Ir ao conteúdo

Queda de luz pode queimar placa de video?

Motumbo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Minha Gfirce 9600gt aparentemente morreu, e tenho quase certeza que foi por causa de uma queda de luz.

Eu estava jogando PES 2011 quando de repente a luz caiu, e voltou 1 segundo depois. Liguei o micro de novo, e fui jogar. No meio do jogo, ficou tudo extremamente lagado, mas eu achei que era por causa da conexão, ja que eu estava jogando online. De repente apagou tudo, o micro parou de responder, o botao de desligar nao funcionava, e eu comecei a sentir um cheiro estranho. Imediatamente desliguei o estabilizador. Esperei uns minutos e liguei de novo, pra ver se descobria o que estava superaquecendo pelo everest, so que logo em seguida que deu o boot apagou tudo, e a maquina nao ligava mais, os coolers so ameaçavam girar e paravam em seguida. Hoje tirei a VGA e liguei com o video on board, e pra minha surpresa ta tudo funcionando normal, até agora, o processador inclusive nao passa de 35º.

Sera que a queda de luz queimou o cooler da VGA e GPU acabou torrando? To até com medo de colocar ela de volta no pc.

Postado
Olá a todos.

Minha Gfirce 9600gt aparentemente morreu, e tenho quase certeza que foi por causa de uma queda de luz.

Eu estava jogando PES 2011 quando de repente a luz caiu, e voltou 1 segundo depois. Liguei o micro de novo, e fui jogar. No meio do jogo, ficou tudo extremamente lagado, mas eu achei que era por causa da conexão, ja que eu estava jogando online. De repente apagou tudo, o micro parou de responder, o botao de desligar nao funcionava, e eu comecei a sentir um cheiro estranho. Imediatamente desliguei o estabilizador. Esperei uns minutos e liguei de novo, pra ver se descobria o que estava superaquecendo pelo everest, so que logo em seguida que deu o boot apagou tudo, e a maquina nao ligava mais, os coolers so ameaçavam girar e paravam em seguida. Hoje tirei a VGA e liguei com o video on board, e pra minha surpresa ta tudo funcionando normal, até agora, o processador inclusive nao passa de 35º.

Sera que a queda de luz queimou o cooler da VGA e GPU acabou torrando? To até com medo de colocar ela de volta no pc.

Sim, pode ter sido por causa da queda de luz MAAASSS tem um vilãozinho ai que ajudou nisso. o estabilizador. Recomendo que leia esse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Postado

Ja tinha ouvido falar disso, mas eu ja tinha um estabilizador e continuei utilizando ele por falta de tomadas mesmo, mas ja ta na hora de aposentar essa porcaria. Mas e a vga? Vou ter que botar fora mesmo?

Ja que vou ter que comprar outra, vou pegar uma mais nova nova então. Qual seria a melhor opção até R$500?

Postado

Também fiquei meio decepcionado com a sua fonte. Mesmo com a queda e o estabilizador ela deveria ter impedido isso.

E aparentemente é só outra. Vê se a garantia aceita ela. xD

Dê um upgrade também na fonte e arranja um filtro de linha bacana. Se a falta de de tomada é seu problema, filtro de linha vai resolver e bem melhor.

Postado

Como ja tenho esse PC desde o inicio de 2009, acho difícil ter garantia de alguma coisa ainda...

A fonte é uma huntkey 450W, nao é a melhor do mundo, mas é o que deu pra comprar. As quedas de luz acontecem quase todo dia aqui onde eu moro. O **** e que eu tava jogando online, senao teria notado a queda no frame rate e teria desligado o pc a tempo, talves tivesse dado pra salvar a VGA...

Bom, to pensando em pegar uma GTS 450. Vale a pena?

Postado
Como ja tenho esse PC desde o inicio de 2009, acho difícil ter garantia de alguma coisa ainda...

