Ir ao conteúdo

Dúvida Cruel Filtro de Linha

_Light_

Posts recomendados

Postado
Não questiono sua experiência, voce tá correto em tudo que diz.

Obrigado por reconhecer ... :lol:

Vou me abster de comentar todas as suas considerações porque foge do escopo desta discussão, acho que devemos focar nossas sugestões no sentido de ajudar os colegas a optar por algo eficaz, que minimize os riscos a um custo aceitável.

Só acho que tá dando uma solução pro cara que postou esse tópico que não vai resolver o problema dele, se o cara tiver tendo problema com queima das portas ethernet, temos que encontrar a causa disso, que duvido que vai ser um blackout ou brownout, nem que que seja um surto vindo pela tomada que causou a queima da interface de rede da placa e logo um nobreak ou DPS no quadro de disjuntores não vai resolver!

Eu não disse em nenhum momento que o prob com a placa de rede é atribuível a probs da rede (de distribuição de energia). A minha sugestão para utilizar um nobreak é devido ao fato de já fornecerem proteção suficiente contra surtos na rede (de dstribuição de energia) e outras anomalias. É proteção MUITO mais eficaz que os filtros de linha que temos no nosso mercado e não muito mais oneroso que os filtros de linha mais caros. E muitos incorporam a proteção para a linha telefônica.

Eu disse e reafirmo, é MUITO pouco provável que o prob seja devido a indução nos cabos de rede (ethernet) como você aventou.

Essa foi a razão de eu discordar com sua solução. A queima da interface de rede foi causada por alguma anomalia na rede em si e suspeito que a queima foi causada pelo surto que atingiu o modem pela linha telefonica, como ele mesmo disse aqui, a queima aconteceu junto com a queima do modem. Ele deve sim proteger seu modem com um DPS pra linha telefônica.

Sim, tb acho que o mais provável é que o dano tenha sido causado por descarga atmosférica que atingiu o sistema via linha telefônica, uma ocorrência bastante comum aliás e por isto enfatizei a necessidade de proteção adicional para ela. Na verdade é este o grande prob, quando não o único ...

O "cascateamento" de DPS's das diferentes Classes I, II e III ao longo da instalação, seja doméstica, comercial ou industrial é uma prática recomenda devido ao nível de tensão residual nem sempre conseguido com a instalação de DPS's em apenas um dos quadros elétricos ou quando a distância entre um quadro e o ponto final é muito longa.

Sim, cascatear é boa prática, embora não muito justificável do ponto de vista da relação custo/benefício, no caso de residências de porte médio.

Postado
... nesse e em outros foruns não sei se você já percebeu, há um "movimento" anti-estabilizador ...

Já percebi e há muitos anos recomendo a clientes, amigos e familiares que se livrem desses trambolhos ... :D :D :D

É só um pedido ou uma sugestão, mas caso não queira prestar-nos esse favor, não tem problema.

Eu adoraria poder fazer isso, mas além de não ter tempo disponível para isso, seria redundante, já foram publicados diversos estudos empreendidos por gente competente e bem instrumentada, demonstrando cabalmente, não só a ineficácia desses "estabilizadores", como seus malefícios ...

De qualquer modo vou ficar atento e se tiver a portunidade, aproveito pra documentar a coisa com algumas fotos, oscilogramas, etc ...

O que eu recomendaria é uma pesquisa sobre o assunto, reunindo em um só tópico links para os documentos pertinentes ...

Postado

Temos que partir de algum ponto, se o cara afirma que o modem foi levado por um raio e nesse processo interfaces ethernet queimaram, o que afirma a lógica aqui? Que surtos foram induzidos no cabo ethernet. Eu dei as possíveis soluções pra ele...

Eu queria saber qual nobreak tem um filtro mais elaborado do que um Clamper Computer Protector PRO, um APC entre seus vários modelos, um UPSAI FHT-1200, todos custam menos que um nobreak. Só ficariam devendo a proteção contra brownouts. Veja dentro de um APC, to pra ver um nobreak tipico que apresenta um estágio de filtragem de transitórios tão elaborado como esse:

Proteção pra cabo coaxial de TV/Internet, proteção telefônica e energia:

dsc01741tn4.jpg

dsc01742wv4.jpg

dsc01743bl8.jpg

Clamper Computer Protector PRO:

insideprotectzc0.jpg

chipprincipalwd2.jpg

Um Clamper PC Modem Protector, possui três varistores de 20mm térmicamente protegidos, tem proteção telefônica por meio de centelhadores e PTC's:

dsc01019ac2.jpg

UPSAI FHT-1200. Esse tem proteção coaxial, telefonica, mas fica devendo no estágio de filtragem de ruidos, mas tem uma proteção generosa contra surtos transistórios de tensão:

