Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos!

Acabei de montar um pc novo e surgiu a duvida dos filtros de linha, conversando com outro membro me foi indicado este http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

Porque iria comprar um estabilizador mas pelo que vi nao faz legal para o pc. E a diferença de ter um filtro ou o estabilizador é so se a energia oscila muito?

Obrigado.

• Curtir 1
Postado

Qual a diferença dos protetores de surto da Clamper Multi Proteção com e sem contador de surtos elétricos?A única diferença é o contador?

Se a diferença for só essa,comprarei o sem contador.

Desde já agradeço.

• Curtir 1
Postado

Agora nesse momento, acabou de dar um estouro na rua algum problema com um transformador, apagou tudo e voltou, as luzes da rua estão fracas fiz uma medição com o multimetro ele esta marcando 67V nas tomadas aqui de casa, minha geladeira tambem está com a luz fraca, estou usando um (Belkin 8-Outlet Surge Protector + fonte Zalman zm460b-abs 460W Real) o filtro é o mesmo que o Faller abriu, meu computador esta operando normalmente.

Dúvida como a Fonte é Full range, segundo sua etiqueta funciona a partir de (100V AC - 240V AC), meu computador não deveria nem ligar ?

• Curtir 1
Postado
Agora nesse momento, acabou de dar um estouro na rua algum problema com um transformador, apagou tudo e voltou, as luzes da rua estão fracas fiz uma medição com o multimetro ele esta marcando 67V nas tomadas aqui de casa, minha geladeira tambem está com a luz fraca, estou usando um (Belkin 8-Outlet Surge Protector + fonte Zalman zm460b-abs 460W Real) o filtro é o mesmo que o Faller abriu, meu computador esta operando normalmente.

Dúvida como a Fonte é Full range, segundo sua etiqueta funciona a partir de (100V AC - 240V AC), meu computador não deveria nem ligar ?

90 a 264V com os +10% de tolerância. Certamente continua ligada e funcionando com apenas 67V porque o consumo está um tanto abaixo dos 460W que a fonte fornece. Não existe aí interferência do Belkin, mas a proteção contra o surto que o problema no transformador deve ter injetado na rede, isso ele deu.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pois não te assuste, acredite..Nesse vídeo que postei ai a fonte operou até mesmo quando baixei a tensão para cerca de 35 Volts AC, pois não estava exigindo toda a potência que a fonte pode dar... http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836?p=3633194

O fabricante garante que a fonte opera normalmente, entregando toda sua potência mesmo que a tensão oscile entre 90 e 265 Volts AC..

E tem gente que ainda bota dinheiro fora com estabilizador.... Nem mesmo o estabilizador funcionaria com a tensão baixa assim....

• Curtir 1
Postado

Sim Kayke não pensei nisso, só estava navegando na internet meu PC não estava usando muita potência da minha fonte.

Sim Faller já conferi este seu video, sobre fontes com PFC ativo.

Obrigado !!!!

• Curtir 1
Postado

Fiquei de bobeira deixando o pc sem proteção direto na tomada, e semana passada enquanto estava no pc caiu um raio na rede elétrica, o pc fez um barulho estranho.

Estranhamente o monitor não queimou, nem o modem, mas a fonte corsair do pc sim, e a entrada mini hdmi da placa de video também parou de funcionar mas a vga continua viva, e por último a entrada ethernet onboard queimou também.

Queria saber porque coisas como geladeira, mini system (ligado em stand by), tv (standby) e Monitor ligado não queimaram, mas a fonte do pc não consegue sobreviver?

Parece que o raio passou pelo modem e foi queimar a placa de rede e o no monitor a mesma coisa, passou por ele e queimou a entrada hdmi da vga.

Agora sorte que somente a fonte pifou, quero botar uma proteção para que caso um raio caia novamente não queime as peças.

Esse também é uma boa escolha? http://www.atera.com.br/produto/8BT2J12CFLT/Protetor+de+raio+Clamper+8+t.+127+220V+10A+293J+TV+Tel.&ind=GooShopping

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Fiquei de bobeira.....

Sua geladeira e seu mini system não sofreram danos por não estar ligados a rede por onde entrou a indução do raio. De quem eu falo???

