Ir ao conteúdo

Fdisk: Opções, Informações E Curiosidades

N0625

Posts recomendados

• mês depois...
Postado

Olá

Allguem conseguiu usar o comando FDISK /ACTOK?

Eu nunca consegui. :angry:

Particionar HD grande é um saco por causa da verificação de integridade

Será que é algum Fdisk de uma versão DOS específica?

Saudações

Postado

QUOTE (judu @ 11 jun 2004, 11:00)

Estou com uma pequena Duvida ...???

O FDISk particiona normalmente um HD de 80GB.

Se não... o que tenho que fazer ???

Valeu. 

Olá...

Nunca fiz uma única partição de 80 GB mas nunca ouvi falar que alguém não conseguiu... Caso não consiga, utilize o particionador presente na instalação do WinXP.

Caso eu esteja errado, por favor, me corrijam.

Obrigado !

Bom ... pelo menos eu tive problema ao particionar um hd de 80 gbs pelo fdisk... reconheceu uns 9 ou 10 gbs num lembro ao certo ....

é necessario fazer a particao pelo windows xp, ou 2000 ....

tentei o fdisk com 2 hds :muro: , mas ao final o win98 que não estava pronto para hds desse tamanho .....

[]s

• 3 semanas depois...
Postado

Oi,

eu estou querendo fazer uma partição nu meu HD de 40Gb, eu tenho coisa no HD, e eu gostaria de saber como eu faço para particionar o HD em 2 partes de 20 Gb cada. Eu tenho um problema tb, eu uso o XP Professional, e como eu me certifiquei hoje o XP não faz partiçoes pelo FDisk (entrando no Prompt e digitando Fdisk). Eu gostaria de saber como eu posso fazer essa partiçao.

desde ja many thx! :D

Postado

Oi pessoal eu acabei de comprar um Disco de 160 GB mas ainda não o tenho e estava a pensar fazer partições de forma a usar vários sistemas operativos como o winXP, freeBSD, e algumas destribuições de linux e gostava de saber qual a melhor maneira de particionar o disco e como o fazer pois já vi que existe algum problema com o fdisk em particionar discos de grande capacidade.

Postado

Aprecio muito o tópico, inclusive achei muito interessante as "novas funções" do FDISK, porém esta ja é uma ferramenta "super ultrapassada", criada na "gloriosa" época do DOS.

Mas tudo isso é ultrapassado!!!

Já existem mil ferramentas mais modernas que o FDISK para realizar as operações de criação e edição de partições. Inclusive, vários problemas reportados por usuários do tópico poderiam ser resolvidas simplesmente utilizando o disco de boot do Partition Magic.

Minha intenção não é criticar o tópico, que realmente é bastante interessante, pois contém informações que não existem nem na documentação do FDISK (DOS).

Mas realmente, o programinha ja deu o que tinha que dar. Atualmente há muito mais problemas que o FDISK não pode resolver, é fato! - isto é para os usuários do tópico!

Criatividade pode ajudar, mas um programa mais atual pode melhorar a situação...

Esta é apenas a minha opinião. B)

------------------------------------------------------

Somente para citar: os problemas de .:|CNo|:. NeWBaH, cristina.m, pecosta, Baleado poderiam ser solucionados com apenas alguns minutinhos usando o Partition Magic 8.

------------------------------------------------------

Postado

oi pessoal alguem me pode ajudar a ensinar a usar o partition magic 8.0?? tenho um hd de 160 GB todo ele ocupado com o winXP e gostava de particionar em 100 -GB para o XP e 60 para Linux Red Hat 9 mas não queria formatar o disco como faço? alguem me pode dar umas dicas de como se usa o partition magic?

• 4 semanas depois...
Postado

Ai galera otimo topico

desculpe se eu estiver errado mais sempre que presciso particionar ou formatar

disk eu uso um programa da quanto chamado ontrack disc maneger

faço partição formatação e zerofill em hd de qualquer tamalho e em hd nova....

da ate para rebaixar hd com defeito (bad) mudar setor de boot.

não e muito fácil de usar mas já revolvi muito problemas com hd..

dissem que o certo e usar o software do fabricante mais nunca usei

o ONTRACK ja´recuperei bad de todas as marcas de hd.....

Um abraço

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por xandaum_gv@01 set 2004, 13:50

QUOTE (judu @ 11 jun 2004, 11:00)

Valeu. 

Olá...

Nunca fiz uma única partição de 80 GB mas nunca ouvi falar que alguém não conseguiu... Caso não consiga, utilize o particionador presente na instalação do WinXP.

Caso eu esteja errado, por favor, me corrijam.

Obrigado !

Bom ... pelo menos eu tive problema ao particionar um hd de 80 gbs pelo fdisk... reconheceu uns 9 ou 10 gbs num lembro ao certo ....

é necessario fazer a particao pelo windows xp, ou 2000 ....

tentei o fdisk com 2 hds :muro: , mas ao final o win98 que não estava pronto para hds desse tamanho .....

[]s

Uhauahuah

hoje descobri o que acontece..

