Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Substitui o meu no break por um clamper multi proteção que chegou hoje.

Mas me apareceu uma duvida:

Pra eu ter proteção do clamper ele precisa estar ligado? Ou seja, se eu deixar na tomada com os aparelhos ligados a ele, mas com o botão desligado, vai haver proteção, incluindo o cabo da net?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Substitui o meu no break por um clamper multi proteção que chegou hoje.

Mas me apareceu uma duvida:

Pra eu ter proteção do clamper ele precisa estar ligado? Ou seja, se eu deixar na tomada com os aparelhos ligados a ele, mas com o botão desligado, vai haver proteção, incluindo o cabo da net?

A chave liga/desliga dessa proteção interrompe o fio fase. Desse modo para que se tenha a proteção da linha de energia, no modo diferencial, para combater surtos entre fase e neutro e fase e terra, tem de estar ligado sim..

Em compensação os surtos que aparecerem, nesse modo, não vão conseguir chegar aos equipamentos com essa chave desligada.

Desse modo estarão protegidos ou pelo fato de não conseguirem chegar aos equipamentos ou se ligado, pela presença dos componentes responsáveis pela dissipação, pela eliminação dos surtos..

As proteções adicionais de antena e de linha telefônica essas estão sempre operantes, independentemente da chave liga/desliga..

• Curtir 3
Postado
A chave liga/desliga dessa proteção interrompe o fio fase. Desse modo para que se tenha a proteção da linha de energia, no modo diferencial, para combater surtos entre fase e neutro e fase e terra, tem de estar ligado sim..

Em compensação os surtos que aparecerem, nesse modo, não vão conseguir chegar aos equipamentos com essa chave desligada.

Desse modo estarão protegidos ou pelo fato de não conseguirem chegar aos equipamentos ou se ligado, pela presença dos componentes responsáveis pela dissipação, pela eliminação dos surtos..

As proteções adicionais de antena e de linha telefônica essas estão sempre operantes, independentemente da chave liga/desliga..

Valeu pela explicação FAller... Então eu não preciso desconectar os cabos dos equipamentos toda vez que desligo a chave do clamper... E eu sou obrigado a desligar esse clamper, do contrario não durmo, com a luz azul forte do led e das chaves.. :lol:

edit: Mas e em modo comum (raios), ele deixa passar mesmo estando com o botão desligado?

Outra coisa, será que alguem já testou a eficiência desse clamper contra raios??? Qual será a intensidade do raio que ele aguenta???

alguem conhece esse abaixo?

Custo excelente, porém benefícios e prejuizos?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498314812-filtro-de-linha-a-r03-sate-todos-os-padroes-_JM

Eu não conheço, mas ja vi que é antigo, pelas entradas.

• Curtir 1
Postado

Fonte Corsair Series CX430 - 430W

R$219,00

1

R$219,00

Filtro de Linha DPS Clamper - 8 Tomadas - Cabo RJ11

R$94,00

1

R$94,00

Filtro de Linha DPS Clamper Multi Energia - 8 Tomadas - Transparente

R$77,00

2

R$154,00

cansei, joguei no cartão e já era...depois agente da um jeito de pagar. Desculpem pelo desabafo... Desde janeiro tentando comprar e não sobra... viva o VISA!!!

• Curtir 1
Postado
A diferença de trocar a tomada seria que você iria garantir que fase e neutro sempre estarão em seu devido lugar:

Polariza%C3%A7%C3%A3oTomadas.jpg

Solicitei a instalação da tomada no novo padrão.

Imprimi o esquema que tu postou e enviei para o eletricista (estou em outra cidade). Só espero que ele tenha feito certo :unsure: vou comprar uma chave de teste para verificar.

Valeu Jorno!

• Curtir 1
Postado

Hoje ouvi um ruido vindo da fonte. Ja sei que é porque o chuveiro eletrônico estava ligado.