02ProteoFHT1200MKIIUPSAI.jpg

07LadoComponentesUPSAI.jpg

Outro APC, mais simples, mas com proteção telefônica e proteção contra picos generosa e filtragem contra ruidos basica:

pt70002lw9.jpg

Varistores de 20mm protegido térmicamente:

pt70005jh6.jpg

Proteção telefonica:

Esses são só alguns dos bons exemplos de bons filtros disponiveis no nosso mercado. Infelizmente os APC tão meio em falta...

ATUALIZAÇÃO. O que a SIEMENS fala sobre surtos internos:

http://www.purgethesurge.ca/

"Surtos podem ser gerados de fora ou dentro de nossas casas ou empresas. Eventos causados por forças externas tais como raios ou manobras na rede elétrica são as causas mais danosas. Os surtos gerados internamente são menos cadastróficos, mas ocorrem com mais frequência. Algo como um simples virar de interruptor para ligar uma lâmpada criará um pequeno surto; de fato, qualquer carga indutiva é um culpado em potencial. Estes surtos são os mais comuns.

Um estudo conduzido pelo Instituto de Energia Elétrica encontrou que 80% dos disturbios elétricos se originam dentro das casas ou empresas. A maioria estão relacionados com surtos causados pela atividade diária de dispositivos movidos a motor e dispositivos elétricos que ficam ligando e desligando ao longo do dia. Com o passar do tempo estes surtos enfraquecem componentes elétricos dos eletrônicos domésticos, computadores e utensilio resultando em uma vida útil menor. "

Postado

Sem querer atrapalhar o tópico, eu também estou com uma dúvida cruel, e não quero criar outro para o mesmo assunto (filtro de linha) com esse aberto. Meu problema é mais fácil que o do criador deste tópico, se alguém quiser me ajudar...

Sim, os filtros de linha da APC estão esgotados, li algo de que ela saiu do mercado brasileiro de filtros de linhas, e o meu APC p8t3v acabou de queimar! não sei o que comprar para ter o mesmo nível de proteção.

Pensei em comprar um da clamper, mas li que ele é melhor para 220 e para quem têm aterramento, mas aqui em em casa é 110 e o aterramento é precário... é apenas uma barra de cobre fincada no chão e só isso... nem sei se essa coisa funciona; meu apc dizia que não com aquele led vermelho aceso hehehehehe... problemas com raios praticamente nem existem no meu estado.

Não sei o que devo comprar, para substituir meu APC p8t3v; preciso de ajuda, tenho dois pcs e dois consoles sem uso agora sem filtro de linha...

Postado

Um filtro de linha Clamper como o Computer Protector PRO te servirá, mas como não tem aterramento, o PC Modem Protector tb te servirá, pode ser o modelo 220V, mas tem um especifico pra 127V, pode usar ambos sem problema.

O problema do APC ter queimado tão cedo creio ser os varistores de apenas 130V. O seu não é o primeiro que tenho visto queimar. Em locais onde há muitos surtos pequenos diarios, esses varistores não guentam muitos anos. Varistores de 130V "clampam" os picos em 330V, o que é um valor muito baixo, picos como esses são vistos diariamente em muitas redes elétricas e não são danosos.

Atualização:

O caso do Computer Protector PRO x Aterramento não quer dizer que ele ficará inutil por essa razão, o problema que eu constatei nesse filtro é que sem aterramento as carcaças passam a dar mais choque porque a Clamper usa um tipo de capacitor errado entre Fase-Terra e Neutro-Terra, que eleva a fuga de corrente pro aterramento pra em torno de 8,5mA ao contrário denenhum mA nas soluções da APC e menos de 1mA em outras soluções.

Atualização 2:

Nite, tem como você desmontar esse filtro APC e abrir pra tirar umas fotos pra gente?

Postado

Nite, no seu caso, que é mais simples que o meu, eu pegaria ou um PCModem protector mesmo da Clamper, ou um UPSAI fht-1200.

O Computer Protector Pro, é muito bom também, mas tantas pessoas falam dessa fuga de corrente quando não se tem aterramento, e eu particularmente não gosto de ficar tomando aqueles "choquezinhos". ;D

Meu caso tá difícil mesmo... Será que botando uma placa de rede offboard, quando ocorrer um surto, ela vai de ralo e minha placa-mãe permanece íntegra ? ou corre o risco de perder a placa-mãe também ?

