Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de PC para compra até R$ 4500


Posts recomendados

Bem gente, após anos usando a mesma carroça pra jogar, fazer trabalhos de faculdade, e muitos outros usos, acredito eu que vou ter a oportunidade de finalmente trocar meu "PC do Serginho Mallandro"...

Andei estudando um punhado de características nos últimos tempos pra chegar numa máquina potente, RAZOAVELMENTE barata, de confiança, e que dure uns outros 5 anos sem ter que mexer em nada (seja por defeitos, seja por upgrades). Mas gostaria da opinião de terceiros pra saber se estou escolhendo tudo certo!

Como essa não é EXATAMENTE a configuração definitiva, vou lhes passar da mesma forma que pretendo passar ao vendedor com quem pretendo fechar negócio:

Processador: AMD Phenom II X4 - com clock em aberto

Motherboard: ECS A785GM-AD3 Black Series AM3 (ou) AMD A790GXM-AD3 Gold Black Series

GPU: (algo entre) ATi Radeon HD5750 (e) ATi Radeon HD5870

Memórias: 2x Kingston 2GB DDR3 1333MHZ PC3-10600 (ou) 2x Corsair 2GB DDR3 1333Mhz VS2GB1333D3

HD: 1x WesternDigital SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM WD Caviar Black WD5001AALS (ou) 1x Seagate SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM

Fonte: Zalman ATX ZM500-HP 500W Real (ou) CoolerMaster ATX eXtreme Power Plus 550W RS-550-PCAR-E3

Gabinete: qualquer um "genérico" de 4 baias.

Mídia Ótica: DVD -RW LG (ou) Samsung

Cooler(s): aberto à sugestões, embora acredite que os O.E.M. sejam mais que suficientes (e não pretendo fazer case-modding ou overclocks)

Considerações:

O processador pode ser até um Phenom II X3 - mas não menos que isso. Tenho a intenção de pegar um processador "top" para não me preocupar com isso por um booom tempo! Também estou evitando os Intel (minha escolha óbvia seria pelos i7) pois são muito caros em comparação, e também nunca tive problemas maiores com os AMD.

A placa-mãe, optei por uma ECS destes modelos principalmente pelo chipset AMD - visando um melhor aproveitamento tanto do processador quanto da VGA. Se houver outro(s) modelo(s) e/ou marca(s) aconselháveis, estou aberto a sugestões, DESDE QUE sigam esse critério. Mas já aviso que estou meio hesitante em relação às ASUS, pois já tive más experiências com as mesmas.

A VGA escolhi a que aparentemente possui melhor custo/benefício contando com a "anti-defasagem". Lí muitos relatos dizendo que a melhor custo/benefício de todas é a 4770 - mas em compensação, enquanto esta é compatível com DirectX 10.1, a série HD5XXX é compatível com DirectX 11. Portanto, não pretendo pegar nenhuma placa de séries anteriores. Estou descartando também as NVidia pois estão se mostrando muito caras, e (aparentemente) não se adeqüam mais ao requisito de chipsets.

Quanto ao HD, escolhi entre ESTE MODELO ESPECÍFICO da WD ou um modelo "qualquer" DA SEAGATE por questões de confiabilidade (portanto, não abrirei mão destes sem um BOM motivo no tocante à durabilidade dos mesmos). Pretendo, ainda, um equipamento com baixa capacidade de armazenamento para que isto me "force" a fazer back-ups mais constantemente.

Em relação à fonte (e ao gabinete), não tenho muita "experiência" neste assunto - mas tudo indica que tais marcas são de confiança, e uma vez escolhida a fonte o gabinete não faz muita diferença. Ainda assim aceito sugestões, até mesmo caso a potência dos indicados não seja adequada à máquina montada.

E... Há também um pequeno problema: Não sei se terei que trocar meu monitor (LG FLATRON L1550S 15" com entrada VGA), pois aparentemente a GPU escolhida não possui entrada compatível. Espero que haja a possibilidade de usar o conector presente na GPU on-board das MoBos escolhidas (elas aparentemente podem trabalhar em X-CrossFire com a placa off-board), ou então que exista um adaptador. Senão, não tenho escolha, e queria deixar isso para mais à frente.

