Ir ao conteúdo

Vt-501 Bipando Como Um Grilo !

rupture

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa VT-501 com bios Award 4.51PG Versão 8.05M804 rodando um 233MMX.

Essa placa tá me deixando louco... Quando ligo, bipa como um grilo e não aparece imagem... Aí tirei a placa de vídeo PCI e coloquei uma ISA antiga pra testar, qual foi minha surpresa que agora ela bip mas com imagem e a mensagem "BIOS ROM Checksum error - Drive A error - System halt"

Mas não é sempre que acontece... Se esperar 30 minutos ela liga do nada e funciona perfeitamente... Aí pode desligar e ligar que tudo está normal... O SETUP não apaga !

Um detalhe: a Bios é soldada na placa (uma quadrada pequena) e não tem jumper para apagar o CMOS... apenas notei a presença de um diodo grande ao lado da bateria... Poderia ser nele o defeito? Uma atualização da BIOS poderia resolver o problema?

Postado

Olá amigo é o seguinte o q posso te dizer .....bipz são os sinais q a placa-mãe envia quano não consegue iniciar direito ....quando não da vídeo etc....

se o setup for ami bios

quando não da bip nenhum pode ser fonte ou a placa-mãe

1 bip é sinal q esta tudo ok

2 3 ou 4 bips pode ser memo

5 bips existe algo de muito rruim na placa-mãe

6 bips é algum problema com o controlador de teclado

7 bips placa-mãe tambem

8 bips pv

9 bips chip do rom

10 bips placa-mãe ruim tambem

11 bips algo ruim no cache da memo da placa-mãe

se for ibm

um bip longo e três curtos -pv...se for ega

bips rápidos e curtos - fonte

um longo e um curto - bios da placa-mãe

um longo dois curtos - pv ou o cabo do monitor

um apito direto pode ser fonte

e você tera q trocar a bateria da rom

espero telo ajudado. :D

Postado

A bios é AWARD 4.51PG...

Já atualizei a BIOS e a bateria está boa (já testei com várias).

O interessante é que se retirar a bateria e resetar a BIOS juntando os polos + e - (já que essa placa não tem jumper para apagar o CMOS) a placa acende normalmente...

O drive volta a funcionar...

Creio que a memória ROM esteja com problema...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!