Ir ao conteúdo

Ajuda para montar amplificador com aparelhos de som antigos

f.27

Posts recomendados

Postado

Buenas, Minha primeira participação no fórum, como usuário registrado. Fora isto, faz anos que acompanhava os fóruns do Clube atrás de informações.

Bom, Eu queria saber se é possível reaproveitar partes/peças de aparelhos que não uso mais e estão para virar sucata

Tenho alto-falantes (40W / 4 ohms) que estão sem uso e - que não valem à pena vender - e gostaria de utiliza-los em saídas de fones de ouvido, como no meu Notebook - ou algum player, etc - a fim de curtir um som um pouco mais alto.

Possuo dos aparelhos de som antigos ( um AYWA e um JVC RC-X610 link, este com maior potência) e queria saber se é possível utilizar alguma parte e ou peça (eles não tem amplificadores internos??) para alimentar os alto-falantes que irão conectar ao note, por exemplo.

Procurei nas mais de 70 páginas de tópicos do fórum e não achei nada parecido, só alguns amps sendo montados, mas não como pensei. Se repeti tópico, avisem, pois ainda estou me informando sobre as regras do fórum.

Ps.: Não manjo quase nada de eletrônica, mas tenho muita curiosidade e uma certa facilidade em montar, desmontar,etc. hehe

Abaixo, algumas fotos dos aparelhos:

jvc0062.th.jpgjvc0012.th.jpgjvc0052.th.jpg

jvc0042.th.jpgjvc0032.th.jpgjvc0022.th.jpg

Aiwa:

aiwa0022.th.jpgaiwa0012.th.jpgaiwa0001.th.jpg

Abraço,

Felipe

Postado

Olá,

Seja bem-vindo.

Da sim pra montar um ampli com essas placas de aparelho de som que você tem.

Primeiramente você precisa nos passar os códigos dos amplificadores, são as peças que estão em contato com os dissipadores de alumínio(chapas), anote os códigos ou tire uma foto que de para ler. Com o código a gente pode baixar o datasheet do componente e verificar sua pinagem e esquema de ligação.

Você pode tirar os componentes relativos ao amplificador e fazer uma PCI "nova" e montar ou... da até pra cortar essa placa mesmo e usar sem precisar soldar quase nada, mas no caso precisaria saber certinho onde cortar.

Basicamente você precisa usar o circuito integrado amplificador, seus componentes externos, o transformador de alimentação com sua retificação e estabilização (se houver).

Passe-nos mais detalhes.

Att,

Fernando Voltani

Postado

Fernando, obrigado pela resposta rápida.

De acordo como que tu falou, fui procurar as tais peças e já atentei para alguns outros detalhes: Este som tem 2 alto-falantes de 6w e mais um grave. Minha ideia era utilizar outros speakers de 40w que possuo, mas se não precisar mexer muito, deixo os originais mesmo e troco mais além.

Os componentes que eu encontrei foram os seguintes:

Toshiba TA8207k 9707k

Toshiba TA8207k 9696k

NEC B772P M22

NEC D882P C12

Aqui, pode ver como estão dispostos:

1:circdissipadores0032.th.jpg 2:circdissipadores0042.th.jpg 3:circdissipadores0012.th.jpg

Speaker + Grave:

altofalantes2.th.jpg sub2.th.jpg

Trafo:

transformador2.th.jpg

:natal:

Postado

Felipe, beleza?

Achei o datasheet desse TA8207K você pode visualizar no link http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/T/A/8/2/TA8207K.shtml.

Conforme você verá, já tem um exemplo de circuito montado numa PCI no datasheet, você pode montar 2 circuitos, usar a entrada de sinal (2 canais)comum aos 2 e terá 4 saídas para ligar 4 falantes.

É bem simples e tem poucos componentes externos, potência máxima de 4,6Watts @ 4ohms quando alimentado com 12 volts.

Se não quiser "gastar" com caixa pra por tudo dentro, a dica que eu dou é arrumar uma fonte de pc queimada e usar a caixa.:lol:

Abrass

• mês depois...
Postado

Olá!

Demorei para atualizar, pois estava esperando chegar o protoboard e algumas outras coisinhas, hehe.

Como estou recém aprendendo, várias dúvidas já me ocorreram e fiquei um bom tempo tentando entender como funcionava a placa original...

111wb.png

Uploaded with ImageShack.us

Bom, agora estou montando o circuito e não entendi quais seria a resistência RL, perto das saídas 1 e 2. Qando não possui valor algum, como devo fazer??

Outra dúvida, na placa antiga, não achei nenhum capacitor com 0.15uf ( C6/C7). posso trocá-los por dois de 0.47uf??

