Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular resistor para transistor ativar relê

geekionizado

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho um relê 12v com resisência de 325ohm. Estou usando um transistor BC548B para ativá-lo, o hFe desse transistor no multímetro dá 330, e a tensão de base que será emitida pelo PIC para ativá-lo será de 5v. Realizando os cálculos, primeiro o do consumo do relê:

consumo = 12/325

consumo = 0,0369

Vou arredondar para 0,037A

Calculando a corrente na base do transistor:

0,037/330 = 0,0001A (arredondado)

E a resistência:

R = v/i

R = 5/0,0001

R = 50kohm

Estou usando um resistor de 47k na base do transistor mas ele simplesmente não passa nada para o coletor! E o pior: eu meço a tensão no emissor, e está ~4v, e quando o PIC ativa o transistor, fica 0v!!! Detalhe: o emissor está no terra, se eu messo o terra, dá 12v, se eu messo o emissor (que está basicamente ligado no terra, apenas) dá 0 (ativado) e ~4v desativado!

Meus cálculos estão corretos?

O que pode estar acontecendo?

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o transistor vai operar como chave, nunca use o ganho hFe que aparece no multimetro, ele varia com a temperatura e mesmo transistores com o mesmo código podem apresentar variações neste valor. O ideal é usar um ganho baixo, eu geralmente uso 10, quando vou acionar um relê.

Não se esqueça de colocar um diodo, em paralelo com a bobina do relê, para evitar que a tensão reversa (quando o relê é desligado) danifique o transistor.

Se você mediu 4V entre o emissor e o terra, então o emissor não está ligado no terra :P

Link para o comentário

Bem lembrado Samuel. Respinguei a solda e agora deu 12v mesmo. O problema era a solda mesmo, não tava fazendo contato!

Medi a tensão que sai no coletor e está dando 4v só. Acho que esse resistor está errado.

Então devo usar 10 de hFe no cálculo, é isso mesmo?

Tentarei aqui, valeu!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!