A fonte é uma huntkey 450W, nao é a melhor do mundo, mas é o que deu pra comprar. As quedas de luz acontecem quase todo dia aqui onde eu moro. O **** e que eu tava jogando online, senao teria notado a queda no frame rate e teria desligado o pc a tempo, talves tivesse dado pra salvar a VGA...

Bom, to pensando em pegar uma GTS 450. Vale a pena?

Creio que sim, já que é muito mais rapida, com DDR5

Postado
Olá a todos.

Acredito que possa ter ocorrido também um pico de tensão associado a uma queda brusca o que acarretaria maior probabilidade de danos a equipamentos mais sensíveis que não dispunham de proteção contra surtos de tensão principalmente.Com o retorno da energia pode também ter ocorrido um surto de corrente que não pode ser amenizado visto que os elementos termistores responsáveis por amortecer os picos de correntes quando quentes não oferecem muita resistência a passagem da corrente.

Meu monitor LCD 22" queimou após várias quedas constantes na rede elétrica daqui, mesmo eu tendo elemento de proteção contra surtos, o que me fez concluir que deve ter sido mais provavelmente um pico de corrente que o danificou. De posse do dia e horário do incidente entrei com um pedido de ressarcimento junto a concessionária de energia CEB que constatou a anomalia em sua rede e me pediu três orçamentos os quais está faltando apenas encanminhá-los a agência local.

Postado
Ja tinha ouvido falar disso, mas eu ja tinha um estabilizador e continuei utilizando ele por falta de tomadas mesmo, mas ja ta na hora de aposentar essa porcaria. Mas e a vga? Vou ter que botar fora mesmo?

Ja que vou ter que comprar outra, vou pegar uma mais nova nova então. Qual seria a melhor opção até R$500?

olha amigo com todo respeito, mas veja bem o que você disse com respeito a sua fonte, quer dizer que pra comprar uma fonte decente, que vai dar toda estrutura para o Pc funcionar direito você não dispõe de uns R$ 150,00 ou 170,00, agora pra colocar 500,00 numa P.V. sim, ora convenhamos, é como botar uma mesa cheia de fric froc, com talheres de ouro e prata e não ter o que comer. Queres fazer a coisa certa compre uma boa fonte, com pfc ativo e um bom filtro de linha que vai alimentar não só o pc mas também os periféricos e depois a P.V, pois sem fonte não existe PC e jogue fora esta peça do século passado que se chama estabilizador. Naturalmente que o dinheiro é seu, mas nunca vi começar uma casa da cobertura, tenho visto muita gente neste forum com varios e diversos problemas em seus PCs, e na grande maioria ocasionados pro suas "porcas" fontes e o maldito estabilizador. Lembre-se, economia é gastar bem o dinheiro, naquilo que realmente é importante, e sem sombra de dúvida a fonte é um dos elementos essenciais do PC.

Postado

Antes de você condenar a sua placa de vídeo, acho que deveria arranjar outra fonte, mesmo que emprestada, e testar com sua placa de vídeo. Esse surto que ocorreu pode ter danificado somente a fonte que deixou de suportar sua placa de vídeo. Quando você ligou a onboard, ela funcionou normal devido a não exigir tanta potência da fonte.

Postado

Bom, quanto a fonte, eu gastei uns 170 nela quando eu comprei, e na epoca parecia a melhor opção nessa faixa de preço, e pelo que pesquisei era mais que suficiente pra aguentar a minha configuração. Tenho tambem uma seventeam 420W num outro pc, depois vou trocar e ver o que da.

Outra que o dinheiro não é meu, sim do meu pai, eu ainda nao trabalho. Vou ficar sem VGA por uns 2 ou 3 meses, fazer o que...

E explicando melhor o problema, a VGA nao morreu na hora, acho que so queimou o cooler dela, ai ela superaqueceu (em menos de 20 minutos) e eu nao notei. Quando notei ja era tarde demais, e a GPU ja tinha torrado, por isso acho que nao tem jeito mesmo.

