Ir ao conteúdo

PABX Intelbras Modulare I Conecta - Parou de funcionar depois de chuva-forte

ederpansani

Posts recomendados

Postado

Pessoal, seguinte...

Tenho um PABX Modulare I Conecta aqui na minha pequena empresa, trabalho com eletronica digital tambem, manutenção de relógios de ponto, conserto de placas, troco Z80 PLCC da mesma linha desta usada no Modulare I Conecta.

Em Janeiro de 2010, caiu uma chuva que quase destruiu minha cidade. No escritorio nao queimou "nada", só o PABX que parou, porém só o transformador ficou alterado e cheirando queimado. Levei o PABX numa empresa de um cara que considerei ser honesto, pra ele testar pra mim a placa, se seria só a fonte ou se deu pau na placa tambem, eu compraria a fonte com ele. Menos de 2 minutos depois ele voltou dizendo que a linha 4 não funciona e do ramal 26 pra frente tambem não funcionava e que ficarava em R$ 280,00 pra consertar.

Fiquei pensando, geralmente se o raio varou a fonte, queimaria tudo e não apenas a linha 4 e os 6 ramais do 26 ao 31, e esse cara me deu preço muito rápido.

Então estou a procura de um manual deste PABX pra saber se o cara trocou algum Jumper rapidão pra falar isso. Fiz alguns testes invertendo placas, e trocanco os opto acopladores mas nada resolveu, parece que tem algo nos jumpers ou é defeito na placa mesmo. A Linha 4 e os 6 ramais, não da nem sinal quando puxados.

Neste link postei imagens da placa, se alguem puder me ajudar, agradecerei muito.

http://img267.imageshack.us/img267/3066/close1jumpers.jpg

http://img691.imageshack.us/img691/5024/close2jumpers.jpg

http://img402.imageshack.us/img402/1910/principalperifericos.jpg

http://img29.imageshack.us/img29/9867/principalsemperifericos.jpg

grato;

Eder Pansani

Postado
Pessoal, seguinte...

Tenho um PABX Modulare I Conecta aqui na minha pequena empresa, trabalho com eletronica digital também, manutenção de relógios de ponto, conserto de placas, troco Z80 PLCC da mesma linha desta usada no Modulare I Conecta.

Em Janeiro de 2010, caiu uma chuva que quase destruiu minha cidade. No escritorio nao queimou "nada", só o PABX que parou, porém só o transformador ficou alterado e cheirando queimado. Levei o PABX numa empresa de um cara que considerei ser honesto, pra ele testar pra mim a placa, se seria só a fonte ou se deu pau na placa também, eu compraria a fonte com ele. Menos de 2 minutos depois ele voltou dizendo que a linha 4 não funciona e do ramal 26 pra frente também não funcionava e que ficarava em R$ 280,00 pra consertar.

Fiquei pensando, geralmente se o raio varou a fonte, queimaria tudo e não apenas a linha 4 e os 6 ramais do 26 ao 31, e esse cara me deu preço muito rápido.

Então estou a procura de um manual deste PABX pra saber se o cara trocou algum Jumper rapidão pra falar isso. Fiz alguns testes invertendo placas, e trocanco os opto acopladores mas nada resolveu, parece que tem algo nos jumpers ou é defeito na placa mesmo. A Linha 4 e os 6 ramais, não da nem sinal quando puxados.

Neste link postei imagens da placa, se alguem puder me ajudar, agradecerei muito.

http://img267.imageshack.us/img267/3066/close1jumpers.jpg

http://img691.imageshack.us/img691/5024/close2jumpers.jpg

http://img402.imageshack.us/img402/1910/principalperifericos.jpg

http://img29.imageshack.us/img29/9867/principalsemperifericos.jpg

grato;

Eder Pansani

Se há ramais que funcionam nas outras placas confira os jumpers, o manual voce acha no site da Intelbras.

Postado

quando voce pega a linha 4 acende o led de oculpação do tronco ou da oculpado?, verifica se por baixo nao foi aberto alguma trilha. os jumper ic/nn nao interfere no funcionamento. o ci mt8816 (matriz) pode provocar esse defeito, as placas das linhas 3 e 4 nao podem ser retiradas sem que antes insira os jumpes no cn 32 a e b respectivamente.

Ramos

Postado
quando voce pega a linha 4 acende o led de oculpação do tronco ou da oculpado?, verifica se por baixo nao foi aberto alguma trilha. os jumper ic/nn nao interfere no funcionamento. o ci mt8816 (matriz) pode provocar esse defeito, as placas das linhas 3 e 4 nao podem ser retiradas sem que antes insira os jumpes no cn 32 a e b respectivamente.

Ramos

Ramos, quando eu digito 893, para pegar o tronco4, arma o rele e acende sim o led vermelho da placa. 0, acende led e da linha, 891 acende o led e da linha, 892 acende o led e da linha, só o 893 acende o led mas nao da linha, fica mudo. Os 6 ramais tambem estão mudos, só nao me lembro se são 5 ou 6 do centro pra direita. Se voce puxa eles, arma o rele, mas não da sinal de linha.

