Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Simplificando minha pergunta anterior, eu gostaria apenas de saber se um filtro de linha Protector Clean Energy Protector 1000, resolveria a questão de segurança da fonte Antec vp-450.

Peço desculpas pelo incômodo.

• Curtir 1
Postado
Olá!

Simplificando minha pergunta anterior, eu gostaria apenas de saber se um filtro de linha Protector Clean Energy Protector 1000, resolveria a questão de segurança da fonte Antec vp-450.

Peço desculpas pelo incômodo.

Sim. Qualquer bom filtro com proteção contra surtos é adequado para qualquer fonte. Para fontes sem PFC ativo o SMS traz ainda um recurso extra que é o de cortar a energia de saída se a tensão de entrada variar abaixo de 90 ou acima de 132V. Um filtro entretanto não impede a fonte de estourar se for ligada em 220V quando o seletor de tensão estiver em 115V.

• Curtir 1
Postado

Gostaria de agradecer ao Fauler e aos outros que estão nesse debate sobre filtro de linhas, pois estava com muitas dúvidas sobre qual filtro comprar e o que realmente um filtro faz e depois de passar várias horas vendos as menssagens me decidi e não me arrependi da compra.

Obrigado a todos.

• Curtir 1
Postado

Comprei um F8 01087 e queria saber se isso é normal, quando eu ligo ele na tomada, apos ter ficado algum tempo desligado o filtro fica fazendo um chiado tipo estática ou como se estivesse faiscando, e a luz do botao reset dele fica piscando fraco, depos de uns 5 segundos ele para de fazer o barulho, medi a tensão que ele ta fornecendo e está exatamente igual ao que vem da tomada, será que tem algo errado ou é assim mesmo esse barulho?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Comprei um F8 01087 e queria saber se isso é normal, quando eu ligo ele na tomada, apos ter ficado algum tempo desligado o filtro fica fazendo um chiado tipo estática ou como se estivesse faiscando, e a luz do botao reset dele fica piscando fraco, depos de uns 5 segundos ele para de fazer o barulho, medi a tensão que ele ta fornecendo e está exatamente igual ao que vem da tomada, será que tem algo errado ou é assim mesmo esse barulho?

Isso tem toda a cara de mau contato na chave. Não é nada bom não..

Fosse você eu trocava o mesmo...

Tente ligar o mesmo com alguma carga pesada nele, coisa de 500 a 700 Watts e vê com essa chave se comporta (pode ser uma torradeira, coisa desse tipo)... Pode ser que corrija, no susto, ou que danifique de vez, se for realmente mau contato... De qualquer modo define...

• Curtir 1
Postado

Caros, preciso de vossa ajuda. Estou prestes a comprar um micro novo e queria fazer tudo direito, começando pela própria tomada em que ele será ligado. rs

Aqui em casa, no cômodo em que estou usando este pc (que Deus o tenha, em breve) disponho do seguinte modelo de tomada:

ezmlhl.gif

Este pc está conectado a esta tomada 110v através de um estabilizador (que o Diabo o carregue, em breve).

Gostaria de sugestões de filtros de linha para um pc cuja fonte é a Seasonic 520w. Existe alguma boa opção de filtro que possa ser adaptado a este tipo antigo de tomada? Isto é, sem ter que usar um adaptador. Talvez o ideal fosse eu mandar atualizar a instalação mas não faço ideia de quanto isso me custaria e, independente do preço, iria acabar atingindo a grana que pretendo gastar no novo computador.

Não pretendo conectar mais do que a fonte e um monitor ao filtro de linha.

Vi que o Faller também é de Porto Alegre. Será que saberia me recomendar boas lojas físicas onde eu poderia encontrar os filtros que me forem sugeridos? Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Caros, preciso de vossa ajuda. Estou prestes a comprar um micro novo e queria fazer tudo direito, começando pela própria tomada em que ele será ligado. rs

Aqui em casa, no cômodo em que estou usando este pc (que Deus o tenha, em breve) disponho do seguinte modelo de tomada:

ezmlhl.gif

Este pc está conectado a esta tomada 110v através de um estabilizador (que o Diabo o carregue, em breve).