Pior que 8600GT de um amigo meu aguentou varios dias com o cooler parado, indo a 100º parece, ate eu avisar pra ele que o cooler tava ruim e ele tinha que tirar a VGA do pc antes que ela queimasse. A gente limpou a poeira dela, o cooler voltou a rodar, e ela funciona até hoje.

So pra constar, o resto da configuração: Core 2 duo E7300 2.66, gigabyte 945GCM-S2C, 1x2GB RAM OCZ, 1 HD samsung 320GB, 1 drive de DVD LG.

Postado
Bom, quanto a fonte, eu gastei uns 170 nela quando eu comprei, e na epoca parecia a melhor opção nessa faixa de preço, e pelo que pesquisei era mais que suficiente pra aguentar a minha configuração. Tenho também uma seventeam 420W num outro pc, depois vou trocar e ver o que da.

Outra que o dinheiro não é meu, sim do meu pai, eu ainda nao trabalho. Vou ficar sem VGA por uns 2 ou 3 meses, fazer o que...

E explicando melhor o problema, a VGA nao morreu na hora, acho que so queimou o cooler dela, ai ela superaqueceu (em menos de 20 minutos) e eu nao notei. Quando notei ja era tarde demais, e a GPU ja tinha torrado, por isso acho que nao tem jeito mesmo.

Pior que 8600GT de um amigo meu aguentou varios dias com o cooler parado, indo a 100º parece, ate eu avisar pra ele que o cooler tava ruim e ele tinha que tirar a VGA do pc antes que ela queimasse. A gente limpou a poeira dela, o cooler voltou a rodar, e ela funciona até hoje.

So pra constar, o resto da configuração: Core 2 Duo E7300 2.66, gigabyte 945GCM-S2C, 1x2GB RAM OCZ, 1 HD samsung 320GB, 1 drive de DVD LG.

Já fui vítima de ventiladores tipo sleeve bering, não sei se é exatamente seu caso, mas por conta desses ventiladores de embuchamento perdi uma Geforce 6600 GT, cujo fan parou porque o oléo secou e somado a poeira perdeu toda lubrificação.A placa esquentou a ponto de estufar os capacitores eletroliticos ao redor do GPU.

Depois tive problemas com uma fonte Seventeam 420 BKV, adivinha como ? Mesmo jeito. Porcaria de FAN por embuchamento também parou porque o óleo secou, ocasionando desligamentos da fonte e estufamento dos capacitores dobradores de tensão.Deveria ser proibido utilizar esses ventiladores em aplicações essenciais.Hoje não tenho mais esse problema pois o fan da minha fonte e placa de vídeo é rolamentado ball bering.

Postado

A coisa está feia para a rede elétrica brasileira, como pode um pais com uma usina desse tamanho e produção entregar uma eletricidade tão ruim?

Agora o consumidor tem que trocar mais trocados em uma fonte muito boa, coisa que ele não necessita.

Já vi uma fonte explodindo na minha frente, pegou fogo e queimou a toalha que estava do lado. Tive que usar o extintor.

Se não existisse uma energia ruim, não existiria os estabilizadores(digo de passagem, horriveis) e assim não existiria peças queimadas pela rede elétrica.

Você tem direito a ressarcimento do produto, então vá buscar seus direitos logo!

Postado
A coisa está feia para a rede elétrica brasileira,

Só se for ai... aqui em casa faz muitos anos que não queima nada a não ser lâmpadas incandecentes (na verdade não me lembro de nada ter queimado por causa da rede elétrica)

como pode um pais com uma usina desse tamanho e produção entregar uma eletricidade tão ruim?

Pelo menos aqui na região a energia é excelente, diga-se de passagem.

Agora o consumidor tem que trocar mais trocados em uma fonte muito boa, coisa que ele não necessita.

Necessita sim.

Indepentente da qualidade da rede elétrica onde o consumidor reside, uma boa fonte de alimentação é indispensável. Faz bem para o bolso, para as peças e para a audição.

