aqui pra aprender c/ vocês porque não sei muito sobre esse assunto :wacko:

Obrigado desde já pela ajuda!!

Postado
poxa, poucas vezes fiquei tão confuso num tópico...mas vamu que vamu pra ver se eu entendí.

Coadjuvantes:

placa mãe: Asus M4A785TD-V EVO

memória: OCZ Fatal1ty http://www.ocztechnology.com/products/memory/ocz_ddr3_pc3_12800_fatal1ty_edition_low_voltage_dual_channel

processador: Phenom II x4 965 3.4 ghz

A questão é que essa mobo só trabalha c/ esse tipo de memória de 1600 mhz se eu fizer alguns ajustes na bios. Então me corrigam se eu estiver errado pra ver se realmente cada passo abaixo está correto. :D

1) o clock da memória depende do clock base HTT (FSB). Se eu deixar o IMC em stock (1333 mhz) não terei tanta performance só fazendo os ajustes nas memórias. Pra isso altero o divisor do cpu ratio pra 8x (1600 mhz) e coloco o fsb em 200 mhz

2) depois altero o dram frequency pra 1600 mhz e manualmente coloco as latências da minha memória, que no meu caso é 7-8-8-26 (CAS-TRCD-TRP-TRAS). Também coloco no dram voltage o valor de 1.65 V. Eu não sei da onde vocês tiraram esses valores pra TRC e TWR, mas posso colocar 40 pra TRC e 6 pra TWR ou deixo eles em Auto??

Pelo que estou lendo no manual, todas essas alterações serão feitas no Advanced Menu > JumperFree Configuration. Tenho só umas dúvidas:

Esse HT Link Frequency (Hyper Transport) seria o tal dram frequency pra botar em 1600 mhz ou não tem nada a ver?? Confesso que não achei no manual onde fica esse dram frequency.

É na parte Memory Over Voltage que altero a tensão da memória pra 1.65 V??

Me desculpem pelo tamanho do texto, é que to aqui pra aprender c/ vocês porque não sei muito sobre esse assunto :wacko:

Obrigado desde já pela ajuda!!

Você só precisa mexer no Divisor de Memórias (Memory Clock Value) que na sua placa ela em [Auto] assume o valor 667, basta altera-lo para [800]

Caso a memória fique instável, incremente um pouco de tensão no Memory Over Voltage, mas não é regra, só se no caso ficar instável, acrescente +0,05 que ficará em 1,6V.

O restante que você cita são incrementos para se obter maior performance.

Sugiro que primeiro você ajuxte o clock.

Postado
Você só precisa mexer no Divisor de Memórias (Memory Clock Value) que na sua placa ela em [Auto] assume o valor 667, basta altera-lo para [800]

Caso a memória fique instável, incremente um pouco de tensão no Memory Over Voltage, mas não é regra, só se no caso ficar instável, acrescente +0,05 que ficará em 1,6V.

O restante que você cita são incrementos para se obter maior performance.

Sugiro que primeiro você ajuxte o clock.

ok...mas de qualquer maneira eu tenho que executar os passos 1 e 2 ou fazendo o que você indica anula os 2 passos?? :confused:

Postado
ok...mas de qualquer maneira eu tenho que executar os passos 1 e 2 ou fazendo o que você indica anula os 2 passos?? :confused:

Basta fazer o que te pedi, os passos citados por você não veem ao caso no momento.

Postado
Basta fazer o que te pedi, os passos citados por você não veem ao caso no momento.

opa amigo, feito o q você pediu: Memory Clock Value em 800 mhz, memória estável e não precisei alterar o Memory Over Voltage. Jogando Crysis Warhead no full Entusiasta (acho que é isso)!!!! :lol:

• 5 semanas depois...
Postado

Meu pc:

-MOBO MSI 890FX-GD70

-PHenom II X4 970

-Kit Dual Channel DDR3 Kingston HyperX T1 Series 4GB ( 2X2GB ) 1600 MHz PC3-12800 Modelo: KHX1600C8D3T1K2/4GX

-Fonte satellite sl 8600eps 600w

-ATI HD 5770 Sapphire

E to tendo o mesmo problema do pessoal ae, memórias 1600 que tão funcionando a 1333... eu mudo pra 1:4 (1600) na bios, coloco a latencia 8-8-8-20 que é a latencia que a Bios mostra e que tb a aba SPD do CPU-z para XMP 1600, coloco a tensão em 1,65, e sempre da tela azul.

To usando a 1333 com 7-7-7-20, não sei se o desempenho é parecido se estivesse usando a 1600mhz... será q tem jeito de acertar esse OC?

No everest tá mostrando socket AM2+, porque isso? Pode ser isso?

Se alguém puder ajudar e entender mais da MSI 890FX-GD70, aqui esta a foto do everest, se precisar de mais fotos eu posto:

everestb.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Postado

Experimente depois que colocar as memórias em 1600MHz, você dubir um pouco o CPU/NB para 2200MHz

Não consegui fotos da bios onde mostra os ajustes de memórias.

As suas estão muito ruins, pelo menos 9500MB/s

Postado

você precisa da alguma foto da minha bios?

Como faço pra aumentar esses números? No nb mesmo?

Acho q já cheguei a aumentá-lo até 2600... mas faço o teste quando chegar em casa hj.

Será que pode ser problema na memória? Mesmo ela funcionando perfeitamente a 1333?

Obrigado

Postado
você precisa da alguma foto da minha bios?

Estes tipos de ajustes variam de placa para placa, não é padrão, por isso que é sempre bem vindas SS da bios nas abas onde são feitos, veja o início do tópico.

Como faço pra aumentar esses números? No nb mesmo?

Nas opções de Overclock de sua placa, tem um multiplicador que é aberto caso o porocessador seja BE, caso contrário só pelo Clock Referency.

Acho q já cheguei a aumentá-lo até 2600... mas faço o teste quando chegar em casa hj.

Será que pode ser problema na memória? Mesmo ela funcionando perfeitamente a 1333?

Obrigado

Um programinha bem divulgado para testar a estabilidade das memórias é o Memtest, ou até mesmo caso o O.S seja Windows 7, na própria Mídia de instalação tem um semelhante, basta acessar o menu antes de seguir a instalação do O.S. "não é preciso instalar o O.S novamente, basta retirar o CD e reiniciar o sistema".

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!