Gostaria de sugestões de filtros de linha para um pc cuja fonte é a Seasonic 520w. Existe alguma boa opção de filtro que possa ser adaptado a este tipo antigo de tomada? Isto é, sem ter que usar um adaptador. Talvez o ideal fosse eu mandar atualizar a instalação mas não faço ideia de quanto isso me custaria e, independente do preço, iria acabar atingindo a grana que pretendo gastar no novo computador.

Não pretendo conectar mais do que a fonte e um monitor ao filtro de linha.

Vi que o Faller também é de Porto Alegre. Será que saberia me recomendar boas lojas físicas onde eu poderia encontrar os filtros que me forem sugeridos? Obrigado.

O correto mesmo é trocar essa tomada dai por uma assim:

Tomadanovanorma.jpg

E note, trocar a tomada e instalar a mesma respeitando a correta polarização dessa instalação, a distribuição do fio fase e do neutro, que é essa dai:

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Quanto ao filtro de linha, te aconselho um desses dois dai:

https://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view&cod=9057#1

https://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view&cod=874001#1

• Curtir 1
Postado

Comprei um filtro de linha 01087, no blister a descrição do produto está correto no entanto recebi outro produto já que este não possui os leds indicadores de tensão. E o pior quando fui testá-lo ocorreu um curto em uma das tomadas. Gostaria acreditar que essa marca tivesse algo de bom, mas foi ilusão.

• Curtir 1
Postado

Muito parecido com o filtro do link, obrigado.

Devo ter sido sorteado na embalagem do produto porque comprei o F8 Plus 01087, e apenas conferi a etiqueta no blister transparente, mas na verdade aparenta ser o 01062 como descrito no link postado. Quando fui comprar o filtro segui a recomendação em não comprar o filtro 01086 que estava disponível na loja. Provavelmente deve ser o filtro que tiver tamanho mais aproximado ao 01087. Li o termo de garantia e parece que os custos de envio são do consumidor então não compensa a troca pois o mesmo saiu por 27,96.

• Curtir 1
Postado

Devo ter sido sorteado na embalagem do produto porque comprei o F8 Plus 01087, e apenas conferi a etiqueta no blister transparente, mas na verdade aparenta ser o 01062 como descrito no link postado. Quando fui comprar o filtro segui a recomendação em não comprar o filtro 01086 que estava disponível na loja. Provavelmente deve ser o filtro que tiver tamanho mais aproximado ao 01087. Li o termo de garantia e parece que os custos de envio são do consumidor então não compensa a troca pois o mesmo saiu por 27,96.

Amigo você tem até 7 dias para troca, mesmo que tenha sido arrependimento ou insatisfação do produto, agora o seu caso é ainda pior você comprou o modelo 1087 e te enviaram o 1086, peça a troca do produto e pela lei do consumidor não se tem que pagar nada de frete, eles tem que se responsabilizar desde que respeite o prazo dos 7 dias úteis após o recebimento o mesmo, só para você ter uma ideia eu troquei uma geladeira que veio 220v e aqui é 110v, vieram retirar a errada e trouxeram a certa sem problema nenhum, vai pra cima deles é seu direito exija a troca, imagina ainda se foi esse filtro que causou o curto aí, ficará pior ainda pra eles, pois você comprou um filtro muito melhor e te mandaram um modelo pior lhe causando um transtorno, não fique quieto exija seu direito, um abraço.

• Curtir 1
Postado

Diz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor que em sete dias a contar da compra ou do recebimento do produto, pode haver o arrependimento do comprador, podendo ele devolver o produto e se ressarcir dos valores eventualmente pagos, a qualquer título. A lei diz ainda que os valores serão devolvidos de imediato e monetariamente atualizados pelo período em que permaneceram com o vendedor. O motivo não é relevante, basta que o comprador entenda que o produto não correspondia aquilo que se esperava ou ofertava. Fonte: http://goo.gl/HQzAo

Obs.: como o erro foi deles, eles não podem cobrar nem um centavo para te mandar o filtro que você comprou (e não recebeu).