O diagrama mostra 3 capacitores de 1000uf. Encontrei apenas dois e um grande de 25v/4700uf. Tem como usá-lo no lugar do de 1000?

Aproveitando,

No protoboard, tenho dois bornes Va e Vb. Estou usando uma fonte de celular para teste apenas. Liguei o + no Vb e - no Va. Como faço o terra? Por exemplo, como ligo os resistores e capacitores no terra no pb?

Abraços

• Coordenador
Postado
Bom, agora estou montando o circuito e não entendi quais seria a resistência RL, perto das saídas 1 e 2. Qando não possui valor algum, como devo fazer??
RL é o alto-falante, pode ser de 8 ou 4 Ohms.
Outra dúvida, na placa antiga, não achei nenhum capacitor com 0.15uf ( C6/C7). posso trocá-los por dois de 0.47uf??
Estes capacitores não são eletroliticos, é de poliester metalizado e você pode usar uns de 150KpF neste locais.
O diagrama mostra 3 capacitores de 1000uf. Encontrei apenas dois e um grande de 25v/4700uf. Tem como usá-lo no lugar do de 1000?
Sim, você pode usar este de 4700uF no lugar do C10 e os C8 e C9 ficam com o de 1000uF mesmo...
No protoboard, tenho dois bornes Va e Vb. Estou usando uma fonte de celular para teste apenas. Liguei o + no Vb e - no Va. Como faço o terra? Por exemplo, como ligo os resistores e capacitores no terra no pb?
no seu caso você usa o Va como terra (terra é o negativo da fonte)

Só tem um porém! fonte de celular não serve nem para testar este circuito! você precisa de uma fonte que forneça mais corrente

Postado

Não os encontrei nas sucatas que tinha. Procurei no soldafria e encontrei

Capacitor Poliester 150nF x 400V (150KpF/150K/154/0,15uF)

Capacitor Poliester 150nF x 100V (0,15uF/150KpF/150K/154)

Capacitor Poliester 150nF x 250V (150KpF/150K/154/0,15uF)

Qual eu escolheria? E como sei qual o mais adequado?

Em tempo,

Acha que vale à pena utilizar o CI TA8207 e tentar montá-lo? Ou vale à pena me basear em algum outro kit*, comprar os componentes novos e montá-lo do zero?

* indica algum?

Sobre a fonte, estava usando a do cel para ligar uns leds e resistores, afim de 'pegar a manha'. Para o amp, pretendo utilizar a mesma fonte do aparelho que desmontei. Só que não tem nenhuma info nela. Ainda estou lendo para tentar entende-lá.

• Coordenador
Postado
Não os encontrei nas sucatas que tinha. Procurei no soldafria e encontrei

Capacitor Poliester 150nF x 400V (150KpF/150K/154/0,15uF)

Capacitor Poliester 150nF x 100V (0,15uF/150KpF/150K/154)

Capacitor Poliester 150nF x 250V (150KpF/150K/154/0,15uF)

Qual eu escolheria? E como sei qual o mais adequado?

Neste caso, todos os capacitores apresentados são idênticos!, como você não precisa de uma isolação de tensão grande, escolha o capacitor de menor valor!... neste caso o "Capacitor Poliester 150nF x 100V (0,15uF/150KpF/150K/154)"...
Acha que vale à pena utilizar o CI TA8207 e tentar montá-lo? Ou vale à pena me basear em algum outro kit*, comprar os componentes novos e montá-lo do zero?
Um conselho! "parta com o que você tem", não é suficiente?, compre o restante!...
Sobre a fonte, estava usando a do cel para ligar uns leds e resistores, afim de 'pegar a manha'. Para o amp, pretendo utilizar a mesma fonte do aparelho que desmontei. Só que não tem nenhuma info nela. Ainda estou lendo para tentar entende-lá.
Sim! use a fonte do aparelho desmontado!..., uma dica seria: observe todas as ligações dele..., para onde vai e onde é retificada! (não deve ter muitas)..

Você vai conseguir!...

PS: Fontes de celular são muito fracas! não as utilize!

Postado

Olá!

Fiz a medição do trafo e está marcando 17.1.

Uma dúvida, como eu calculo o Watt em um resistor?

Com exemplo, o próprio circuito acima. Tenho ali, resistores de 45/120ohms e 30k. Como eu sei se é 1/2/4/8w???

Irei comprá-los

• Coordenador
Postado

Quando eles não mencionam nada, significa que é de 1/4W, quando necessita de uma potência maior que esta, eles informam no projeto.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...