Ir ao conteúdo

[REVIEW] Lenovo Ideapad Z460 (0913HWP) – Core i3 370M, 3 GB, HD 320 GB, 14” LED HD

Daniel Fonseca

Posts recomendados

Postado

Caros amigos, bom dia!

Este é meu primeiro notebook e meu primeiro review. Pretendo colocar minhas impressões iniciais do notebook e com o tempo ir detalhando meu review.

Já adianto que estou aberto à sugestões.

Compra:

Já estava de olho neste modelo a algum tempo, comprei em uma oferta na loja física da Fnac por R$ 1.299,00.

Olhei no site deles, o Z460 estava R$ 1.399,00, liguei na loja Fnac do BH Shopping para tirar algumas dúvidas e perguntei o preço, quando o vendedor falou R$ 1.299,00 já me programei para ir na loja no dia seguinte pois haviam somente 10 peças no estoque. Para minha surpresa, no outro dia de manhã não tinha mais peças no estoque da loja, porém em outras lojas da Fnac tinha. Fechei meu pedido em 10 x sem juros e com mais um ano de garantia.

Uma semana depois fui buscar meu note na loja, agora com o estoque já abastecido e o Z460 com Core i3 por nada menos que R$ 1.699,00.

Bom vamos ao detalhes do notebook.

Configurações Detalhadas:

Modelo: Ideapad Z460 – 0913HWP

Processador: Intel® Core™ i3 370M (3MB Cache, 2.4 Ghz)

Chipset: Intel® HM55 Express

Memória RAM: 3 GB PC3-8500 DDR3 1066 Mhz UDIMM, 1x1GB+1x2GB (Expansível até 8 GB)

Disco Rígido: 320 GB - 5400 rpm – SATA

Tela: 14” Widescreen LED HD (1366x768 pixels)

Placa de Vídeo: Intel® HD Graphics – Integrada (Intel® GMA HD)

Drive Óptico: CD/DVD-RW

Placa de Rede: 10/100 ethernet

Wireless: 802.11 b/g/n

Bluetooth: Sim

Entrada HDMI: Sim

Portas USB: 3 (2 USB + Combo USB/e-Sata)

Entrada para cartões: Memory Stick, Memory Stick PRO, SD, MMC, xD-Picture

Webcam integrada: 1.3 MP

Microfone: Estéreo integrado

Teclado: Português-BR (Sim, tem o “Ç”)

Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic 64 bits

Bateria: 6 células Li-Ion, autonomia aproximada 4 horas, tensão 100/240 volts

Dimensões sem embalagem (LxAxP): 34 x 17,2 x 23,18 cm

Peso sem embalagem: 2,2 kg

Dimensões com embalagem (LxAxP): 44 x 12,5 x 32,2 cm

Peso com embalagem: 3,7 kg

Obs.: Busquei informações em diversos sites, caso alguma delas esteja equivocada por favor me comuniquem para que eu corrija e/ou atualize a informação.

Impressões Iniciais do Notebook:

Processamento

Bom, como nunca tive um notebook não tem como fazer uma boa análise neste quesito. Comparando o processamento dele com alguns notebooks que já usei por algum tempo de amigos ou no trabalho o z460 é bastante superior.

Tela

Gostei bastante da tela do Z460, 14" bem brilhante e nítida. Não gostei muito foi não poder fazer algumas alterações nas propriedades de vídeo, como alterar a cor das janelas, isso pelo sistema operacional ser Windows 7 Home Basic. porém com uma pesquisa rápida na internet já instalei um plugin que possibilida o acesso e a alteração das propriedades de vídeo.

Som

Outro ponto que não tem como fazer uma comparação, não sei dizer como este Lenovo é perante os concorrentes. Agora, para meu uso cotidiano, o som é bastante agradável e atende às minha espectativas.

Wireless

Em casa não tenho Wireless, testei em outro local. Funcionou perfeitamente.

Na mesma sala, peguei 4 pontos de sinal e o download estava excelente.

Uns 40 metros e umas 5 paredes mais distantes consegui apeas 1 ponto de wireless e o download caiu para 1/3 do que era próximo à fonte da conhexão.

