Ir ao conteúdo

Eletro-ima. Como fazer um potente.

Painter

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Preciso fazer um eletroima relativamente forte para ligar no 110V ou numa bateria de carro de 12V

Como não tenho experiencia no assunto, se alguém da area eletronica ou eletrica souber de algo sobre, ou me indicar um local para perguntar, lhes agradeço

Postado

Para que exatamente voce quer o eletro-ima? E voce pretende mandar fabricar ou contruir com "sucata"? Qual força e qual percurso voce precisa? As formulas sao relativamente simples para um resultado aproximado.

Postado
Só tome cuidado na hora de desligar estes imãs, pode haver um tensão reversa potencialmente perigosa.

Precisa ver a patada que da uma pilha de 1,5V alimentando uma bobina de 600 espiras com núcleo de aço silício!!

Felloni O que você considera forte?

Em um experimento, utilizamos um núcleo ferroso em forma de U, uma bobina de 600 espiras e uma pilha... Depois de colocarmos um bloco de ferro em cima do núcleo, nem o mais galo conseguiu soltar o bloco de ferro do núcleo!!

O núcleo era parecido com este:

U8498112_01_nucleo-de-transformador-s.jpg

Quantos tesla tu precisa? Para que é este eletro imã??

Postado

Em primeiro amigos SINK, BINHO e LEONARDO, obrigado por terem me respondido, pois foram os unicos que parecem conhecer do assunto.

No meu caso particular, estou precisando fazer (ou comprar) um eletro-imã ou mesmo um imã permanente relativamente forte.

O forte no caso não sei dizer exatamente quanto, pois não sou do "ramo" da eletrica, etc.

Apenas me recordei das experiencias do ginasio onde se enrrolava um fio num prego e ligado numa pilha este se tornava um imã.

Tentei, por experimento sómente, fazer um com umas 500 gramos de fio 20 esmaltado enrrolado num pedaço de madeira roliça que tinha por aqui (18cm de comprimento com +- 14 espiras). Liguei no 110V mas o bicho esquentou tanto que tive de desligar após alguns segundos. (ver screen: http://img408.imageshack.us/img408/2879/eletroimahomemede.jpg )

Liguei numa bateria de carro 12V pouco carregada, mas não houve atração nenhuma.

Agora vou usar o fio 20 esmaltado, novamente, mas enrolado numa barra de ferro roliça de 14 cm. de +- meia polegada e ver no que vai dar.

Tudo isso a nivel de experiencia.

Não é conveniente falar aqui para que pretendo usar este eletro-imã, mas posso dizer que é para ser colocado ao lado de um aparelho que funciona também como um imã e como os polos similares se repelem, preciso ver se acontece algo neste "aparelho" de positivo para mim. Deu pra entender.

Já fiz teste com dois imãs de alto-falantes velhos e apesar de apresentarem resultados positivos, foram insignificantes, visto a baixa potencia do imã em relação a distancia do aparelho.

Por isso preciso ir testando até ver se este experimento produz bons resultados ou pelo menos satisfatórios para mim.

O projeto mostrado pelo amigo Leonardo parece ser bem interessante.

Se puder explicar com detalhes (dimensões, bitola de fio, ligado em qual corrente CC ou AC, etc) como se fabrica ou se compra, agradeço.

Obrigado pela atenção e comentem o caso para ver se achamos uma solução para e se positivo poderemos compartilhar o resultado final.

Postado
Não é conveniente falar aqui para que pretendo usar este eletro-imã,

KKKKKKKKKKKKKKKK

Já tentei aqui em casa também mas sem sucesso..hehe..mas creio que não seja impossível..

Postado
KKKKKKKKKKKKKKKK

Já tentei aqui em casa também mas sem sucesso..hehe..mas creio que não seja impossível..

cara fiquei curioso!!! Não entendi pra que é! O que seria???? Fala pelo amor de Deus! huaauah

Postado

Amigo, como o colega LeonardoF.S disse, não vai ser a tensão que vai lhe dar uma força, e aliás, ligar um imã destes na tomada não adiantaria muito acredito eu... já que a alternancia da rede elétrica anularia seu próprio campo... Não sei muito bem disto e foi só um papite =)

Tente pegar um núcleo de um transformador velho e fazer mais ou menos o que o LeonardoF.S postou na foto! E teste aquilo com uma tensão baixa... tente umas três pilhas, e vá aumentando aos poucos... Na hora de desligar, caso ligue em uma tensão maior, cuidado para não deixar as mão próximas aos terminais da bobina...

Até mais!

Postado
Liguei no 110V mas o bicho esquentou tanto que tive de desligar após alguns segundos.