Postado

inverte a placa de tronco que esta funcionando pela muda pra ver se defeito é na pl base ou no proprio cartao de tronco, passa teu email que te mando os esquemas dela, vai ficar bem mais fácil.

Ramos

Postado
inverte a placa de tronco que esta funcionando pela muda pra ver se defeito é na pl base ou no proprio cartao de tronco, passa teu email que te mando os esquemas dela, vai ficar bem mais fácil.

Ramos

Ola Ramos,

Inverter a placa eu ja fiz, ja inverti as 2 placas tronco, pensando que o problema fosse ser transferido para outra linha, mas não, o problemla continuou na linha 4.

Então, acho que as placas tronco estão descartadas, certo? as placas de ramal também, ja inverti. Se for o CMT8816 ele tem algum programa gravado, ou é um micro comum?

grato;

Eder Pansani

Postado

ele nao é micro é uma matriz de comutaçao, nele estão todas as vias de audio, e passam os tons de controle. portanto ele pode provocar cruzamentos se as vias entrarem em curto o que é bem comum, ou ficar sem audio se abrir alguma via, Com as placa de ramal espetadas se voce ligar para um dos que estão mudos voce recebe

tom de chamada?. estou mandando o esquema

Postado
ele nao é micro é uma matriz de comutaçao, nele estão todas as vias de audio, e passam os tons de controle. portanto ele pode provocar cruzamentos se as vias entrarem em curto o que é bem comum, ou ficar sem audio se abrir alguma via, Com as placa de ramal espetadas se voce ligar para um dos que estão mudos voce recebe

tom de chamada?. estou mandando o esquema

Ola Ramos, muito obrigado pela ajuda prestada e dedicação ao meu caso.

Seguinte, fiz um teste como você solicitou. Peguei os ramais 22 e 23 ambos funcionando, desliguei os fios do 23 e liguei no ramal 30 no PABX. Fui no 22 e liguei para o 30, chamou normal atendi no ramal 30, só que fica mudo, ou seja, esta chamando, não da sinal de ocupado, chama normal, só que ao atender fica mudo. Pelo pouco que entendo de esquemas e de eletronica digital ta parecendo ser mesmo aquela matriz, se tiver algum outro teste pra ser feito agradeço. voce sabe onde encontro aquela matriz, e qual o custo dela voce sabe?

Tenho varios fornecedores em São Paulo, onde compro Z80, 80C31, PIC e portas lógicas vou tentar ver com eles amanha.

grato;

Eder Pansani

• 2 semanas depois...
Postado

Ramos, agradeço muito sua ajuda. Realmente era o CI Matriz, foi trocar e solucionar o problema. Todos os ramais estão funcionando e todos os troncos estão funcionando, paguei R$ 30,00 na matriz.

Vi que voce é bastante experiente nesses equipamentos.

Ramos, ficou um problema no PABX, que não havia relatado e que achava que fosse o mesmo problema dos ramais. Ex.: Estou no ramal 20, disco 0 pra dar linha e ouço la no fundo um som "tu tu tu tu tu tu tu" como se um telefone estivesse fora do gancho, porém não tem nenhum telefone fora do gancho. Faço a ligação pra onde tenho que ligar, falo com quem tenho que falar e continuo ouvindo o "tu tu tu tu tu tu tu". porém as outras tres linhas estão todas normais a ponto de fazer ou receber ligação.

Se souber de algo da um toque, grato;

Eder Pansani

Postado

primeiro precisa saber se é defeito no equipamento ou externo, pega as linhas idividualmente com 8001 para tronco 1 e faz uma ligaçao , 8002 para tronco 2 e dai em diante, assim vai saber qual posição esta ruim, depois passa a linha ruim para uma posição que esta boa. se seguir o defeito, o mesmo é da operadora. o mais provavel é que seja cruzamento externo na sua linha

• 3 semanas depois...
Postado
primeiro precisa saber se é defeito no equipamento ou externo, pega as linhas idividualmente com 8001 para tronco 1 e faz uma ligaçao , 8002 para tronco 2 e dai em diante, assim vai saber qual posição esta ruim, depois passa a linha ruim para uma posição que esta boa. se seguir o defeito, o mesmo é da operadora. o mais provavel é que seja cruzamento externo na sua linha

Ramos, Fiz um teste sem 8001 e 8002, liguei um telefone na ponta da linha direta, o sinal esta puro e limpo. Só tem um "tisc tisc tisc tisc" bem baixinho que ouço em uma das linhas, que é provavelmente interferencia da cerca elétrica.

O que voce quer dizer com cruzamento externo? Tenho achado estranho uma situação, que minha linha telefonica abaixou o preço uns 30%. Esse cruzamento externo pode ser mal ou bom? De qualquer forma é algo que pode estar errado, mas o que provoca isso?