Não tenho valores EXATOS sobre esta configuração (afinal, dependo do orçamento de onde pretendo comprar), mas ACREDITO QUE deva custar entre R$ 2.750,00 e R$3.500,00. O orçamento MÁXIMO possível é até R$ 4.500,00 e R$ 5.000,00 - mas é óbvio pelas escolhas que não pretendo chegar a tal nível.

Lembrando que pretendo usar o computador para jogos, programação, navegação web... Enfim: praticamente pra tudo que se possa usar um computador; e em Dual Boot (Windows/Linux)!

Então, é isso! Estarei postando este tópico em outros fóruns também para ter a maior base comparativa possível, então conto com a cooperação de todos.

NOTA: Pretendo fechar negócio esta semana, até 24/05, sábado. Então, após esta data, o tópico pode ser trancado/esquecido. Grato.

PS: Desculpem o "tijolo", mas como podem ver, sou meio metódico nesse sentido - e senti necessidade de repassar TODOS os detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, quanta informação....:D Mas tá certo, o PC tem que sair pefeito. Bem, aí vão duas sugestões minhas, uma Intel e uma AMD.

Intel:

Core i7 860

ASUS P7P55D-PRO

2x2gb DDR3-1600

ATi HD5850

Corsair 550VX PSU

2xHD 250gb SATAII Raid 0

O resto você escolhe :)

AMD:

Phenom II X4 965 Black Edition

ASUS M4A79-T Deluxe

2x2gb DDR3-1600

ATi HD5850

Corsair 550VX PSU

2xHD 250gb SATAII Raid 0

O resto você escolhe :)

Coloquei dois HDs, pois assim você pode fazer RAID, aumentando a velocidade de acesso, e colocar um SO em cada HD, fazendo assim que se você perder um deles não vai perder todos os arquivos. A placa-mãe AMD que eu coloquei suporta até o Phenom II X6, então está aberta à upgrades, assim como suporte a CrossFire. A mesma coisa acontece com a P7P55D-PRO, mas ela suporta também SLI.

Boa sorte aí no PC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem o sumiço! O véiinho aqui enguiçou... ¬¬ E ainda não comecei a compra do novo! ~_~'

Bem... O que já tenho definido, de acordo com os outros fóruns onde postei o tópico, é:

Processador: Phenom II X4 - 3.(alguma coisa)GHz Black - possivelmente o de 3.2 (965), já que os preços são bem próximos.

Lembrando que tô saindo de um Sempron Socket A monocore 1.8 - então a diferença já será gritante!

GPU: ATi Radeon HD5770 1GB - não sei ainda de qual FABRICANTE é melhor (XFX, Sapphire, MSi...), mas no geral essa é a melhor custo/benefício atual com durabilidade/usabilidade prevista pra uns 5 anos, assim como pretendo!

HDD: 2x 500 GB Seagate Barracuda 7200.12 ST3500418AS - parece que o pessoal nem viu/deu bola pro WD que eu passei. Mesmo assim, a proposta de 5 anos de garantia incondicional da Seagate tá mais promissora!

Memórias: 2x 2 GiB DDR3-1600 Corsair XMS3 - SE NÃO TIVER, vou aceitar as Kingston mesmo, já que a diferença de qualidade não difere muito.

Gabinete: Cooler Master RC-690 - gostei do design dele, e o preço está atraente.

Fonte: Zalman ATX ZM500-HP 500W Real - Sei que já disseram que não preciso de 500W, mas estou inclinado a pegar essa pois tenho visto falarem MUITO bem dela - por aquecimento, durabilidade, etc.

ODD: DVD-RW LG GH22NS50 SATA - bom, durável, barato.

######

O que estou mais em dúvida agora é justamente sobre a MoBo!

