Ir ao conteúdo

Gerar ID único de uma máquina usando placa mãe, processador, hd e serial number

paulo3011

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou tentando criar um ID único para cada máquina que meu sistema será instalado, e surgiu 3 dúvidas:

1) É possível a placa mãe, o processador e o HD não mostrarem o número de serie (serial number) com alguma configuração ou coisa parecida?

2) Existe alguma forma de simular os periféricos como placa mãe, processador usando algo parecido como virtualização, porque se virtualizar a máquina onde o sistema foi instalado poder conseguir usar quantas cópias quiser...?

3) Será que existe a possibilidade de mudar o serial number destes hardwares?

obrigado

Paulo

Postado

1 - Não, um programa sempre poderá identificar os numeros, a única maneira é garantir que não seja possível rodar nenhum programa além da sua aplicação.

2 - É quase impossível, teria de quase inventar um novo S.O. para poder simular os numeros seriais. Esquece isso !

3 - A placa mãe não tem um numero serial ligado ao hardware, mas tem um ligado ao BIOS. Trocando o Bios, troca-se também o número. O que voce pode utilizar como um numero único em uma motherboard é o endereço MAC da placa de rede onboard. Só existe um único MAC para cada interface de rede !

Já o processador e o HD, eles tem mesmo um identificador serial no hardware, e não podem ser mudados. Para ler o do HD não é muito complicado, já ler o do processador é relativamente bem mais complicado. Mas ainda assim é possível !

Já que voce quer proteger um sistema inteiro, não é mais fácil inventar um dispositivo que voce tenha de ligar numa interface serial de uma motherboard, por exemplo, contendo um PIC, que se idetificará apenas para o seu programa, mediante uma sequência que voce mesmo define ?

É o principio do Hardlock !

Boa sorte !

Paulo

Postado

Bom dia paulo, obrigado pela resposta.

Sobre a pergunta 1, após ler sua resposta, encontrei aqui no forum um link para um processador da intel (pentium III) que tem uma opção para desabilitar ou habilitar a leitura do número serial (http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?ProductID=25&DwnldID=823〈=eng&iid=dc_rss) agora será que existe outros processadores com esta habilidade? ou só nos mais antigos?

Sobre a pergunta 2, estou buscando respostas em outro forum também, e encontrei algo que parece permitir a copia dos números seriais:

http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/504/thread/cef6b13d-b965-4fa0-816f-7042d0844042

Sobre o HardLock, acho uma boa ideia, mas também vai deixar mais caro o sistema não sei qual a média de preço destes hardlocks. Acredito também que pode gerar resistência por parte dos clientes não sei o que acha sobre isto também? Mas imagine se tivesse que usar um "pendrive" (hardLock) para o windows, outro para o visual studio, mas o da minha net 3G já acabaria as minhas entradas USB...

Sobre pegar o endereço MAC da placa de rede, é possível acontecer de encontrar uma motherboard que não tenha uma placa de rede onboard?

abraço

Paulo Moreira

Postado

Vou responder alguma coisa,pois trabalho com isso desde 2002.

1) É possível a placa mãe, o processador e o HD não mostrarem o número de serie (serial number) com alguma configuração ou coisa parecida?
Postado

VTRX,

Obrigado pelas informações !

Quanto ao Hardlock, desenvolver um é muito simples, pelo menos em termos de hardware. Basta um simples PIC ou AVR, encapsulado em um conector para uma porta serial, alguns resistores e diodos e pronto, já dá para fazer muiiita coisa. E voce terá de desenvolver uma pequena biblioteca e linkar ela em alguns trechos de seus programas, para verificar a presença do Hardlock.

Se voce estiver pensando em fazer via USB, bem, aí o software será bem mais complexo, seja em PIC ou AVR. Mas não importa quantas portas USB a mother tenha, desde que voce usae um HUB USB, hoje eles custam bem baratinho.

Quanto à sua pergunta sobre motherboards sem a rede onboard, sim, existem muitas que não tem a rede.

Só uma curiosidade : se a sua aplicação usa a NET 3G, não é mais fácil voce controlar tudo via software mesmo usando o seu próprio servidor ???

Dá para voce autenticar o endereço IP, dá para controlar os acessos, enfim, dá para fazer tudo via software !

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...