Isso já ocorreu comigo e só de citar o art. 49 do CDC o atendente me enviou meu produto correto rapidinho.

• Curtir 1
Postado

Não se trata nem de arrependimento na compra do produto. Foi propaganda enganosa mesmo ou um vício de qualidade do produto.

Mas o 49 é mais simples e direto. Vai por ele.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde,

Algum tempo já consulto informações neste fórum e só tenho a agradecer a tudo que já aprendi por aqui.

Porém agora que li bastante sobre o assunto, fiquei sem saber o que fazer ao certo. Vou explicar meu problema:

Moro em um apartamento onde a corrente elétrica é monofásica, onde não há aterramento, só o fase e o neutro do 110V. E quero proteger meu PC.

Já li todo tipo de informação: que não tem problema ficar sem aterramento, que pode "aterrar" em janela/porta de correr, em coluna do prédio...que módulo isolador funciona, outros que é uma enganação...ou seja procurei tanta informação que acho que acabei me confundindo :confused:

Já aprendi lendo os tópicos do mestre Faller que estabilizador é enfeite e danifica a fonte do pc. Só que uso (usava) um Módulo Isolador Estabilizado da Microsol por causa do aterramento.

Então:

- Um filtro de linha, tipo Clamper, APC ou SMS vai me dar a proteção que preciso sem o terceiro pino de aterramento ?

- Se não, como posso fazer o aterramento necessário no apartamento ?

- O módulo isolador estabilizado é melhor que nenhum aterramento ?

Segue a situação atual:

- Tomada 110V sem terceiro pino

- Módulo Isolador Estabilizado 440W Microsol

- Fonte Thermaltake TR2 500W

http://br.thermaltake.com/Product.aspx?S=1016&ID=1301#Tab0

- Monitor LED

Não sei se é necessário mais alguma informação para explicar o problema.

Agradeço desde já quem puder me tirar as dúvidas.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

- Um filtro de linha, tipo Clamper, APC ou SMS vai me dar a proteção que preciso sem o terceiro pino de aterramento ?

Sim, basta que entendas os dois modos como um surto pode chegar em seus equipamentos:

Uma proteção tem dois modos básicos de proteção:

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia. A proteção referida vai proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

A proteção citada não é das mais eficazes ao enfrentar esse tipo de surto caso você não disponha do aterramento na tomada. Continua protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento na tomada.

- Se não, como posso fazer o aterramento necessário no apartamento ?

Fazer um aterramento ou puxar o aterramento, não é das coisas mais difíceis não. Sugiro que dês uma boa lida no tópico do _rau_ acerca de aterramento, fixado aqui no fórum. Ele dá boas dicas a respeito..

O tópico citado: http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241

- O módulo isolador estabilizado é melhor que nenhum aterramento ?

O módulo isolador estabilizado, se protege algo esse algo é o operador, da sensação de choque(esse choque, dentro da normalidade, não vai causar dano algum nem ao operador muito menos ao PC). Ele protege seu PC do mesmo modo que um filtro de linha dos mais simples, de R$ 20,00. Efetivamente ele tem um varistor internamente, mas alguns filtros de linha, como o Clone 01087 por exemplo, tem três desses varistores..

Ele tem internamente o maldito estabilizador a Tlec-Tlecar seus relés e a bagunçar a vida de sua fonte.. Desnecesariamente..

Tá certo que não tens uma boa fonte. Essa dai tem eficiência baixa (considere 72%), ainda não tem PFC ativo e como o chapéu se ela entregar 500 Watts, co qualidade.... Uma fonte simples, como a Seasonic S12II 430 Bronze, a Antec Neo Eco 400C, ou mesmo a Corsair CX430V2 atenderiam muito melhor tua config..

Segue a situação atual:

- Tomada 110V sem terceiro pino

- Módulo Isolador Estabilizado 440W Microsol

- Fonte Thermaltake TR2 500W

http://br.thermaltake.com/Product.aspx?S=1016&ID=1301#Tab0

- Monitor LED

E ai ainda tens um problema de dimensionamento..