Acabamento

Simplesmente suplime, não por ser meu primeiro notebook, mas comparando com todos os modelos que já observei nas lojas físicas, o Z460 dá um banho em grande deles, no teclado, no acabamento interno e externo, até nos detalhes minuciosos.

Obs.: Meu primeiro transpote com o notebook em uma pasta de couro sintético que tenho deixou, acredito eu, uma marquinha permanente na tampa externa do notebook. Não é muito aparente mas ... :angry:

TouchPad

Sempre usei o mouse na velocidade mais rápida, estranhei um pouco a velocidade do Touch, preciso dar uma ajeitada na configuração dele.

Percebi também que ele é bastante sensível.

Teclado

Um dos pontos chaves do Z460. Comparando com os teclados que já utilizei em alguns notebooks e com as observações feitas em vários modelos, ele é um show, super macio.

Senti uns pequenos "estalos" na tecla "3" do notebook nas primeiras digitadas, assim que a apertei umas 10 vezes ela ficou no jeito, bem macia e acomodada.

Webcam

Ainda não utilizei com Skype ou MSN, usei ela apenas para testar se não está com defeito. Ela é bastante nítida, mesmo em baixa luminosidade.

Peso

É carregável hehehe...

Bateria

Não sei se fiz certo, quando liguei ele a primeira vez, a bateria tinha cerca de 8% de carga apenas. Carreguei até 100% e usei apenas na bateria até uns 10%. Carreguei novamente até 100% e usei apenas na bateria e agora está com uns 60%.

O ciclo de 100% à 10% foi de aproximadamente 4 horas, de acordo com o especificado nos sites.

Temperatura

Depois de muitas horas de uso é normal um equipamento ter algum calor. Achei ele um pouco quente depois de umas 6 horas de uso.... normal né heheh

Algumas imagens do z460 tiradas do Site do Magazine Luiza. Foi o site em que encontrei as melhores imagens deste notebook. São idênticas ao que comprei, segue abaixo:

Geral

134990800.jpg

Detalhe da Webcam

134990800b.jpg

Teclado Geral

134990800c.jpg

Teclado Detalhado

134990800d.jpg

134990800e.jpg

Power + Botão de auto restauração

134990800f.jpg

Touchpad

134990800g.jpg

Drive CD/DVD RW

134990800j.jpg

Conexões

134990800h.jpg

Postado

Mais fotos:

134990800i.jpg

134990800n.jpg

Bateria

134990800o.jpg

Não comprei este notebook para jogar, mas para atividades cotidianas.

Talvez faça alguns testes, mas como é meu primeiro notebook não sei como começar e nem por onde começar esses testes.

Quais programas são ideais para ter em um notebook? Quais vocês recomendam?

Bom é isso ai!

• Membro VIP
Postado

Parece bacana esse note, indiquei um desses pra uma amiga quando estava com preço a R$ 1299, não sei se ela conseguiu comprar.

Postado

Cara, tá ficando bacana! Encomendei o meu ontem no carrefour, só que o modelo com i5 e 4gb de ram por R$1900,00 com uma mochila, ai olhei hoje está por R$1700,00 na promoção, que raiva! De qualquer forma a mochila é bem vinda! haha Bom, se quiser eu ajudo com algumas informações quando ele chegar, até pra efeito de comparação pra deixar claro pra quem quer comprar se vale a pena a diferença. Eu peguei este modelo porque realmente preciso dos 4gb de ram.

Postado
Cara, tá ficando bacana! Encomendei o meu ontem no carrefour, só que o modelo com i5 e 4gb de ram por R$1900,00 com uma mochila, ai olhei hoje está por R$1700,00 na promoção, que raiva! De qualquer forma a mochila é bem vinda! haha Bom, se quiser eu ajudo com algumas informações quando ele chegar, até pra efeito de comparação pra deixar claro pra quem quer comprar se vale a pena a diferença. Eu peguei este modelo porque realmente preciso dos 4gb de ram.

Eu estava de olho nesse do Carrefour desde dezembro hehehe....