As duas que escolhi NÃO SÃO ruins! Mas muita gente tem sugerido alguns modelos ASUS, quando se pronunciam. Então (simplificando) as quatro que estão no embate são:

ASUS M4A785TD-V EVO

ASUS M4A79-T Deluxe

ECS A785GM-AD3 Black Series AM3

ECS AMD A790GXM-AD3 Gold Black Series

Particularmente estou inclinado a escolher a última listada acima (lembrem-se que já tive más experiências com algumaS ASUS). Mas gostaria de um aval final...

Se alguém puder se pronunciar...

PS: A compra tá sendo adiada um pouquinho. Então é capaz que esse tópico "dure mais"!

PPS: Demorou pra alguém se pronunciar aqui, heim?!? Nos outros fóruns pipocaram respostas logo nos dois primeiros dias! =X

@viniketto:

Cara, você elogiou a quantidade de considerações que fiz, mas não se pronunciou em relação a marcas de certos componentes (HD, memória, fonte...). Isso TAMBÉM é importante (talvez até MAIS que a tríplice CPU+MOBO+GPU)!

Se puder "melhorar" suas indicações, agradeço! ~_~'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

considerações?

- Compre a 5770 da Sapphire. Sinceramente não acredito em ATI da XFX.

- Hd WD é pra quem não tem medo do perigo. É Seagate ou Samsung.

- a memória pode ser kingston, rendimento semelhante.

- pode ser a última placa-mãe da sua lista.

E, tsurani, demora-se a responder porque a maioria dos tópicos tem emm média 1/3 do texto do seu. Eu mesmo não tenho paciencia pra ler direito posts de duas laudas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

considerações?

- Compre a 5770 da Sapphire. Sinceramente não acredito em ATI da XFX.

- Hd WD é pra quem não tem medo do perigo. É Seagate ou Samsung.

- a memória pode ser kingston, rendimento semelhante.

- pode ser a última placa-mãe da sua lista.

E, tsurani, demora-se a responder porque a maioria dos tópicos tem emm média 1/3 do texto do seu. Eu mesmo não tenho paciencia pra ler direito posts de duas laudas...

LOL!

Quanto ao tamanho do texto, me desculpe, Claudio! É que sou meio metódico, e também já tive MUUUUUITOS problemas com hardware dando pau... (Também, já fazem bem uns 12 anos que mexo com info!) >_<'

Inclusive já postei um tópico aqui antes, questionando as melhores fabricantes de cada componente (há coisa de uns 4~5 meses atrás, mas foi apagado), JUSTAMENTE por causa dessas zicas...

Quanto à GPU, afora a Sapphire (para o caso de não haver em estoque, ou ser muito cara), alguma outra sugestão?

Grato! o/

EDIT: Tava dando uma olhada no TechReport e notei que por lá eles têm uma grande preferência pelos WD Black Series, inclusive ressaltando que a WD dá o mesmo tipo de garantia que a Seagate para essa linha.

E um dos motivos que me levou a escolher este modelo é justamente o fato de tal série ser apontada como "o top dentre os tops" dos HDs atuais.

Claro que as séries Green e Blue não são TÃO bem conceituadas - o que pode desacreditar os produtos da empresa como um todo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Compreendo, tsurani, que a WD tenha modelos top com garantia praticamente "lifetime", mas o histórico das linhas médias dela é tão complicado que eu prefiro nunca optar pela marca. Mas, sempre vai de você comprar ou não. Eu te diria categóricamente NÂO se fosse um WD comum. Como é especial, eu digo "não"... Mas se você no fim achar a melhor opção, vai fundo.

Vídeo, a mesma coisa. A XFX andou fazendo umas defecações com modelos mid-end da ATI - as HD4670 e 4850 capadas... - e nvidia, e isso me fez desconfiar bastante da mrca também. Sapphire, Powercolor e HIS trabalham com especificação do fabricante. Assim, não há o risco de acontecer uma sacanagem dessas. Mas, de novo, se você achar imprescindível, compre a XFX.

E eu aviso a respeito da extensão do texto justamente para não cansar os leitores - a moderação não apaga textos porque são grandes. Pede para o autor ajustar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!