Queres ver???

Seu monitor pede 40 Watts digamos.

Se seu PC pedir 400 Watts, ele demandará coisa de 400/0,72 = 555 Watts de quem o alimenta (o MIE)

Somando 555 Watts do PC + 40 do monitor, a demanda total poderá chegar a 595 Watts.

Se seu MIE entrega até 440 Watts, na minha conta faltam ai 155 Watts.

Ou se quiseres, se esse cenário acontecer, seu MIE poderá estar sobrecarregado em 595/440 = 1,35 ou seja, em 35% a mais do que ele é capaz de entregar..

• Curtir 3
Postado

Faller,

Já tinha lido sobre os "modos" de proteção em outro tópico seu, só não tinha entendido direito como se aplicava ao meu caso, mas agora está bem mais claro.

Então o primeiro passo é me livrar desse MIE (posso joga-lo daqui do 4o andar, vai ser legal pois é bem pesadinho :D ). Pois, além do estabilizador maléfico, ele ainda faz um funil pros Watts que necessito.

Na loja virtual da Calmper eles tem um com proteção para conexão a cabo como é o meu caso, por R$ 97,80. É este preço em média mesmo ?

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-transparente.html

O segundo passo é mergulhar neste tópico que você indicou para achar uma solução para o fio terra no meu apartamento.

E eu que achei que minha fonte era das melhores :wacko:

Eu vi no site da Aterra www.aterra.com.br a fonte que você indicou, só que comprei essa Radeon HD 6870 (aprendia a colocar a config na assinatura agora hehehe), e está dizendo na caixa que a fonte mínima é de 500W. Então vou ter que partir pra outra um pouco mais forte.

Obrigado MESMO pela ajuda e tempo dispendido,

• Curtir 1
Postado
Faller,

Já tinha lido sobre os "modos" de proteção em outro tópico seu, só não tinha entendido direito como se aplicava ao meu caso, mas agora está bem mais claro.

Então o primeiro passo é me livrar desse MIE (posso joga-lo daqui do 4o andar, vai ser legal pois é bem pesadinho :D ). Pois, além do estabilizador maléfico, ele ainda faz um funil pros Watts que necessito.

Na loja virtual da Calmper eles tem um com proteção para conexão a cabo como é o meu caso, por R$ 97,80. É este preço em média mesmo ?

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-transparente.html

O segundo passo é mergulhar neste tópico que você indicou para achar uma solução para o fio terra no meu apartamento.

Eu vi no site da Aterra www.aterra.com.br a fonte que você indicou, só que comprei essa Radeon HD 6870 (aprendia a colocar a config na assinatura agora hehehe), e está dizendo na caixa que a fonte mínima é de 500W. Então vou ter que partir pra outra um pouco mais forte.

Se vais adquirir outra fonte por causa desta sua PV, não cometa mais uma furada em comprar uma fonte que não seja a mais adequeda à sua configuração que com certeza não demandará tanto quanto você pensa e muito menos a que a fabricante da mesma recomenda. Qq coisa visite o tópico especifico e poste lá toda a sua configuração que lá como aqui tem feras que lhe indicarão a melhor fonte visando custoxbenefício.

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017/1176

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

É o preço de uma boa proteção para rede elétrica, para cabo ou antena e para linha telefônica. São 3 proteções em uma só..

Aprenda a raciocinar. Vamos comigo..

Você disse ao fabricante da placa de vídeo sua config, sua CPU, quantos HD colocarias, se ias ou não fazer OC, quantos fans de gabinete irias colocar, se irias colocar placa de áudio adicional?????

Não??? Não mesmo????

Então como é que ele pode sugerir uma fonte para alimentar toda uma config da qual ele só sabe a demanda da placa de vídeo, que gira, segundo testes, em 124 Watts. Veja ai direto do site xBitLabs:

560580570470460695068705870.jpg

Como será que ele pode afirmar que terias de colocar fonte de 500 Watts, sem sequer saber da história a metade, nem 20%..