Amigo... não sei como isso não pegou fogo, quase conseguiu confeccionar uma lâmpada 100% caseira!! :D

A tensão que existe na tua tomada está numa freqüência de 60Hz. Isso quer dizer que a polaridade da tua tomada se altera, entre positivo e negativo, 60 vezes a cada segundo.

Se nós alimentarmos uma bobina em uma freqüência de 60Hz, os pólos norte e sul, que se formarão nela, também se alterarão 60 vezes a cada segundo... Portanto, esqueça corrente alternada! Para o teu eletro-ímã caseiro só usaremos DC!

(Existem eletro-ímãs que funcionam em AC, mas isso é outra história).

Tentei, por experimento sómente, fazer um com umas 500 gramos de fio 20 esmaltado enrrolado num pedaço de madeira roliça que tinha por aqui (18cm de comprimento com +- 14 espiras).

O campo magnético de um íma é formado por linhas de força veja:

Linhas_de_forca.PNG

Quanto maior for o número de linhas de força por unidade de área, maior será a densidade magnética, mais "forte" será o ímã. Para isso, é necessário que o meio onde estão as linhas, tenha uma boa permeabilidade magnética.

Os masteriais que que apresentam boa permeabilidade magnética são chamados de materiais ferromagnéticos: Ferro, cobalto, níquel e suas ligas.

Madeira é um material não magnético, não conduz as linhas de força do campo! Por isso o teu ímã ficou "fraco"...

Experimente trocar este pedaço de madeira por um pedaço de ferro...

Mas antes de tentar por a mão na massa, da uma passada em uma dessas casas que vendem componentes eletrônicos e sucata... é bem provável que tu encontre um eletro imã pronto!

Vai te sair até mais barato, pois a quantidade de fio esmaltado que tu teria que comprar não seria pouca...

Existem imãs permanetes bem fortes! Quando for em uma casa de componentes eletrônicos aproveite e procure por imãs de terras raras, ímãs de HDs... Acho até mais vantajoso do que um eletro ímã!

T+

Postado
Amigo... não sei como isso não pegou fogo, quase conseguiu confeccionar uma lâmpada 100% caseira!! :D

A tensão que existe na tua tomada está numa freqüência de 60Hz. Isso quer dizer que a polaridade da tua tomada se altera, entre positivo e negativo, 60 vezes a cada segundo.

Se nós alimentarmos uma bobina em uma freqüência de 60Hz, os pólos norte e sul, que se formarão nela, também se alterarão 60 vezes a cada segundo... Portanto, esqueça corrente alternada! Para o teu eletro-ímã caseiro só usaremos DC!

Linhas_de_forca.PNG

Quanto maior for o número de linhas de força por unidade de área, maior será a densidade magnética, mais "forte" será o ímã. Para isso, é necessário que o meio onde estão as linhas, tenha uma boa permeabilidade magnética.

Os masteriais que que apresentam boa permeabilidade magnética são chamados de materiais ferromagnéticos: Ferro, cobalto, níquel e suas ligas.

Madeira é um material não magnético, não conduz as linhas de força do campo! Por isso o teu ímã ficou "fraco"...

Mas antes de tentar por a mão na massa, da uma passada em uma dessas casas que vendem componentes eletrônicos e sucata... é bem provável que tu encontre um eletro imã pronto!

Vai te sair até mais barato, pois a quantidade de fio esmaltado que tu teria que comprar não seria pouca...

Existem imãs permanetes bem fortes! Quando for em uma casa de componentes eletrônicos aproveite e procure por imãs de terras raras, ímãs de HDs... Acho até mais vantajoso do que um eletro ímã!

T+

OK, Leonardo.

Já estou providenciando uma barra de ferro de 14cm para enrolar o fio e ver no que vai dar.

Lhe pergunto se o eletro-imã da foto que voce postou foi fabricado "caseiramente" ou comprado em algum lugar?

Um detalhe que esqueci de mencionar é que o citado eletro-imã ou hipotético eletro-imã terá de ser do tipo liga-desliga ou seja, seria conveniente um eletro-imã e não um que seja permanente.

No caso preciso de um que crie um campo magnético razoável, pois não é exatamente para se atrair coisas metalicas, mas, creio que para ter um campo abrangente, precisa ser um imã forte.

Outro detalhe é que precisa ficar ligado por algumas horas diariamente.

Sei que ligar no 110V é um tanto "forte" (+ perigoso), por isso já estou vendo a possibilidade de uma bateria 12 V de carro ou um transformador pequeno para alimenta-lo, etc.

Tudo ainda esta no campo do experimento.

Se puder colaborar com seus conhecimentos lhe agradeço profundamente.

Postado
Sei que ligar no 110V é um tanto "forte" (+ perigoso), por isso já estou vendo a possibilidade de uma bateria 12 V de carro ou um transformador pequeno para alimenta-lo, etc.

