Ir ao conteúdo

[Review] Acer Aspire 5741-6823


Pzpretto

Posts recomendados

Postado

Olá.

Essa é minha primeira postagem aqui no fórum. Gostaria de fazer um breve review de um notebook que acabei de adquirir há alguns dia, um Acer Aspire 5741-6823. Apenas quero salientar que não sou nenhum especialista nem trabalho na área mas tenho um certo conhecimento e prática sobre computadores adquirido ao longo do tempo. O que vou escrever aqui é baseado em minhas experiências com notebooks e o padrão de comparação estabelecido por mim é em relação à: meu notebook anterior, um STI Infinity IS-1522; a máquina de meu pai, um Toshiba Satellite L505-S6959; e o Acer Aspire 5542-1051 de minha irmã. Não vou colocar nenhum resultado de testes para performance, pois não tenho conhecimento acerca disso. Vou me concentrar basicamente na análise do padrão de acabamento e funcionalidade do laptop. Vejo não ser necessária uma análise do hardware, sendo que existem inúmeras aqui mesmo no fórum e na internet e umas das minhas grandes preocupações quando adquiro uma máquina nova é justamente o nível de qualidade e funcionalidade da carcaça dele, ao passo que acho mais raro de se encontrar uma análise desse tipo.

Começando pela ficha técnica:

Modelo: Acer Aspire 5741-6823

Processador: Intel Core i5 430M 2.25Ghz

Sistema Operacional: Windows 7 Home Premium

Memória: 4Gb DDR3 1333Mhz

HD: 500Gb 5400rpm 8Mb Sata II

Drive: Leitor e Gravador CD/DVD

Display: LCD Led 15.6” Cine Crystal Wide 1366 x 768

Video Card: Intel Graphics Media Accelerator HD

Webcam: 1.3 megapixels

Rede: RJ45 10/100/1000

Wireless: 802.11A/G/N

Entradas e Saídas: 1 REDE (RJ-45); 1 HDMI; 1 VGA; 3 USB 2.0; Saída p/ fone de ouvido e entrada para microfone

Leitor de Cartões: SD, MMC, XD, STICK PRO

Teclado: Padrão internacional US

Bateria: 6 células

Dimensões (mm): 381 X 253 X 25

Peso: 2.6KG(Aproximadamente)

Um adendo que faço: ao contrário do informado na ficha técnica, minha máquina usa Windows 7 Ultimate X64. Explicando: comprei-o de uma loja aqui de minha cidade, dessas que montam computadores e que tem aos montes em tudo quanto é canto. O motivo disso foi uma antiga relação comercial, sempre atendendo as minhas necessidades e de minha família e facilidade de pagamento, que incluiu dois PC’s antigos e uma impressora matricial que estavam ocupando espaço aqui em casa. O valor negociado foi de R$ 1.500,00, sendo que o estabelecido inicialmente pela loja era de cerca de R$ 2.150,00 – não me recordo do valor exato agora. Achei um pouco alto, encontrei alguns preços melhores pela internet, mas tendo em vista que a negociação envolveria uma troca, fiquei com esta loja. Não tenho certeza quando à procedência dele, se é nacional ou se veio direto de Ciudad del Este e arredores. O selo do Windows original aponta para a versão Home Premium, mas não posso saber se em inglês ou português (o Toshiba de meu pai, comprado nesta mesma loja estava com Windows Vista em inglês), o que me deixa na dúvida é o teclado de padrão internacional, sem “cedilha” e a tomada no novo padrão brasileiro, de 3 pinos redondos, o do meio sendo o terra. O fato é que a loja me entregou-o com a versão Ultimate pt-br X86, um erro imperdoável para uma máquina com 4Gb de memória, mas logo o substitui pela versão X64.

O acabamento do notebook é muito bom, segue o novo padrão adotado pela Acer para a linha Aspire. Em comparação com o 5542-1051 de minha irmã, adquirido a cerca de seis meses e que segue o padrão anterior, azul, com cantos arredondados e com um plástico “espelhado” na parte de trás da tela, a primeira vista achei ele um pouco inferior na qualidade dos materiais, mas acho que foi apenas uma primeira impressão minha. Ele possui cantos bem retos, levemente arredondados. Em substituição ao azul “espelhado” há um plástico cinza chumbo, de uma textura áspera, sulcado (perdão, mas no momento não me ocorre uma expressão mais adequada), de muito boa qualidade e que não marca facilmente quando encostado, ao contrário do azul antigo. A parte que circunda o teclado também é de cor cinza chumbo, que lembra aço escovado e que também não marca facilmente os dedos ou a mão, apesar de eu achar ser mais fácil de riscar. A parte superior do teclado, onde localizam-se os auto-falantes é constituída por uma tampa plástica toda “furadinha”, que não me agradou nem um pouco, visto que pode acumular sujeira facilmente, não me parecendo muito fácil de limpar.