Se não existisse uma energia ruim, não existiria os estabilizadores

Existiria sim, pois hoje vivemos em algo chamado capitalismo... vale tudo por dinheiro, até enganar consumidores (leite adulterado, brinquedos perigosos para as crianças pela baixa qualidade dos materiais, produtos perecíveis com data de validade sendo re-marcada, etc...)

e assim não existiria peças queimadas pela rede elétrica.

Não exatamente, pois todo eletrônico tem uma vida útil e vai queimar e quando queimar provavelmente a culpa vai ser da rede elétrica.

Isso sem falar quando o produto é de baixa qualidade (fonte genérica por exemplo), esse vai queimar cedo e com certeza vão culpar a rede elétrica ao invés de culpar a maldita fonte.

Postado

Fiz uns testes hoje, com as minhas duas fontes: Huntkey 450W (a que ja tava no PC) e uma seventeam 420W (que eu tirei do meu pentium 4). Não sao as melhores fontes do mundo, mas acho que sao razoaveis pelo menos.

Sem a VGA o pc liga normamente com as duas fontes.

Com a VGA no slot PCI-E mas sem o conector de 6 pinos o pc liga normalmente pelo video onboard, com as duas fontes. E o cooler da VGA aparentemente roda normalmente!

Com com o conector de 6 pinos ligados, o PC simplesmente nao liga com a huntkey. A seventeam nao tem esse conector, então nao deu pra testar.

Alguem tem alguma ideia do que isso significa?

To pensando em mandar a VGA pra um tecnico, ou talves o PC inteiro. Eu simplesmente nao tenho equipamentos nem paciencia pra descobrir aonde esta o problema.

Postado
To pensando em mandar a VGA pra um tecnico, ou talves o PC inteiro. Eu simplesmente nao tenho equipamentos nem paciencia pra descobrir aonde esta o problema.

Não acho muito bom ficar confiando em técnicos... já vi vários diagnósticos absurdos, claramente visando o $$ do usuário.

Você não tem algum amigo para testar a VGA no pc dele? (ou até pode levar só a VGA para o técnico ver se funciona no pc dele, mas desde que ele teste na sua frente)

Postado

Eu tambem nao confio muito, mas fazer o que, nao tenho muito a perder mesmo, ja que estou dando essa VGA como morta. Eu tenho um amigo que tem um PC com uma 8600GT, acho que a fonte dele, apesar de ser meio vagabunda, tem o conector de 6 pinos, mas ele ta na casa de praia, e so volta daqui a uns meses, até vou falar com ele, mas nao me sinto seguro em colocar essa VGA bichada no PC dele. Acho que tem como colocar um adaptador na outra fonte, mas nao sei mexer com os fios, e so de imaginar o trabalho que da pra desmontar tudo de novo... Hoje passei uma meia hora tentando arrancar o cabo de força do drive de disquete, parecia que tava soldado, tive que tirar o drive do lugar pra conseguir tirar o cabo.

Outra coisa que me preocupa é se eu comprar uma VGA nova, se a fonte tiver sofrido algum dano pode levar ela tambem.

Postado
Outra coisa que me preocupa é se eu comprar uma VGA nova, se a fonte tiver sofrido algum dano pode levar ela também.

Ai é que tá o problema. Se a fonte ficou ruim depois da queda de energia, se você colocar outra placa de vídeo das duas uma: ou não vai funcionar ou pode, mesmo que dificilmente, danificar sua placa nova. Por isso o ideal é você testar sua placa de vídeo primeiro em outro computador ou então arranjar um adaptador para ligar a Seventeam. Deveria ter vindo um adaptador com sua 9600GT.

Postado

Tenho quase certeza que tem alguma coisa errada com a placa de video. O pc ficar lento e travar nao pode ser so da fonte, ja tive uma fonte generica das mais vagabundas no meu pentium 4, ele reiniciava as vezes, e depois de um tempo nao quis mais ligar, mas ficar lento e travar nunca. Mas o fato da VGA estar queimada nao elimina a possibilidade da fonte tambem estar ruim. Ou talves o problema esteja na placa-mãe. De qualquer jeito vou ter que esperar uns 2 ou 3 meses pra comprar uma VGA nova, até la acho que consigo pegar a VGA do meu amigo emprestada, so pra testar.

