Ir ao conteúdo

Rev 3 , B3, o que isso quer dizer?

saulob

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou procurando uma placa-mãe para um Core 5 2500, e achei placas com Rev 3 e sem esse Rev 3.

Pesquisei no Google sobre o que seria isso. Mas nao tive sorte.

estou curioso o que esse Rev3 muda? O que seria isso?

Valeu :)

• 3 semanas depois...
Postado

Galera, tb estou com dúvidas a respeito disso. Comprei um i5 2500 e estou atrás de uma placa mãe boa, li aqui no fórum q o chipset da intel estava com defeito. Esse rev 3.0 seria a revisão/correção??

Desde já agradeço ;)

• 2 anos depois...
Postado

Fala rapaziada!

estou curioso o que esse Rev3 muda? O que seria isso?

Saulo, isso aí é nada mais que uma revisão especifica de um modelo de placamãe. Ao passar do tempo, o fabricante adiciona pequenas melhorias na placamãe para incrementar alguns recursos ou até mesmo aumentar a compatibilidade em relação aos processadores lançados após o projeto da mesma.

Aqui um exemplo clássico da Gigabyte GA-Z68XP-UD3:

Rev 1.0 ( http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3892#ov ):

4495_big.jpg

(Repare que o PCIex x 16 é 2.0)

Rev 1.3 ( http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3978#ov ):

4944_big.jpg

(Mesma placa, mas com recurso PCIex x 16 3.0, se usar Core I 3XXX "Ivy-Bridge")

Moral da história: Podendo pegar um modelo de revisão mais recente, melhor.

Já que procura uma boa placamãe pro seu I5, creio que não terá problemas quanto a isso, já que qualquer placamãe do socket 1155 está preparada para os "Sandy-bridge" desde sempre. Se fosse processador da série 3XXX (terceira geração dos Core I) realmente deve se atentar bastante a isso para não correr o risco de comprar uma placamãe defasada aos (nem tão) novos processadores "Ivy".

Na minha opinião, procure placamães com chipset B75 ou H77, que são as atuais e a diferença de valores em relação ao chipset anterior (H61, H67, P67 ou Q67) não é grande. Se for pra fazer over, caso seu processador for um 2500K, pule pra um Z77.

Galera, tb estou com dúvidas a respeito disso. Comprei um i5 2500 e estou atrás de uma placa mãe boa, li aqui no fórum q o chipset da intel estava com defeito. Esse rev 3.0 seria a revisão/correção??

Sua preocupação procede, Babi.

No início da 2ª geração dos Core I, lá pelo início de 2011, a Intel meteu os pés pelas mãos por lançar chipsets com problemas, especificamente nas conexões SataII, provocando degradação de performance na transferência de dados. Daí após recall das placamães lançadas até então, surgiu o stepping B3. Desde então, o problema foi superado.

Isso ocorre apenas nas primeiras unidades de placamães de chipsets H61, H67 e P67, e mesmo assim, são modelos muito antigos que provavelmente foram trocados no recall, a não ser que o lojista tenha guardado um desses por todo esse período só pra passar o "presente" para você quando for comprá-lo. Olho vivo!

Abraço a todos!

Postado
Fala rapaziada!

Saulo, isso aí é nada mais que uma revisão especifica de um modelo de placamãe. Ao passar do tempo, o fabricante adiciona pequenas melhorias na placamãe para incrementar alguns recursos ou até mesmo aumentar a compatibilidade em relação aos processadores lançados após o projeto da mesma.

Aqui um exemplo clássico da Gigabyte GA-Z68XP-UD3:

Rev 1.0 ( http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3892#ov ):

4495_big.jpg

(Repare que o PCIex x 16 é 2.0)

Rev 1.3 ( http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3978#ov ):

4944_big.jpg

(Mesma placa, mas com recurso PCIex x 16 3.0, se usar Core I 3XXX "Ivy-Bridge")

Moral da história: Podendo pegar um modelo de revisão mais recente, melhor.

Já que procura uma boa placamãe pro seu I5, creio que não terá problemas quanto a isso, já que qualquer placamãe do socket 1155 está preparada para os "Sandy-bridge" desde sempre. Se fosse processador da série 3XXX (terceira geração dos Core I) realmente deve se atentar bastante a isso para não correr o risco de comprar uma placamãe defasada aos (nem tão) novos processadores "Ivy".

Na minha opinião, procure placamães com chipset B75 ou H77, que são as atuais e a diferença de valores em relação ao chipset anterior (H61, H67, P67 ou Q67) não é grande. Se for pra fazer over, caso seu processador for um 2500K, pule pra um Z77.

Sua preocupação procede, Babi.

No início da 2ª geração dos Core I, lá pelo início de 2011, a Intel meteu os pés pelas mãos por lançar chipsets com problemas, especificamente nas conexões SataII, provocando degradação de performance na transferência de dados. Daí após recall das placamães lançadas até então, surgiu o stepping B3. Desde então, o problema foi superado.

Isso ocorre apenas nas primeiras unidades de placamães de chipsets H61, H67 e P67, e mesmo assim, são modelos muito antigos que provavelmente foram trocados no recall, a não ser que o lojista tenha guardado um desses por todo esse período só pra passar o "presente" para você quando for comprá-lo. Olho vivo!

Abraço a todos!

Boa, ajudou muito. Eu estava em dúvidas, pois achei uns mobo rev 3.0 mais baratas que uma sem rev.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...