Eu te digo.. Chute e para isso, para não ser processado em um país sério, ele tem de chutar, uma vez que se ele não chutar muito alto, ele pode errar...

Digo que tua config nem chega a demandar 280 Watts, portanto, com uma fonte de 400 Watts ela estará comprometendo, no pico do pico da demanda, algo como 280/400 = 70% de sua capacidade final, o que é uma senhora folga...

Você é quem sabe..

Tens o direito de pensar ou de deixar que pensem para você, no caso o fabricante, sem ter um mínimo de informações sobre sua config..

O resultado vai ser igual a essa sua fonte atual.. Certo de que não foi você quem pensou e sim algum "pumpkinhead" que lhe sugeriu..

• Curtir 2
Postado

Referente ao filtro 01086, vou despachar amanhã nos correios para o setor de RMA da loja, sem custos adicionais. Agradeço o incentivo e a ajuda.

Em casa tenho o modelo BELKIN F7C01008q com controle, pretendo adquirir outro, comparando ao modelo BELKIN BE112234-10 com proteção para antena, poderiam me dizer qual modelo é superior em proteção?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Referente ao filtro 01086, vou despachar amanhã nos correios para o setor de RMA da loja, sem custos adicionais. Agradeço o incentivo e a ajuda.

Em casa tenho o modelo BELKIN F7C01008q com controle, pretendo adquirir outro, comparando ao modelo BELKIN BE112234-10 com proteção para antena, poderiam me dizer qual modelo é superior em proteção?

Não dá para competir com um Belkin.. Para mim eles fabricam as melhores proteções que se pode encontrar no mercado americano.

Tive uma, abri, analisei, embora das mais simples, dava de dez a zero nas proteções (ou filtros de linha) que tem por ai, de fabricação nacional.

Segue a análise da que abri: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39

• Curtir 1
Postado

Olá galera!

Depois de ler alguns cometários do "Faller" sobre estabilizadores, e sobre os benefícios dos filtros de linha, resolvi aderir a causa.

Mas estou com um problema, moro em Recife-PE e aqui a tensão de saída das tomadas é de 220w, e por mais que eu tivesse ficado empolgado pelo fato da minha fonte e o meu monitor suportarem a tensão de 220w, tanto a minha impressora (Samsung CLP315) e os meus caixas de som necessitam de uma alimentação de 110w.

Pelo que eu li nas referências dos filtros de linha, e até onde eu entendi, nenhum deles faz conversão de tensão como o estabilizador. Se eu ligar o filtro de linha em um AUTO TRANSFORMADOR (que converta a tensão da tomada para 110w), os benefícios do filtro de linha ainda vão se manter?

Agradeço desde já! ^^

• Curtir 1
Postado
Olá galera!

Depois de ler alguns cometários do "Faller" sobre estabilizadores, e sobre os benefícios dos filtros de linha, resolvi aderir a causa.

Mas estou com um problema, além de ser leigo no assunto de elétrica, na verdade dois. Moro em Recife-PE e aqui a tensão de saída das tomadas é de 220w, e por mais que eu tivesse ficado empolgado pelo fato da minha fonte e do meu monitor suportarem a tensão de 220w, tanto a minha impressora (Samsung CLP315) e os meus caixas de som necessitam de uma alimentação de 110w.

Pelo que eu li nas referências dos filtros de linha, e até onde eu entendi, nenhum deles faz conversão de tensão como o estabilizador.

Se alguém tiver aluma ideia de como eu posso resolver esse problema me ajude!

Agradeço desde já! ^^

Para transformar tensão existem os transformadores de tensão. Segue no link uma lista deles à venda no Mercado Livre:

http://lista.mercadolivre.com.br/auto-transformador-bivolt-500v

Mas estão também à venda ali no depósito de construção da esquina, na loja elétrica e em outros lugares.

Cuide apenas do dimensionamento correto. A impressora tem consumo de 350W. A mim parece que um transformador de 500W estaria adequado.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!