Nao veio adaptador com a VGA porque eu comprei o PC inteiro numa loja aqui da cidade. As unicas coisas que eu comprei pela internet foram a fonte (impossivel achar uma decente aqui na cidade) e a memoria.

• Membro VIP
Postado

É bem provável que o conjunto de estabilizador + fonte não aguentou a tensão variando após a luz voltar, caso fosse uma fonte full range com PFC Ativo, seria outra história.

E bem provável que a fonte entregou tensões fora do permitido e a placa de vídeo entregou as pontas.

Postado

O problema é que comprar outra fonte agora fica difiicil, na e poca que eu comprei essa todo mundo falava bem dela... Seria um risco aceitavel ficar com ela por enquanto?

• Membro VIP
Postado
O problema é que comprar outra fonte agora fica difiicil, na e poca que eu comprei essa todo mundo falava bem dela... Seria um risco aceitavel ficar com ela por enquanto?

Não, visto que voce aparentemente sofre de subtensão, e é justamente ai que essa fonte "abre as pernas", aconselho urgentemente a troca da fonte ou ficar sem utilizar o micro até comprar uma decente.

Postado

Uma "fonte decente" seria essa?

http://www.smartdata.com.br/produto/fonte-650w-cooler-master-extreme-power-plus.html

Porque se é pra gastar dinheiro com fonte, então eu vou comprar uma que de pra usar em qualquer configuração que eu possa montar nos proximos anos.

Agora so falta o dinheiro...

Porque se for pra fazer as coisas do melhor jeito:

Filtro de linha: R$ 100

Fonte: R$ 300

VGA: R$ 500

=R$ 900!!

Nao vai ter dinheiro pra comprar isso tudo...

Postado
Uma "fonte decente" seria essa?

http://www.smartdata.com.br/produto/fonte-650w-cooler-master-extreme-power-plus.html

Porque se é pra gastar dinheiro com fonte, então eu vou comprar uma que de pra usar em qualquer configuração que eu possa montar nos proximos anos.

Agora so falta o dinheiro...

Porque se for pra fazer as coisas do melhor jeito:

Filtro de linha: R$ 100

Fonte: R$ 300

VGA: R$ 500

=R$ 900!!

Nao vai ter dinheiro pra comprar isso tudo...

Infelizmente essa daí não é uma boa escolha. Não tem pfc ativo e até agora todos os testes feitos pelo Clube do Hardware indicaram como produto bomba quase todos os modelos dessa série eXtreme Power Plus (400, 500, 550 e 600) além da GX750 https://www.clubedohardware.com.br/selos/produto-bomba-r30/ .

Se você quer pegar uma fonte pensando em futuros upgrades, eu sugiro uma dessas aqui:

http://www.smartdata.com.br/produto/fonte-520w-antec-neo-eco-520c.html

http://www.smartdata.com.br/produto/fonte-500w-antec-earthwatts-ea-500d-green.html

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_96677_1623_Fonte-500W-Reais-Corsair-CMPSU-500CX

http://www.megamamute.com.br/prod/346966/1107/0/fonte-600w-stealthxstream-2-ocz.aspx

Filtro de linha, você pode optar pelo Margirius MG-4160 (110 Volts) ou MG-4260 (220 Volts). Custam no máximo uns 30 reais e oferecem boa proteção. Sendo assim, com fonte e o filtro você vai gastar no máximo uns 300,00 , porém essas fontes que recomendei são muito melhores que essa Coolermaster.

Postado

Bom, obrigado a todos pelas dicas. Agora so falta confirmar se a VGA realmente morreu, e então comprar uma VGA nova e uma fonte melhorzinha.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...