Ir ao conteúdo

Duvida Sobre estabilizador 1000VA - Conta de luz muito alta!!!

Cristofer Felipe

Posts recomendados

Postado

O caso é o seguinte

Tinha um I3 com uma placa off GT220...

a conta de luz vinha na base d R$ 120

a pouco tempo adquiri uma GTX 465 1GB Gddr5

uma fonte corsair d 600W

e um estabilizador d 1000VA

o fato é que trabalho o dia inteiro estudo a noite e chego em casa as 11:30

uso quase sempre até 12:30 e sábado e domingo ele meio q fica direto ligado

ou jogando ou baxando alguma coisa...

o caso é q a conta de luz subiu para R$ 200 e é lógico que meu pai insiste em dizer que é meu computador

Queria saber de algum entendedor aqui se pode ser mesmo afinal n uso ele tanto pra da 80 reais a mais...

aguardo respostas...

• Membro VIP
Postado
O caso é o seguinte

Tinha um I3 com uma placa off GT220...

a conta de luz vinha na base d R$ 120

a pouco tempo adquiri uma GTX 465 1GB Gddr5

uma fonte corsair d 600W

e um estabilizador d 1000VA

o fato é que trabalho o dia inteiro estudo a noite e chego em casa as 11:30

uso quase sempre até 12:30 e sábado e domingo ele meio q fica direto ligado

ou jogando ou baxando alguma coisa...

o caso é q a conta de luz subiu para R$ 200 e é lógico que meu pai insiste em dizer que é meu computador

Queria saber de algum entendedor aqui se pode ser mesmo afinal n uso ele tanto pra da 80 reais a mais...

aguardo respostas...

Muitas variáveis podem incidir desse modo na fatura de energia elétrica.

1) Uma vez por ano a tarifa de energia sofre majoração. Teria justamente sido nesse mês em questão ???

2) A fatura de um mês é resultante da diferença de leitura do relógio medidor. Cada nova leitura é referente a um determinad período de consumo. Eventualmente, face a um feriadão por exemplo, algum período pode ficar com mais de 30 dias. Seria esse seu caso ??? Repare na própria fatura que lá cita o período..

3) O uso de estabilizador, além de jogar fora cerca de 5% da energia que seu PC consome, é totalmente desnecessário e prejudicial a sua própria fonte..

Você citou ser a sua fonte uma Corsair de 600 Watts, certamente com PFC ativo na entrada o que faz dela uma fonte capaz de operar com variação de tensão AC de entrada desde 90 Volts AC até 264 Volts AC sem nem mesmo trocar chave seletora nenhuma, ou seja, qualquer tensão ai nesse intervalo é bem vinda.. Ai você coloca um estabilizador sem a menor necessidade. Estabilizar para quê ???

Assim você além de botar energia fora vai acabar prejudicando sua fonte de alimentação...

4) Uma placa GT220 tem uma demanda de pico da ordem de 22 Watts enquanto uma placa GTX 465 tem uma demanda de pico da ordem de 220 Watts, a diferença é grande, podendo alcançar 200 Watts a mais..

Quando a fonte tem de suprir 200 Watts ela, se tiver uma eficiência de 80% vai demandar da rede elétrica cerca de 200/0,80 = 250 Watts, isso no pico do pico.. Em uso normal poderiamos afirmar uma demanda de 150 Watts como média...

Como seu uso é de 1 hora por dia e de 24 horas nos sábados e domingos, se pode dizer que na semana sua config fica ligada umas 55 horas mais ou menos, ou seja, umas 220 Horas em um mês com uma diferença de 150 Watts de acréscimno de demanda..

O cálculo é fácil... 220 horas x 150 Watts de acréscimo de demanda = 33.000 Watts a mais de demanda. O custo da energia elétrica gira em torno de R$0,50 por KWh, e esse acréscimo ai vai acabar representando um acréscimo na conta mensal em cerca de 33KWh x 0,50 = R$ 16,50

O agravante que pode ter ai é a relação entre o tempo que o PC fica carregando algo na internet ou trabalhando a vazio x o tempo em que efetivamente estás jogando, quando a demanda da placa de vídeo pode chegar nos 250 Watts de pico e não ficar na média que consideramos de 150 Watts de demanda...

Mas dificilmente essa sua alteração na config alcançaria, sozinha, um acréscimo de R$ 80 na conta mensal de energia..

Quem sabe não é uma combinação e alguns fatores (por exemplo se tarifa de energia tiver subido em 10% poderia ter justificado ai um aumento de R$ 30,00 só por conta desse aumento de tarifa. )

Procure saber mais sobre o uso de estabilizador. Leia: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Abraço...

Postado

De acordo com o programa da APC, meu computador (mesmo da assinatura), ligado 24/7, gastava em torno de 80 reais ou mais calculando o custo do KwH a 0,41 reais.

Estou numa empresa no qual tem nobreaks APC que tem o mesmo controle, um computador servidor de câmeras chegou à 60 reais mensal.

Segue as screenshots:

apcx.jpg

apc2.jpg

Postado

Obrigado pelas respostas

acho mais fácil ser meu ar conficionado que ficou bastante tempo ligado

vou esperar a conta do próximo mes para ver se a diferença sem ligar meu ar condicionado

obrigado pelas respostas

abraços...

Postado
Obrigado pelas respostas

acho mais fácil ser meu ar conficionado que ficou bastante tempo ligado

vou esperar a conta do próximo mes para ver se a diferença sem ligar meu ar condicionado

obrigado pelas respostas

abraços...

O ar condicionado deve consumir muito mais que seu computador.

provavelmente é ele mesmo que deu essa diferença!

Outras coisas que aumentam a conta são demorar no banho com chuveiro elétrico e também geladeira com a borracha da porta "ruim"

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...