Ir ao conteúdo

Overclock e4500 + ga-g41mt-es2l + kingston 1333 mhz ddr3

MBK

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal do Clube do Hardware, estou aqui mais uma vez para tirar algumas duvidas com a galera. vamos lá.

tenho a seguinte configuração:

PLACA MÃE:

gigabyte GA-G41MT-ES2L

PROCESSADOR

INTEL CORE 2 DUO E4500 2.2

uso cooler golden orb II com disipador de cobre e ventoinha de aluminio

MEMORIA

KINGSTON 2GB DDR3 1333 MHZ

FONTE

ZALMAN 460BS REAL

PLACA DE VIDEO

XFX 8600GT XXX

uso cooler da zalman vf-1000 com disipador de cobre

HD

SAMSUNG 500GB SATA

sou leigo no assunto de overclock ,então gostaria de saber se é possivel fazer um over descente com essa configuração por ex:

colocar o processador pra rodar a 3.0

e pelo que andei lendo essa placa mãe suporta memoria ddr3 1333 em over

repito sou leigo no assunto gostaria de um passo a passo de como fazer esse over valores e frequencias exatas para não ter problemas.

se faltou alguma coisa pode pedir que eu coloco aqui .

ah ia me esquecendo as temperaturas do meu pc com essa configuração são as seguintes:

processador fica entre 31 e 34 graus

placa de video fica entre 49 e 50 graus.

a temperatura ambiente aqui varia entre 19 a 25 graus depende do dia, mais o quarto aqui é bem ventilado.

fico no aguardo se alguem puder me ajudar.

Postado

Ola pessoal do Clube do Hardware, estou aqui mais uma vez para tirar algumas duvidas com a galera. vamos lá.

PLACA MÃE:

gigabyte GA-G41MT-ES2L

PROCESSADOR

MEMORIA

FONTE

ZALMAN 460BS REAL

PLACA DE VIDEO

XFX 8600GT XXX

HD

SAMSUNG 500GB SATA

sou leigo no assunto de overclock ,então gostaria de saber se é possivel fazer um over descente com essa configuração por ex:

repito sou leigo no assunto gostaria de um passo a passo de como fazer esse over valores e frequencias exatas para não ter problemas.

ah ia me esquecendo as temperaturas do meu pc com essa configuração são as seguintes:

a temperatura ambiente aqui varia entre 19 a 25 graus depende do dia, mais o quarto aqui é bem ventilado.

Postado

PLACA MÃE:

gigabyte GA-G41MT-ES2L

PROCESSADOR

MEMORIA

FONTE

ZALMAN 460BS REAL

PLACA DE VIDEO

XFX 8600GT XXX

HD

SAMSUNG 500GB SATA

Postado

Lembrando que eu não conheço a bios da sua placa mãe então as opções podem ser diferentes, meu post a seguir é só para dar a você uma ideia, um pontapé inicial, a poucos dias atrás eu também era leigo.

Minha placa mãe não me dá muitas opções, a proporção das memórias e o PCI-Express é travado, não tem como configurar então o que pude fazer, sem BSEL MOD foi isso:

Vou contar como fiz no meu E5200 @ 3.5 Ghz (originalmente 2.5 Ghz).

1. Baixei a frequência das memórias de 800Mhz para 667Mhz.

2. Aumentei o FSB gradativamente de 10 em 10 até chegar aos 280Mhz.

3. Dai o PC nem dava POST, faltava energia para o processador.

4. Aumentei a tensão do VCORE +50mw <-- na minha placa mãe, as opções são +50mw, +100mw e +150mw (e Auto).

5. PC já iniciava normalmente, entrava no Windows mas falhava nos testes de estabilidade.

6. Aumentei mais um pouco, trocando o VCORE de 50mw para 100mw.

7. Desliguei C1E, SpeedStep (tecnologias que reduzem a velocidade do seu processador para poupar energia, devem ser desativadas em caso de overclock para máxima performance) e travei o multiplicador no máximo (no meu caso 12,5x), esse último dava pra deixar no auto mas tanto faz.