- Se sua internet é ADSL, da linha telefônica

- Se sua internet é via cabo, do cabo da NET

Isso explica ele ter vasado pelo modem e queimado a porta lan da placa-mãe. Mas preste atenção.. Se essa energia do surto de tensão entrou, ela tem, de de um modo ou outro, buscar o aterramento, o terra, a massa.. Faz isso na maioria das vezes pelo neutro da rede elétrica, que bem ou mal está aterrado lá na entrada de energia. Nessa operação se foi a fonte, com certeza a isolação dos transistores de potência, mas pode ter ido mais coisas na fonte..

Vivo repetindo e o pessoal não dá a menor bola para isso..

Boas protecões não é de graça que tem aquelas proteçôes auxiliares para linha telefônica e para cabo da TV a cabo. Certo que não é para proteger o velho e bom aparelho telefônico vermelho, ainda de disco, lá da sala....

Proteção é coisa séria. Podes esperar mais defeitos ainda não aparentes, na placa-mãe, na placa de vídeo. Tudo é possível.. Torço para que não, mas possível é..

O filtro/proteção por ti citado é bom sim, podes adotar..

• Curtir 1
Postado

Faller na tomada de meu quarto que está o pc não tinha fio terra ligado a ela, somente possuia fio terra ligado aos 2 chuveiros dos banheiros, inclusive o chuveiro do banheiro social estava a alguns meses dando choque na maçaneta quando ligava e ele vivia energizado mesmo desligado e com o raio ele deu um estouro que queimou e arrancou uma parte dele.

Além disso a lâmpada da sala também queimou sendo que outras como a do meu quarto não, ai eu queria saber se você disse que veio pela linha telefônica o surto seria normal ele se alastrar pela rede e queimar o chuveiro e a lâmpada da sala. O fio terra ligado a tomada do pc teria salvado a fonte?

Pelo que sei tem apenas um aterramento e os 2 chuveiros e 1 tomada da casa estão ligados ao mesmo, e agora após o raio adicionei 1 fio terra a tomada do pc e liguei a esse mesmo aterramento dos citados, com isso queria saber se esse tipo de aterramento único para todas linhas da casa é eficiente e seguro ou deveria ser aterramentos separados?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
...Além disso a lâmpada da sala também queimou sendo que outras como a do meu quarto não, ai eu queria saber se você disse que veio pela linha telefônica o surto seria normal ele se alastrar pela rede e queimar o chuveiro e a lâmpada da sala. O fio terra ligado a tomada do pc teria salvado a fonte?

Para salvar a fonte, ou tentar, seria necessário que esse surto fosse interceptado ainda na rede telefônica e dai derivado para o terra. Quem faz isso é a combinação de ou varistor ou centelhador a gás, da linha telefonica até o terra. Claro, esse terra, seria pego lá da tomada, se existisse..

Fora disso é só elocubração pois não vai existir caminho adequado e dai essa energia derivada da descarga atmosférica busca seu próprio por dentro do que seja. A ciência envolvida nas proteções é muito simples e consiste na disponibilização de caminhos para absorção dessa energia contida nos surtos de tensão derivados das descargas atmosféricas.

Se não tens caminho definido, essa energia trilha seu próprio caminho e ai não dá para saber o que vai estragar..

Ter caminho para descarga de energia vinda de uma linha telefônica significa oferecer o terra a ela, mas veja, ela não pode ser conectada direto com o terra pois dai não vai operar como deve, nem o telefone nem o modem ADSL, nada. Ai existem os caminhos condicionais, os varistores e os centelhadores na maioria absoluta das vezes. São componentes que criam o caminho sempre que a tensão sobe além de um determinado valor, descarragando a energia no terra nessa hora.. Tão logo passada a alta tensão no ponto (energia do surto já absorvida) eles voltam a abrir e se comportar como se ali nem estivessem...

Só o terra, o aterramento, não significa proteção. Tem de se ter esses caminhos condicionais....

Pelo que sei tem apenas um aterramento e os 2 chuveiros e 1 tomada da casa estão ligados ao mesmo, e agora após o raio adicionei 1 fio terra a tomada do pc e liguei a esse mesmo aterramento dos citados, com isso queria saber se esse tipo de aterramento único para todas linhas da casa é eficiente e seguro ou deveria ser aterramentos separados?

Aterramento é bom que seja único. A isso se chama de equipotencialização. Todos os cômodos, todas as tomadas estarão em um mesmo potencial de terra..

