Ir ao conteúdo

Bobina de tesla

Nando Tessmann

Posts recomendados

Postado

Olá gostaria de saber quais são os riscos de montar e acionar uma bobina de Tesla, ja ouvi falar que pode dar choques, mas também ja vi cara colocando metais perto daquilo numa boa. alguem pode ajudar? que eu quero construir uma e ja vi varios projetos ae na net mas também nao quero morrer cozido. :D

obrigado.

Postado

Caro Nando eu ja construi uma bobina de tesla e na epoca as pessoas me alertavam sobre os riscos

como ja tenho boa experiencia com alta tençao o que posso lhe alertar é :

se você for ultilizar um transformadore de AT(alta tençao) como por ex: transfomadores de luz neon ou de forno de micro ondas o problema ta na corrente deles que varia de 15 a 30mA e isso cara é um choque BEM FORTE sem contar com o grau de queimadura q você vai ter pois essa faisca é muito intensa e queite

na saida da bobina (topo Toroide) o que temos é AT e baixa corrente então é ''menos perigoso'' pois o que vai te matar é a corrente

outro caso é a bobina tesla de estado solido ela n usa tranformador de AT porém ela trabalha com pulsos de corrente enormes ai q mora o perigo essa sim você tem q evitar

grande perigo dela sao as queimaduras e o choquinho n deve ser fraco XD

resumindo se você esta querendo muito colocar a mao nos raios n coloque ela diretamente por ex: segure um bastao de metal condutor na mao e com a outra ponta aproxime se da parte superior da bobina pelo menos você evita de se queimar

+ se eu foce você n ficaria testando isso vai q você tem um problema no coraçao e com o choque ele pare de bater né

Postado

O batão de metal distribui a corrente numa área maior da mão.. ja se você aproximar o dedo ou qualquer parte do corpo, pode ser que ela concentre as faiscas num ponto só provocando queimaduras locais..

Espero ter ajudado..

Postado

é na verdade só para alertar os riscos mesmo nao que eu va colocar a mao direto hehe nao sou nem louco, mas ja vi cara colocando lampadas e etc perto ... o meu medo é construir uma ligar e se pode fugir uma faisca daquela e pega no meu corpo ....

mas é isso ai muito obrigado pela ajuda...

-se tiverem mais a falar sobre falem pois eu preciso saber ...

Grande abraço

Postado

olha tem um risco de uma faisca sair dela e pegar no seu corpo sim + isso depende da distancia maxima dessa faisca e da distancia q você esta da bobina (por ex> uma faisca de 50cm você n vai ficar a 30Cm da bobina né rsrsr)

o bom é você usar uma boa extensao (comprida) pra você acionar a bobina assim n corre riscos

Postado

Faz um favor a mim e aos colegas.. compartilhe o projeto conosco... pois sempre mais informações são bem-vindas...

Obs: sempre que for liga-la perto de terceiros.. pergunte se não usam marca-passo ou tenham algum problema cardíaco....

Postado

Só não vá tentar fazer igual ao Nikolas Tesla, que conseguiu explodir o transformador da Usina com uma dessas... hehe

Cara, voce tem ideia de como pretende fazer a Bobina? O tipo de fonte, a finalidade, tamanho, etc...

E complementenaod o que o deley-_- falou no Post 3, a bobina de testa pode alcançar facilmente os 200Kv(200.000 Volts), mesmo em uma de pequeno porte, e esta tensão pode não ser fatal se voce segurar em um bastão, como no exemplo já citado... Porém vale lembrar que as correntes envolvidas são muito baixas! Muito baixas mesmo! Pois muita gente diz "Se 200.000 Volts não matam, posso dar um choque da tomada no meu irmão, já que é 110 ou 220"... Porém este mata mais que o da bobina, uma tomada comum fornece cerca de 30 a 40 amperes... e nesta ttensão 0,2A ja podem ser fatais, dependendo das condições da pessoa e o caminho que a eletricidade percorre pelo corpo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...