Ir ao conteúdo

Sinal interrompido por cabo Ethernet energizado - É possível?

Fatita

Posts recomendados

Postado

olá estou precisando de ajuda para saber se teoricamente(mesmo eu achando impossivél¬¬) um cabo de rede (rj45) pode ficar energizado formando uma barreira (não acho que dados transmitidos pelo cabo sejam tão fortes assim pois afinal eles ficam contidos pelo cabo) que pode impedir o cliente de ter sinal DSL preciso saber disso pois não acho possível mas queria a ajuda de alguém para me informar deste fato!

• Membro VIP
Postado

Sim, é possível sim o cabo Ethernet que vai do modem ao roteador ficar energizado/polarizado e derrubar o sincronismo ADSL no modem. São raras as vezes em que ocorre, mas é possível sim.

Postado

hum mas o modem fora resetado perderá as configurações de rotear e é apenas uma rede normal de conexão não compartilha o sinal com mais nada é apenas o cabo ethernet conectado no computador e no modem ainda assim pode ser possível mesmo?

Postado

claro^^ bom é que meu modo de explicar é uma maravilha deixe me tentar novamente...digamos que eu não use roteador o cabo ethernet não é conectado a um roteador é apenas a um modem normal sem configuração para rotear ainda assim é possível esse cabo formar um bloqueio do sinal?

• Membro VIP
Postado

Eu tenho vivenciado a situação onde o cabo do roteador (e não do modem), "derruba" o sinal ADSL. Mas o cabo do próprio modem -- apenas ele -- conectado no PC derrubando o sinal ADSL eu não tenho visto.

Assim como no caso em que existisse um roteador em sua rede, seria sim possível este cabo do seu modem impedir o sincronismo por conta da já mencionada polarização do cabo em virtude de mal funcionamento ou do modem, ou da instalação elétrica no local de utilização. Em teoria é sim possível, ainda mais considerando que um cabo par trançado no padrão Ethernet é originalmente construído para conduzir sinais/pulsos elétricos.

Postado

Entendo então realmente existe essa possibilidade de ele derrubar o sinal, mas não quer dizer que consiga fazer um real bloqueio que impossibilite a luz DSL ficar fixa sempre o cabo pode apenas causar um bloqueio temporário não permanente é isso?

• Membro VIP
Postado

A questão é: se existe fuga elétrica para o cabo Ethernet -- independente de estar conectado no modem ou roteador -- então a probabilidade de essa mesma fuga impedir o sincronismo ADSL no modem é constante/linear nunca intercalada, porque a corrente elétrica também é constante, logo o problema gerado por ele também tende à ser constante.

Mas este é um cenário deveras hipotético, diria até demais: muitos problemas como atenuação de linha, baixa margem de sinal-ruído, baixa qualidade no cabeamento ou filtros telefônicos, entre outros podem influenciar com muito mais frequência na queda ou inconstância do sinal ADSL do que este cenário hipotético levantado por você.

Considerando o lado hipotético da questão, sua dúvida esta respondida. Considerando as possibilidades muito reduzidas de isso ocorrer, combinada ainda com os fatores mais comuns no impedimento do sinal ADSL, você tem pouco ou nada com o que se preocupar.

Postado

muito obrigada por disponibilizar seu tempo e esclarecer minha duvida era apenas uma questão de conhecimento que vejo que não influenciará em nada no meu treinamento é que esse assunto fora levantado por um de meus colegas de trabalho da telefonica também multiplicador como eu e achei poderia afetar o treinamento dos meus agentes mas como eu pensava antes apenas o sinal na linha será o relevante agradeço novamente a disposição tenha uma boa noite!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...