Ir ao conteúdo

Dúvidas sobra HDTV, FULL HD e resoluções.

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera... A situação é um pouco complicada, mas vamos lá. Eu estava vendo em fóruns sobre resoluções e eu vi um cara que postou um vídeo. No nome do vídeo tinha escrito que era "720p".

Ai começou a minha dúvida. Quando eu vi esses 720p eu pensei: Isso é HDTV.

Ao descer a barra de rolagem eu vi que a resolução era 1280 X 544. Ai bateu uma outra dúvida: 1280x544 não é HDTV.

Então, eu, malandramente fiz um comentário para ele. "1280 X 544? Cara... isso não é 720p."

Passou um tempo e ele rebateu meu comentário assim:

"1280:720 = 16:9 = 1,7777

1280:544 = 2.35:1

Va estudar um pouco sobre aspect ratio antes de sair falando besteira.

abraços"

Fiquei pensando... Pensando... Dei uma refletida e cheguei a conclusão que tenho dúvidas sobre esse assunto.

1280x720 = 16:9 = 1,7777 = wide, certo?

1280x544 = 2.35:1 => Que não é wide, certo?

Mas ai eu lembrei no que eu pensei quando eu vi os 720p no nome do vídeo dele. Eu pensei assim: "Ah... Isso é HDTV. Tem alta qualidade."

Então... As minhas dúvidas são:

Existe formato exato para HDTV além de 720p? Eu sei que tem o FULLHD que tem 1080p, estou certo?

1280x544 pode ser considerado HDTV?

Existe alguma relação exata de 720p com resolução e com hdtv?

Existe algum formato, codec ou qualquer coisa assim em específico para um vídeo ser considerado HD, com alta qualidade?

Dúvidas.... dúvidas... Alguém consegue responder?:confused:

• Membro VIP
Postado

Catito,

Vou dar apenas umas pinceladas. Se quiser se aprofundar, tem muito material na internet já pronto.

Há algumas semanas eu vi uma lista com mais de 30 "aspect ratio" que já foram utilizadas para registrar imagens nos mais diversos meios.

A boa e velha TV no padrão 4:3 é sem dúvida a mais conhecida. Sua sucessora são as atuais Wide com 16:9. Agora, o que acontece quando uma imagem de um padrão é exibido em uma tela de outro padrão? ou há cortes na imagem, ou há distorção para encostar os 4 lados, ou surgem as famosas faixas pretas, seja na horiziontal ou na vertical. Isso você já está acostumado, certo?

Mas esses dois padrões são apenas dois dos diversos padrões existentes. No cinema a lista é enorme.

Então o que acontece quando um filme com aspecto 2.35 é exibido numa tv wide? são 3 possibilidades... ou a imagem vai ser cortada nas laterais, ou vai ser distorcida ou vão aparecer barras pretas na base e no topo. Da mesma forma como os ajustes 16:9 nas TVs 4:3 .

Aqui vai o pulo do gato... se a imagem tem os 1280 px de largura, por qual motivo o editor vai colocar os 720 px de altura incluindo as duas barras pretas ???????

É uma prática comum cortar as barras pretas e deixar somente o quadro do filme real.

O seu aparelho então vai ser inteligente o suficiente para preencher o resto com "preto", ou seja, nenhuma informação.

Sacou ?

Abraços,

Edvaldo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...