Não é só a questão do "forte". Como já foi dito, este eletro-ímã não funcionará com corrente alternada! Portanto esqueça tomada, transformador, ou qualquer coisa que não seja uma fonte contínua!

Dessas que tu citou, a única alternativa é a bateria de carro! Mas qualquer fonte DC capaz de fornecer uma corrente razoavel serve! Fonte de PC por exemplo.

...mas cudado! poderá circular uma corrente bastante elevada nesta bobina! 14 espiras com um fio 20AWG é praticamente um curto circuito! As coisas irão esquentar um bocado se ligar em uma bateria de carro! Certamente queimaria uma fonte de PC caso ela não tenha proteção contra sobre carga!

A bobina alimentada com corrente contínua não apresenta reatância indutiva! A única impedância deste circuito será a resistência ôhmica do fio!!

É melhor utilizar vários e vários metros de um fio mais fino! ...bem mais fino eu diria! Ou dar um jeito de limitar esta corrente!

Lhe pergunto se o eletro-imã da foto que voce postou foi fabricado "caseiramente" ou comprado em algum lugar?

Qual das fotos tu te refere?

Edit. Lembre-se!! Não segure os terminais da bobina no momento em que for ligá-la ou desligá-la!! A patada é violenta!!!

Postado
Não é conveniente falar aqui para que pretendo usar este eletro-imã,

Isso é uma escolha tua. Só que se não disseres, não poderemos te ajudar de forma eficiente.

Bom... Vamos lá!

Já estou providenciando uma barra de ferro de 14cm para enrolar o fio e ver no que vai dar.

Já é um começo, mas não o ideal (pelo menos é melhor que a madeira).

Se você realmente quer um eletroímã, acho conveniente que entendas alguns conceitos:

1) O campo magnético vai ser maior conforme forem maiores a corrente que circula nas espiras;

2) O campo magnético vai ser maior conforme for maior o número de espiras que compõem a bobina.

Então, o caminho melhor a seguir seria usar um fio relativamente grosso (para que a corrente seja alta) e conseguir enrolar uma grande quantidade de espiras desse fio. Conforme o pessoal já disse também, o núcleo faz grande diferença, pois ele concentra as linhas de força do campo magnético. Sem um núcleo, as linhas ficam dispersas. Em relação ao núcleo, eu sugeriria que você siga as sugestões dos colegas e tente arrumar um núcleo de transformador velho, pois ele é de material melhor para o que desejas.

Postado

Cabteixeira

Concordo plenamente!! Mas... o problema de utilizar um fio grosso é o tamanho da bobina... e pelo projeto inicial do Felloni, acredito que ele necessite de um eletro-imã pequeno...

Com um fio grosso, neste caso, não seria possível fazer muitas espiras sem aumentar muito o tamanho da bobina, não alcançaria a resistência ôhmica adequada e possivelmente sobrecarregaria o fio...

Um fio 24AWG, que é mais fino que o 20AWG, agüenta 3,3A... Se usar um rolo de 100m deste fio para fazer a bobina e alimentá-la com os 12V DC da bateria de carro, deve circular uma corrente de + - 1,5A...

Se o Felloni levar em conta o núcleo ferroso, o número de espiras, quantidade de espiras sobrepostas... tem tudo para ter um eletro-imã bem forte!

Por isso acho mais interessante fazer com um fio fino... A menos que não existam restrições quanto ao tamanho do eletro-imã...

T+

• 2 semanas depois...
Postado

Aproveitando o tópico do amigo, também preciso de fazer um eletroimã potente.

Estou constuindo uma fresadora cnc de 2500x1000mm toda em aço, com mesa com chapa de 1 polegada.

Preciso fazer diversos furos M18 (15,5 mm) para fixação da guia linear.

Já consultei o aluguel de uma furadeira com base magnética mas não encontrei disponíveis. Quotei para compra e a mais barata, com capacidade para furação de apenas 13mm, custa R$3800,00, aqui na minha cidade.

Assim tive a ideia de converter uma furadeira de bancada, dessas baratas (R$300,00), fazendo uma base magnética para ela.

Pelas especificações técnicas da furadeira que gostei a base eletromagnética tem uma força de atração de 18.000Nm.

Já fiz cálculos de comprimento do fio da bobina, bitola do fio, resistência do fio, e corrente. Não consegui calcular a força de atração, nem levei em consideração, nos calculos, a existencia de "core" de ferro.

Pretendo que a bobina tenha um diametro máximo de 180mm, e estou pensando em usar duas bobinas, ligadas em 220 volts Corrente Contínua, para evitar o uso de transformadores e ficar ainda mais pesada a construção.