• Curtir 1
Postado

bom dia.

eu estou procurando um bom(R$) filtro de linha e lendo este tropico eu vi bastante recomendações destes dois filtros de linha e como não entendo nada de eletronica gostaria de saber qual seria uma boa compra.

SMS Clean Energy

Clone F8 Plus 01087

Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É só para a rede elétrica???

Necessita proteger a entrada da internet também?

Como é sua internet, via ADSL, via cabo, via rádio, via fibra ótica???

• Curtir 1
Postado
É só para a rede elétrica???

Necessita proteger a entrada da internet também?

Como é sua internet, via ADSL, via cabo, via rádio, via fibra ótica???

È somente para a fonte já que a m* do estabilizador queimou minha fonte que tinha 2,5 anos de uso.

• Curtir 1
Postado

Faller, Boa noite !

Vi um pouco por cima alguns posts seus , e percebi que você é um dos mestres da energia neste fórum .

Comprei uma TV Panasonic de 55" VT30B (potencia nominal de 440W), usava um filtro de linha ACOUSTIC RESEARCH AR-8V que passei para outro comodo da casa para também ligar uma TV Panasonic de 42".

Estes dias atras um amigo meu foi para os EUA e pedi a ele trazer um filtro de linha com tomadas no padrão americano para mim.

Pelo preço ao invés do filtro ele achou melhor me trazer um no-break APC BE550G 550VA

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=3869826&CatId=233

Quando chegou vi que alem das tomadas para no-break na bateria ele possui mais três tomadas para filtro de linha , minha pergunta: será que poderia usar este no-break pra ligar esta TV na tomada do filtro de linha , e usar as tomadas do no-break com bateria no mídia center , notebook etc ..

OU acha melhor eu pedir para alguém trazer um filtro de linha legal dos EUA ( só tenho plugs e tomadas no padrão antigo), tipo o AR mesmo que tenho especifico pra Home Theather , poderia recomendar algum ?

Obrigado

N.XP

• Curtir 1
Postado
Faller, Boa noite !

Vi um pouco por cima alguns posts seus , e percebi que você é um dos mestres da energia neste fórum .

Comprei uma TV Panasonic de 55" VT30B (potencia nominal de 440W), usava um filtro de linha ACOUSTIC RESEARCH AR-8V que passei para outro comodo da casa para também ligar uma TV Panasonic de 42".

Estes dias atras um amigo meu foi para os EUA e pedi a ele trazer um filtro de linha com tomadas no padrão americano para mim.

Pelo preço ao invés do filtro ele achou melhor me trazer um no-break APC BE550G 550VA

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=3869826&CatId=233

Quando chegou vi que alem das tomadas para no-break na bateria ele possui mais três tomadas para filtro de linha , minha pergunta: será que poderia usar este no-break pra ligar esta TV na tomada do filtro de linha , e usar as tomadas do no-break com bateria no mídia center , notebook etc ..

OU acha melhor eu pedir para alguém trazer um filtro de linha legal dos EUA ( só tenho plugs e tomadas no padrão antigo), tipo o AR mesmo que tenho especifico pra Home Theather , poderia recomendar algum ?

Obrigado

N.XP

Este no-break não serve para sua televisão.

Ele é capaz de fornecer 330W e sua televisão consome até 440W (segundo você).

Além disso esse short-break vem com um maldito estabilizador dentro do mesmo, sobre isso sugiro que leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

E sobre a utilização de no-breaks, leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800

Você teria ficado bem melhor com um filtro de linha. Acabou levando o equipamento errado, para a função errada.

• Curtir 1
Postado

Jorno , obrigado pelo seu esclarecimento , se tivesse lido um pouco mais do fórum nem teria feito estas perguntas, li os tópicos que me indicou :confused::D

Acho que vou jogar no lixo este estabilizador disfarçado de nobreak..:D

Sei que a recomendação já deve ter por ai , mas poderiam me indicar um bom filtro de linha , no padrão antigo de tomadas , pode ser lá de fora , para que ue possa comprar , alias acho que já vou comprar uns dois e jogar estas tranqueiras de no-break no fogo do inferno...rsrs

Abraços

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Usar as 4 tomadas que são tão somente Surge Protection, não vejo problema.. Pelo pouco qiue li, ai nessas 4 tomadas ele é somente Surge Protector..

Não use como no-break, na TV

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!