Ir ao conteúdo

Ventilador Pegou fogo!

felipe236

Posts recomendados

Postado

Pessoal, o meu ventilador "Tufão" acabo pegando fogo, e o fogo era muito grande!:zoio:

Eu desmontei ele hoje e ele estar queimado em uns dos lados do enrolamento

Queria saber se tem chance de recuperar e porque isso ocorre.

Falou

Postado

Olá Felipe, beleza.

Olha, a possível causa da queima deste equipamento pode estar relacionado a diversos fatores, entre eles, excesso de uso, baixa isolação do equipamento, ligação em tensão errada, ou mesmo falha no equipamento.

Geralmente estes tipos de motores podem ser recondicionados e se não tiver afetado os mancais e ou retorcido as tampas devido ao excesso de calor, eles ficam melhores que os originais.

Vale a pena fazer um orçamento e comparar com um ventilador novo.

Abraço e Feliz Ano Novo,

Valeu,

JA

Postado

Nos enrolamentos existe um barbante que segura os mesmo, creio que ele é que provoca o incendio quando as boninas esquentam demais e entram em curto.

Acabei de lixar a parede e tive que pintar também(não deu pra tirar tudo, fico tudo preto mesmo, so a pintura resolveu(_( )

Eu vou comprar outro e queria saber se tem alguma sugestão(de preferência que ele não incendeie quando queimar, porque o susto foi grande.

P.S: eu tava dormindo numa rede ao lado quando senti o cheiro de queimado, quando olhei pra cima......:ahh: vi so aquela bola fogo na parede.:hehehe:

Postado
Nos enrolamentos existe um barbante que segura os mesmo, creio que ele é que provoca o incendio quando as boninas esquentam demais e entram em curto.

Acabei de lixar a parede e tive que pintar também(não deu pra tirar tudo, fico tudo preto mesmo, so a pintura resolveu(_( )

Eu vou comprar outro e queria saber se tem alguma sugestão(de preferência que ele não incendeie quando queimar, porque o susto foi grande.

P.S: eu tava dormindo numa rede ao lado quando senti o cheiro de queimado, quando olhei pra cima......:ahh: vi so aquela bola fogo na parede.:hehehe:

Isso é que é pesadelo :eek:! Sugiro que compre um novo . Você teve muita sorte em acordar. O estrago poderia ser pior e até mesmo fatal. Não se arrisque.

Postado

Aqui em casa aconteceu algo parecido com um ventilador de teto. Porém não chegou a pegar fogo, apenas queimou um enrolamento. Um cara cobrou R$50 para refazer todos os enrolamentos do ventilador, eu mesmo troquei os rolamentos (peguei emprestado um saca-polia para fazer isto) coloquei novos, joguei um óleo e te garanto: o ventilador ficou umas 10x superior em relação às suas condições originais.

Postado

Ok, se não der para refazer todos os enrolamentos (to com uma vontade de jogar ele fora mas vou ver se é possivel).

tem algum ventilador 60cm de parede vocês recomendam (exceto os que colocam no teto, porque parece que ele vai cair em cima de voce a qualquer momento:D).

Falou

Postado

Nao é bem assim amigo,desde que você o prenda com barras de ferro com rosca ate a laje e o parafuse bem ,jamais caira ,eu faço assim ,nada de bucha nao ,porque com a velocidade o reboco sede e a bucha fica frouxa.

Postado

Felipe parece comédia, mais o caso é sério mesmo.

Bom como o nosso amigo Victor também comentou, acredito que vala a pena fazer um orçamento.

No caso dos ventiladores de teto, se for uma residência, também utilizo uma barra roscada prendendo o suporte do ventilador ao forro, fica super seguro (cai o teto mais não cai o ventilador), como o Jorge também comentou.

Bom meu amigo o que resta a dizer é que você teve um tanto de sorte.

Valeu.

Postado

Eu sei que fazendo isso ele não cai:D

mas mesmo assim não vai dar certo colocar um teto porque o ambiente não é tão grande, tem uma lampada branca bem no meio, assim eu teria que tirar a lampada mexer no teto e fazer outras coisas para colocar.

se eu comprar um de parede não vou ter que mexer em nada porque ja ta tudo instalado e so colocar um ventilador novo no suporte do antigo ventilador.

o ventilador que frito foi esse aqui a unida diferencia é tem o controle embutido e o meu é embutido na parede.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164504286-ventilador-oscilante-de-parede-preto-tufo-60cm-bivolt-160w-_JM

Postado

Comprei um Tron de 60cm em uma loja grande so de ventilador:D

Eu falei do problema que tive e segundo ele o problema é o barbante que enrola as bobinas que derretem e "ajuda" a provocar uma combustão e segundo ele esses tipos é perigoso se for usado em locais onde trabalha com papelaria, combutisveis e tecidos pois dependendo da situação pode cair pedaços e o material pode pegar fogo também.

o que eu comprei não tem esse tal barbante enrolado pois a formato das bobinas é diferente e Possui protetor Termico. que desliga caso ocorra super aquecimento.

paguei 180 por ele, pelo menos vou ter um pouco mais de segurança.

bom é isso, valeu pela ajuda pessoal

http://www.tron.ind.br/produtos.asp?cod=287709

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...