Mas os R$ 1.299,00 com i3 pesou no bolso. Caso perdesse a promoção da Fnac com certeza compraria o i5 no Carrefour. ^_^

Depois que você fizer uns testes eu posso acrescentar no review com créditos para você, ou então você pode fazer um review do modelo com Core i5 e incrementar ainda mais a gama de informações do Z460.

Postado

Pessoal, configurei e fiz um testes no Veriface.

1 - Em quanto a opção de detecção ao vivo estava desativada consegui fazer logon normalmente e também simplesmente utilizando uma foto minha;

2 - Quando ativei a opção de detecção ao vivo e coloquei a sensibilidade no nível máximo, não consegui fazer logon de jeito nenhum.

3 - Coloquei o nível médio de sensibilidade e consegui fazer logon normalmente, após isso tentei fazer com minha foto e o sistema não aceitou.

Então quem comprar este notebook e for utilizar esse sistema é importante manter a opção de detecção ao vivo ativada no mínimo com sensibilidade média.

T+ pessoal.

• mês depois...
Postado

Olá! Pessoal que usa o veriface...

Estou pra adquirir este note em breve, gostaria de saber sobre o login com veriface.

Ao voce ativar o software pela primeira vez, voce configura e tudo mais. Ajusta o nivel tipo "leve, medio ou forte" pelo que entendi.

A partir dai, o login é feito pelo reconhecimento do rosto.

Agora minha pergunta, mas se por algum imprevisto ele nao reconhecer...

- O login é feito atraves de uma senha digitada? é isso...

- Existe um campo pra digitar a senha na tela do login do veriface?

Ahh, é verdade que para cada login realizado ele arquiva a imagem, em alguma pasta, e ou se alguem tenta um login ele registra a imagem da pessoa... li isto num outro forum.

Bom, obrigado...

até mais

• 4 semanas depois...
Postado
Gostaria de compartilhar minha experiencia no assunto.

Pesquisei por uma máquina com Core i5 avaliando o melhor custo beneficio e encontrei o modelo Z460.

Comprei-o, fiquei todo empolgado no início com a chegada do bichinho.. li alguns reviews e alguns videos e fiquei satisfeito pelo que li.

Antes mesmo do produto chegar liguei na assistencia tecnica para saber sobre upgrade, pois futuramente gostaria de trocar de processador e memória.

Banho de agua fria: O técnico autorizado da lenovo me informou que nesta máquina é tudo soldado, só permitindo upgrade de HD. Eu ja havia lido sobre esse engessamento (solda entre processador e placa-mãe) e fiquei encucado. Quer dizer então que algo não funcionar corretamente na placa-mãe tenho de trocar o processador também? OH OMG!

Huston! temos um problema aqui. E se o inverso acontecer? processador pifou.. e a placa-mãe também! WTF MAN!

Palavras do técnico: "Este modelo da lenovo não é como os notebooks que tem por aí, em que voce pode trocar de processador na mesma arquitetura, é tudo soldado, e também é difícil você encontrar as peças para compra o que torna a manutenção cara"

Pensei: quer dizer que durmo tranquilo durante 12 meses (garantia) e depois disso posso perder R$ 2k a qualquer momento? legal..

Como estava dentro dos 7 dias corridos para devolução por arrependimento, entrei em contato com a loja, anotei tudo: protocolo, nome atendente, data e hora da solicitação, numero do pedido, etc. Declarei meu arrependimento pela compra e pela marca e tudo correu bem.

então é isso.. pretendo agora juntar mais grana e comprar outro note.. só que antes vou fazer o mesmo procedimento, porque afinal.. quero uma maquina boa que dure muito e caso estrague eu não tenha que jogar fora.

lembrei neste momento daquele videozinho do youtube que fala da lavadora WAP.... uahuahua muito resistente WAP... você joga no xão ela faz WAP... toma-lhe WAP

Renato, tomei a liberdade de quotar a sua outra mensagem aqui. Espero que não se importe.

Então, pessoal... o que acham disso?

Eu sou lesadinha nessas questões de informática, mas já estava decidida a comprar este Lenovo.