Só que eu fiquei curioso: O meu Clamper não teria que filtrar esse ruido? No momento minha tomada ta sem terra. Será que é por isso?

Edit: Mais tarde, o mesmo chuveiro foi ligado novamente e dessa vez não teve ruido algum na fonte. Achei esquisito esse ruído uma única vez.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esse tipo de ruído depende do tamanho da quantidade das harmônicas geradas que por sua vez dependem de uma série de fatores, com o por exemplo o ângulo de disparo setado lá no chuveiro, ou seja, a temperatura da água setada na ducha..

Certo que esse ruído haverá de aparecer de novo, num outro dia, num outro banho..

Relaxe e aproveite o banho..

• Curtir 2
Postado
Esse tipo de ruído depende do tamanho da quantidade das harmônicas geradas que por sua vez dependem de uma série de fatores, com o por exemplo o ângulo de disparo setado lá no chuveiro, ou seja, a temperatura da água setada na ducha..

Certo que esse ruído haverá de aparecer de novo, num outro dia, num outro banho..

Relaxe e aproveite o banho..

Eu sei, mas o clamper não era pra filtrar esse ruido?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Eu sei, mas o clamper não era pra filtrar esse ruido?

É difícil.. Esse tipo de ruído necessita, no mínimo, um filtro de segunda ou terceira ordem para sacar fora o ruído..

O filtro tem de ter capacitores e indutores para tal..

Difícil, no mercado nacional, encontrar filtro assim..

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

A função do filtro em si, de filtragem, pouco protege, só limpa a energia de ruídos..

A proteção efetiva é dada por elementos comumente denominados, no mundo todo, de Surge Supressors ou Surge Protectors, que são esses dai, só para teres uma ideia: Amazon

No Brasil eles se confundem com os filtros de linha e na hora de comprar a maioria deles tem somente filtragem e fusível dentro, ou seja, não deixam de ser filtros de linha, mas de proteção contra surtos não tem nada..

Portanto olho vivo, se queres proteção tem de dar uma boa olhada por dentro, ou dê uma checada ai: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

faller, uma aterramento e um filtro de linha resolveria? Entendo que filtrar também é uma "proteção"...

A pergunta acho que é se um aterramento substituiria "razoavelmente" um surge supressor. E outra: se isso é a mesma coisa que um DPS?

PS.: Ah! Seu link Amazon está quebrado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A pergunta acho que é se um aterramento substituiria "razoavelmente" um surge supressor. E outra: se isso é a mesma coisa que um DPS?

PS.: Ah! Seu link Amazon está quebrado.

Aterramento e surge supressor são elementos distintos e não intercambiáveis..

Aterramento é um destino para surtos de modo comum;

Supressor de surto é um caminho para esses surtos;

Se tiveres o destino sem o caminho, esse caminho será aberto a revelia, por onde der, com consequências não previsíveis..

Se houver caminho, sem o destino, esse destino será buscado a qualquer custo, inclusive os piores..

Portanto, para surtos de modo comum, caminho e destino são complementares, um necessita de outro..

Para surtos do modo diferencial o aterramento não é essencial e a absorção da energia de exceção pode ser absorvida pelos varistores, (caminhos) por exemplo..

Sim DPS ou Dispositivo Supressor de Surtos é geralmente denominado aqueles conjuntos protetores de surto, composto por varistor e fusível térmico, com formato para ir direto nos trilhos de fixação de disjuntores, esse dai: http://www.atera.com.br/lista/27/4/1/0/Filtros%20e%20protetores+DPS%20protetor%20de%20raio+VCL%20p/%20ent.%20de%20for%C3%A7a

Obrigado pela dica do link, já está corrigido..