O teclado, como dito anteriormente, segue o padrão inglês internacional. As teclas são retas, sem uma saliência que acomode os dedos, mas é silencioso e preciso, muito confortável de digitar. Um ponto que me deixou descontente é o espaço apresentado entre as teclas, elas não são "juntas", é possível ver o fundo do teclado, que a meu ver é um fator negativo, é mais fácil de acumular e ver a sujeira e não me parece mais fácil de se limpar, com um pincel, do que meu antigo STI Infinity ou do Satellite, que têm as teclas juntas. Acho que é um novo padrão a ser adotado pelos fabricantes pois já vi modelos novos da HP e da Sony com o mesmo padrão. Não há teclas de acesso rápido, como dos controles multimídia, volume, suspender, desligar monitor e touchpad. Essas são acessadas como segunda função, pela tecla Fn.

Além do teclado, há apenas o botão “On/Off”. O que me impressionou negativamente foi o fato de não haver sequer uma luz que indicasse se as teclas “Caps Lock” e “Num Lock” estão ativadas ou não, é preciso simplesmente adivinhar isso ou testar. No Satellite elas estão nas próprias teclas, acho isso ótimo. Achei um fato lamentável a Acer querer cortar custos dessa maneira num computador que, se não é top de linha, tampouco é de entrada. Na linha anterior do Aspire, como o de minha irmã, isso estava presente. Há uma luz indicadora de atividade no HD e uma para o wireless ao lado do botão de liga e desliga. Há outras duas na parte frontal, uma para indicar se está usando bateria ou está conectado à tomada e outra indicando se está ligado ou não. E só. Achei uma pena não ter algo específico para o controle do volume, que uso bastante, tendo apenas as teclas de segunda função, como na maioria dos notebooks. Acharia interessante se houvesse uma roda de rolagem, como a do mouse, localizada na parte frontal, para o controle do volume, como no Satellite, mas acho que isso é uma exceção, pois nunca vi em nenhum outro notebook. Uma pena, pois aquele botão é excelente. Ao invés disso, há a, pra mim inútil, entrada para cartões de memória.

O touchpad achei um show. Muito sensível, desliza o dedo facilmente, o toque é agradável e os dois botões são muitos silenciosos e macios, diferentemente do Aspire 5542-1051 que é simplesmente horrível. Há uma leve depressão entre ele e a carcaça, mas que não é suficiente para o acúmulo de sujeira. Diferentemente do meu antigo STI Infinity, mas ainda infeiror ao do Satellite, que é plano em relação à carcaça, apresentando apenas uma textura diferente. Mas quanto à isso, fiquei bem satisfeito.

A parte lateral direta apresenta o orifício para o cabo de força, a saída de ar, com um cooler por enquanto muito silencioso – assim como o HD –, uma saída VGA, um conector RJ, uma saída HDMI, o que achei muito interessante, uma porta USB e a saída para fone de ouvido e entrada para microfone. O lado esquerdo contém o drive de CD-DVD, que é ejetável, como na maioria dos notebooks, mas que a meu ver deveria ser do tipo de inserir o disco, como nos sons de carro e que vi apenas no Dell Vostro de um amigo meu e em alguns I-Books, que considero muito mais prático e mais difícil de ser danificado. Também há duas portas USB. A parte de trás não tem nada, uma pena não ter uma porta USB, como no STI Infinity, que é melhor para quem como eu gosta de usar mouse, mas felizmente também não contém a saída de ar, como no Aspire de outro amigo meu, de quase três anos, daqueles ainda de padrão claro, que é parcialmente coberta pela tampa do LCD, freqüentemente causando super-aquecimento, que não é o caso do meu. Gostei dos conectores USB, RJ e de microfone e áudio, são bem firmes (ao contrário do cabo de força, semelhante ao Satellite, mas diferente do STI Infinty, que fica bem firme), o periférico não fica frouxo. Espero que não seja apenas pelo fato de ser novo, não lembro como era nos outros notebooks.