Postado

Ae pessoal,

Quem tem esse note, pode me dizer se esquenta também do lado esquerdo, em cima?

De dia esquentou bastante aqui, gostaria de saber se é normal, se não for vou aproveitar o período de 7 dias de troca.

Apesar de esquentar em cima, a ventoinha não aciona, e os cores ficam na média 49-52°C

O monitor eu achei que emite muita luz. Todos os monitores LED são assim?

Eu não me dou bem com luz forte no rosto, me deu um pouco de dor de cabeça. Com tanta luz, o contraste ficou um pouco prejudicado também.

Eu tenho um HP DV6750br tela de LCD e não emite tanta luz. Aliás, não emite quase nada.

Na verdade, ao contrário das opiniões gerais também achei o teclado meio duro. Pra usar bastante eu prefiro um teclado mais profissional.

Não gostei da posição do "?" no teclado. Fica numa tecla grande, onde deveria estar o "control" direito. O Enter também é muito pequeno.

[]s

Ordnas

Postado
Olá! Pessoal que usa o veriface...

Estou pra adquirir este note em breve, gostaria de saber sobre o login com veriface.

Ao voce ativar o software pela primeira vez, voce configura e tudo mais. Ajusta o nivel tipo "leve, medio ou forte" pelo que entendi.

A partir dai, o login é feito pelo reconhecimento do rosto.

Agora minha pergunta, mas se por algum imprevisto ele nao reconhecer...

- O login é feito atraves de uma senha digitada? é isso...

- Existe um campo pra digitar a senha na tela do login do veriface?

Ahh, é verdade que para cada login realizado ele arquiva a imagem, em alguma pasta, e ou se alguem tenta um login ele registra a imagem da pessoa... li isto num outro forum.

Bom, obrigado...

até mais

Se por um acaso não reconhecer você tem a opção cancelar login na janela do veriface e logar com a sua senha de usuário.

Renata Zapata

www.rtrti.com.br

Postado
parabéns e obrigada pelo review .

será que vocêm poderia dizer o nome do plugin por favor? e pra que serve o Lenovo OneKey Recovery.

bom valeu

É para criar e fazer Backup do sistema, no caso de falha do sistema é possivel restaurar a partir dessa partição.

Renata Zapata

www.rtrti.com.br

Ae pessoal,

Quem tem esse note, pode me dizer se esquenta também do lado esquerdo, em cima?

De dia esquentou bastante aqui, gostaria de saber se é normal, se não for vou aproveitar o período de 7 dias de troca.

Apesar de esquentar em cima, a ventoinha não aciona, e os cores ficam na média 49-52°C

O monitor eu achei que emite muita luz. Todos os monitores LED são assim?

Eu não me dou bem com luz forte no rosto, me deu um pouco de dor de cabeça. Com tanta luz, o contraste ficou um pouco prejudicado também.

Eu tenho um HP DV6750br tela de LCD e não emite tanta luz. Aliás, não emite quase nada.

Na verdade, ao contrário das opiniões gerais também achei o teclado meio duro. Pra usar bastante eu prefiro um teclado mais profissional.

Não gostei da posição do "?" no teclado. Fica numa tecla grande, onde deveria estar o "control" direito. O Enter também é muito pequeno.

[]s

Ordnas

Olá como vai? O meu não esquenta quase nada, trabalho com ele o dia inteiro. Quanto a luz do monitor eu trabalho com o plano de energia selecionado em super economia de energia em Ajustar o brilho da tela no icone da área de trabalho, também não gosto da luz do monitor, desta forma já vai melhorar bastante.

Renata Zapata

www.rtrti.com.br

• 3 semanas depois...
Postado

esse computador roda bem o ubuntu (em relação aos drivers)?

ele conta com uma página de drivers no site da lenovo?

• 4 semanas depois...
Postado

O meu chegou.

Troquei o sistema operacional pelo win 7 ultimate 64bits.

Alguem pode me passar os programas que vem no note.

Tipo lenovo veriface e o restante, infelizmente o site da lenovo parece que na parte de drivers esta off.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...