8. Configurei a latência das memórias 6-5-5-15 (o Auto deixava assim) para (no Manual) 5-5-5-15

9. Mais testes de estabilidade com Prime95 e IntelBurnTest, temperatura por volta dos 40~50 ºC operando com os 2 cores no máximo, estável.

10. Fim. :)

Basicamente comece subindo o FSB e o VCORE quando precisar, é assim que todo over começa e SEMPRE de olho nas temperaturas e rodando testes de estabilidade.

* Tome cuidado com as voltagens, elas podem queimar o seu PC se você colocar demais, apenas aumente as voltagens se necessário e sempre respeitando os limites, no meu caso é 1.3v VCORE e 1.9v memórias, margem que considero segura (veja bem, com o PC da minha assinatura).

Programas recomendados:

Prime95 - Teste de estabilidade.

IntelBurnTest - outro teste de estabilidade, para processadores Intel. (eu utilizo os 2).

CPU-Z - Útil principalmente para monitorar as frequências do processador e saber a frequência real das memórias.

Everest - Eu uso esse para ver as temperaturas e outras informações.

Asus Probe - Deixo sempre em segundo plano com alarme sonoro ligado caso o processador chegue as 64 ºC

Postado

galera a placa mãe chegou e a memoria tambem testei aqui

achei que ia dar pau por que diz que a placa mãe so suporta DDR3 1066

e num é que rodo beleza com a memoria 1333 MHZ

lembrando que não mexi em configuração alguma

a placa mãe reconheceu a memoria sozinho

o pc ate ficou mais rápido.

mais tem um porém vendo no easy tuner fica assim:

http://yfrog.com/jusemttulorbj

porque fica em 667?????????????????????????

deveria ficar pelo menos em 1066 ou não?

mesmo com a explicação do amigo ai SIDEMAN ainda tenho duvidas

se alguem ja fez over com essa placa por favor da uma luz ai.

valeu.

Postado

é normal ficar 667,667x2=1066 é assim q a placa reconhece.Se ainda quiser fazer over leia o meterial q passei e se ja leu poste as fotos necessarias pr poder te ajudar.

Postado

valeu DRIDO hoje a noite vou postar as fotos sim ai tu me da uma ajuda com relação a valores e tal?

ontem a noite tentei fazer dessa forma coloquei em 8x 333 = 2.67 e rodo beleza

mais so mexi nesses valores e desconheço como mexer em latencia e voltagens

então gostaria de uma ajuda.

anoite posto as fotos então.

valeu

CORE 2 DUO E4500 2.2 / GA-G41MT-ES2L /2GB KINGSTON DDR3 1333 / XFX 8600 GT XXX /ZALMAN 460 BS (REAL) / SAMSUNG 500 GB

Postado

Galera desculpe pela demora para postar as fotos

é por que tenho uma empresa então tenho que trabalha né

ai tava faltando tempo, mais estão aqui as fotos.

me falem se precisar de mais alguma.

dsc04145e.th.jpg

dsc04147v.th.jpg

dsc04148cu.th.jpg

bem estão ai se puderm dar uma força gostaria se possivel de colocar o processador pra rodar em 3.0 e 1333 e as memorias que estão rodando em 800 rodar em 1333 que é o normal delas.

valeu

Postado

fiz como o amigo DRIDO falou porém o system memory não tem a opção 800 so tem essas

AUTO

4.00 C

que eu não sei o que significa

as outras mudanças foram realizadas com sucesso.

porém não vi mudança alguma pois sou leigo no assunto.

as temperaturas continuam estáveis

processador entre 30 a 34°

CPU ENTRE 40 E 42°

considerando que hj faz um calor infernal aqui na minha cidade

entre 35 a 37°

Postado

so tem opção auto e 4.00?

agora suba +10 na cpu e se pc ligar normal va subindo de 10 em 10 até onde desejar,quando chegar no desejado tem q fazer um teste com Prime95 e quando você for ver as temperaturas,veja sempre em full náo em idle.