Como faço para calcular a força de atração da bobina? Os amigos tem alguma outra informação relevante para a construção da bobina ou do "core" de ferro?

Postado

Olá, se o eletroima for usado como uma selenoide, os automaticos de partida de motor de arranque de carro pode ser uma saida., foncionam em 12 v, para polarizar a bobina da sua experiençia basta colocar um diodo em serie dependendo da posição ele vai atrair o metal ou repelir. se conseguir alguns calculos lhe enviarei.

Postado
Olá, se o eletroima for usado como uma selenoide, os automaticos de partida de motor de arranque de carro pode ser uma saida., foncionam em 12 v, para polarizar a bobina da sua experiençia basta colocar um diodo em serie dependendo da posição ele vai atrair o metal ou repelir. se conseguir alguns calculos lhe enviarei.

GUINE,

Não precisa se preocupar em conseguir os calculos que mencionou.

Não é caso para selenóide

Uma coisa é que preciso saber, antes de ir adiante:

Um eletro-imã que funcione em 12v CC (bateria de carro ou talvez até de moto) pode ficar ligado por várias horas ou intermitentemente (ligado 4 horas, desliga por umas duas e religa novamente) ou isso é impossivel.

Se alguém souber responder com certeza, por favor mande aí a resposta.

Obrigado a todos que responderam.

Postado

Pode, desde que tenha sido projetado pra isso.

O automático de motor de arranque não pode, pois foi projetado pra funcionar apenas em espaços curtos de tempo (apenas alguns segundos, durante a partida do motor).

Entretanto, as bobinas de relés e contatoras podem funcionar por horas, dias, semanas ou meses direto, sem desligar nunca, pois foram projetadas pra isso.

O único ponto que você vai precisar pensar é justamente esse. Se você projetar o teu solenoide direito, de forma que ele não esquente, ele pode ficar ligado direto sem problema algum. O calor é mortal para as bobinas, pois ele compromete o verniz protetor do fio e com o tempo aparecem curtos entre as espiras.

• mês depois...
Postado

li variaspostagens aqui sobre a construçaõ de 1 eletroima..

preciso de 1 para recolher do chão de chapas de ferro, as granalhas que usamos para jateamento de ferros. vi em especial aquela postagem com a foto de um núcleo,pelos comentarios vi que ele me ajudaria na empreitada, alguem poderia por gentileza me falar passo a passo a construção do mesmo.vou fazer com material usado por aqui mesmo.e se posso colocalo sobre um carrinho para ransportar a granalha.

desde ja obrigado pela colaboraçaõ.

Postado

Para calcular a potência dissipada por um solenoide em CC, um fio, considera-se como um resistor? Pega a tensão ao quadrado e divide pela resistência do fio? E como se vê a capacidade de dissipação do fio? Faria algo como a corrente máxima ao quadrado vezes a resistência total?

• 2 semanas depois...
Postado
Para calcular a potência dissipada por um solenoide em CC, um fio, considera-se como um resistor? Pega a tensão ao quadrado e divide pela resistência do fio? E como se vê a capacidade de dissipação do fio? Faria algo como a corrente máxima ao quadrado vezes a resistência total?

EDU, voce deve ser engenheiro eletrico ou coisa assim para estes calculos matematicos, que não é o meu caso.

Me diga se quanto mais fino for o fio esmaltado, menos calor ele irá gerar podendo ficar ligado por horas?

Uma bateria de carro com 45 Ah 12V é muito para um eletroima, digamos pequeno em tamanho (algo como uma mão humana), mas com certa potencia?

Se puder responder, obrigado

• 8 meses depois...
Postado

E ai pessoal gostaria de montar dois eletroímãs para um projeto na faculdade, eles teram que segurar duas esferas metálicas por um tempo mínimo e depois deveram soltá-las simultaneamente por meio de algum tipo de interruptor,o peso exato eu ainda não sei mas elas tem dois centímetros de diâmetro.Qual a especificação de material devo usar ?posso usar uma bateria de moto 12 volts 7,2 h não pega fogo (rs)

abrç

• 10 meses depois...
Postado

Linhas_de_forca.PNG

T+

Leonardo, estou tentando fazer um eletroímã também, mas no meu caso quero mesmo fazer uma solenoide para acionar um circuito pneumático. Para isso pretendo usar apenas uma pilha 1,5V.

Minha pergunta é, qual a formula ideal para o cálculo do numero de espiras necessário, a bitola e o material a ser usado no núcleo, levando em conta que pretendo usar uma mola para fazer o retorno do pistão.

Caso seja muito difícil fazer algo desse tipo em casa, gostaria de saber onde posso encontrar uma solenoide para este valor de tensão.

Desde já, obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!