• Curtir 2
Postado

Galera, comprei um clean energy da sms - protetor digital.. aqui em casa ainda é o padrão antigo brasileiro.. e sem aterramento.. é aquele com dois pinos somente. Esse filtro, veio com o novo padrão, eu gostaria de saber se eu posso ligar a tomada do filtro (novo padrão) num adaptador, para que eu possa conectar na minha tomada de 2 pinos;

POSSO fazer isso?

Nele pretendo ligar o monitor, o modem e o pc!

• Curtir 1
Postado
Galera, comprei um clean energy da sms - protetor digital.. aqui em casa ainda é o padrão antigo brasileiro.. e sem aterramento.. é aquele com dois pinos somente. Esse filtro, veio com o novo padrão, eu gostaria de saber se eu posso ligar a tomada do filtro (novo padrão) num adaptador, para que eu possa conectar na minha tomada de 2 pinos;

POSSO fazer isso?

Nele pretendo ligar o monitor, o modem e o pc!

O mais certo seria trocar a tomada respeitando sempre a polaridade conforme imagem:

polarizaccedilaotomada_zpse699c18b.jpg

Mas se quiser usar um adaptador escolha um que não inverta a polaridade, um bom é esse da marca SMS conforme imagem:

polarizaccedilaoadapatador_zpsb99765ad.jpg

A função do filtro em si, de filtragem, pouco protege, só limpa a energia de ruídos..

A proteção efetiva é dada por elementos comumente denominados, no mundo todo, de Surge Supressors ou Surge Protectors, que são esses dai, só para teres uma ideia: Amazon

No Brasil eles se confundem com os filtros de linha e na hora de comprar a maioria deles tem somente filtragem e fusível dentro, ou seja, não deixam de ser filtros de linha, mas de proteção contra surtos não tem nada..

Portanto olho vivo, se queres proteção tem de dar uma boa olhada por dentro, ou dê uma checada ai: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Para quem quiser comprar algum Surge Protector aqui no Brasil, lembrando que eles são para 110v e usam conexão NEMA, segue o link:

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto.html#p=1&gan_data=true

• Curtir 1
Postado
O mais certo seria trocar a tomada respeitando sempre a polaridade conforme imagem:

polarizaccedilaotomada_zpse699c18b.jpg

Mas se quiser usar um adaptador escolha um que não inverta a polaridade, um bom é esse da marca SMS conforme imagem:

polarizaccedilaoadapatador_zpsb99765ad.jpg

Esse mesmo que eu comprei.. ^^ porém.. a tomada aqui de casa é so de 2 pinos.. ou seja, eu vou retirar o pino terra, vou passar a serra. ficando então dois pinos. para que eu possa ligar na tomada :b

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Amigo, simplesmente não tem como você garantir a correta polarização usando uma tomada ou plug de dois pinos, isso independentemente de teres um não aterramento na tomada. É uma questão de inserir de um modo e estarás 100% certo, de outro estará 100% errado.. Independentemente da qualidade do adaptador..

Faça a coisa certa e troque essa sua tomada, estamos falando de menos de R$ 10,00.

Se desligares a energia poderás trocar a tomada tu mesmo..

• Curtir 2
Postado
Amigo, simplesmente não tem como você garantir a correta polarização usando uma tomada ou plug de dois pinos, isso independentemente de teres um não aterramento na tomada. É uma questão de inserir de um modo e estarás 100% certo, de outro estará 100% errado.. Independentemente da qualidade do adaptador..

Faça a coisa certa e troque essa sua tomada, estamos falando de menos de R$ 10,00.

Se desligares a energia poderás trocar a tomada tu mesmo..

Bom, acabei de cortar o pino.. e fiz um teste, ligando no purificador de água aqui.. deu tudo certo.. deixei uns 10 minutos funcionando.. não deu em nada. Tirando uma dúvida.. se eu houvesse colocado a polarização no sentido errado.. aconteceria algo de mais? .. e o meu motivo por não querer trocar a tomada é que eu já estou de mudança.. enfim!