Os auto-falantes são bons, nada extraordinário, mas possuem um volume consideravelmente alto para um notebook, muito maior do que no STI Infinity ou no Satellite, mas a qualidade não é das melhores, o som não é muito limpo. Diferentemente do Acer de minha irmã, que diga-se de passagem, tem ótima qualidade e volume de som, ele não possui a tecnologia Dolby. Porém não considero isso um ponto negativo, haja visto que sempre uso fones de ouvido para ouvir música e quando assisto à um filme ou seriado, plugo ele num micro-system, então para mim a qualidade da saída de áudio é muito mais importante, e a considero boa, não tanto quanto do STI, mas melhor que do Satellite.

O LCD de 15,6” WXGA possui tecnologia LED, mas ainda não notei nenhuma diferença. Comparando-se com o STI Infinity, ele é muito melhor, talvez até por este já apresentar algum desgaste, em função dos quase três anos de uso. É semelhante ao Satellite, mas me parece inferior ao Aspire 5542-1051. Não sei se é um defeito ou alguma tecnologia para reduzir o consumo, não vi nada a respeito disso ainda, mas percebi que quando alterno de uma imagem predominantemente branca para uma predominantemente escura, ao voltar para a imagem clara, a tela apresenta menos brilho, está mais opaca, o que é corrigido dentro de alguns poucos segundos, mas fiquei incomodado com isso, se alguém souber do que se trata, agradeço o esclarecimento.

Um último ponto que gostaria de destacar é seu peso. Fiquei surpreso quando o peguei pela primeira vez, achei muito leve pelo seu tamanho. Também me pareceu mais fino do que os que estava acostumado. Gostei muito desse ponto.

Concluindo, o notebook é bom, estou satisfeito, apesar de em alguns pontos ele deixar a desejar. Achei o desempenho muito bom, possui bom espaço em disco, suas configurações são atuais, podendo rodar qualquer software de hoje em dia. Mesmo não tendo uma grande configuração, não é uma máquina barata ou de entrada e acho que suprirá minhas necessidades por pelo menos mais três anos tranqüilamente. Apenas para comentar rapidamente sobre seu desempenho em gráficos, não testei nada de muito pesado, usei apenas para internet. O único jogo que pus, apenas para ver seu desempenho, foi GTA San Andreas, que funcionou satisfatoriamente com todas as configurações no máximo, exceto anti-alias, que não estava disponível, ao contrário de quando pus o jogo no Aspire 5542-1051 de minha irmã que possui uma ATI Mobility Radeon HD 4200. Nesse, apesar do anti-alias disponível, o desempenho não foi melhor, talvez devido ao AMD Athlon II M300 ser bem inferior ao meu Core i5. Pelo que andei lendo sobre este processador e seu chipset responsável pelos gráficos, ele possui bom desempenho, podendo rodar qualquer jogo atual, claro que em baixas configurações e levando em conta de que não pode ser comparado com uma máquina com placa ATI ou Nvidia, mas acredito que seja suficiente.

Algumas fotos:

Display:

tela02.th.jpg

Teclado:

tecladoc.th.jpg

Parte traseira:

partetraseira.th.jpg

Parte frontal:

partefrontal.th.jpg

Lado esquerdo:

ladoesquerdo.th.jpg

Lado direito:

ladodireitoq.th.jpg

Fundo:

fundoeb.th.jpg

Drive de CD/DVD;

drivee.th.jpg

Índice de experiência do Windows 7:

indicedeexperienciawind.th.jpg

CPU-Z:

74122320.th.jpg

Espero ter colaborado com a comunidade do fórum. Como disse antes, não sou um heavy-user, portanto não executei os testes de perfomance e fugi um pouco do padrão sugeridos para um review. Me propus a fazer a análise de uma forma como eu gostaria de ler antes de escolher uma nova máquina. Pretendo voltar a esse tópico e postar quaisquer problemas que ocorrer enquanto estiver com ele, ou fazer uma melhor análise de seu desgaste depois de um certo tempo de uso.

PS: se alguém tiver alguma informação quanto ao "problema" que estou tendo com o display, ficaria muito grato. Torço para que não seja nenhum defeito, não pretendo ter levá-lo à garantia e ficar um bom tempo sem ele.

Saudações

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!