Postado

então mais ai coloco na opção auto ou 4.00?

porque tipo deixei em auto e as memorias chegaram a 1000.

é porque fica assim 1333 a i na frente fica 1000.

e o multiplicador não precisa de mexer?

e as voltagens ?

a latencia das memorias estão em 9-9-9-24

porque tipo queria colocar o processador a 3.0

e as memorias para rodarem a 1333.

Postado

Aproveitando esse tópico.

Estou com um probleminha para fazer over do meu processador, meu setup não tem opção para faz over estou pesando em usar o Clockgen, mas não sei o pll da minha placa mãe. Muitos programas não são compatíveis, o que posso fazer?

Qual software de over é compatível com o Windows 7? Me ajudem a achar o pll? :confused:

CORE 2 DUO E7500 @ 2.93GHz * 4GB DDR2 * PM MS 7525 * HD 500 GB * RADEON HD 5770 SAPPHIRE:p *FONTE GIGABYTE SUPERB 550 *WINDOWS 7 64 BITS

Postado
Aproveitando esse tópico.

Estou com um probleminha para fazer over do meu processador, meu setup não tem opção para faz over estou pesando em usar o Clockgen, mas não sei o pll da minha placa mãe. Muitos programas não são compatíveis, o que posso fazer?

Qual software de over é compatível com o Windows 7? Me ajudem a achar o pll? :confused:

CORE 2 DUO E7500 @ 2.93GHz * 4GB DDR2 * PM MS 7525 * HD 500 GB * RADEON HD 5770 SAPPHIRE:p *FONTE GIGABYTE SUPERB 550 *WINDOWS 7 64 BITS

over por software não sei nada,sempre faço manual pelo setup.

----------------------------------------------------------------------

então mais ai coloco na opção auto ou 4.00?

porque tipo deixei em auto e as memorias chegaram a 1000.

é porque fica assim 1333 a i na frente fica 1000.

e o multiplicador não precisa de mexer?

e as voltagens ?

a latencia das memorias estão em 9-9-9-24

porque tipo queria colocar o processador a 3.0

e as memorias para rodarem a 1333.

Por enquanto deixa tudo em auto pr ver se conseguimos os 3.0,quando você querer colocar o processador em 3.0 a memoria em 1333 talveiz não vai dar, porque a placa mãe normalmente faz subir os mhz do processador e memorias junto e também você não vai ganhar quase nada de desempenho nisso,pr deixar elas em 1333 teria q deixar seu processador também ae ele ficaria em 3.663,isso se sua placa mãe deixar chegar nisso.

Postado

Mais o maior problema que no meu setup n tem opção para fazer overclock então to aqui para ver se consigo ajuda para fazer over dessa placa aqui MS 7525 com chipset North Bridge Intel Bearlake G31:confused:

CORE 2 DUO E7500 @ 2.93GHz * 4GB DDR2 * PM MS 7525 * HD 500 GB * RADEON HD 5770 SAPPHIRE *FONTE GIGABYTE SUPERB 550 *WINDOWS 7 64 BITS

----------------------------------------------------------------------

Sim voltando tem algum jeito de desbloquear o setup e liberar as opções para fazer o over?

CORE 2 DUO E7500 @ 2.93GHz * 4GB DDR2 * PM MS 7525 * HD 500 GB * RADEON HD 5770 SAPPHIRE *FONTE GIGABYTE SUPERB 550 *WINDOWS 7 64 BITS

Postado

Eu montei uma maquina com essa placa g41mt para um cliente e lembro que ela deixava trabalhar tanto 1:1 (processador e memoria na mesma frequencia) quanto em frequencias diferentes.