Seguinte fui particionar um HD de 80GB em duas partes (win 98 e win xp). Bem... Fui eu lá no Fdisk matei as partições que tinha lá (tinha instalado Windows M.erd... edition).

Continuando... Quando fui criar as partições (primaria, estendida e logica) me deu um susto... O fdisk mostrou que o HD tinha somente 10724 MB..... (ele é de 80 GB)..

Bem o que pensei... Devo ter esquecido de tirar uma partição... Não era o problema...

Ai voltei a criar.. mas dessa vez continuei e quando ele pedia o tamanho ou porcentagem., eu dizia a porcentagem..

bem terminado fui formatar..... Esse ai foi mais engraçado.. QUando ele vai formatar ele dá o tamanho e depois de formatado o tamanho era outro!!!!!

Alguém sabe porque isso aconteceu????

valeu

Leandro

Postado

Existe um programa particionador de HD da Quantum , se chama dm1.exe , que quando voce inicia ele pelo comando dm1/x , no ms-dos , ele particiona e formata hd de qualquer marca em 10 segundos.

Eu sempre uso ele e minha partições ficam turbinadas, mas tem que entrar em Advanced Settings.

Ate agora não achei nenhum outro programa que particiona e formata tão rápido igual a este ( hd de 40G leva menos de 10 segundos) e as partiçoes não sei porque ficam turbinadas , e tambem o espaço das partiçoes aumentam , bem mais que no fdisk.

Postado
Postado Originalmente por THNXCYRAX@11 nov 2004, 22:29

Existe um programa particionador de HD da Quantum , se chama dm1.exe , que quando voce inicia ele pelo comando dm1/x , no ms-dos , ele particiona e formata hd de qualquer marca em 10 segundos.

Eu sempre uso ele e minha partições ficam turbinadas, mas tem que entrar em Advanced Settings.

Ate agora não achei nenhum outro programa que particiona e formata tão rápido igual a este ( hd de 40G leva menos de 10 segundos) e as partiçoes não sei porque ficam turbinadas , e tambem o espaço das partiçoes aumentam , bem mais que no fdisk.

A seagate tb tem... Muito bom mesmo....

Faz a mesma coisa...

Leandro

• mês depois...
Postado

Não sei o que fazer...

Tenho um HD de 40GB e comprei outro de 80GB(samsung), pois aquele já estava ficando cheio.

Como esse HD novo usarei apenas para guardar meus arquivos pessoais, criei uma partição unica de 100% do tamanho dele. Copiei todos meus arquivos pra ele (utilizava o Windows XP). Resolvi voltar pro Windows ME que nunca me deu problemas ao contrario do XP.

O problema é que agora quando tento acessar meus dados no novo HD (Windows Explorer) ele pede para que o HD seja formatado.

O que faço? Perderei meus dados tão valiosos?

Se alguem puder ajudar, ficarei muito grato... :D

• 2 meses depois...
Postado

Eu fiz uma alteração na mensagem original, mas coloco aqui minha experiência ao particionar um HD de 120GB usando o FDISK do Windows 98. Acompanhem:

"Começou na segunda-feira, ao instalar o HD. Notei que não tinha nenhum disco de boot do Windows. Então como eu havia tirado o HD de 40 GB problemática da máquina do meu pai (que tem o 98SE instalado), instalei este disco, e para não prejudicar o sistema instalado, evitei até mesmo o modo de segurança e usei o prompt do MSDOS para criar o disco manualmente, com os arquivos necessários e também com o CONFIG e o AUTOEXEC preparados. Com o disco pronto parti para a instalação, o BIOS reconheceu 120.060MB no LBA, ou seja, detecção perfeita. Ao dar o boot com o disquete e usar o FDISK vi que só 48959MB eram reconhecidos. Tentei algumas configurações de jumpers, mas sem sucesso. Como já estava tarde fechei o micro e fui dormir. Ontem eu postei este tópico, mas já com a pulga atrás da orelha em relação ao FDISK do 98, já que ouvi falar de uma limitação do FDISK mas não me lembrava qual. Ontem fiquei pensando no assunto e sempre me atentando ao FDISK, para tirar a prova real eu precisava usar um disco do Me. Ao chegar em casa, usei o PC do meu pai para baixar o disco de boot do ME (http://www.bootdisk.com), mas antes usei o CD de instalação do Kurumin e promover uma instalação do sistema para chegar até o ponto de particionamento, onde vi que 114.499MB eram reconhecidos, o que reforçou e quase matou a charada da limitação do FDISK do 98. Com a criação do disco de boot, ao criar a partição... BOOOMM!! 114.499MB devidamente reconhecidos, na verdade só apareceu 11449, é suprimido o último algarismo por causa da limitação do campo onde digita-se o tamanho da partição. Comprovei isso digitando "20000" no campo, e vendo que o FDISK reportava 94499MB livres para a partição extendida. Só para me certificar usei o FDISK do 98 (não havia criado a partição de 48959MB ainda) e digitei "50000", um nº superior a "48959" e o programa diz que o tamanho era maior que a capacidade reconhecida pelo FDISK do 98.