Postado

Bem, abrir e tirar fotos não têm problema, mas postar as imagens sim; não sou usuário de fórums, e só entrei mesmo para perguntar minha dúvida, percebi que precisava de ajuda por não entender nada disso; vou ter de aprender a postar elas. Já imaginei que talvez tenha concerto, mas acho que essa duvida fica pra mais tarde.

Sim, por aqui têm muitos surtos, mas não sei dizer quais seriam; de vez em quando o poste "explode" hehehehe, só se ouve o barulho... bem.... apenas que os filtros não funcionam mais, antes eles do que os pcs ou consoles, não dá pra confiar na qualidade da energia entregue pela companhia elétrica.

Obrigado pela ajuda, vou comprar esse da clamper; eu tava preocupado por que aqui o terra não funciona e é 110, valeu mesmo.

Postado
Nite, no seu caso, que é mais simples que o meu, eu pegaria ou um PCModem protector mesmo da Clamper, ou um UPSAI fht-1200.

O Computer Protector Pro, é muito bom também, mas tantas pessoas falam dessa fuga de corrente quando não se tem aterramento, e eu particularmente não gosto de ficar tomando aqueles "choquezinhos". ;D

Meu caso tá difícil mesmo... Será que botando uma placa de rede offboard, quando ocorrer um surto, ela vai de ralo e minha placa-mãe permanece íntegra ? ou corre o risco de perder a placa-mãe também ?

Cara, geralmente queima só a interface, a porta, mas não dá pra generalizar dizendo que nunca vai estragar a placa inteira, nada é impossível. Pense assim, 99% das pessoas não usam proteção na LAN, talvez seu caso tenha sido isolado, não ocorrerá novamente.

Bem, abrir e tirar fotos não têm problema, mas postar as imagens sim; não sou usuário de fórums, e só entrei mesmo para perguntar minha dúvida, percebi que precisava de ajuda por não entender nada disso; vou ter de aprender a postar elas. Já imaginei que talvez tenha concerto, mas acho que essa duvida fica pra mais tarde.

Sim, por aqui têm muitos surtos, mas não sei dizer quais seriam; de vez em quando o poste "explode" hehehehe, só se ouve o barulho... bem.... apenas que os filtros não funcionam mais, antes eles do que os pcs ou consoles, não dá pra confiar na qualidade da energia entregue pela companhia elétrica.

Obrigado pela ajuda, vou comprar esse da clamper; eu tava preocupado por que aqui o terra não funciona e é 110, valeu mesmo.

Vou mandar meu e-mail via MP pra você mandar as fotos.

Postado

Bom realmente acredito nisso, pois até então nunca havia acontecido algo deste tipo... Acho que vou comprar uma placa de rede offboard só por desencargo de consciência ( apesar de eu ter 99% de certeza que ela não vai mudar em nada o estrago que acontecerá caso outro surto aconteça, porém é tão baratinho que não to nem ai ;D ) e vou comprar um PCModem de proteção elétrica aqui pro meu quarto ( Escolhi ele ao invés do UPSAI por ele ter Thermal Cut-Off's ;D )

Posso ficar tranquilo ? ;D

Postado

Bom, descobri uma graninha que eu não sabia que tinha ( hahaha! ) e decidi gastar ela toda em prol da segurança de meu PC. Gostaria de saber o que seria mais jogo de eu fazer, ( OPÇÃO 1 ) comprar um Clamper PCModem Protector + Placa de Rede Encore + eClamper Tel Protector tudo isso me custando ( Produtos + Frete ) R$221,00, onde o PCModem Protector ficaria protegendo a parte elétrica do meu PC e a Placa de rede ficaria também no meu PC, enquanto o eClamper Tel Protector faria a proteção da rede telefônica do modem no quarto do meu irmão ( QUE NÃO TEM ATERRAMENTO ). ( OPÇÃO 2 ) Ou então é melhor eu comprar 2 Clamper PCModem Protector e colocar um no meu quarto protegendo a rede elétrica do meu PC e outro no quarto do meu irmão protegendo a rede elétrica dele ( onde inclusive se liga o modem ) e protegendo a linha telefônica do modem, tudo isso me custando a bagatela de ( Produtos + Frete ) R$255,00. O que nos traria mais proteção ? Acredito que a 2° opção, porém prefiro confirmar :D.

OBS : Rede 127v SEM ATERRAMENTO !

Obrigado.

PS : A discussão tá muito boa ;D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!