Obrigado pela dica :)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Bom, acabei de cortar o pino.. e fiz um teste, ligando no purificador de água aqui.. deu tudo certo.. deixei uns 10 minutos funcionando.. não deu em nada. Tirando uma dúvida.. se eu houvesse colocado a polarização no sentido errado.. aconteceria algo de mais? .. e o meu motivo por não querer trocar a tomada é que eu já estou de mudança.. enfim!

Obrigado pela dica :)

O aparelho vai funcionar de um modo ou de outro, o maior problema se refere a proteção em si..

Elementos como fusíveis, chaves, indutores, etc, na entrada dos equipamentos, são todos colocados nas linhas dos fios fase. Quando não os polariza de acordo elas saem do fio fase e ficam justamente no fio neutro, onde não deveriam de estar, do ponto de vista proteção..

Se existe a preocupação com a correta polarização do fio fase é para ser usada. O aparelho, em suas funcionalidades, vai operar de um modo ou de outro, sem nenhum problema a operação do mesmo.. O problema começa quando se fala em proteção e segurança, que são elementos extra operação normal só se fazem presentes quando se pensa em segurança..

• Curtir 2
Postado
O aparelho vai funcionar de um modo ou de outro, o maior problema se refere a proteção em si..

Elementos como fusíveis, chaves, indutores, etc, na entrada dos equipamentos, são todos colocados nas linhas dos fios fase. Quando não os polariza de acordo elas saem do fio fase e ficam justamente no fio neutro, onde não deveriam de estar, do ponto de vista proteção..

Se existe a preocupação com a correta polarização do fio fase é para ser usada. O aparelho, em suas funcionalidades, vai operar de um modo ou de outro, sem nenhum problema a operação do mesmo.. O problema começa quando se fala em proteção e segurança, que são elementos extra operação normal só se fazem presentes quando se pensa em segurança..

Certo Faller, só não troco pois falta minha placa mãe chegar.. e acredito que até lá eu já estarei em outra residência. Valeu pelas dicas :D

Ah, e complementando a ideia.. já que é necessário o uso do fio fase corretamente, não bastaria eu abrir a caixa da tomada e localizar qual a entrada fase? Já que no novo padrão.. a fase é o pino direito, levando em conta que o pino terra deve estar virado para cima.. correto?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ah, e complementando a ideia.. já que é necessário o uso do fio fase corretamente, não bastaria eu abrir a caixa da tomada e localizar qual a entrada fase? Já que no novo padrão.. a fase é o pino direito, levando em conta que o pino terra deve estar virado para cima.. correto?

Sim, esse procedimento serve para garantir que sua tomada esteja dentro do padrão, mas repare, com plugue de dois pinos, vais poder inserir o mesmo de dois distintos modos, um correto e outro errado.. Então não muda muito não..

Sempre que tens a tomada corretamente polarizada, o plugue corretamente polarizado e ambos com 3 pinos, impossível inverter, certo???

Por isso tem 3 pinos...

• Curtir 3
Postado

(_(

Sim, esse procedimento serve para garantir que sua tomada esteja dentro do padrão, mas repare, com plugue de dois pinos, vais poder inserir o mesmo de dois distintos modos, um correto e outro errado.. Então não muda muito não..

Sempre que tens a tomada corretamente polarizada, o plugue corretamente polarizado e ambos com 3 pinos, impossível inverter, certo???

Por isso tem 3 pinos...

Certo :D Obrigado pelas aulas sobre rede elétrica. hehe! Abraços.

• Curtir 1
Postado

Bom dia;

Se puder ser respondido aqui agradeço, se não, me enviar por gentileza o link.

Seguinte, na minha região a tensão é 220V e estou comprando um produto no qual sua tensão é somente 110V. Nesse produto, não encontrei especificando seu consumo e preciso comprar um autotransformador. O produto é uma caixa de som, mais especificamente um Logitech Z623 e será que um autotransformador de 1KVA vai da conta?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!