O disco de boot baixado da Internet era versão em inglês. Então criei uma partição de 1GB, formatei e instalei o Me, prosseguindo até a tela onde podemos criar o disco de boot do Me. Criei o disco, abortei a instalação do Windows e parti para o particionamento com o FDISK do Me, onde se manteve os 114.499MB. Ufa! Por um instante pensei que o HD estava avariado, só me faltava essa."

Mais informações sobre o limite do FDISK, além de patchs :

http://support.microsoft.com/?kbid=263044

Abraços!

• mês depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Ola pessoal,

Alguem ai sabe me dizer como faço pra o meu pc ler o um HD de 20GB na maxtor? quando vou la no setup pra reconher ele é reconhecido mas quando vou reiniciar a maquina depois dele ler a memoria le da consegue ler mais o HD. sendo q ele ta com o WINXP instalado nele e estou tentando usa-lo como slave mas não funciona. alguem pode me ajudar??? (ja estou quase jogando esse HD no lixo) :cry:

• 3 meses depois...
Postado

Alguem pode me ajudar por favor ?

Estou com um hd maxtor de 20 gigas , porém ao instalar o win XP o mesmo so mostra 10 gigas livres , incluse quando fui formata-lo so apareceu 10 gigas formatados , já na bios ele reconhece como 20 gigas .......já dei um FDISK exclui a partição criei uma nova e nada ....não reconhece 20 gigas de jeito nenhum sera q alguem me ajuda nessa.......Grato a todos.....

• mês depois...
Postado
Postado Originalmente por judu@11 de junho de 2004, 10:48

:huh:

Valeu.

:bravo: Pegando uma carona nesta questão:

Estou tentando instalar o win98se num hd de 160Gb Maxtor DiamondPlus 9, Atlon64, Mb Msi k8mm e não tem jeito de eu acertar esta instalação.

A Mb reconhece o hd, já atualizei o Fdisk e nada... Usei outros particionadores, testei o disco e nada do 98 funcionar legal...

Quando vou instalar o 98se, ele dá erro de escrita no HD e não vai... ... Porém, ao instalar o XP, ocorre tudo normal... Já coloquei o HD em um P3-1100 e, claro, reconheceu os 127Gb, instalou e tudo o mais... quando levo o HD para o athlon... nada funciona.

Também já tentei usar o disco de boot do WinMe e nada. Será que fiz algo de errado ?

Alguém teria algum conhecimento sobre isso ? Preciso utilizar o win98 neste equipamento!

Um abraço.

Obrigado.

ELMAIL

• mês depois...
Postado

O sistema de arquivos da unidade D: passou de NTFS p/ RAW, não formatei a unidade, os arquivos estão lá, só que no WinXP quando tento acessar a partição pede pra formatar a unidade e não consigo acessar os arquivos. Será que posso usar o comando, pois tinha outra instalação do WinXP nela:

Fdisk/cmbr2

Obrigado. :D

• 5 meses depois...
Postado

e ai galera muitas informaçoes, isso é muito bom talvez vocês possam me ajudar, uso na minha maquina um barracuda 120, e tenho um samsung de 40 que deixo bem guardado, e só uso pra salvar arquivos antes de formatar algumas maquinas que hora o outra pintam pra mexer sabem né? o problema é que quando ligo do samsung, o S M A R T ta dizendo que o status dele é bad. tá ruim mesmo, tem algo que eu possa fazer ou já era?

valeu turma

• mês depois...
Postado

Ta aí!

Vi esse negócio de não poder formatar mais de 32Gb em FAT32 no Win 2000 XP. :angry:

Sinceramente, tive que formatar meu HD externo de 80Gb em 4 partiçoes para conseguir usá-lo. Na hora de formatar dizia que a partição havia ultrapassado o limite. Partição muito grande (não lembro o texto certo).

O pior é que eu tinha formatado ele em NTFS com 80Gb e tinha funcionado. Mas quando fui deletar uns arquivos, nunca tinha permissão, se não estivesse usando meu próprio PC. O problema era o "dono" do arquivo. Então discos NTFS de PCs diferentes não são compatíveis para gravação, né?

O único jeito para mim seria então ir no Win98 e formatar o HD por lá, se eu quiser ter menos de 4 partições no disco removível?

• 2 meses depois...
Postado

Fala gente boa, To com uma questão sobre Fdisk queria saber se alguém pode esclarecer; É o seginte:

O pc de um amigo ta cheio de problema e pra incurtar a história ele decidiu formatar. A quetão é que ele só tem uma partição e não quer perder os dados.

Eu até pensei em usar o partition magic(estava resolvido o problema), mas já que a questão aqui é o Fdisk, gostaria de saber. Com uma partição só, já formatada em ntfs, com fdisk eu poço criar outra partição primária, informar o tamanho e pronto?

Ouvi dizer que não da pra simplesmente criar outra primaria, já que só tem uma partição de 40gb já formatada. Com Fdisk também não da pra redimencionar o HD. Mas estava pensando, mesmo neste HD com uma partição só, eu poço utilizar o espaço já formatado e criar uma partição extendida? a partir da extendida criar uma Lógica e nela guardar os dados?

Att. :bandeira:

A grandeza está na vontade de ser grande, não há uma outra maneira.

Albert camus.

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...