O processador era um E6600 e a memoria kingston KVR1333D3N9/2G,

eu nao fiz over no proc, só nas as memorias que deixei trabalhando em 1333,

mas so consegui fazer isso habilitando os resto da configuração na bios ctrl+f1 nao sei se nosso amigo já fez isso.

Postado

drido ontem coloquei o multplicador em 9x 333= 3.0 e as memorias também ficaram 1333

rodo beleza

porém fiz um teste com o evereste em full e as temperaturas subiram um pouco

o processador que no normal roda em 37 graus pulo pra 55 graus

o cpu núcleo 1 pulo pra 70 graus

isso é normal?

os outros componentes se manteram instaveis.

sera que é porque eu não mexi nas voltagens?

gostaria de uma explicação de como proceder

valeu

Postado

as temperaturas subiu por causa do over e também esta alta é recomendado deixar abaixo de 60 e não ultrapassar os 65,no seu caso agora acho q seria troca do cooler.

• mês depois...
Postado

problema resolvido

troquei o processador E4500 por um E7500 melhoro, deixei em 266 x 11 as memorias

rodam em 1066 fico beleza não esquenta e melhoro bastante o pc

moderador pode fechar o topico.

valeu quem ajudou ai.

• 4 meses depois...
Postado

Desculpem eu estar desenterrando este tópico, mas eu gostaria de perguntar aos colegas que conseguiram fazer as memorias rodarem a 1333 MHz, já tentei de todo jeito, mas até agora nada. Viz várias menções de que a placa suportaria 1333 em OC, mas ninguém explica como é este OC. Creio que não seja via aumento do vdimm, uma vez q a memória já é 1333 e não estaria trabalhando em velocidade superior a padrão de fábriga.

Agradeceria se alguém puder me dar uma luz.

• Membro VIP
Postado
Desculpem eu estar desenterrando este tópico, mas eu gostaria de perguntar aos colegas que conseguiram fazer as memorias rodarem a 1333 MHz, já tentei de todo jeito, mas até agora nada. Viz várias menções de que a placa suportaria 1333 em OC, mas ninguém explica como é este OC. Creio que não seja via aumento do vdimm, uma vez q a memória já é 1333 e não estaria trabalhando em velocidade superior a padrão de fábriga.

Agradeceria se alguém puder me dar uma luz.

Olá,

Não amigo, não é aumento de vdimm, não tem nada a ver com a memória. Esse overclock é o aumento no clock base do processador, fazer overclock no processador.

Vou explicar:

A frequência para memória é gerada a partir do clock base do processador (o FSB) vezes o multiplicador para a memória que a placa mãe oferece. Esse multiplicador depende do modelo da placa mãe. Cada modelo de placa tem multiplicadores diferentes, ou melhor, cada modelo oferece multiplicador maior ou menor.

Um exemplo:

Se determinada placa mãe oferece multiplicador de 4 (quatro) para a memória e nessa placa mãe tem um processador com FSB de 200MHz, o máximo de frequência para a memória que pode ser atingida (sem overclock no clock base) é: 4x200MHz= 800MHz.

Suponhamos que você tenha módulos de memória de 1066MHz e quer usar essa frequência para aproveitar o máximo do módulo, você será obrigado a fazer overclock na frequência base do processador, para poder atingir o clock da memória.

Nessa hipotética simulação, você teria que mudar o FSB de seu processador de 200MHz para 266MHz para assim poder atingir o clock de 1066MHz. 266x4= ~1066MHz.

Na sua placa mãe não é diferente. Ai existe um multiplicador máximo para a memória que multiplicando o FSB (clock base) de seu processador vai gerar um clock máximo para memória.

Se essa multiplicação não atingir o clock de sua memória (no caso 1333MHz) você é obrigado a fazer overclock no clock base do seu processador.

Veja no bios de sua placa mãe qual é a frequência máxima que a placa liberara para a sua DDR3 e poste pra gente verificar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...