Postado

cruzamento externo siguinifica que uma de suas linhas está em em curto ou com baixa isolação com a linha de alguem externamente ao seu recinto, por isso ouve esse tu, tu, que deve ser a outra linha que está causando, talvez isso explique a redução em sua conta. (pode ser que suas ligaçoes por essa linha esteja tarifando para outra pessoa devido ao cruzamento. ja tentou ligar pra um celular de todas as suas linhas pra ver se bina seus numeros? com relação ao teste que te indiquei fazer (pega linha com 8001 e ve se ta limpa, 8002 e faz a mesma coisa, 8003, e 8004, assim vai saber qual linha esta apresentando problema, depois pra confirmar basta retirar da central a linha que deu pau e instalar na popsição do tronco uma linha boa, assim vai saber se o problema é da central ou da linha.

• 3 meses depois...
Postado

Prezados, em especial ao Ramos...

Ainda estou com um problema neste Pabx, ele é simples, barato, e atende ao que preciso, nao gostaria de trocar.

Este Pabx, quando alguem esta falando na linha 892, e outra pessoa tenta falar na linha 893, ouve-se o que uma esta falando, ficam cruzadas as linhas.

Ja a linha 0 e 891, não da interferencia com nenhuma das outras ou vice-versa, só mesmo 892 e 893.

Lembrando que quando este Pabx deu problema na fonte e queimou a Matriz.

grato;

Eder Pansani

• 2 semanas depois...
Postado

Ola Ramos decidi postar aqui os testes que me pediu, para que o pessoal que tenha o mesmo problema possa solucionar, se precisarem de ajuda.

Ola Ramos,

obrigado pela dedicação.

Fiz o que pediu.

Tirei, na verdade, todas as 4 linhas dos 4 troncos fisicamente e testei em aparelhos distintos, todas limpinhas e funcionando perfeitamente.

Fiz o teste, tambem, peguei a linha fisica que estava no tronco 892 e o que estava no 893 e inverti com o 0 e com o 891, e o problema persistiu, mas somente nos troncos 892 e 893, mesmo sendo outras linhas agora.

Ou seja, independente da linha, quando alguem esta falando no 892 e outra pessoa puxa o 893, as linhas se cruzam e ambos se ouvem falando, em qualquer numero de ramal que seja.

A matriz não é pois é novinha. Inverti os 2 troncos (placa) por curiosidade e o problema continuou.

Será problema em alguma porta lógica ou configuração?

Jumper poderia ser? Lembrando que quando me deu esse problema no Pabx eu levei em um lugar onde o cara foi um pouco sacana, e pode tenho quase certeza, ter mexido em algo.

grato;

Eder Pansani

Postado

configuração nao é . da um resset geral nela, no ramal 20 tecla 1190123 espera o bip e desligue a central da tomadae eletrica por 15 segundos. lembrando que vai cair todos as programações, inclusive essa de acessar as linhas pelas rotas especiais, o acesso as linhas vai ser todas com o "0", se esse acesso individual for nescessario pra voce anote o numero de cada linha com sua posiçao fisica ( 1, 2, 3 ,4) na central e o codigo de acesso para que possamos voltar

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Amigão, o cruzamento entre as linhas são em todos os ramais ou em ramais especificos? por exemplo o ramal 22 esta em ligação na linha 3 ( rota 2 892 ) e o ramal 23 está em ligação na linha 4 ( rota 3 893 ), se isso o defeito são apenas 2, se for na mesma placa de ramal o defeito pode ser a placa de ramal, se for em placas separadas o defeito pode ser na Matriz 8816AE, o fato de a Matriz ser nova com apenas 4 meses de uso não significa que ela não esteja com defeito, e veja bem, acompanhando aqui o seu caso, quando um equipamento de Pabx sofre uma descarga ela pode ser tanto pela rede elétrica quanto pelas linhas telefonicas, ou simplesmente uma ou outra. Quando a descarga é pela rede elétrica queima normalmente a Fonte Externa e alguns reguladores Internos, quando é pela linha telefonica que queima vários componentes, como placas de tronco e ramais, ci´s e matrizes. Enfim... Cruzamentos de ligações é bem simples o defeito. Como já foi descartado o cruzamento entre as linha fisicas ( pois você realizou os teste assim como o amigo Ramos solicitou ), sobra apenas as placas de ramal ou Matriz. Abs

• 9 meses depois...
Postado

Resolvi o problema de ramal dando interferencia em outro, desmontando toda a placa, arranquei os 2 mini trafo da placa, e lavei ela com sabão em pó e agua, deixei ela brilhando.. tinha um melado amarelado nela... não acredito que isso estivesse conduzindo, o fato é que depois de secar bem, montei a placa e fui testar.. acabou a interferencia (cruzamento de ramais).

Grato por todos que ajudarao.

Eder Pansani

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...